O marketing de influência é agora uma forma estabelecida de marketing online. Já faz algum tempo que é uma palavra da moda, e a grande mídia regularmente se refere a ela.
Mesmo assim, ainda existem pessoas que não entendem realmente do que se trata o marketing de influenciadores.
O que são influenciadores?
O marketing de influência é um híbrido de ferramentas de marketing novas e antigas. Ele utiliza a ideia de endosso de celebridade e a coloca em uma campanha de marketing baseada em conteúdo dos dias modernos.
O principal diferencial no caso do marketing de influência é que os resultados da campanha são colaborações entre marcas e influenciadores.
Mas o marketing de influência não envolve apenas celebridades. Em vez disso, gira em torno de influenciadores, muitos dos quais nunca se considerariam famosos em um ambiente offline.
Podemos definir um influenciador como sendo alguém que tem:
- O poder de afetar as decisões de compra de terceiros por causa de sua autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento com seu público.
- Uma sequência em um nicho distinto, com quem ele ou ela se engaja ativamente. A quantidade de seguidores depende do tamanho do seu tópico do nicho.
Um dos maiores erros que a mídia tradicional comete é deixar de ver a diferença entre celebridades e influenciadores online.
Também é importante perceber que são os influenciadores que construíram um público interessado e entusiasmado.
Não é por acaso que as pessoas seguem influenciadores, não a marca. Na verdade, o público não se preocupa com a sua marca. Eles só se preocupam com as opiniões dos influenciadores.
Não tente impor regras e práticas de negócios a um influenciador. O público está lá, e eles podem simplesmente ir embora, levando seus seguidores com eles.
O que é marketing de influência?
O marketing de influência envolve a colaboração de uma marca com um influenciador online para comercializar um de seus produtos ou serviços.
Algumas colaborações de marketing de influenciadores são menos tangíveis do que isso – as marcas simplesmente trabalham com influenciadores para melhorar o reconhecimento da marca.
Um dos primeiros exemplos de marketing de influência envolveu a celebridade do YouTube, PewDiePie.
Ele se juntou aos produtores de um filme de terror ambientado nas catacumbas francesas sob Paris, criando uma série de vídeos em que enfrentou desafios nas catacumbas.
Foi um conteúdo perfeito para os 27 milhões de assinantes do PewDiePie e recebeu quase o dobro de visualizações do trailer do filme. Todos ganharam.
Esse é um exemplo simples. É fácil imaginar uma celebridade se unindo a uma empresa para lançar um produto, mesmo que o argumento de venda seja uma série de vídeos de 10 minutos em vez de um anúncio de televisão de 30 segundos.
Mas as pessoas não estariam falando sobre marketing de influência, se ele não tivesse um conjunto muito mais amplo de aplicativos. E a chave está nessa palavra, influenciador.
Os influenciadores, ao contrário das celebridades, podem estar em qualquer lugar. Eles podem ser qualquer pessoa.
O que os torna influentes é o grande número de seguidores na web e nas redes sociais. Um influenciador pode ser um fotógrafo de moda popular no Instagram, um blogueiro de cibersegurança que tweeta ou um executivo de marketing respeitado no LinkedIn.
Em qualquer setor, existem pessoas influentes. Você só precisa encontrá-las. Alguns terão centenas de milhares (senão milhões) de seguidores.
Mas muitos parecerão mais pessoas comuns. Eles podem ter apenas 10.000 seguidores, menos em alguns casos.
No entanto, eles terão desenvolvido uma reputação de serem os especialistas em seu campo. Eles são as pessoas que fornecem as respostas às perguntas das pessoas.
Dependendo de sua esfera de especialização, eles são as pessoas que fazem as publicações sociais mais envolventes em seu tópico de especialidade.
Eles compartilham as melhores fotos, fazem os vídeos mais divertidos e realizam as discussões online mais informativas.
O que o marketing de influência não é
O marketing de influência não se trata apenas de encontrar alguém com um público e oferecer-lhes dinheiro ou exposição para que possam dizer coisas boas sobre você, seus produtos ou serviços.
É para isso que servem as celebridades virais. Os influenciadores são pessoas que passaram um tempo construindo sua própria marca e cultivando seu público.
Eles serão naturalmente protetores de sua reputação e das pessoas que confiam neles. Eles são pessoas que tiveram paciência e foco para ter sucesso nas mídias sociais, um seguidor orgânico por vez.
Pessoas como essas não estão interessadas em fazer marketing de influência apenas pelo dinheiro.
O marketing de influência também não envolve resultados rápidos. É o mesmo tipo de abordagem lenta e constante que as mídias sociais e marketing de conteúdo, em que sua campanha não é sobre a venda direta de seus produtos.
Trata-se de demonstrar sua autoridade, credibilidade e liderança inovadora em seu setor. É sobre se tornar sinônimo de tudo o que você oferece.
É como quando as pessoas dizem que vão tirar Xerox de um documento em vez de fotocopiá-lo, ou colocam na lista do mercado Maizena, ao invés de amido de milho.
Com o Social Media Marketing, é um jogo lento de adquirir o tipo de seguidores que serão leais e engajados.
É tentador pensar que unir forças com um influenciador será uma maneira fácil de entrar nos corações e mentes de seus seguidores.
Mas não é tão simples assim. Porque para se aliar a influenciadores, você precisa conquistar a confiança e o respeito deles. Mas como?
Quais são os benefícios desta estratégia?
Agora que você sabe o que é marketing de influência, entenda por que essa estratégia é tão benéfica e se tornou um sucesso.
Vários fatores explicam a força dessa estratégia. Confira os principais!
Acessível para qualquer marca
Não há restrição quando se trata de marketing de influência.
Empresas de diversos segmentos têm seus públicos e sempre haverá um influenciador capaz de gerar impacto e desejo de consumo.
É tudo uma questão de encontrar a pessoa certa para representar sua marca.
É comum que marcas menores desenvolvam suas estratégias com pessoas menos famosas, mas com alto poder de influência, mesmo quando se dirigem a um público pequeno.
Existe competitividade em qualquer nível e o marketing de influência é para qualquer empresa.
Alta capacidade de conversão
Os influenciadores já construíram um público antes mesmo de uma determinada marca escolhê-los como representantes ou embaixadores.
Portanto, as empresas só escolhem alguém com influência no mesmo nicho em que atuam.
Permite um investimento preciso, com maiores chances de retorno com sucesso. Como os influenciadores já possuem um relacionamento sólido com seu público, eles têm total liberdade para recomendar produtos e serviços.
As marcas buscam conversões quando escolhem um influenciador para representá-las. Essas ações podem ser compras, visitas a um site ou seguidores de uma página de mídia social.
Seja qual for o objetivo, o influenciador pode levar o público às conversões desejadas.
Conscientização da marca
Você já pensou em quantas pessoas são clientes em potencial, mas ainda não conhecem sua marca? Uma das funções do influenciador é exatamente apresentar o seu negócio ao nicho que eles impactam.
Fortalecer o conhecimento da marca é um dos principais benefícios quando se fala em marketing de influência.
Embora a fidelidade de um público seja importante, aumentar sua base de consumidores também tem grande valor.
Uma pesquisa revelou que 49% das pessoas dependem de recomendações de influenciadores para comprar.
Portanto, se eles estão mais propensos a consumir quando são apresentados às marcas por influenciadores, essa estratégia tem um grande potencial para gerar conhecimento da marca.
Confiabilidade
Se as pessoas compram o que os influenciadores recomendam, isso significa que são altamente confiáveis.
Os clientes estão sempre em busca de relacionamentos sólidos com marcas conceituadas, o que torna as recomendações ainda mais importantes.
Se é provável que o público confie no que os influenciadores dizem, eles devem ser vistos como pessoas que representam o nome da marca.
Em qualquer área de nossas vidas, a credibilidade é essencial, e isso não é diferente nos hábitos de consumo.
Quando se trata de escolher um influenciador, é essencial saber se ele é confiável. Afinal, sua marca vai absorver essa qualidade durante o relacionamento com o público-alvo.
Excelente ROI
Os orçamentos de marketing nem sempre são tão grandes, por isso é essencial saber gerenciá-los da melhor maneira.
Os profissionais de marketing costumam pensar na questão financeira, e a boa notícia é que essa estratégia vale a pena!
Vale a pena investir nessa estratégia, pois o custo é baixo em relação ao lucro obtido.
Como funciona o marketing de influência?
Alguns conceitos essenciais moldam essa estratégia de marketing. Estamos falando sobre alcance de público, diferentes mercados e o conteúdo que os influenciadores geram.
Tipos de conteúdo
Existem diferentes maneiras de atingir um público. Os influenciadores geram conteúdos de todos os tipos, em diferentes plataformas, sempre considerando em qual desses canais seu público está inserido.
As marcas também precisam considerar os tipos de conteúdo que desejam que seus produtos e serviços sejam promovidos. Dessa forma, o público pode entender e visualizar perfeitamente as campanhas.
Os principais tipos de conteúdo são:
- Postagens e stories no Instagram
- Publicações nas redes sociais
- Vlogs do YouTube
- Podcasts
- Postagens no blog
Segmentos de mercado
Empresas de diversos segmentos de mercado buscam resultados com esta estratégia de marketing. Não há restrições.
Mas, em alguns mercados, os influenciadores geralmente têm mais alcance. Dentre os principais, podemos destacar:
- Moda e beleza
- Esportes
- Tecnologia
- Jogos
- Alimentação e saúde
- Política e notícias
- Nível de influência
Os influenciadores não são apenas pessoas que representam marcas para promover o desejo de consumir.
Para muitos deles, suas opiniões são a parte mais relevante, o que, de fato, os coloca como influenciadores.
Portanto, existem diferentes níveis de influenciadores, o que pode levar à credibilidade de diferentes maneiras, como:
- Celebridades
- Líderes de opinião importantes, como jornalistas, especialistas e acadêmicos
- Especialistas em um assunto
- Atletas
- Músicos
Como criar uma estratégia de marketing de influência?
Mais importante do que saber o que é marketing de influência, é essencial entender as etapas na criação de uma estratégia. Confira abaixo!
Escolha um influenciador que se conecte com seu público
Em primeiro lugar, trata-se de conhecer o seu público-alvo. Se sua marca tiver uma buyer persona definida, esse trabalho será mais fácil.
Você deve escolher alguém que tenha uma forte influência em sua persona e possa alcançar um bom número de pessoas e se conectar a elas.
Além disso, verifique que tipo de conteúdo o influenciador gera. Isso garante que a pessoa escolhida promoverá sua marca e seus produtos da melhor maneira.
Defina a campanha de marketing
Existem diferentes possibilidades de campanhas que uma pessoa influente pode promover. Eles podem realizar um trabalho contínuo, sempre reforçando a marca e seus produtos, como um embaixador.
Por outro lado, os influenciadores também apresentam novos produtos, com campanhas de lançamento ocasionais.
Tenha sempre um plano bem definido, explorando o poder de alcance dessa influência. Isso permite que as marcas tirem o máximo proveito dessas estratégias.
Meça os resultados
Medir resultados é a base de qualquer estratégia de marketing e, com os influenciadores, não é diferente. Portanto, verifique o quanto eles geraram para sua empresa por meio das ações planejadas.
Um bom ROI, por exemplo, indica que seu marketing de influência está valendo a pena. Portanto, sempre meça para desenvolver campanhas desse tipo.
Marketing de influência
Essa estratégia está cada vez mais presente nas mídias sociais, atingindo públicos de diversas naturezas, nos mais diversos canais.
Portanto, considere usá-lo para aumentar sua base de leads e conversões.