09 Melhores Estratégias de Marketing para Atrair Clientes

Como proprietário de um negócio, você, sem dúvida, está perfeitamente ciente de que sua base de clientes é a força vital de sua empresa.

Em qualquer área, ter uma estratégia de marketing bem definida é crucial para que seu negócio cresça e ganhe força o mais amplamente possível.

Se você precisa atrair mais clientes, a primeira coisa que você precisa fazer, obviamente, é alcançá-los. Portanto, usar o marketing a seu favor é fundamental.

O planejamento estratégico deve ser constante e acompanhado de perto, para que o resultado esperado seja positivo e, principalmente, para que sejam feitos os ajustes necessários, uma vez que negócios diferentes requerem abordagens diferentes.

A maioria dos empresários sabe que é essencial ter um plano de ações completo para promover um negócio. No entanto, muitos deles têm dúvidas na hora de decidir sobre as melhores estratégias.

Considerando que não existe uma estratégia de marketing ideal para cada negócio, o sucesso de qualquer estratégia depende de como ela é implementada e realizada, o público-alvo e, claro, o tipo de negócio.

Mas o que é marketing?

Marketing é o processo de apresentar uma ideia, produto ou serviço a um público comprador.

O marketing se concentra nos desejos e necessidades do cliente, para que as empresas possam identificar quem pode comprar seu produto e atrair esses clientes para o negócio.

O que é uma estratégia de marketing?

Uma estratégia de marketing é uma série de etapas ou ações realizadas por uma empresa para aumentar as vendas, desenvolver uma marca ou valorizar o produto, conhecida como proposta de valor.

Uma estratégia de marketing atrai o cliente e visa fazê-lo querer conhecer mais sobre seu negócio ou seus produtos.

Para atrair o cliente, uma empresa precisa entender quem é o cliente e como ele toma decisões de compra.

Com objetivos específicos em mente, as empresas podem criar uma estratégia para alcançá-los. O desenvolvimento de uma estratégia de marketing geralmente segue um esboço de etapas para atingir determinada meta.

O modelo AIDAR mostra como funciona uma estratégia de marketing:

  • Awareness – Conscientização: O ato de criar atenção para a marca ou serviço
  • Intereste – Interesse: a etapa de gerar interesse para incentivar os compradores a querer saber mais
  • Desire – Desejo: criar uma conexão emocional com o comprador para que ele queira o produto ou goste da marca
  • Action – Ação: a etapa em que o comprador busca saber mais ou faz uma compra
  • Retention – Retenção: depois que alguém se torna um cliente, a empresa volta seu foco para satisfazê-lo, de modo que ele retorne e talvez indique a empresa a amigos e familiares.

 

Por que é importante ter uma estratégia de marketing?

Claramente, o melhor marketing para um produto é aquele que venderá o que você oferece ao seu público.

No entanto, você precisa ter uma estratégia bem estruturada antes de iniciar suas ações promocionais porque, mais do que vender, é muito importante entregar algo de valor para as pessoas.

Você precisa mostrar soluções relevantes. Essa é a melhor maneira de atrair clientes.

Mesmo se você estiver vendendo algo on-line, o processo de vendas ainda é pessoal e requer que você se concentre no consumidor.

O seu negócio deve ter um propósito e ajudar os consumidores a resolver um problema é a sua grande meta.

Se você pensar em estratégias que podem de alguma forma mostrar o quanto seu produto ou serviço pode mudar a vida das pessoas, provavelmente irá atrair seus clientes organicamente, o que também ajuda a aumentar seus lucros, já que você não terá que fazer um grande investimento.

O mais importante no planejamento de suas ações de marketing é que você possa pensar em estratégias de baixo custo e alto impacto que sejam criativas e realmente focadas na personalidade do seu negócio.

Afinal, quanto mais específicas forem suas ações para seu nicho, maiores serão suas chances de sucesso.

Construindo uma estratégia de marketing

Para atingir os clientes e construir a marca da empresa, um negócio define metas de acordo com o que deseja realizar com cada estratégia de marketing.

O estabelecimento de metas inclui conhecer o valor da empresa e direcionar o comprador ideal.

As estratégias criam cronogramas e medem o sucesso para determinar seu retorno sobre o investimento (ROI), que pode influenciar na implementação ou não da estratégia.

Usar o processo de metas SMART ajuda a definir a estratégia e especificar a meta.

Por exemplo, uma empresa de café está lançando seu novo sabor para coincidir com o natal. Veja como ela define uma meta SMART para aumentar as vendas:

  • Específico: a empresa deseja conquistar 1.000 novos clientes.
  • Mensurável: a empresa deseja realizar isso até o final do ano.
  • Acionável: a empresa determina onde sua publicidade será mais eficaz.
  • Relevante: o produto tem como tema o natal e o lançamento está previsto para novembro.
  • Limite de tempo: um cronograma específico permite que a empresa objetive um resultado específico e ajuste a meta conforme necessário.

 

Exemplos de estratégias de marketing

Aqui estão algumas estratégias de marketing que as empresas utilizam para alcançar mais clientes, encorajá-los a comprar novamente e construir fidelidade à marca:

Identifique o seu público-alvo

É mais fácil procurar clientes se você souber o tipo de consumidor que procura. Sem uma combinação de seu cliente ideal, você provavelmente não saberia por onde começar a procurar.

Pense no que torna esse tipo de pessoa feliz, triste, assustada, aliviada e, em seguida, pense em como você pode tornar a vida dela um pouco mais fácil.

Restrinja o foco e evite fazer declarações amplas sobre o mercado-alvo, como toda mulher, todo homem.

Poucos produtos atraem esse vasto grupo de pessoas, e exagerar seu mercado o impedirá de desenvolver estratégias direcionadas viáveis para atrair seus verdadeiros clientes em potencial.

Utilize a mídia social

A mídia social oferece muitas maneiras atraentes de se conectar com os clientes. Uma empresa pode postar fotos ou vídeos sobre seus produtos ou se comunicar por meio de comentários ou mensagens.

A mídia social fornece um ambiente onde os clientes podem aprender sobre o negócio ou seu setor. O envolvimento com os clientes cria fidelidade à marca e amplia o engajamento, gerando maiores resultados.

Exemplo

A empresa de café, na segunda-feira, posta um vídeo de seu processo de fabricação e na terça-feira anuncia um novo sabor, incentivando os clientes a parar em uma de suas lojas para um teste de degustação.

Na sexta-feira, a empresa se envolve com os clientes de forma on-line para saber o que pensam sobre o novo produto.

Comece um blog

Os blogs fornecem conteúdo em um site ou página de produto que ajuda o cliente a tomar uma decisão de compra ou aprender mais sobre um serviço.

Os blogs podem ser atualizados diariamente ou semanalmente, dependendo dos objetivos da estratégia, e as postagens idealmente criam valor e constroem autoridade.

O compartilhamento de postagens de blog nas mídias sociais ou meios semelhantes expande o público e a base de clientes em potencial.

Maximize a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO)

Palavras-chave ou frases são digitadas em um mecanismo de busca para localizar um assunto específico ou responder a uma consulta.

Os navegadores da Web são projetados para pesquisar essas palavras-chave ou frases em sites ou artigos e apresentar os resultados ao usuário.

O SEO eficaz não só pode colocar a empresa no topo dos resultados do mecanismo de pesquisa, mas também é uma maneira poderosa de segmentar e direcionar clientes.

Embora palavras-chave e frases sejam valiosas, as empresas também devem criar conteúdo envolvente que ofereça valor.

Apelo à ação – call to action (CTA)

Uma chamada à ação é uma solicitação para o cliente fazer perguntas, acompanhar, saber mais ou tomar uma decisão.

Pode ser na forma de uma pergunta, uma oferta, uma sugestão ou para criar um senso de urgência.

Exemplos

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Faça parceria com influenciadores

Os influenciadores são pessoas da mídia social que conquistaram muitos seguidores. As empresas podem fazer parceria com influenciadores que correspondam às metas ou estratégias de negócios.

Os influenciadores podem promover um produto usando-o, vestindo-o ou contando a seus seguidores sobre ele.

Eles podem ajudar a criar valor por meio da experiência direta e incentivar a compra. Os influenciadores adequados ao nicho da empresa podem ajudar a alcançar mais clientes.

Crie uma lista de mala direta com marketing por e-mail

Construir uma lista de mala direta pode ajudar uma empresa a oferecer incentivos aos clientes ou incentivá-los a voltar.

O marketing por email mantém a empresa na frente do cliente, enquanto pode segmentar listas para clientes específicos.

A automação de e-mails significa que você pode se conectar aos clientes imediatamente por meio de mensagens personalizadas e oferecer-lhes algo.

As listas de mala direta alertam os clientes sobre vendas ou promoções, compartilham dicas sobre o uso de um produto ou fornecem informações sobre seu setor.

Crie um programa de afiliados

Semelhante à parceria com influenciadores, os programas de afiliados significam que seus clientes vendem por você.

Um afiliado é alguém que recebe um incentivo para cada venda ou referência ao negócio que vem por meio de seu site, plataforma de mídia social ou meios semelhantes.

Envolva os clientes com o bate-papo

Ter um recurso de chat é uma ótima maneira de responder às perguntas dos clientes ou resolver problemas imediatamente.

Os clientes podem usar o chat para saber mais sobre um serviço ou solucionar problemas de um produto.

Alguns recursos modernos de bate-papo podem transferir o bate-papo direto para o dispositivo do cliente, para que ele possa sair do site da empresa, mas não da conversa.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

Sobre Mim

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