Você acabou de pesquisar no Google “como ganhar dinheiro com blogs” e encontrou o site do Marketing Na Prática.
E quer saber algo estranho? Eu posso ler sua mente.
Sei que você procurou no Google informações sobre maneiras de ganhar dinheiro com um blog porque:
- Você odeia o seu trabalho das 8 às 18 e quer sair
- Você está cansado de ficar sem dinheiro, então quer uma renda extra
- Você já ouviu falar sobre blogueiros famosos que vendem milhões
Para encurtar a história, você quer saber se “ganhar dinheiro online” é possível. A boa notícia é que você veio ao lugar certo para obter um guia prático sobre como ganhar dinheiro com blogs.
Nenhuma teoria, orgulho ou suposição (bem, poucas) – apenas os passos reais que você pode seguir. Você vê, muitas pessoas entram no mundo dos blogs depois de lerem um conteúdo exagerado que diz que podem ganhar milhares de reais por mês.
E eles podem fazer isso com muito pouco trabalho. Parece bom demais para ser verdade, certo? Isto é.
Aqueles blogs que parecem ser um sucesso da noite para o dia? Sim, eles trabalharam duro por anos para chegar onde estão agora. A maioria deles não tinha ideia de como ganhar dinheiro com blogs quando começaram.
Mas reuni um plano de seis etapas para blogs iniciantes, que você pode usar para pular para o topo da fila em termos de ganhar seus primeiros reais online. De nada 😉
6 etapas chaves para ganhar dinheiro com blog e construir um negócio rentável
- Escolha algo para publicar no blog
- Escolha um nome de domínio
- Configure seu blog
- Escreva algum conteúdo
- Obtenha tráfego
- Monetize seu conteúdo
Como os blogueiros ganham dinheiro com um blog?
Antes de nos aprofundarmos mais neste tópico, eu queria dedicar alguns minutos para falar exatamente como as pessoas ganham dinheiro com blogs.
Veja bem, quando as pessoas que não fazem marketing na Internet (normais) ouvem pela primeira vez sobre blogueiros ganharem milhares de reais todos os meses, sua primeira reação é geralmente na linha de:
“Sério? Isso não é algum tipo de fraude? “
Mas a verdade é que, para todos os blogueiros que publicam seus relatórios de renda, há 99 outros que mantêm sua renda online oculta. De fato, um número crescente de blogueiros não publica mais relatórios de renda mensais. Eu não os culpo.
De qualquer forma, aqui está um rápido resumo dos modelos de monetização (ou maneiras de ganhar dinheiro) usados pelos mesmos blogueiros que estão produzindo 4, 5 e 6 dígitos por mês:
- Marketing de Afiliados – Como ganhar dinheiro com a indicação de vendas de de produtos de outra pessoa (Hotmart e Monetizze por exemplo)
- Publicidade – Ganhe dinheiro exibindo anúncios em seu site ou tenha cliques nesses anúncios (Google Adsense por exemplo)
- Produtos e serviços – Como ganhar dinheiro com a venda de seus próprios produtos e serviços (Um blog sobre Design onde o criador vende serviços de criação de Logo por exemplo)
Vamos nos aprofundar nesses modelos de receita e em como ganhar dinheiro com blogs com mais detalhes em breve.
Ganhar Dinheiro com Marketing de Afiliado
Este é um dos modelos de renda mais antigos do mercado e ainda é uma das maneiras mais lucrativas de ganhar dinheiro com blogs.
Por quê? Porque quase não há despesas gerais, dores de cabeça no atendimento ao cliente e custos de envio.
Você pode começar inscrevendo-se em um programa de afiliados, como Hotmart, Monetizze, Eduzz ou qualquer um dos milhares de outros programas existentes.
Depois de aprovado, você encontra produtos ou serviços que sejam do mesmo nicho do público do seu blog e os promove por meio de banners ou links de texto.
Se alguém clicar no seu anúncio e efetuar uma compra, você ganhará uma comissão. Você recebe uma notificação da venda assim que ela acontece, e em 30 a 90 dias depois (dependendo do programa de afiliado), o dinheiro fica disponível para transferir para sua conta bancária.
E tudo o que você fez foi colocar essas ofertas de afiliados na frente do seu público existente – é praticamente uma renda passiva. É uma das melhores maneiras de começar a ganhar dinheiro – promovendo produtos e serviços afiliados.
Veja um exemplo de blogueiro que aproveita ao máximo as oportunidades de marketing de afiliados em seu nicho.
Ganhar Dinheiro com Anúncios
Depois de criar um público substancial para o seu blog, você ficará surpreso com a rapidez com que é abordado pelas redes de publicidade que desejam comprar publicidade ou uma postagem patrocinada.
Isso normalmente não acontece até que você tenha pelo menos 100.000 visitantes únicos no seu blog todos os meses, então não comece a planejar sua aposentadoria ainda.
Você terá duas opções básicas ao vender espaço publicitário em seu site:
- Venda de anúncios diretamente para empresas
- “Alugando” seu site para empresas como Google
Nos anúncios diretos, há uma certa quantidade de trabalho manual envolvido, incluindo coisas “divertidas”, como fazer upload dos anúncios, calcular uma RPM (taxa por 1.000 visualizações) que valha a pena e, em seguida, cobrar o anunciante.
Usar um fornecedor como o Google Adsense é uma maneira muito mais direta de ganhar dinheiro com seu blog sem fazer esforço.
Ganhar Dinheiro com Produtos e Serviços
Então, e se você não quiser fazer marketing de afiliado ou vender / alugar espaço publicitário?
Você vende produtos e serviços físicos ou digitais. Que tipos de produtos e serviços você poderia vender em um blog?
Tudo, qualquer coisa.
Você pode criar e vender seus próprios cursos on-line sobre apicultura e combiná-lo com e-books sobre o mesmo assunto.
Você pode criar um site de associação para autores iniciantes que desejam aprender a escrever algo bom o suficiente para fazer parte da lista de best-sellers da Amazon.
Talvez você goste de cerâmica e esteja procurando uma plataforma para vender seus produtos físicos?
Ou talvez você possa vender seu conhecimento por meio de um serviço de consultoria, onde fatura mais por hora do que jamais poderia esperar em um emprego das 8 às 18?
Veja, as possibilidades de ganhar dinheiro com produtos ou serviços digitais são praticamente infinitas.
1. Escolha o Nicho do seu Blog
Algumas pessoas bem-intencionadas dirão para você “… perseguir sua paixão e o dinheiro será consequência” quando se trata de criar um blog.
Não quero queimar o filme de ninguém, mas seguir sua paixão é um péssimo conselho para ganhar dinheiro na grande maioria dos casos.
Permita-me explicar o porquê.
“Se você quer amar o que faz, abandone a mentalidade da paixão (“ o que o mundo pode me oferecer? ”) E adote a mentalidade do artesão (“ o que posso oferecer ao mundo? ”).”
Digamos que sua paixão seja hamburguer para veganos – você cria receitas de hamburguer para veganos.
Agora, embora isso possa mantê-lo ocupado por horas a fio, provavelmente há um mercado muito limitado para fazer e comer hamburgueres veganos.
Mas como você pode ter certeza?
É sempre uma boa ideia validar o nicho do seu blog antes de iniciar um blog.
Isso economiza seu investimento em semanas ou meses na criação de conteúdo para um público que não existe, acabando com todas as suas esperanças de aprender a ganhar dinheiro com blogs.
Como validar sua ideia para um blog sobre hamburguer para veganos?
O primeiro ponto de partida é verificar o volume básico de palavras-chave ou quantas vezes por mês as pessoas pesquisam palavras-chave relacionadas à sua ideia.
O Ubersuggest oferece uma maneira rápida e fácil (e gratuita) de fazer essa pesquisa.
0 buscas mensais, não há procura por esse tipo de conteúdo na internet.
Agora vamos comparar a outro termo que você poderia escrever sobre veganos, de forma mais abrangente.
Mais de 18MIL buscas mensais, agora sim temos algo em que valha a pena investir nosso tempo produzindo conteúdos. Mas vamos fazer ainda mais um teste para nos certificarmos que esses dados estão corretos.
Vamos perguntar para o Google o quanto esses tópicos tem sido populares nos últimos 05 anos. Estão em crescimento? O assunto está perdendo força ao longo dos anos?
Conheça o Google Trends.
Note como a linha azul que mostraria as buscas por Hamburguer para Veganos nem existe, confirmando nossa resposta anterior de não ter pessoas interessadas, e a linha vermelha é a tendência de pesquisas sobre receitas veganas, a anos com consistência e ainda em uma alga nos últimos tempos.
Então, o Google confirma o que você descobriu no Ubersuggest.
E sim, você também pode acompanhar as tendências com o Ubersuggest, mas só pode fazer uma comparação no Google Trends.
É sempre, sempre melhor usar dados em vez de adivinhações ao criar algo para o blog.
O Ubersuggest é uma incrível ferramenta gratuita de palavras-chave, mas se você quiser levar sua pesquisa para o próximo nível, considere algo como KWFinder ou Ahrefs.
Existem outras maneiras de testar se a ideia do seu blog é sustentável? Absolutamente.
Procure fóruns, páginas de mídia social, grupos do Facebook e … blogs semelhantes.
Sim, você deve verificar se mais alguém tem um blog sobre o mesmo tópico.
Por quê?
Porque é uma prova instantânea de que existe um mercado, especialmente se esse blog já existe há vários anos.
Você está preocupado que possa parecer um plagiador? Não fique.
Seu blog – mesmo sobre o mesmo assunto – terá seu próprio ângulo, seu estilo de escrita exclusivo, etc.
É altamente recomendável que você nunca pule a pesquisa de palavras-chave se quiser ganhar dinheiro com seu blog.
2. Escolha o Nome e Domínio para seu Blog
Mesmo se você planeja usar o serviço de blog gratuito como o Blogger ou o WordPress como sua plataforma de publicação, ainda é importante considerar o nome de um blog.
Por quê?
Porque chegará o momento em que você precisará de um, especialmente se estiver usando uma plataforma de blog gratuito.
Você tem quatro opções ao criar um nome de domínio para o seu blog:
- Cheio de palavras-chave
- De marca
- Marcado com palavras-chave
- Inteligente
Se usarmos nosso exemplo anterior de receitas veganas, você pode se sentir tentado a registrar um domínio como “melhoresreceitasveganasdatiajane.com.br”.
Não faça isso.
Da mesma forma, o “Blog da Jane” não dá aos visitantes nenhuma pista sobre o que é o blog.
Você também pode optar pela opção 3 e criar algo como “receitasveganasdajane.com.br”
Ou você pode ser inteligente e fazer algo como “receitasbemveganas.com.br” “ou”cozinhavegana.com.br”.
Você provavelmente percebeu que estou usando .com.br aqui e não .org, .net, .info ou qualquer outra extensão de domínio.
A razão para isso é que é da natureza humana digitar automaticamente a versão .com.br em qualquer nome de domínio. Facilite ser encontrado.
Para saber se o nome que gostaria está disponível para uso, visite o Registro.Br e faça uma busca.
Nem sempre você terá sido o primeiro a pensar em “nome genial” para o seu negócio, e se outra pessoa já registrou o domínio, só resta continuar utilizando a criatividade até encontrar um nome bom o bastante para seu blog e que esteja disponível para registro.
NÃO se apresse para registrar um nome de domínio imediatamente, ou pelo menos até que você termine de ler a próxima seção sobre como configurar seu blog.
3. Como Configurar seu Blog
A primeira decisão que você precisará tomar é qual plataforma de blog usar.
Você tem duas opções básicas:
- Um blog grátis
- Um blog próprio com hospedagem
Plataformas Gratuitas para Criar um Blog
As plataformas de blog gratuitas mais populares são o WordPress (Não confundir com WordPress.Org), Medium e o Blogger, embora existam dezenas de outras.
O que os torna tão atraentes para um novo blogueiro é que eles não são apenas gratuitos, mas você precisa de zero conhecimento técnico para colocá-los em funcionamento.
Você acabou de se inscrever, preencher alguns campos, escolher um modelo e seu blog está no ar.
À primeira vista, uma plataforma de blog gratuita parece fazer mais sentido. E se você está começando com absolutamente nenhum orçamento, eles fazem muito.
Mas há desvantagens no uso de blogs gratuitos:
- Você não tem controle ou propriedade sobre o seu blog – ele pode ser excluído sem aviso prévio e para sempre. Isso acontece com muito mais frequência do que as pessoas pensam.
- A variedade de modelos e recursos reais geralmente é bastante limitada. Você pode pagar por atualizações, mas elas geralmente custam tanto quanto possuir um blog auto-hospedado.
- Conseguir um blog gratuito para rankear nos motores de busca como o Google é muito difícil. Isso se deve aos idiotas que enviam spam para blogs da web gratuitos quase sem parar nos últimos 15 anos.
Se você quer uma explicação realmente boa do porquê usar plataformas gratuitas pode ser uma péssima ideia, confira este artigo na agora extinta plataforma de blogs Squidoo.
Milhares de blogueiros viram sua renda secar da noite para o dia quando essa plataforma fechou suas portas com pouco ou nenhum aviso.
Então sério, se você quer aprender a ganhar dinheiro com blogs, NÃO utilize esta opção.
Criar o Blog em Hospedagem Própria
Iniciar esse tipo de blog significa que você precisará criar um nome de domínio que já abordamos. Depois de fazer isso, você precisa encontrar um host confiável e, em seguida, instalar e configurar seu blog WordPress.
Parece muito confuso, não é?
Afinal, existem dezenas de registradores de domínio e hospedagens na internet. Quais são os melhores para novos blogueiros como você?
Respire fundo. Sabemos que esse é um ponto em que muitos blogueiros em potencial desistem porque até mesmo iniciar um blog parece muito complicado.
Sinceramente não.
E para provar esse ponto, gravei um vídeo tutorial rápido para mostrar como Instalar WordPress na Hospedagem Umbler:
Então, como você pode ver, leva menos de 20 minutos para realmente iniciar um blog. E a Umbler facilita o processo para iniciantes.
E o custo total de fazer isso? Menos de R$ 15,00 por mês!
Fala a verdade, não pode pagar R$ 15 pila para iniciar teu blog?
Quantas Coca Colas você bebe por semana?
Ou quanto dinheiro você gasta em pizza e hamburguer? É hora de ter prioridades!
Até a pessoa mais necessitada de dinheiro pode conseguir R$ 15,00 fazendo algumas mudanças de estilo de vida totalmente saudáveis, ou seja, não comendo hambúrgueres e batatas fritas várias vezes por semana.
Os blogs hospedados são tão acessíveis que é bobagem usar um blog gratuito, a menos que você não tenha outra escolha.
4. Crie um Conteúdo Espetacular
Agora, é aqui que a coisa fica séria – escrevendo posts que ajudam a aumentar seu público. Muitos afiliados novatos se perdem, escrevendo para tudo o que é coisa.
Eles tem energia. Eles estão motivados. Eles são produtivos. Eles querem ganhar dinheiro. Eles produzem posts após posts, despejando toda a sua paixão na escrita.
Isso acontece por semanas e semanas, enquanto esperam que o público apareça magicamente.
Mas não aparece ninguém para ler.
Este é o ponto em que a maioria dos blogueiros desiste. Eles anunciam a todos que tentar ganhar dinheiro com blogs é uma perda de tempo e voltam ao seu trabalho convencional ainda odiado.
Centenas de novos blogueiros e afiliados passam por isso durante seus primeiros 90 dias on-line.
Você pode até ser uma das pessoas que já passou por isso.
A Internet está cheia de blogs que começaram a ser publicados uma vez por dia, depois uma vez por semana, depois uma vez por mês … e depois o silêncio.
Mais um blog morto.
O que esses blogueiros perderam é a fase de pesquisa para escrever suas postagens no blog. A publicação de ótimos conteúdos regularmente é importante, mas se suas postagens não tiverem foco ou estrutura, você estará perdendo seu tempo.
Você simplesmente não pode escrever algumas postagens no blog e esperar começar a ganhar dinheiro sem nenhum esforço adicional.
Então, como você adiciona foco e estrutura?
- Pesquisa de palavras-chave
- Análise de concorrência
- Títulos que chamam a atenção
- Formatação de conteúdo
Pesquisa de Palavras-Chave
A boa notícia é que você já conhece os conceitos básicos da pesquisa de palavras-chave porque a usou para verificar se havia um público para o seu blog.
Ainda melhor é que você só precisará usar o Google para esta parte. Vamos pegar a palavra-chave aleatória de “como criar um blog” e inseri-la no Google. Role para baixo até encontrar a seção “As pessoas também perguntam”.
Para finalizar nossa pesquisa teste, vamos escolher o tema “como criar um blog gratuito pelo celular”.
Os termos dessa pesquisa tem uma pontuação de dificuldade máxima de 21 (Nota que vai de 0 a 100), e essa palavra-chave também possui tendências de pesquisas mensais consistentes.
Isso significa tráfego durante todo o ano, então isso parece promissor até agora.
Somando os termos semelhantes, temos mais de 1.000 pesquisas por mês. Mas esse número é baseado na classificação apenas da frase exata, e não nas dezenas de frases relacionadas pelas quais você também será posicionado.
Os volumes de pesquisa de palavras-chave não são absolutos.
Análise da Concorrência
Agora, vamos pegar nossa palavra-chave básica e pesquisa-la no Google. Vemos esses títulos nas principais posições:
- Como criar um blog grátis pelo celular | Dicas e Tutoriais
- Criar um blog – Ajuda do Blogger – Google Support
- Crie o seu blog grátis – Webnode
- As 8 melhores plataformas gratuitas para você criar seu blog
- Criar um Blog Gratis | Como Criar um Blog | Wix.com
- Blogger.com — Crie um blog lindo e exclusivo. É fácil e grátis.
- Como criar um blog grátis e personalizado: passo a passo
- Criar seu site no celular ficou muito mais fácil – WordPress.com
Você deve ter notado que:
- Apenas 2 títulos utilizam a palavra “celular” que é fator chave na busca
- “Como criar” é o formato de pergunta para 60% dos títulos na página um do Google
Lembre-se desses títulos à medida que avançamos para a próxima seção – escrevendo seu título.
Criação de Títulos
Seu título não é importante apenas como meio de chamar a atenção. Ele também precisa incorporar elementos de otimização de mecanismo de pesquisa para que as coisas realmente funcionem a seu favor.
Basicamente, você precisa incluir suas palavras-chave em seu título. Com base em sua pesquisa anterior, temos duas opções – imitar os títulos existentes ou criar algo novo.
Minha escolha aqui seria incluir o melhor dos dois mundos, assim:
Como Criar um Blog Gratuito pelo Celular: 10 Passos Simples
Então, nosso título se compara aos outros blogs?
- Nossa palavra-chave exata está incluída
- (como criar) é usado
- Incluímos um valor numérico (10)
- Usar a palavra “Simples” significa que qualquer um pode fazê-lo
Estrutura de Conteúdo
Essa é a parte mais fácil de explicar para escrever uma postagem no blog.
Por quê?
Você só precisa estruturar sua página como uma montanha-russa.
O que a maioria dos blogueiros e afiliados fazem é escrever como se ainda estivesse no ensino médio ou na faculdade, ou seja, vários parágrafos longos, todos compostos por grandes blocos de texto.
Apresentar “paredes de texto” a seus visitantes é a maneira mais rápida de desativá-los mentalmente. Em vez disso, você deve permitir que seu conteúdo “respire”.
Agora, vamos fazer uma pausa por alguns segundos enquanto eu peço para você fazer algo estranho …
Incline a cabeça para a direita e desenhe uma linha mental ao longo da margem direita do texto acima, que começa com a palavra “Por quê” e termina com a palavra “respire”.
Parece uma montanha russa, não é?
Essa é a formatação do conteúdo da montanha-russa em poucas palavras.
Você pode escrever um longo parágrafo de texto, mas apenas enquanto o seguir com uma pequena linha de texto posteriormente.
Como essas últimas linhas que você lê.
Entendeu a jogada?
A razão pela qual você deve escrever assim é que facilita a leitura das pessoas. Essa abordagem é baseada em algo chamado pontuação de legibilidade.
O que você pode não perceber é que a maioria dos adultos só consegue ler desse modo. Eles também têm um período de atenção muito curto – blogueiros de sucesso entendem isso.
Então, você precisa escrever especificamente para esse público.
O Editor Hemingway permite testar a legibilidade do seu conteúdo, fornecendo uma pontuação geral.
Por favor, não tente obter uma pontuação perfeita com esta ferramenta – é possível, mas sua escrita não terá personalidade se você o fizer. Apenas cuide para deixar o texto com uma leitura leve.
Diversificação de Mídias
Outra maneira de tornar seu conteúdo muito mais legível é torná-lo uma experiência rica para seus leitores.
Basicamente, você deve incluir imagens, tabelas, gráficos, fotos, vídeos e podcasts incorporados, onde faz sentido fazer isso nas postagens do seu blog.
Quantas imagens você deve usar?
Um para cada subposição principal, se possível.
Quantos vídeos?
Dois é mais que suficiente para uma única postagem no blog.
Esses elementos extras de mídia dividem seu texto, facilitando a leitura, o que os leitores apreciarão.
E quanto mais fácil for a leitura do seu conteúdo, maior a probabilidade de os leitores concluí-lo e talvez até compartilhá-lo com os amigos.
O Foco do Conteúdo
O foco de tudo o que você publica em seu blog deve ter em mente seus leitores, mas também o que os mecanismos de pesquisa desejam.
A pesquisa de palavras-chave mostra os tópicos que seu público-alvo em potencial está interessado em ler.
Não há adivinhação lá.
Mas algumas pessoas usam o blog apenas como uma maneira de mostrar seu vocabulário.
Enquanto isso, os blogueiros que “entendem” prestam atenção não apenas à pesquisa de palavras-chave … mas também ao que o Google está fazendo.
Veja, a maneira mais fácil de descobrir qual deve ser o foco de qualquer postagem de blog é ver o que já está no ranking do Google.
Confira os blogs que já estão classificados na página um para a palavra-chave que você deseja segmentar e analise cada um deles em detalhes:
- Analise as palavras-chave usadas no título
- Anote as palavras-chave usadas em seus subtítulos
- Qual é a contagem de palavras para a postagem?
- Quantas imagens eles usam?
- Para quais sites eles vinculam?
- Eles têm vídeos incorporados em suas postagens?
O Google fornece um plano de como classificar na primeira página, seguir os sites que estão nas dez primeiras posições.
Esses são os sites que o algoritmo decidiu como a melhor correspondência possível para essa palavra-chave. Isso também significa que o conteúdo desses blogs é exatamente o que o Google deseja mostrar aos visitantes.
Todas as informações que você precisa estão ali – você só precisa prestar atenção.
Mas você verá novos blogueiros tentando usar esse modelo ou esse estilo de conteúdo, ou alguma tática viral estranha que eles ouviram em um fórum.
Mas eles raramente se prestam em olhar para os blogs que já estão classificados para a palavra-chave que estão perseguindo e se perguntar:
“Como posso fazer um trabalho melhor do que qualquer um desses outros sites?”
O domínio dessa habilidade o diferencia de 90% dos outros blogueiros e afiliados.
Terminamos aqui – vamos seguir em frente.
5. Gerando Tráfego
Algumas pessoas querem que você acredite que tudo o que você precisa fazer é escrever um conteúdo envolvente, e as pessoas “naturalmente” o encontrarão.
Ou que os mecanismos de pesquisa se apaixonarão por você porque seu conteúdo é MUITO bom.
Essa é uma grande besteira. E eu digo isso com base na experiência.
Esse conselho atrasa a vida de muitos blogueiros, então eu gostaria de acabar com isso aqui e agora.
Escrever conteúdo por si só não gera tráfego para o seu blog.
Certamente não ajudará você a ganhar dinheiro.
Agora não. Nunca.
A boa notícia é que existem inúmeras maneiras de criar uma audiência para o seu blog, mas talvez você precise botar a mão na massa um pouco mais do que imaginava.
SEO – Search Engine Optimisation
Se você é um visitante regular do Marketing na Prática, provavelmente já conhece os princípios básicos da otimização de mecanismos de pesquisa.
Se não, aqui está um guia para iniciantes do incrível Blog do Ahrefs (Precisa entender Inglês 🤷♂).
Verdade seja dita, se você conseguir entender as seções de pesquisa de palavras-chave e concorrentes apresentadas anteriormente, então você já saberá a maior parte do que precisa para um bom SEO On Page.
Os blogueiros de sucesso levam o SEO a sério.
Mas uma boa otimização de mecanismo de busca tem outro componente-chave – backlinks, ou o que as pessoas elegantes chamam de SEO Off Page.
Abordamos isso nos próximos tópicos.
Comentários em Blogs
Não, não, não quero dizer que pague alguém para enviar spam aos blogs das pessoas.
O que estou sugerindo é que você encontre blogs que estejam de alguma forma relacionados aos seus e deixe um comentário útil ou interessante nas postagens mais recentes.
Comente apenas em blogs relacionados ao seu tópico, mas nunca seus concorrentes diretos.
Seu blog de cães pode deixar um comentário em uma postagem popular de uma instituição de caridade de bem-estar animal, por exemplo.
Você receberá um link para o seu site deixando um comentário no blog (na maioria dos casos), mas o valor real desse comentário é:
- Tráfego incidental de pessoas que o conhecem
- Construindo um relacionamento com o proprietário do blog
Você pode otimizar esse trabalho usando um site chamado Feedly.
Basicamente, faça uma lista dos 10 a 20 blogs mais populares do seu nicho e adicione-os ao Feedly. Você pode fazer isso pesquisando o nome do blog no Feedly ou adicionando manualmente o feed RSS.
Agora vem a parte legal – quando você receber uma notificação de que um desses blogs publicou uma nova postagem, vá até lá e seja o primeiro a comentar.
Ser o primeiro comentando não apenas eleva seu perfil com esse público, mas há uma chance muito boa de você obter tráfego gratuito para o seu blog.
Você pode usar a extensão gratuita do Feedly Notifier do Chrome para exibir alertas no navegador, para nunca perder uma oportunidade.
Guest Posting
Você se tornou um comentarista regular (e espero que popular) em vários blogs relacionados ao seu nicho.
Agora é o momento perfeito para abordar o proprietário do blog com a ideia de escrever uma postagem para ele.
Você conhece o público deles, o público deles conhece você, então todos os planetas agora devem estar alinhados.
Basicamente, você cria algumas idéias de conteúdo que considera adequadas para o blog deles. Em seguida, envie um e-mail ao proprietário perguntando se ele estaria interessado em publicar algum deles.
A postagem do seu blog de convidado conterá pelo menos um link para o seu site.
Além disso, também pode atrair alguns leitores curiosos para o seu blog.
Esta é uma versão extremamente simplificada do processo de Guest Posting, mas fornece informações suficientes para começar.
Responda Perguntas das Pessoas
Depois de atingir um estágio em que você se sinta confortável com o tópico do seu blog, é hora de compartilhar seu conhecimento e experiência diretamente com outras pessoas através de sites como o Quora e o Yahoo Respostas.
O modelo aqui é simples: as pessoas postam perguntas e os “especialistas” as respondem.
Um número preocupante de “especialistas” nesses sites plagia o conteúdo de outras pessoas e o transmite como sendo seu.
Na verdade, isso foi muito gentil – eles roubam conteúdo de outros sites.
Isso oferece aos blogueiros inteligentes como você a oportunidade única de postar respostas originais e úteis e de ser “votado” por isso.
Quinze minutos por dia, respondendo a um punhado de perguntas, são suficientes para:
- Fazer seu nome ficar conhecido em seu nicho ou mercado
- Fazer com que os usuários do Quora visitem seu blog para ver quais outros tópicos você escreve
- Ganhar dinheiro com seu blog
Youtube
Ok, nem todo mundo quer sentar na frente da câmera e gravar – eu entendo isso totalmente.
Mas ter seu próprio canal no YouTube nem sempre exige vídeos onde você se expõem.
Testemunhei dezenas de canais do YouTube passando de zero a mais de 250.000 inscritos em menos de 12 meses.
E sem o criador do conteúdo mostrar o rosto uma única vez.
A publicação de conteúdo interessante / útil / engraçado no YouTube pode ajudar a criar um público substancial.
E tudo sem ter que fazer nenhuma outra forma de marketing.
Redes Sociais
Existem argumentos a favor e contra o uso de mídias sociais para ajudar a aumentar o público do seu blog.
Se você está no nicho de fotografia, plataformas como Pinterest e Instagram fazem todo o sentido.
Mas mesmo se você não é um blogueiro de fotografia, o uso de uma plataforma baseada em imagem como o Pinterest ainda faz sentido.
Ok, talvez você não tenha fotos legais para compartilhar com o mundo, mas por que não criar um mini infográfico para compartilhar nessas plataformas?
Use as redes sociais onde faz sentido fazer isso, mas não se sinta obrigado a estar em todas elas o tempo todo.
Você vai enlouquecer fizer isso e provavelmente não irá manter consistência de conteúdos por lá.
6. Monetizando seu Blog
“Monetização” é o jargão do marketing digital para “como você ganha dinheiro com seu blog”.
Você deve estar se perguntando por que deixei a monetização no fim?
Afinal, não faria mais sentido começar a ganhar dinheiro logo após publicar suas primeiras postagens no blog?
Você pode fazer isso, mas sem uma audiência, você lutará para ganhar dinheiro.
Mas suponha que você já tenha escrito um ótimo conteúdo e tenha passado algum tempo construindo seu público.
Agora é hora de procurar maneiras de gerar receita com seu blog. Já abordamos brevemente os diferentes tipos de fontes de receita que seu blog pode ter.
O importante é entender que monetizar seu conteúdo não é apenas uma questão de anúncios em banner.
Existem melhores maneiras de ganhar dinheiro.
Aqui estão minhas cinco regras de monetização para manter seu Blog atrativo.
Regra # 1 – Use anúncios de banner com moderação
Os afiliados novatos têm um péssimo hábito de colocar anúncios em banner em todo o site.
E geralmente são banners que anunciam tudo, desde hospedagem na web a “produtos para adultos” ou qualquer coisa que pareça ganhar o primeiro dinheiro online.
Qualquer novo afiliado adotando essa mesma abordagem teria a sorte de ganhar um único centavo.
Os anúncios em banner têm seu valor, mas os novos blogueiros sempre exageram.
Uma página cheia de anúncios em banner não apenas tem uma aparência horrível, mas você também está perdendo tempo se seus visitantes usam bloqueadores de anúncios como AD BLOCK.
E a partir de 2017, 47% dos entrevistados dos EUA em uma pesquisa admitiram usar dois bloqueadores de anúncios em todos os seus dispositivos.
Mas se você não pode usar esses adoráveis anúncios em banner animado … o que diabos você pode usar?
Regra # 2 – Use Links Contextuais
O que é um link contextual?
É quando você vincula ocasionalmente algo em sua postagem no blog, como mencionar que o Tema Wolf é incrível e que eu o usei para criar o layout deste blog que você está lendo.
Isso não parecia uma promoção para o Wolf, parecia?
Mesmo que fosse.
Você pode fazer exatamente o mesmo com qualquer produto que esteja promovendo por meio de um programa de afiliados.
Por que usar links contextuais em vez de um banner, um gráfico ou outra coisa?
As opiniões podem ser diferentes, mas os números não mentem.
A menos que você esteja lidando com alguém que tente convencê-lo de que 2 + 2 = 5.
De qualquer forma, os anúncios em banner representam 22% das vendas gerais, mas os links contextuais representam 51% das vendas gerais.
Essa não é apenas uma diferença marginal, é uma diferença gigantesca! Um ajuste pode resultar você ganhar o dobro do dinheiro com seu blog.
E o benefício adicional é que esses tipos de links são completamente seguros contra bloqueadores de anúncios.
Por que as pessoas clicam nos links com mais frequência do que nos banners?
É da natureza humana clicar em um link azul em uma página, mesmo que seja apenas porque você está curioso.
Regra # 3 – Escolha Comissões Maiores
De um modo geral, leva aproximadamente a mesma quantidade de tempo e esforço para promover um produto que paga uma comissão de R$ 50 como um que paga R$ 10.
Mas a maioria dos novos afiliados e blogueiros tendem a se interessar por produtos que pagam menos comissões.
Por quê?
Bem, porque eles assumem que seus visitantes podem estar mais inclinados a comprá-los porque são mais baratos.
A questão é que o preço do produto ou serviço que você está promovendo não é importante – é como você o posiciona.
Digamos que você esteja promovendo um serviço de hospedagem de blog que paga uma comissão de R$ 50 em cada venda.
Um blogueiro inexperiente apenas colará banners de afiliados ou links de afiliados em todo o site e espera que alguém clique neles.
Um blogueiro mais informado faria um review do serviço de hospedagem, na verdade, criando uma conta.
Não apenas isso, mas apontaria os aspectos bons e ruins do serviço.
Mas incluir “negativos” não torna as pessoas menos propensas a comprar o que você está vendendo?
Não, porque fazendo isso, você cria confiança com seu público.
E quando você estiver em uma posição de confiança, é muito mais provável que as pessoas usem seu link de afiliado.
Por sua vez, você ganhará mais dinheiro.
Uma dica final: escolha produtos com comissões recorrentes, se possível. Ganhar dinheiro dessa maneira é ideal porque você só precisa “vender” uma vez, mas recebe comissão por meses ou anos depois.
Regra # 4 – Teste várias ofertas
Vamos supor que você tenha um nível saudável de tráfego em seu site – alguns milhares de visitantes por mês que se envolvem com você, deixando comentários e talvez até enviando um e-mail para você.
Mas você não está ganhando dinheiro e não consegue entender o porquê.
Você colocou alguns banners e fez exatamente zero vendas.
Bem, teste os links contextuais.
Os links contextuais também não estão convertendo visitantes em vendas?
Legal, esse produto ou serviço específico obviamente não agrada ao seu público. De fato, eles parecem odiar.
Talvez os anúncios do AdSense sejam uma opção melhor para o seu site ou talvez não.
Talvez o seu público reaja melhor a produtos digitais ou talvez não.
Mas você nunca saberá se não continuar testando até encontrar algo que converta em vendas.
Regra # 5 – Seja Paciente
Leva tempo para ganhar dinheiro com um blog, geralmente vários meses.
Claro, existem exceções.
Mas para cada história de “sucesso instantâneo” que você lê, existem milhares de outros blogueiros que não ganham uma renda extra por pelo menos 6 meses, se não 12.
Sim, o sucesso pode acontecer da noite para o dia, mas, enquanto isso, a paciência ajudará muito.
Quanto Dinheiro da para Ganhar Criando um Blog?
O interessante do mundo dos blogs é que o Princípio de Pareto também entra em jogo aqui.
Ou, em outras palavras, 20% dos blogueiros ganham 80% do dinheiro.
Portanto, mesmo que você aprenda a ganhar dinheiro com blogs, espere uma forte concorrência no topo.
Outra coisa interessante é que a maneira como os blogueiros veem o “sucesso” é inteiramente subjetiva.
Se você pegar um blog como globoesporte.com, com certeza entra mais de R$ 100.000 mil todo mês na conta deles pelo alto números de visitas ao site.
Mas você deve olhar para os outros blogueiros que ganham entre R$ 2 mil e R$ 10 mil por mês.
Como você se sentiria agora se tivesse um blog que ganhasse R$ 2.000 por mês?
O que esse dinheiro extra faria com sua qualidade de vida?
Você provavelmente veria isso como um enorme sucesso e estaria certo.
Então, o que estou tentando dizer aqui é:
- Gaste menos tempo concentrando-se em quanto dinheiro você pode ganhar com blogs,
- Gaste mais tempo concentrando-se em qual é o seu número de “liberdade”
- Esse número é o quanto você precisa ganhar a cada mês para deixar seu emprego e viver confortavelmente.
E então viva sua vida como achar melhor.
Tudo parece ótimo… mas e sobre os gastos?
A boa notícia é que administrar um blog – mesmo um grande – pode custar quase nada.
Você está basicamente pagando pelos custos de hospedagem, renovação de domínio, conteúdo (se desejar terceirizar) e uma ou duas ferramentas.
Se você está escrevendo todo o conteúdo primeiro, nem está pagando por isso.
Mas vamos dar uma olhada em algumas despesas anuais típicas:
- Registro de domínio: R$ 40
- Hospedagem de sites: R$ 140
- Ferramenta de Email Marketing: R$ 360 (Grátis até os primeiros 500 contatos)
Isso dá a você um total de R$ 540,00 POR ANO para ter um blog profissional.
À medida que seu blog for mais bem-sucedido, você poderá terceirizar parte do trabalho de que não gosta, para se concentrar no que gosta.
Quantas outras empresas você poderia iniciar por menos de seiscentos reais por ano?
E com nada mais que um endereço de e-mail e uma ideia.
5 Lições dos Blogs de Sucesso
Esta informação é uma mistura de dicas e conselhos de alguns dos maiores nomes do mercado de afiliados.
1. Identifique-se
Torne-se o rosto do seu blog, literalmente.
Isso pode parecer estranho no começo, mas os visitantes se identificarão mais com o seu blog se você colocar um rosto humano nele.
Você prefere comprar de um completo estranho ou de alguém que “conhece”?
Exatamente.
2. Seja Consistente
Oh Deus, isso significa que você precisa postar todos os dias?
Não.
Mas você precisa escolher uma programação de publicação e cumpri-la regularmente.
Isso se aplica a escrever postagens de blog, gravar seu podcast, criar vídeos do YouTube etc.
Mesmo que você consiga publicar apenas uma vez por mês, siga esse cronograma como se sua vida dependesse disso.
3. Tenha Múltiplas fontes de Renda
Nunca, nunca, nunca, coloque todos os seus ovos de renda em uma cesta.
Ganhar dinheiro com blogs é sempre impressionante quando você começa.
Minha primeira comissão com blog foi de R$ 30,47, ainda lembro bem.
Mas não fique estagnado.
Depois de obter uma renda estável em tempo integral de uma fonte, comece a investigar outras. Se você está ganhando dinheiro como afiliado da Hotmart, comece a vender espaço para anúncios em seu site, por exemplo.
Ou pense em que tipo de produto digital, conteúdo premium ou curso você poderia lançar.
4. Escolha o Nicho e Domine Ele
Não tente atirar para todos os lados e falar sobre todos os assuntos, porque você não pode.
Você ganhará muito mais dinheiro com um blog sobre como ajudar os alunos a lidar com seus problemas de dívida do que com um blog geral sobre questões financeiras.
Os especialistas sempre superam os generalistas em praticamente todos os aspectos da vida.
5. Invista em Você Mesmo
O maior erro que você verá os novos blogueiros cometerem é que eles esquecem de investir dinheiro em suas pequenas empresas.
Isso geralmente ocorre porque eles temem que o blog não dure, então eles embolsam o máximo de dinheiro possível.
Mas se você não reinvestir em seu blog (conteúdo, anúncios pagos ou o que for), ele não poderá crescer.
Quanto reinvestimento é suficiente?
30% é o que os blogueiros realmente bem-sucedidos reinvestem em seus negócios, mas mesmo 10% é muito melhor do que nada.
Mas… eu não tenho tempo!
Ah sim, claro. Com certeza.
O brasileiro passa em média 3,14 horas por dia nas redes sociais.
Eles passam pelo menos mais 4 horas assistindo TV / Netflix / Amazon Prime.
Você precisa decidir o que é mais importante para você – entretenimento ocioso ou construir um futuro melhor para você e seus entes queridos.
E você pode criar tempo para trabalhar no seu blog simplesmente reduzindo (não eliminando) a quantidade de tempo que você gasta nos programas da Netflix, etc.
Tudo que você precisa é de 30 minutos por dia, todos os dias.
Se você publicar apenas uma postagem de blog por semana, em um ano terá 52 páginas de conteúdo. Em dois anos 104 páginas, etc.
Ganhar dinheiro com blogs não precisa ser um trabalho árduo, mas definitivamente exige que você realmente trabalhe.
Resumo geral
Aí está, seu plano completo de como ganhar dinheiro com blogs.
Daqui a dois anos você poderá estar ganhando dinheiro com um blog lucrativo.
Ou você pode se apegar à Netflix e às mídias sociais pelos próximos 24 meses e acabar, lá na frente, estar desejando ter começado hoje.
Como diz o ditado, o melhor momento para começar um blog foi no ano passado, mas o segundo melhor momento para começar a criar um é agora.