O que é Presença Digital e Qual sua Importância

Presença digital é como sua empresa aparece online. Sua presença na web é composta por vários componentes diferentes e pode ser resumida como a impressão que sua marca causa online por meio de conteúdo, sites, mecanismos de busca e outras mídias e plataformas digitais.

Alguns usuários podem pesquisar um produto ou serviço relacionado e acabar visitando seu site e lendo seu blog.

Outros podem estar navegando no Facebook e encontrar seu perfil de mídia social ou um anúncio pago.

Em todos os casos, os clientes em potencial estão interagindo com sua presença digital. Até mesmo um cliente existente que usa seu chatbot automatizado está experimentando sua presença online.

Elementos de uma presença digital

Como mencionamos, os canais de marketing digital são numerosos e estão em constante expansão atualmente.

Isso significa que as empresas precisam ter uma estratégia de marketing abrangente sobre como desenvolver, implementar, gerenciar e refinar sua presença digital nesses canais.

Os elementos de uma presença digital incluem:

Website

O site da sua empresa é a peça central de uma presença digital. Quando os clientes em potencial desejam saber mais sobre sua marca ou empresa, seu site costuma ser o primeiro lugar para onde eles vão.

Dessa forma, tudo, desde a página Sobre nós até as páginas de destino de produtos e serviços, precisa ser otimizado e refinado.

Isso significa que a marca consistente, informações úteis, design responsivo e navegação de página simplificada são importantes para uma experiência de cliente de alta qualidade.

Com essas qualidades em vigor, você pode ajudar a moldar a imagem da sua marca como autêntica e confiável, causando um grande impacto nos usuários online.

Mídia social

A presença na mídia social é essencial para uma estratégia de marketing digital dos dias modernos.

Os canais sociais são úteis principalmente como um meio de humanizar sua marca e aumentar o reconhecimento.

Cada postagem que você faz no Facebook ou Instagram é uma oportunidade para envolver seguidores, bem como projetar o tipo de identidade de marca que você almeja.

Ter uma presença ativa na mídia social pode permitir que você aprimore sua pegada digital de várias outras maneiras, como fornecer atendimento personalizado ao cliente e construir o recall da marca quando você criar uma tendência ou se tornar viral.

Pesquisa e publicidade paga

Quando os clientes visitam seu site, geralmente o fazem após pesquisar sua empresa ou fazer uma consulta relacionada a seus produtos e serviços.

A forma como você aparece nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa influencia uma presença na web.

Aqueles com melhores resultados para pesquisas gerais ou locais obtêm a maioria dos cliques e, portanto, mais negócios e confiança.

Quanto mais otimizado for o seu site e conteúdo, maiores serão suas chances de se classificar bem.

A publicidade paga também pode fazer com que sua presença online chegue ao público-alvo e aos clientes em potencial.

Os anúncios pagos por clique (pay-per-click), os anúncios gráficos e os anúncios sociais são ferramentas úteis para aumentar o conhecimento da marca e a presença digital.

Conteúdo

Postagens em blogs, e-books, estudos de caso, vendas de uma página, fichas de especificações de produtos – todos esses são ativos de marketing de conteúdo cruciais para construir uma presença digital.

O conteúdo, de várias maneiras, será sua ferramenta mais potente para definir e fortalecer sua presença na web.

Conteúdo de alta qualidade pode ajudá-lo a aumentar suas chances de ter uma boa classificação para termos-chave e envolver clientes em potencial, nutrir leads e se tornar um líder inovador.

Características de uma presença digital de qualidade

A presença digital requer refinamento. As preferências e percepções do cliente são formadas em grande parte por suas interações com os elementos além de uma presença digital.

Para garantir o impacto desejado, certifique-se de que sua presença digital:

  • É unificada e consistente

Uma presença consistente é fundamental para o reconhecimento e a lembrança da marca. O mesmo esquema de cores que você usa em seu site deve ser usado em seu perfil de mídia social e em seus ativos de conteúdo.

Os slogans, imagens, tom e estilo e outros aspectos do marketing digital precisam ser alinhados entre as plataformas e canais.

  • Leva o aspecto físico em consideração

Às vezes, as interações físicas com os clientes podem afetar sua presença digital. Considere showrooming ou varejo interativo. Estes dependem de uma presença física e digital que funcionam como um todo.

As interações com o atendimento ao cliente também podem definir as avaliações geradas pelos usuários, que por sua vez podem apoiar ou prejudicar sua presença na web.

Prepare-se para todas essas interseções de presença digital e física para construir uma marca resiliente.

É otimizada para dispositivos móveis

Até mesmo a presença digital mais cuidadosamente elaborada pode ser interrompida por baixo desempenho em dispositivos móveis.

As páginas do site que não são otimizadas para smartphones ou tablets podem frustrar os clientes.

Um web design atraente é tão importante quanto estar focado nas necessidades do usuário. Use elementos de design para orientar o cliente potencial em seu site.

Cada vez mais, as pessoas procuram serviços ou produtos usando seus telefones celulares.

Certifique-se de que seu site se ajuste automaticamente para funcionar melhor em todos os dispositivos, conhecido como design “responsivo” ou “compatível com dispositivos móveis”.

Os dispositivos móveis apresentam oportunidades, principalmente em relação a aplicativos, pesquisa local e presença nas redes sociais.

Além disso, instale o Google Analytics para monitorar o tráfego para todas as páginas.

Certifique-se de que esteja instalado de uma forma que permita ao serviço monitorar todas as páginas.

Se você já instalou o Google Analytics, dê uma olhada em algumas outras métricas de marketing valiosas que podem ajudá-lo a monitorar a eficácia de sua presença online.

7 maneiras de melhorar sua presença digital

A presença digital requer atenção constante. Concentrar seu tempo e esforço em áreas de melhoria, no entanto, pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo seus recursos e construir uma forte presença digital. Aqui estão 7 dicas para fazer isso:

Não negligencie as pequenas coisas

Muito esforço será feito para otimizar seu site, e por um bom motivo. Mas não deixe que isso aconteça às custas de outros elementos da presença digital.

Por exemplo, os diretórios online e as listagens de pesquisa de empresas devem conter dados precisos, como o horário comercial, locais e informações de contato.

Os clientes que encontram informações desatualizadas ou incorretas podem ter uma experiência negativa com sua marca, o que acaba diminuindo e subvertendo sua presença digital.

Vá além do básico

Embora seja importante não esquecer as pequenas coisas, você também deve se esforçar para fazer mais do que o mínimo.

Em termos de marketing de conteúdo, por exemplo, não pare nas postagens regulares do blog.

Se você deseja realmente aumentar sua presença digital, considere os blogs convidados que podem expandir seu alcance de marketing e demonstrar autoridade e liderança inovadora que ressoam junto aos clientes.

O mesmo pode ser dito para o e-mail. As campanhas de gotejamento são boas, mas um boletim informativo por e-mail que agregue valor às caixas de entrada do cliente pode realmente diferenciá-lo.

Aproveite o conteúdo visual

Seu site precisa de uma impressão forte, otimizada para palavras-chave para as quais você pretende se classificar.

Mas também pode se beneficiar de um conteúdo visual bem produzido que ajuda a transmitir os ideais, a missão e a mensagem de sua marca para clientes em potencial em um nível mais profundo.

Recursos visuais como conteúdo de vídeo e infográficos podem ser ativos de conteúdo impactantes, bem como material altamente compartilhável para mídia social.

Quando você incorpora as imagens, a iconografia e o esquema de cores de sua marca, pode projetar melhor uma presença digital consistente que os usuários online possam reconhecer imediatamente ou associar com confiança, autenticidade e conhecimento.

Seja ativo em várias plataformas sociais

Falando em mídia social, não é apenas no Facebook, Twitter e Instagram que você precisa estar ativo. Existem inúmeras outras plataformas que podem ajudá-lo a construir sua presença digital.

A chave é direcionar as plataformas que seus clientes mais usam. Por exemplo, as marcas B2C podem querer ter perfis no Pinterest ou Snapchat.

Para empresas B2B, um perfil no LinkedIn é uma obrigação, enquanto uma presença no Quora também pode ajudar.

Sempre seja dinâmico

Uma presença digital estática é uma receita para a estagnação da marca. Os algoritmos do mecanismo de busca e as preferências do cliente estão mudando o tempo todo, então sua marca precisa se manter atualizada com uma presença digital relevante.

Isso significa prestar atenção às tendências dos usuários (UX) e outros desenvolvimentos que afetam a forma como sua presença digital é entregue e refinada.

Uma presença digital, como plantas, prospera com atenção e carinho. Com o tempo, você pode criar uma pegada online que coloque sua marca no topo das mentes dos clientes.

Utilize avaliações de clientes

Quer sua empresa atenda a B2B ou B2C, você estará vendendo para um indivíduo. Portanto, estabelecer sua credibilidade e confiança é de suma importância.

Você pode aproveitar o poder de sua presença digital para mostrar aos clientes em potencial que sua empresa é bem informada, confiável e benéfica para eles.

Pedir a um cliente satisfeito para fornecer um depoimento ou uma avaliação é altamente eficaz por dois motivos:

O cliente se sente valorizado em fornecer seu feedback.

Um endosso de terceiros é muito mais valioso do que você falar sobre sua confiabilidade.

Além disso, reserve alguns minutos para responder à avaliação com um simples agradecimento.

Atualize listagens de diretório

Acesse listagens de diretórios online e use o Google Meu Negócio para listar as informações de sua empresa em páginas da web que fornecem links para seu site.

Esses backlinks são chamados de “citações”. Hiperlinks de entrada como esses aumentam digitalmente a reputação da sua empresa quando vêm de páginas da web autorizadas.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

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