Ahrefs Review: Essa ferramenta de SEO vale o Preço?

Esta é minha análise SUPER aprofundada do Ahrefs.

Neste post vou te mostrar:

  • Melhores recursos do Ahrefs
  • Piores recursos do Ahrefs
  • Como o Ahrefs se compara ao SEMrush
  • Se eu recomendo ou não
  • Muito mais

Vamos mergulhar de cabeça.

Minha experiência pessoal com Ahrefs

Antes de entrarmos na minha análise do Ahrefs, quero destacar algumas coisas.

Primeiro , sou usuário pagante do Ahrefs desde agosto de 2012.

Ahrefs – Histórico de assinatura de cobrança

Naquela época, o Ahrefs era basicamente uma ferramenta de link building… e isso era tudo. Desde então, o Ahrefs adicionou uma tonelada de recursos. Muitos dos quais abordarei nesta revisão.

Estou lhe contando isso para ressaltar que não me inscrevi no Ahrefs na semana passada. Tenho usado a ferramenta praticamente todos os dias nos últimos 8 anos ou mais.

Em segundo lugar , você deve ter notado que apareço na página inicial do Ahrefs.

Página inicial do Ahrefs de recursos de Brian

Não: não fui pago pelo Ahrefs para dizer isso. E não tenho nenhum relacionamento oficial com o Ahrefs.

Na verdade, ainda pago pela minha conta Ahrefs todos os meses.

Ahrefs – Assinatura Ativa de Faturamento

Como política, não aceito brindes. Dessa forma, minhas análises (como esta) permanecem imparciais.

Com essas advertências fora do caminho, vamos direto para a revisão.

Pesquisa orgânica: pesquisa de concorrentes de SEO

Esse recurso tem como objetivo encontrar as principais palavras-chave de SEO da sua concorrência.

Ahrefs – Pesquisa de palavras-chave orgânicas

Obviamente, este relatório não corresponderá 100% aos dados do Google Search Console de alguém .

Mas o Ahrefs chega bem perto.

Por exemplo, aqui está o que o Ahrefs relata como minhas principais palavras-chave no Google.

Ahrefs – dez principais palavras-chave

E aqui estão as 10 principais palavras-chave de acordo com o Search Console.

Console do Google – dez principais palavras-chave

Nada mal.

Portanto, o Ahrefs tende a fazer um trabalho sólido ao encontrar palavras-chave para as quais um site é classificado. E estimar quanto tráfego de pesquisa essas palavras-chave geram.

Assim como a ferramenta de backlinks do Ahrefs, a verdadeira força dessa ferramenta vem da classificação e filtragem.

Por exemplo, um dos meus principais concorrentes de SEO é o HubSpot .

Hubspot – Página inicial

Ahrefs afirma que o HubSpot atualmente classifica 1,5 milhão de palavras-chave.

Palavras-chave classificadas do Hubspot

Isso é insano.

Como posso encontrar palavras-chave que façam sentido para mim nessa lista?

Digite: excelentes filtros do Ahrefs.

Esses filtros facilitam a localização de palavras-chave que contenham uma palavra ou frase específica:

Ahrefs – Filtro específico de pesquisa de palavras

Tenha um certo nível de dificuldade de palavras-chave:

Ahrefs – Filtro de dificuldade de palavras-chave

Classificação na posição de snippet em destaque :

Ahrefs – Filtro de snippet de recursos

E mais.

Resumindo: esses filtros facilitam a definição de um conjunto de palavras-chave que funcionam melhor para mim.

Há também alguns mini-recursos dentro da Pesquisa Orgânica que são muito legais.

Por exemplo, “páginas principais” mostra as páginas de um site que geram mais tráfego orgânico.

Ahrefs – Melhores idades

E “domínios concorrentes” mostra os principais concorrentes de SEO de um site.

Ahrefs – Domínios Concorrentes

Dessa forma, você pode encontrar outros sites para fazer engenharia reversa de backlinks ou palavras-chave.

Explorador de palavras-chave: encontre palavras-chave para SEO

A seguir, vamos dar uma olhada no Keyword Explorer, a ferramenta de palavras-chave do Ahrefs.

Ao contrário de muitas outras ferramentas de palavras-chave, o Keyword Explorer não limita você a um mecanismo de pesquisa: o Google.

Você pode usar o Keyword Explorer para encontrar e analisar palavras-chave no YouTube, Amazon, Yandex e Bing.

Ahrefs – Opções de pesquisa do Explorador de palavras-chave

No geral, o Keyword Explorer tem alguns pontos fortes importantes. E algumas fraquezas importantes.

Vamos começar com os pontos fortes. Em primeiro lugar, o Keyword Explorer é ÓTIMO para fornecer uma visão aprofundada de uma palavra-chave específica.

Ahrefs – Explorador de palavras-chave

Este relatório único mostra informações úteis sobre volume de pesquisa, concorrência, CPC, CTR, histórico de posições SERP e muito mais.

Portanto, se você estiver decidindo entre um conjunto de palavras-chave diferentes, esses recursos podem ajudá-lo a encontrar as melhores palavras-chave para você.

Essa é a boa notícia: o Ahrefs é incrível na análise de um termo de pesquisa específico.

A má notícia é que o Ahrefs não é muito bom em apresentar novas ideias de palavras-chave.

Na verdade, recentemente realizamos uma análise em larga escala de uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave .

Ferramenta de pesquisa de palavras-chave – postagem de análise

E descobrimos que o Ahrefs gerou mais sugestões de palavras-chave do que qualquer outra ferramenta.

Ahrefs e SEMrush geram mais sugestões de palavras-chave do que outras ferramentas importantes de SEO

Tudo bem, certo? Bem, na verdade não.

Ao analisar essas sugestões de palavras-chave, você provavelmente notará que muitas delas não têm nenhuma relação com o que você digitou.

Por exemplo, aqui estão algumas ideias de palavras-chave para “dieta paleo”.

Existem algumas ideias de palavras-chave decentes aqui.

Ahrefs – ideias de palavras-chave decentes

Mas também muito lixo para resolver.

Ahrefs – ideias de palavras-chave indesejadas

E é a mesma história para a maioria das palavras-chave. Você tem que classificar uma lista que contém MUITOS termos completamente irrelevantes.

Na minha experiência, SEMrush faz um trabalho muito melhor ao apresentar ideias de palavras-chave relevantes.

SEMrush – variações de palavras-chave

Portanto, se você quiser ir “uma polegada de largura e um quilômetro de profundidade” em uma palavra-chave específica, o Keyword Explorer é 10/10.

Mas se você deseja uma ferramenta que o ajude a encontrar novas palavras-chave para classificação, não acho que ficará 100% satisfeito com o Keyword Explorer.

Auditoria de site: encontre problemas técnicos de SEO

Vamos dar uma olhada rápida no recurso de auditoria de sites SEO do Ahrefs .

Ahrefs – Auditoria do Site

Se você já usou uma ferramenta de auditoria de sites SEO antes, não ficará surpreso com o que encontrará aqui.

Como a maioria das outras ferramentas de auditoria, o Ahrefs dá ao seu site uma “pontuação de saúde” geral.

Ahrefs – Pontuação de integridade da auditoria do site

(Backlinko está apenas em 84%. Preciso trabalhar nisso 🙂)

E você obtém a lista usual de problemas técnicos de SEO para corrigir: meta tags duplicadas, redirecionamentos quebrados, coisas assim.

Ahrefs – Principais problemas de auditoria do site

No geral, esta é uma ferramenta de auditoria de sites SEO muito sólida. É fácil para os novatos em SEO descobrirem rapidamente o que precisam fazer.

Ahrefs – Auditoria de site fácil para iniciantes

E há muitas coisas nas quais os especialistas em SEO podem se aprofundar.

Ahrefs – Problema de especialista em auditoria de site

Além disso, gosto que ele funcione regularmente por conta própria. Dessa forma, não preciso me lembrar de rastejar.

Rastreador de classificação: rastreie suas palavras-chave mais importantes

Agora é hora de analisar o “Rank Tracker”: a ferramenta de rastreamento de classificação do Ahrefs.

Ahrefs – Visão geral do rastreador de classificação

A ferramenta de rastreamento de classificação do Ahrefs é como qualquer outra: insira um monte de palavras-chave. E veja onde eles se classificam no Google. Além disso, você pode acompanhar as mudanças de classificação ao longo do tempo.

O problema é este:

Ao contrário da maioria dos outros rastreadores de classificação, isso não é atualizado todos os dias.

A frequência com que você recebe atualizações de classificação depende do plano escolhido.

Por exemplo, se você usar o Ahrefs Lite, suas classificações de palavras-chave serão atualizadas apenas uma vez por semana.

Ahrefs – Frequência de atualização do plano Lite

Isso não é bom. Se o SEO não for uma grande parte do marketing digital do seu site, verificar suas classificações uma vez por semana pode não ser um grande problema.

Mas se você é um profissional de SEO, precisa ficar no topo de suas classificações 24 horas por dia, 7 dias por semana. Imagine se um cliente ligasse para você e perguntasse como sua classificação mudou hoje. Você precisa de uma ferramenta que possa fornecer essas informações.

E, infelizmente, o Ahrefs não oferece atualizações diárias. O melhor que eles oferecem é “a cada 3 dias” para seus planos de nível superior.

Plano Avançado Ahrefs – Frequência de atualização

No geral, acho que o Ahrefs tem uma ferramenta sólida de rastreamento de classificação. É fácil de usar. E tem uma ótima UI. É uma pena que os dados não sejam atualizados todos os dias.

Comparação de domínios: compare vários sites lado a lado

É aqui que você pode comparar e contrastar os backlinks de até 5 sites diferentes ao mesmo tempo.

Ahrefs – comparação de domínios

Além disso, há um gráfico que você pode usar para ver como o perfil do link de cada site mudou ao longo do tempo.

Ahrefs – Gráfico de linha de comparação de domínios

Seria ótimo se o Ahrefs tivesse esse mesmo recurso para tráfego orgânico. Dessa forma, você poderá ver como o tráfego de pesquisa de vários sites diferentes mudou ao longo do tempo.

Mas por outro lado, acho esse recurso muito legal.

Content Explorer: ferramenta de marketing de conteúdo do Ahrefs

O Content Explorer é semelhante ao “Content Analyzer” do BuzzSumo .

Para usá-lo, digite um tópico. E você obterá uma lista de conteúdo sobre esse tópico com muitos compartilhamentos nas redes sociais, backlinks ou ambos.

Este é definitivamente um recurso útil. E um recurso que SEMrush e Moz Pro não possuem.

Dito isto: não é justo comparar o Content Explorer com a ferramenta BuzzSumo como um todo. O BuzzSumo tem MUITOS recursos interessantes fora do Content Analyzer.

E na minha opinião, o Analisador de Conteúdo do BuzzSumo é muito mais robusto. Por exemplo, você pode ver quem compartilhou um conteúdo específico no Twitter.

Ahrefs – Ver os principais compartilhadores

Algo que você não pode fazer com o Content Explorer.

Então, sim, não é BuzzSumo. Mas o Content Explorer é útil.

Suporte Ahrefs

O suporte pode melhorar ou prejudicar minha experiência com uma ferramenta. Um grande apoio me ajudará a superar obstáculos. E extraia mais valor de cada recurso.

Um suporte ruim pode me deixar coçando a cabeça. E me perguntando o que fazer a seguir.

Agora: eu já fiz um teste rápido de suporte do Ahrefs em minha postagem SEMrush vs.

Postagem Ahrefs VS Semrush

Mas esse teste foi há quase um ano. Então, eu queria ver se o apoio deles ainda é bom.

Para o teste, fiz esta pergunta às 5h56, horário do leste.

Ahrefs – Pergunta de suporte

Escolhi esta pergunta por dois motivos:

Primeiro, eu estava genuinamente curioso sobre isso.

Em segundo lugar, era uma pergunta difícil. Uma pergunta difícil para a qual sua equipe de suporte provavelmente não tinha um script de “copiar e colar”.

E 8 minutos depois, recebi esta resposta:

Ahrefs – Resposta de suporte

Honestamente, não é muito útil. Fiz a pergunta porque não sou super técnico.

Mas a resposta parecia presumir que eu era um programador profissional. Portanto, isso não me deixou mais perto de entender qual era a diferença entre referência de IPs e referência de sub-redes.

Preços Ahrefs

Ahrefs tem quatro planos diferentes, variando de US$ 99/mês a US$ 999/mês.

Ahrefs – Preços

Cada plano tem os mesmos recursos principais .

A diferença é a quantidade de dados que você obtém de cada recurso.

Por exemplo, você pode rastrear 500 palavras-chave no plano Lite. Mas você pode rastrear 10 mil palavras-chave em um plano de agência.

Mesmo recurso. Mas um oferece 50 vezes mais dados para trabalhar.

E é a mesma história para backlinks, palavras-chave, rastreamentos de auditoria de sites e muito mais.

Cada plano oferece o mesmo acesso que qualquer outro plano. Mas quanto mais você paga, mais você pode aproveitar cada recurso.

Nota: existem algumas exceções a esta regra. Por exemplo, você não pode rastrear classificações móveis com um plano Lite. Mas na maioria das vezes, a principal diferença entre cada plano é a quantidade de dados aos quais você tem acesso.

Ahrefs: coisas que eu gosto

Ótima UI e UX: como qualquer ferramenta, pode levar algum tempo para pegar o jeito de usar o Ahrefs. Mas depois que você se acostuma com o Ahrefs, é SUPER fácil encontrar o que você precisa. E geralmente leva apenas um ou dois cliques para chegar lá. Por exemplo, digamos que eu queira ver o detalhamento do texto âncora de um site. Posso ir diretamente para esse relatório na barra lateral:

Ahrefs – âncoras da barra lateral

E é a mesma história para páginas principais, domínios de referência, links quebrados e muito mais.

Dados sólidos: uma ferramenta como o Ahrefs é tão boa quanto seus dados. Quer se trate de volume de pesquisa, backlinks, classificações ou compartilhamentos sociais, os dados no Ahrefs são MUITO bons.

Excelente recurso de auditoria de site: considero a ferramenta de auditoria de site Ahrefs uma das melhores que existem. E até mesmo no mesmo nível de ferramentas especializadas em auditorias de sites.

Aprofundamentos de palavras-chave: se você deseja um mergulho PROFUNDO em uma palavra-chave específica, o Ahrefs Keyword Explorer é para você. Em uma única página você obtém praticamente tudo que precisa para tomar uma decisão sobre uma palavra-chave específica.

“Pequenos recursos” legais: Ahrefs tem uma tonelada de pequenos recursos úteis que não tive espaço para abordar aqui.

Por exemplo, “Link Intersect” revela sites com links para vários concorrentes.

Ahrefs – ferramenta de interseção de links

E “backlinks internos” mostra links internos que apontam para uma página específica.

Ahrefs – backlinks internos

“Lacuna de conteúdo” mostra palavras-chave classificadas por seus concorrentes (mas você não).

Ahrefs – lacuna de conteúdo

Estes são apenas três exemplos. Existem literalmente dezenas de outros.

Ahrefs: coisas que não gostei

Rastreamento de classificação ruim: o Ahrefs atualiza seus relatórios de rastreamento de classificação apenas uma vez a cada 7 dias para seu plano Lite. E uma vez a cada 5 dias para o plano padrão. Na minha opinião, um rastreador de classificação deve ser atualizado todos os dias. Período.

Recursos PPC limitados: Ahrefs tem um conjunto de ferramentas PPC.

Ahrefs – ferramenta PPC

Na minha opinião, é muito bom. E se você administra o Google Ads para seu site e alguns clientes, isso pode ser o suficiente para você. Mas quando se trata de recurso PPC, o Ahrefs não está no mesmo universo do SEMrush.

Sugestões de palavras-chave irrelevantes: tenho uma relação de amor e ódio com o Keyword Explorer. Adoro a profundidade das informações que você obtém sobre uma palavra-chave. Mas odeio não poder usá-lo para descobrir novas ideias de palavras-chave porque há muitas sugestões que não fazem sentido.

Revisão do Ahrefs: o resultado final

Ahrefs é um pacote de software de SEO líder com uma lista robusta de recursos, incluindo análise de backlinks, pesquisa de palavras-chave e auditorias técnicas de SEO. Combine isso com dados de classe mundial e uma interface de usuário excelente, e não é de admirar que o Ahrefs tenha se estabelecido como líder no espaço de software de SEO.

Pessoalmente, uso o Ahrefs diariamente. Geralmente várias vezes por dia. Tornou-se parte da minha rotina de trabalho. Sempre que quero verificar os backlinks de um site, encontrar uma nova palavra-chave ou monitorar minhas classificações, faço login no Ahrefs para obter os dados de que preciso.

No geral, eu recomendo fortemente o Ahrefs. Na minha opinião, é a melhor ferramenta de SEO do mercado atualmente.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

Sobre Mim

Desde 2015 atuamento no Marketing Digital oferecendo serviços e consultorias para empresas que buscam atrair clientes e vender mais pela internet.

Acompanhe nossos Vídeos

CONSULTORIA INDIVIDUAL

Estruture o seu negócio para gerar vendas e atrair clientes pela internet com o mínimo de esforço e investimento.