Esta é minha análise SUPER aprofundada do Ahrefs.
Neste post vou te mostrar:
- Melhores recursos do Ahrefs
- Piores recursos do Ahrefs
- Como o Ahrefs se compara ao SEMrush
- Se eu recomendo ou não
- Muito mais
Vamos mergulhar de cabeça.
Minha experiência pessoal com Ahrefs
Antes de entrarmos na minha análise do Ahrefs, quero destacar algumas coisas.
Primeiro , sou usuário pagante do Ahrefs desde agosto de 2012.
Naquela época, o Ahrefs era basicamente uma ferramenta de link building… e isso era tudo. Desde então, o Ahrefs adicionou uma tonelada de recursos. Muitos dos quais abordarei nesta revisão.
Estou lhe contando isso para ressaltar que não me inscrevi no Ahrefs na semana passada. Tenho usado a ferramenta praticamente todos os dias nos últimos 8 anos ou mais.
Em segundo lugar , você deve ter notado que apareço na página inicial do Ahrefs.
Não: não fui pago pelo Ahrefs para dizer isso. E não tenho nenhum relacionamento oficial com o Ahrefs.
Na verdade, ainda pago pela minha conta Ahrefs todos os meses.
Como política, não aceito brindes. Dessa forma, minhas análises (como esta) permanecem imparciais.
Com essas advertências fora do caminho, vamos direto para a revisão.
Site Explorer: analise o tráfego orgânico e backlinks de um site
Site Explorer é o recurso básico do Ahrefs.
Veja como funciona:
Digite o URL de um site. E obtenha uma visão geral do desempenho geral de SEO desse site (ou página).
Este relatório mostra quantos backlinks o site (ou página da web) possui. Quanto tráfego obtém do Google. Quanto vale esse tráfego. E muito mais.
É basicamente um painel que mostra muitas informações relacionadas a SEO em uma única página.
Dito isto:
Esse recurso consiste, na verdade, em dois recursos principais (backlinks e tráfego orgânico) combinados em um. Então, vamos analisar cada um desses recursos separadamente.
Perfil de backlink: o verificador de backlink Ahrefs
Este recurso mostra o perfil de backlink completo de um site:
Superficialmente, este relatório de backlink é igual à maioria dos outros verificadores de backlink existentes (como SEMrush e Moz Pro).
Como essas outras ferramentas, você insere um URL. E obtenha uma lista de seus backlinks.
O que torna o Ahrefs diferente de outros verificadores de backlinks?
Em primeiro lugar, o Ahefs possui ÓTIMOS recursos de filtragem e classificação.
Isso é sorrateiramente importante.
Por exemplo, digamos que você deseja verificar os backlinks que apontam para um site de grande autoridade, como o NerdWallet.
De acordo com o Ahrefs, o NerdWallet tem 2 MILHÕES de backlinks.
Boa sorte ao passar pelo perfil do link um por um.
Mas digamos que você queira ver apenas links de sites com uma classificação de domínio alta. Ou páginas com uma classificação de URL alta. Você pode fazer isso facilmente.
Ou talvez você queira apenas ver links nofollow . Novamente, isso é fácil de fazer no Ahrefs.
Então, sim, gosto muito dos filtros e das opções de classificação no Ahrefs. É uma grande economia de tempo.
O outro ponto forte da ferramenta de análise de links Ahrefs é que seu índice é ENORME. Além disso, é atualizado o tempo todo.
O que significa que você nunca precisa se preocupar em ver dados de links desatualizados.
Na verdade, o Ahrefs afirma que seu rastreador é o segundo mais ativo (depois do Google, é claro).
Na realidade, o Ahrefs é muito bom em encontrar novos links. Mas não necessariamente o melhor que existe.
Recentemente fiz um teste para ver a rapidez com que Ahrefs, Moz, SEMrush e Majestic encontram novos links.
Descobrimos que o Ahrefs era mais rápido que o SEMrush. Mas não tão rápido quanto Moz ou Majestic.
Resumindo, considero os dados de backlink do Ahrefs confiáveis e atualizados. Mas pelo menos de acordo com meu pequeno teste, está um pouco atrás do Moz e do Majestic em termos de encontrar novos links rapidamente.
No geral, acho que o recurso de análise de backlinks do Ahrefs é um grande ponto forte da ferramenta. É fácil de usar. Atualizações regularmente. E me ajuda a encontrar exatamente o que preciso.
Embora eu passe a maior parte do tempo no Ahrefs analisando o perfil do link de um site. Devo ressaltar que o Ahrefs também tem alguns recursos interessantes relacionados a backlinks que uso de vez em quando.
Por exemplo, às vezes uso o Ahrefs para encontrar novos links que um site acabou de adquirir.
Ou para ver quais páginas tiveram o maior crescimento de links nos últimos 30 dias.
Ambos me ajudam a descobrir que tipo de link building funciona melhor para um site específico.
Pesquisa orgânica: pesquisa de concorrentes de SEO
Esse recurso tem como objetivo encontrar as principais palavras-chave de SEO da sua concorrência.
Obviamente, este relatório não corresponderá 100% aos dados do Google Search Console de alguém .
Mas o Ahrefs chega bem perto.
Por exemplo, aqui está o que o Ahrefs relata como minhas principais palavras-chave no Google.
E aqui estão as 10 principais palavras-chave de acordo com o Search Console.
Nada mal.
Portanto, o Ahrefs tende a fazer um trabalho sólido ao encontrar palavras-chave para as quais um site é classificado. E estimar quanto tráfego de pesquisa essas palavras-chave geram.
Assim como a ferramenta de backlinks do Ahrefs, a verdadeira força dessa ferramenta vem da classificação e filtragem.
Por exemplo, um dos meus principais concorrentes de SEO é o HubSpot .
Ahrefs afirma que o HubSpot atualmente classifica 1,5 milhão de palavras-chave.
Isso é insano.
Como posso encontrar palavras-chave que façam sentido para mim nessa lista?
Digite: excelentes filtros do Ahrefs.
Esses filtros facilitam a localização de palavras-chave que contenham uma palavra ou frase específica:
Tenha um certo nível de dificuldade de palavras-chave:
Classificação na posição de snippet em destaque :
E mais.
Resumindo: esses filtros facilitam a definição de um conjunto de palavras-chave que funcionam melhor para mim.
Há também alguns mini-recursos dentro da Pesquisa Orgânica que são muito legais.
Por exemplo, “páginas principais” mostra as páginas de um site que geram mais tráfego orgânico.
E “domínios concorrentes” mostra os principais concorrentes de SEO de um site.
Dessa forma, você pode encontrar outros sites para fazer engenharia reversa de backlinks ou palavras-chave.
Explorador de palavras-chave: encontre palavras-chave para SEO
A seguir, vamos dar uma olhada no Keyword Explorer, a ferramenta de palavras-chave do Ahrefs.
Ao contrário de muitas outras ferramentas de palavras-chave, o Keyword Explorer não limita você a um mecanismo de pesquisa: o Google.
Você pode usar o Keyword Explorer para encontrar e analisar palavras-chave no YouTube, Amazon, Yandex e Bing.
No geral, o Keyword Explorer tem alguns pontos fortes importantes. E algumas fraquezas importantes.
Vamos começar com os pontos fortes. Em primeiro lugar, o Keyword Explorer é ÓTIMO para fornecer uma visão aprofundada de uma palavra-chave específica.
Este relatório único mostra informações úteis sobre volume de pesquisa, concorrência, CPC, CTR, histórico de posições SERP e muito mais.
Portanto, se você estiver decidindo entre um conjunto de palavras-chave diferentes, esses recursos podem ajudá-lo a encontrar as melhores palavras-chave para você.
Essa é a boa notícia: o Ahrefs é incrível na análise de um termo de pesquisa específico.
A má notícia é que o Ahrefs não é muito bom em apresentar novas ideias de palavras-chave.
Na verdade, recentemente realizamos uma análise em larga escala de uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave .
E descobrimos que o Ahrefs gerou mais sugestões de palavras-chave do que qualquer outra ferramenta.
Tudo bem, certo? Bem, na verdade não.
Ao analisar essas sugestões de palavras-chave, você provavelmente notará que muitas delas não têm nenhuma relação com o que você digitou.
Por exemplo, aqui estão algumas ideias de palavras-chave para “dieta paleo”.
Existem algumas ideias de palavras-chave decentes aqui.
Mas também muito lixo para resolver.
E é a mesma história para a maioria das palavras-chave. Você tem que classificar uma lista que contém MUITOS termos completamente irrelevantes.
Na minha experiência, SEMrush faz um trabalho muito melhor ao apresentar ideias de palavras-chave relevantes.
Portanto, se você quiser ir “uma polegada de largura e um quilômetro de profundidade” em uma palavra-chave específica, o Keyword Explorer é 10/10.
Mas se você deseja uma ferramenta que o ajude a encontrar novas palavras-chave para classificação, não acho que ficará 100% satisfeito com o Keyword Explorer.
Auditoria de site: encontre problemas técnicos de SEO
Vamos dar uma olhada rápida no recurso de auditoria de sites SEO do Ahrefs .
Se você já usou uma ferramenta de auditoria de sites SEO antes, não ficará surpreso com o que encontrará aqui.
Como a maioria das outras ferramentas de auditoria, o Ahrefs dá ao seu site uma “pontuação de saúde” geral.
(Backlinko está apenas em 84%. Preciso trabalhar nisso 🙂)
E você obtém a lista usual de problemas técnicos de SEO para corrigir: meta tags duplicadas, redirecionamentos quebrados, coisas assim.
No geral, esta é uma ferramenta de auditoria de sites SEO muito sólida. É fácil para os novatos em SEO descobrirem rapidamente o que precisam fazer.
E há muitas coisas nas quais os especialistas em SEO podem se aprofundar.
Além disso, gosto que ele funcione regularmente por conta própria. Dessa forma, não preciso me lembrar de rastejar.
Rastreador de classificação: rastreie suas palavras-chave mais importantes
Agora é hora de analisar o “Rank Tracker”: a ferramenta de rastreamento de classificação do Ahrefs.
A ferramenta de rastreamento de classificação do Ahrefs é como qualquer outra: insira um monte de palavras-chave. E veja onde eles se classificam no Google. Além disso, você pode acompanhar as mudanças de classificação ao longo do tempo.
O problema é este:
Ao contrário da maioria dos outros rastreadores de classificação, isso não é atualizado todos os dias.
A frequência com que você recebe atualizações de classificação depende do plano escolhido.
Por exemplo, se você usar o Ahrefs Lite, suas classificações de palavras-chave serão atualizadas apenas uma vez por semana.
Isso não é bom. Se o SEO não for uma grande parte do marketing digital do seu site, verificar suas classificações uma vez por semana pode não ser um grande problema.
Mas se você é um profissional de SEO, precisa ficar no topo de suas classificações 24 horas por dia, 7 dias por semana. Imagine se um cliente ligasse para você e perguntasse como sua classificação mudou hoje. Você precisa de uma ferramenta que possa fornecer essas informações.
E, infelizmente, o Ahrefs não oferece atualizações diárias. O melhor que eles oferecem é “a cada 3 dias” para seus planos de nível superior.
No geral, acho que o Ahrefs tem uma ferramenta sólida de rastreamento de classificação. É fácil de usar. E tem uma ótima UI. É uma pena que os dados não sejam atualizados todos os dias.
Comparação de domínios: compare vários sites lado a lado
É aqui que você pode comparar e contrastar os backlinks de até 5 sites diferentes ao mesmo tempo.
Além disso, há um gráfico que você pode usar para ver como o perfil do link de cada site mudou ao longo do tempo.
Seria ótimo se o Ahrefs tivesse esse mesmo recurso para tráfego orgânico. Dessa forma, você poderá ver como o tráfego de pesquisa de vários sites diferentes mudou ao longo do tempo.
Mas por outro lado, acho esse recurso muito legal.
Content Explorer: ferramenta de marketing de conteúdo do Ahrefs
O Content Explorer é semelhante ao “Content Analyzer” do BuzzSumo .
Para usá-lo, digite um tópico. E você obterá uma lista de conteúdo sobre esse tópico com muitos compartilhamentos nas redes sociais, backlinks ou ambos.
Este é definitivamente um recurso útil. E um recurso que SEMrush e Moz Pro não possuem.
Dito isto: não é justo comparar o Content Explorer com a ferramenta BuzzSumo como um todo. O BuzzSumo tem MUITOS recursos interessantes fora do Content Analyzer.
E na minha opinião, o Analisador de Conteúdo do BuzzSumo é muito mais robusto. Por exemplo, você pode ver quem compartilhou um conteúdo específico no Twitter.
Algo que você não pode fazer com o Content Explorer.
Então, sim, não é BuzzSumo. Mas o Content Explorer é útil.
Suporte Ahrefs
O suporte pode melhorar ou prejudicar minha experiência com uma ferramenta. Um grande apoio me ajudará a superar obstáculos. E extraia mais valor de cada recurso.
Um suporte ruim pode me deixar coçando a cabeça. E me perguntando o que fazer a seguir.
Agora: eu já fiz um teste rápido de suporte do Ahrefs em minha postagem SEMrush vs.
Mas esse teste foi há quase um ano. Então, eu queria ver se o apoio deles ainda é bom.
Para o teste, fiz esta pergunta às 5h56, horário do leste.
Escolhi esta pergunta por dois motivos:
Primeiro, eu estava genuinamente curioso sobre isso.
Em segundo lugar, era uma pergunta difícil. Uma pergunta difícil para a qual sua equipe de suporte provavelmente não tinha um script de “copiar e colar”.
E 8 minutos depois, recebi esta resposta:
Honestamente, não é muito útil. Fiz a pergunta porque não sou super técnico.
Mas a resposta parecia presumir que eu era um programador profissional. Portanto, isso não me deixou mais perto de entender qual era a diferença entre referência de IPs e referência de sub-redes.
Preços Ahrefs
Ahrefs tem quatro planos diferentes, variando de US$ 99/mês a US$ 999/mês.
Cada plano tem os mesmos recursos principais .
A diferença é a quantidade de dados que você obtém de cada recurso.
Por exemplo, você pode rastrear 500 palavras-chave no plano Lite. Mas você pode rastrear 10 mil palavras-chave em um plano de agência.
Mesmo recurso. Mas um oferece 50 vezes mais dados para trabalhar.
E é a mesma história para backlinks, palavras-chave, rastreamentos de auditoria de sites e muito mais.
Cada plano oferece o mesmo acesso que qualquer outro plano. Mas quanto mais você paga, mais você pode aproveitar cada recurso.
Nota: existem algumas exceções a esta regra. Por exemplo, você não pode rastrear classificações móveis com um plano Lite. Mas na maioria das vezes, a principal diferença entre cada plano é a quantidade de dados aos quais você tem acesso.
Ahrefs: coisas que eu gosto
Ótima UI e UX: como qualquer ferramenta, pode levar algum tempo para pegar o jeito de usar o Ahrefs. Mas depois que você se acostuma com o Ahrefs, é SUPER fácil encontrar o que você precisa. E geralmente leva apenas um ou dois cliques para chegar lá. Por exemplo, digamos que eu queira ver o detalhamento do texto âncora de um site. Posso ir diretamente para esse relatório na barra lateral:
E é a mesma história para páginas principais, domínios de referência, links quebrados e muito mais.
Dados sólidos: uma ferramenta como o Ahrefs é tão boa quanto seus dados. Quer se trate de volume de pesquisa, backlinks, classificações ou compartilhamentos sociais, os dados no Ahrefs são MUITO bons.
Excelente recurso de auditoria de site: considero a ferramenta de auditoria de site Ahrefs uma das melhores que existem. E até mesmo no mesmo nível de ferramentas especializadas em auditorias de sites.
Aprofundamentos de palavras-chave: se você deseja um mergulho PROFUNDO em uma palavra-chave específica, o Ahrefs Keyword Explorer é para você. Em uma única página você obtém praticamente tudo que precisa para tomar uma decisão sobre uma palavra-chave específica.
“Pequenos recursos” legais: Ahrefs tem uma tonelada de pequenos recursos úteis que não tive espaço para abordar aqui.
Por exemplo, “Link Intersect” revela sites com links para vários concorrentes.
E “backlinks internos” mostra links internos que apontam para uma página específica.
“Lacuna de conteúdo” mostra palavras-chave classificadas por seus concorrentes (mas você não).
Estes são apenas três exemplos. Existem literalmente dezenas de outros.
Ahrefs: coisas que não gostei
Rastreamento de classificação ruim: o Ahrefs atualiza seus relatórios de rastreamento de classificação apenas uma vez a cada 7 dias para seu plano Lite. E uma vez a cada 5 dias para o plano padrão. Na minha opinião, um rastreador de classificação deve ser atualizado todos os dias. Período.
Recursos PPC limitados: Ahrefs tem um conjunto de ferramentas PPC.
Na minha opinião, é muito bom. E se você administra o Google Ads para seu site e alguns clientes, isso pode ser o suficiente para você. Mas quando se trata de recurso PPC, o Ahrefs não está no mesmo universo do SEMrush.
Sugestões de palavras-chave irrelevantes: tenho uma relação de amor e ódio com o Keyword Explorer. Adoro a profundidade das informações que você obtém sobre uma palavra-chave. Mas odeio não poder usá-lo para descobrir novas ideias de palavras-chave porque há muitas sugestões que não fazem sentido.
Revisão do Ahrefs: o resultado final
Ahrefs é um pacote de software de SEO líder com uma lista robusta de recursos, incluindo análise de backlinks, pesquisa de palavras-chave e auditorias técnicas de SEO. Combine isso com dados de classe mundial e uma interface de usuário excelente, e não é de admirar que o Ahrefs tenha se estabelecido como líder no espaço de software de SEO.
Pessoalmente, uso o Ahrefs diariamente. Geralmente várias vezes por dia. Tornou-se parte da minha rotina de trabalho. Sempre que quero verificar os backlinks de um site, encontrar uma nova palavra-chave ou monitorar minhas classificações, faço login no Ahrefs para obter os dados de que preciso.
No geral, eu recomendo fortemente o Ahrefs. Na minha opinião, é a melhor ferramenta de SEO do mercado atualmente.