Como Ranquear no Youtube e Multiplicar suas Views

Analisamos 1,3 milhão de vídeos do YouTube para entender melhor como funciona o mecanismo de busca do YouTube.

Especificamente, analisamos a correlação entre fatores de classificação – como visualizações, comentários e compartilhamentos – com as classificações do YouTube.

Aprendemos muito sobre SEO do YouTube. E tenho certeza que você também vai.

Aqui está um resumo do que descobrimos:

1. Os comentários parecem ser um fator de classificação influente. Descobrimos que a contagem de comentários de um vídeo está fortemente correlacionada com classificações mais altas.

2. Vídeos mais longos superam significativamente os vídeos mais curtos. A duração média de um vídeo de primeira página no YouTube é de 14 minutos e 50 segundos.

3. Descobrimos que as visualizações dos vídeos têm uma correlação significativa com as classificações .

4. O número de compartilhamentos que um vídeo gera está fortemente ligado às classificações da primeira página do YouTube.

5. Existe uma correlação moderada entre o tamanho do inscrito e as classificações de um canal. Isso significa que mesmo canais pequenos têm a chance de classificar seus vídeos no YouTube.

6. As curtidas de vídeos estão significativamente correlacionadas com classificações mais altas.

7. “Motivado por assinaturas” tem uma correlação razoavelmente forte com as classificações. Portanto, vídeos que resultam em novos inscritos têm vantagem nas buscas do YouTube.

8. Encontramos uma relação muito pequena entre tags de vídeo ricas em palavras-chave e classificações. Isso pode representar o fato de que o YouTube agora pode compreender o conteúdo do vídeo sem a ajuda de metadados.

9. Os vídeos que contêm uma palavra-chave de correspondência exata no título parecem ter uma ligeira vantagem sobre os vídeos que não contêm. Isso significa que incluir uma palavra-chave em seu título pode melhorar sua classificação por uma pequena margem.

10. Não encontramos correlação entre descrições e classificações de vídeos otimizados por palavras-chave.

11. Os vídeos em HD dominam os resultados de pesquisa do YouTube. 68,2% dos vídeos da primeira página do YouTube estão em HD.

Tenho dados detalhados e informações de nossas descobertas abaixo.

Os comentários do vídeo têm uma correlação muito forte com as classificações

O YouTube incentiva os criadores a publicar vídeos que maximizem o envolvimento . Nem é preciso dizer que os comentários são um forte indicador de que as pessoas estão interagindo com seu vídeo.

Mas o YouTube usa os comentários como um sinal de classificação?

Nossos dados sugerem que eles fazem:

gráfico de comentários do youtubeComo você pode ver no gráfico acima, quanto mais comentários um vídeo tiver, maior será sua classificação. Considerando a ênfase do YouTube no envolvimento dos utilizadores, este resultado não é uma grande surpresa.

Principal vantagem: vídeos com muitos comentários tendem a ter melhor classificação no YouTube.

Vídeos mais longos superam vídeos curtos

Quando se trata de SEO de vídeo, você deve criar vídeos curtos? Ou é melhor usar vídeos mais longos que cubram um tópico em profundidade?

Analisamos nossos dados para descobrir.

Nossos dados mostram que vídeos mais longos tendem a superar significativamente os vídeos curtos.

gráfico de duração do vídeo

Na verdade, a duração média da classificação de um vídeo na primeira página do YouTube é de 14 minutos e 50 segundos.

O que está acontecendo aqui?

O YouTube confirmou publicamente que o tempo total de exibição de um vídeo é um sinal importante de classificação.

captura de tela do blog do criador do youtube

Além disso, em 2015, o Google obteve a patente de um algoritmo que usa “tempo de exibição” como sinal de classificação.

Resumindo, o YouTube quer promover vídeos que mantenham as pessoas no YouTube por um longo período de tempo. Vídeos mais longos conseguem isso melhor, daí a preferência por conteúdos de vídeo mais longos.

Outra teoria é que vídeos mais longos fornecem mais valor geral em um único vídeo. Isso se aplica tanto a vídeos de “como fazer” quanto a conteúdos projetados para entreter. O valor que os vídeos mais longos fornecem pode encorajar mais sinais de interação (incluindo comentários e curtidas) que, em última análise, impactam as classificações.

Na verdade, se você fizer uma pesquisa superficial por palavras-chave populares, terá dificuldade em encontrar um vídeo curto (<3 minutos) com uma classificação elevada nos resultados da pesquisa.

resultados de pesquisa do YouTube 2

Principal vantagem: vídeos mais longos têm melhor desempenho na pesquisa do YouTube. O vídeo médio na primeira página dos resultados de pesquisa do YouTube tem 14 minutos e 50 segundos de duração.

Os compartilhamentos de vídeo estão fortemente vinculados a classificações mais altas

O Google negou consistentemente o fato de que os sinais sociais desempenham um papel em seu algoritmo.

No entanto, o algoritmo do YouTube funciona de forma independente do Google. Portanto, existe a possibilidade de o YouTube usar compartilhamentos de redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn como fator de classificação.

Na verdade, descobrimos que os compartilhamentos têm uma forte correlação com classificações mais altas no YouTube:

total de compartilhamentos de vídeoÉ importante observar que usamos o relatório de compartilhamento público do YouTube para esta análise.

compartilhamentos de vídeoPor que isso é importante?

Um dos principais problemas do uso de compartilhamentos sociais como um sinal de classificação é que eles são facilmente manipulados. Qualquer um pode entregar alguns dólares a alguém em troca de compartilhar um conteúdo 100 vezes no Facebook.

Este não é o caso do YouTube.

Ao contrário do compartilhamento de conteúdo usando ícones de compartilhamento social de uma página da web, o YouTube sabe quais usuários compartilham conteúdo de vídeo… e onde eles compartilham.

ícones de compartilhamento social do youtubeEsse rastreamento torna esse sinal muito mais difícil de manipular.

Combine isso com o fato de que o YouTube incentiva os editores a criar conteúdo altamente compartilhável (e que o YouTube reporta compartilhamentos no YouTube Analytics), e você tem uma forte possibilidade de que a relação entre compartilhamentos e classificações seja mais do que uma correlação casual.

Principal vantagem: vídeos altamente compartilhados superam vídeos com menos compartilhamentos.

A contagem de visualizações de um vídeo está significativamente correlacionada com as classificações

As visualizações de vídeos costumavam ser o principal fator de classificação do YouTube.

A ideia era: muitas visualizações = vídeo popular = vídeo de qualidade.

No entanto, o YouTube descobriu que as visualizações muitas vezes servem como um mau indicador da qualidade do vídeo.

Então eles mudaram seu algoritmo para enfatizar fatores como retenção e engajamento de público :

youtube enfatiza o tempo de exibiçãoNo entanto, descobrimos que a contagem total de visualizações de um vídeo continua a ter uma correlação significativa com as classificações.

gráfico de classificação de visualizações de vídeo 2Parece que você ainda precisa de uma massa crítica de visualizações para se classificar no YouTube. (Na verdade, um engenheiro do YouTube afirmou que, embora as visualizações não sejam tão importantes como antes, o YouTube ainda as utiliza ).

Isso porque, sem visualizações, seu vídeo não consegue gerar os outros sinais que o YouTube usa para avaliar a qualidade do seu vídeo (como tempo total de exibição e comentários).

Mas a certa altura, as opiniões têm retornos decrescentes.

É por isso que muitas vezes você vê vídeos de alta qualidade acima dos vídeos de qualidade inferior (mesmo quando o vídeo de qualidade inferior tem significativamente mais visualizações).

exemplo de baixa classificação de vídeo com visualização de vídeoPrincipal vantagem: as visualizações dos vídeos estão significativamente correlacionadas com classificações mais altas do YouTube.

A contagem de inscritos de um canal está moderadamente correlacionada com as classificações

Encontramos uma correlação moderada entre o total de inscritos e as classificações de um canal:

gráfico de inscritos no canalEsta é uma boa notícia se você administra um canal pequeno ou novo.

Ao contrário do Google, que parece ter preferência por grandes marcas , é mais provável que o YouTube classifique o conteúdo “do pequenino”.

Por exemplo, para esta palavra-chave popular, os vídeos de dois canais pequenos superam um vídeo de um canal que tem mais de 2 milhões de inscritos:

classificação com subs baixosEsse tipo de resultado não é incomum no YouTube.

(É claro que canais com milhões de inscritos têm uma vantagem. Mas nossos dados mostram que essa vantagem não é tão significativa quanto você imagina).

Principal vantagem: canais com muitos inscritos têm uma vantagem no YouTube. No entanto, os vídeos de canais menores superam consistentemente os vídeos de canais populares.

Vídeos com muitas curtidas superam vídeos com menos curtidas

Não é nenhum segredo que o YouTube prefere vídeos que envolvam seu público .

E as “curtidas” de vídeos servem como um poderoso sinal de engajamento. Afinal, as curtidas são uma forma coletiva de avaliar como a comunidade do YouTube se sente em relação ao seu vídeo.

Essa é a teoria. Mas o que dizem os dados?

Nosso estudo revelou uma correlação significativa entre curtidas e classificações de vídeos:

gráfico de curtidas e classificações do youtubeIsso sugere que o YouTube pode usar curtidas como um sinal de classificação.

No entanto, como você sabe, correlação nem sempre significa causalidade.

Vídeos com muitas curtidas também tendem a ser de alta qualidade. E vídeos de alta qualidade geram outros sinais de classificação (como retenção de público ) que o YouTube valoriza.

Principal vantagem: o YouTube pode usar curtidas como um fator direto de classificação. Ou pode ser que vídeos muito apreciados gerem outros sinais com os quais o YouTube realmente se preocupa.

Vídeos que resultam em novos inscritos no canal têm classificação superior aos vídeos que não geram inscritos

Se alguém realmente gosta de um vídeo no YouTube, o que provavelmente fará? Inscreva-se nesse canal para que eles possam ver os vídeos futuros desse canal.

Em outras palavras, um vídeo que incentiva muitos novos inscritos é um sinal claro de qualidade.

Não só isso, mas conseguir novos assinantes é uma métrica extremamente difícil de analisar em grande escala.

Claro, você pode fazer com que algumas pessoas (ou bots) se inscrevam em seu canal depois de assistir a um vídeo. Mas é muito mais difícil do que gerar milhares de visualizações ou curtidas falsas.

Sabendo disso, é provável que o YouTube use “baseado em assinaturas” como fator de classificação.

Nossos dados realmente mostraram uma correlação significativa entre “impulsionado por assinaturas” e classificações de vídeo mais altas.

classificações baseadas em assinaturasAssim como acontece com os compartilhamentos, o YouTube exibe o número de inscrições geradas abaixo de cada vídeo:

assinaturas impulsionadas(Os editores podem optar por não mostrar essas informações publicamente).

Como acontece com a maioria das métricas, você pode aumentar o número de inscritos que seus vídeos geram criando conteúdo de vídeo de classe mundial.

No entanto, você também pode pedir aos espectadores que se inscrevam:

inscrever-se CTADescobri que uma frase de chamariz clara para se inscrever aumenta significativamente minhas “inscrições motivadas” em cada vídeo.

Principal conclusão: “Orientado por assinaturas” tem uma correlação razoavelmente forte com classificações mais altas do YouTube.

Tags ricas em palavras-chave têm uma correlação fraca com as classificações do YouTube

Nos primórdios dos vídeos online, plataformas como o YouTube dependiam de metadados para entender o tópico do seu vídeo.

Por exemplo, o YouTube analisaria o título, a descrição, as tags do seu vídeo… até mesmo o nome do arquivo do seu vídeo. Essencialmente, quanto mais texto você anexar ao seu vídeo, melhor.

Hoje, o YouTube pode “ouvir” cada palavra do seu vídeo (sem precisar que você carregue uma transcrição):

transcrição automática do youtube2Sabendo disso, o YouTube ainda usa metadados de tags de vídeo?

Encontramos uma correlação fraca entre tags de vídeo ricas em palavras-chave e classificações:

palavra-chave no gráfico de tagsEmbora as tags não pareçam ser tão importantes como antes, nossos dados mostram que elas ainda causam um pequeno impacto. Portanto, faz sentido usá-los.

(Além disso, o YouTube recomenda que você use tags descritivas . Isso sugere que eles ainda usam tags para entender o conteúdo e o contexto do seu vídeo).

Principal vantagem: incluir a palavra-chave alvo como uma tag pode ajudar nas classificações. Mas o impacto geral das tags parece ser pequeno.

Títulos otimizados para palavras-chave estão ligeiramente correlacionados com as classificações

Tradicionalmente, o título do seu vídeo era um metadado no qual o YouTube colocava muita ênfase.

No entanto, descobrimos que incluir uma palavra-chave exata no título do seu vídeo tem apenas um pequeno impacto potencial nas classificações:

título de correspondência exataEssas descobertas podem significar algumas coisas:

Pode ser que o YouTube tenha diminuído a importância dos títulos dos vídeos. No entanto, isso parece improvável, pois o YouTube afirmou que: “Os títulos contêm informações valiosas para ajudar os espectadores a encontrar seus vídeos nos resultados de pesquisa”.

O mais provável é que o YouTube tenha desenvolvido uma compreensão mais profunda do significado de um título (além da simples correspondência de palavras-chave).

Em outras palavras, eles podem usar uma versão menos sofisticada da pesquisa semântica do Google . Nesse caso, o YouTube não precisaria ver uma palavra-chave específica em seu título para classificá-lo nessa consulta. Um sinônimo faria o trabalho.

Na verdade, é comum ver vídeos com boa classificação no YouTube para palavras-chave populares… mesmo quando não contêm o termo exato no título.

exemplo de resultados de pesquisa do youtubePrincipal vantagem: usar a palavra-chave alvo em seu título pode ajudá-lo a se classificar para esse termo. No entanto, a relação entre títulos de vídeos ricos em palavras-chave e classificações é muito fraca.

Não há correlação entre descrições otimizadas por palavras-chave e classificações para esse termo

Incluir uma palavra-chave na descrição do vídeo ajuda você a classificar esse termo?

De acordo com nossos dados, as descrições otimizadas por palavras-chave não têm nenhum impacto nas classificações:

palavra-chave na descriçãoEssa descoberta contradiz uma “prática recomendada” comum de otimização de vídeo: descrições ricas em palavras-chave.

Existem algumas explicações possíveis para esta descoberta:

Primeiro , assim como acontece com os títulos, o YouTube pode não exigir uma palavra-chave exata em sua descrição para entender do que trata seu vídeo. Por exemplo, digamos que sua palavra-chave alvo seja: “como cultivar tomates”. Usar termos em sua descrição como “cultivo de tomate” e “a melhor maneira de cultivar tomate” também pode funcionar.

Em segundo lugar , existe a possibilidade de o YouTube usar “a palavra-chave aparece na descrição de um vídeo” como um sinal de classificação, mas é tão pequeno que não conseguimos medi-lo. Na verdade, encontramos vários vídeos sem nenhuma descrição com classificação elevada na primeira página. Isso implica que a descrição do seu vídeo não é tão importante quanto os sinais gerados pelo usuário (incluindo visualizações e “inscrições motivadas”).

Terceiro , pode ser que o YouTube agora ignore as descrições dos vídeos como fator de classificação. Isso é improvável, pois o YouTube afirma que: “Descrições bem escritas com as palavras-chave certas podem aumentar as visualizações e o tempo de exibição porque ajudam seu vídeo a aparecer nos resultados de pesquisa”.

Apesar dessa descoberta, ainda recomendo escrever descrições ricas em palavras-chave.

Por que?

Uma descrição otimizada ajuda você a aparecer na barra lateral de vídeos sugeridos, que é uma fonte significativa de visualizações para a maioria dos canais.

Principal conclusão:  não há correlação entre as descrições otimizadas por palavras-chave e as classificações para esse termo. No entanto, ainda recomendo escrever descrições ricas em palavras-chave, pois elas podem ajudar a classificar seu vídeo para termos relacionados (e aparecer como um “vídeo sugerido”).

Vídeos HD dominam a primeira página dos resultados de pesquisa do YouTube

Os vídeos em alta definição ou definição padrão têm melhor desempenho na pesquisa do YouTube?

Descobrimos que os vídeos em HD aparecem com muito mais frequência do que os vídeos em SD na primeira página do YouTube:

Vídeos HDEsses dados podem ser interpretados de duas maneiras:

Primeiro, pode ser que os YouTubers que criam o melhor conteúdo de vídeo também tendam a gravar em HD. Portanto, este é um exemplo de correlação que conta apenas parte da história.

Em segundo lugar, existe a possibilidade de o YouTube ter uma preferência inerente por conteúdo de vídeo HD.

É difícil determinar o impacto total de HD versus SD apenas com base em nossos dados de correlação.

Independentemente disso, a grande maioria dos vídeos com boa classificação no YouTube está em HD. Na verdade, 68,2% de todos os vídeos da primeira página do YouTube estão em HD.

Principal vantagem: os vídeos em HD são significativamente mais comuns do que os vídeos em SD na primeira página dos resultados de pesquisa do YouTube.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

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