Esta é uma lista de 17 estratégias de marketing B2B que estão funcionando muito bem no momento.
Graças às técnicas deste post, meu site atrai 449.058 visitantes únicos todos os meses:
Vamos direto às estratégias.
- 1. Escreva guias definitivos
- 2. Crie um boletim informativo semanal
- 3. Produza peças de conteúdo baseadas em dados
- 4. Avalie o SEO do seu site
- 5. Publique postagens envolventes no LinkedIn
- 6. Lance um canal no YouTube
- 7. Escreva postagens de comparação “VS” no blog
- 8. Publique “Conteúdo Tangencial”
- 9. Crie seus próprios termos do setor
- 10. Dividir páginas iniciais de chave de teste
- 11. Adaptar conteúdo existente
- 12. Almeje palavras-chave com alta intenção de compra
- 13. Mantenha o conteúdo do seu blog atualizado
- 14. Traga de volta leads calorosos com retargeting
- 15. Faça parceria com outras empresas
- 16. Escreva conteúdo para influenciadores em seu nicho
- 17. Crie conteúdo visual
- Bônus nº 1: títulos das perguntas do teste
- Bônus nº 2: crie uma ferramenta útil
1. Escreva guias definitivos
Os guias finais são um dos melhores formatos de conteúdo para empresas B2B.
Por exemplo, este guia definitivo em meu site gera 15.210 visitas todos os meses:
Por que os guias definitivos funcionam tão bem?
Em primeiro lugar, os guias tendem a ser muito longos.
De acordo com uma análise de conteúdo que conduzi com o BuzzSumo , conteúdos mais longos obtêm uma quantidade de compartilhamentos nas redes sociais acima da média.
Na verdade, aquele guia que mencionei anteriormente contém mais de 4k palavras.
O que é MUITO mais longo do que a maioria das postagens de blog no espaço B2B.
Em segundo lugar, os guias cobrem um tópico inteiro em uma única página.
Este é um grande problema.
Os tomadores de decisão B2B estão ocupados. Muito ocupado.
E eles adoram conteúdo “one-stop shopping”: conteúdo que lhes diz tudo o que precisam saber em um só lugar.
Por exemplo, meu guia para pesquisa de palavras-chave tenta atingir todos os pontos-chave que alguém precisa saber: brainstorming de palavras-chave, ferramentas, escolha de palavras-chave e muito mais.
Felizmente, criar um guia definitivo não precisa ser difícil.
Ou complicado.
Tudo que você precisa fazer é combinar várias postagens de blog em uma página ENORME.
Por exemplo, há algum tempo eu queria escrever sobre o tema: “ e-mail marketing ”.
EU PODERIA ter dividido esse tópico em 5 a 10 postagens de blog diferentes. E otimizou cada um em torno de uma palavra-chave de cauda longa .
O problema é: cada uma das postagens do meu blog seria super curta. E não muito aprofundado.
Então, rapidamente percebi que deveria combinar essas postagens curtas em um guia enorme.
Um guia que cobre literalmente todos os ângulos de marketing por email que você possa imaginar… em um só lugar.
Especificamente, transformei cada seção do meu guia (chamei-as de “capítulos”) em uma mini postagem no blog.
Então, eu os combinei. E eu tive um guia épico.
Um guia que está acumulado:
- 35.414 visitantes vitalícios
- 139 backlinks
- 3 mil compartilhamentos sociais
- 245 comentários
2. Crie um boletim informativo semanal
Um boletim informativo semanal por e-mail é ÓTIMO para:
- Crescente reconhecimento da marca
- Direcionar tráfego direcionado para lugares específicos
- Geração de leads
- Lançamento e venda de novos produtos
- E mais
Na verdade, posso traçar uma linha reta entre o crescimento da minha outra empresa B2B ( Exploding Topics ) e nosso boletim informativo semanal.
O truque é criar um formato que permita enviar facilmente uma newsletter toda semana.
Ao mesmo tempo. No mesmo dia.
Ao enviar milhões de e-mails, aprendi que enviar no mesmo dia e horário todas as semanas é enorme .
Dessa forma, os assinantes passam a esperar seus e-mails. O que leva a mais aberturas e engajamento.
Por exemplo, nossos e-mails semanais sobre Tópicos Explosivos cobrem 4 tópicos diferentes a cada semana:
Isso é ótimo para nós porque não precisamos reinventar a roda toda semana.
Basta inserir 4 tópicos. Escreva sobre eles. E clique em “enviar”.
E os assinantes adoram porque sabem o que estão recebendo. É por isso que nossas taxas de abertura tendem a ficar bem acima da média do setor.
Na verdade, nosso boletim informativo recebeu até uma mensagem do fundador da Wired, Kevin Kelly.
E isso não teria sido possível se não tivéssemos seguido uma programação semanal regular para o nosso boletim informativo.
3. Produza peças de conteúdo baseadas em dados
O fato é que:
Qualquer um pode escrever uma postagem no blog.
Qualquer um pode fazer um vídeo.
E praticamente qualquer pessoa pode gravar um podcast.
É por isso que todos esses formatos são SUPER competitivos.
Mas ainda há um formato de conteúdo que é amplamente inexplorado: peças de conteúdo baseadas em dados.
Aqui está um exemplo da vida real do meu site: Como o Google classifica os resultados do Google Lens .
Analisamos os fatores que o Google pode usar em seu algoritmo Google Lens. E escreveu sobre nossos resultados.
Para ser claro: esta peça foi 10 a 20 vezes mais difícil de criar do que uma postagem de lista, estudo de caso ou guia.
Mas esta postagem era “conteúdo original” no sentido legítimo da palavra. É por isso que obteve alguns compartilhamentos nas redes sociais.
E este post já gerou alguns links de blogs influentes na área de marketing digital.
Com isso, aqui estão algumas ideias para conteúdos baseados em dados que funcionam muito bem em B2B:
- Pesquisas com pessoas em seu nicho, como chefes de departamento de TI, CFOs ou profissionais de marketing B2B.
- Classificações das principais empresas ou ferramentas com base na receita, pontuação NPS ou tráfego do site.
- Análise de dados de salários médios, crescimento da indústria ou preços.
4. Avalie o SEO do seu site
SEO é uma das fontes de tráfego mais importantes para empresas B2B.
E, pela minha experiência, a maioria das marcas B2B tende a focar excessivamente em coisas como palavras-chave, conteúdo e backlinks.
Sim, essas coisas SÃO importantes.
Mas TAMBÉM é importante avaliar regularmente a situação de SEO do seu site.
Em outras palavras: uma auditoria de site SEO .
Veja como:
Primeiro, acesse o Google Search Console . E clique no relatório “Cobertura”.
Veja se o seu site apresenta algum erro. Ou páginas “válidas com avisos”.
Nesse caso, o Google fornecerá orientações específicas sobre como você pode corrigir esses problemas.
Você também deseja consultar o relatório de páginas “válidas”.
Isso mostra quantas páginas do seu site o Google indexou.
Se você for como a maioria dos sites, provavelmente encontrará nesta lista páginas que não deveriam ser indexadas. E se isso acontecer com muitas páginas, pode causar inchaço na página. O que pode prejudicar sua classificação geral no Google.
Por exemplo, notei recentemente que muitas de nossas páginas “quase prontas” estavam sendo indexadas.
Estas são páginas que as pessoas veem quando se inscrevem na nossa newsletter. Não há razão para que eles sejam indexados. Então adicionamos rapidamente a tag “noindex” a essas páginas.
Quando terminar de usar o Search Console, recomendo usar uma ferramenta de auditoria de SEO para se aprofundar na saúde técnica de SEO do seu site .
Por exemplo, SEMrush possui um recurso de auditoria de SEO muito útil integrado à ferramenta.
Não importa qual ferramenta você use, você geralmente encontrará problemas (como conteúdo duplicado e meta descrições ausentes) que o Google Search Console não mostra.
5. Publique postagens envolventes no LinkedIn
Não é nenhum segredo que o LinkedIn é A rede social B2B.
(Na verdade, o LinkedIn atingiu recentemente 690 milhões de usuários .)
Questão é:
Como você pode obter tráfego direcionado do LinkedIn?
Publique postagens super envolventes.
Especificamente, postagens de funcionários da sua empresa .
Um estudo do setor publicado no Social Media Today descobriu que as postagens dos funcionários obtiveram 8 vezes mais engajamento do que as postagens da marca.
O que faz sentido: as pessoas querem interagir com outras pessoas nas redes sociais.
Não marcas.
Por exemplo, o fundador da HubSpot, Dharmesh Shah, publica atualizações da empresa em seu LinkedIn.
E como você pode ver, suas postagens recebem uma boa quantidade de comentários e curtidas.
MUITO mais do que a mesma postagem receberia se fosse postada na conta oficial da marca HubSpot.
No meu caso, compartilho anedotas, histórias e lições de negócios no meu LinkedIn.
E minhas postagens no LinkedIn conseguem muito mais engajamento do que Facebook, Twitter… ou praticamente qualquer outra rede social em que eu esteja ativo.
6. Lance um canal no YouTube
83% dos profissionais de marketing em uma pesquisa disseram que o vídeo os ajudou a obter mais leads.
83%!
E se você leva a sério o marketing de vídeo para o seu negócio B2B, definitivamente deseja se concentrar no YouTube.
Isso porque o YouTube tem mais de 2 bilhões de usuários .
Sim, as pessoas visitam o YouTube para assistir a vídeos fofos de gatos.
Mas o YouTube também é o lugar onde os tomadores de decisão vão para aprender sobre tópicos como cadeias de suprimentos, marketing digital, faturamento… e muitos outros tópicos “chatos” de B2B.
Na verdade, meu canal no YouTube é uma das principais fontes de tráfego, leads e vendas para meu negócio B2B.
Não foi fácil. E foi preciso muito trabalho.
Mas hoje, meu canal possui 451 mil inscritos.
E 189 mil pessoas veem meus vídeos todos os meses.
Então, se você deseja lançar seu próprio canal no YouTube, aqui estão dois recursos para você começar.
(Ambos são projetados para ajudar canais com foco em B2B.)
Primeiro, você tem este vídeo do meu canal chamado “Como iniciar (e desenvolver) um canal no YouTube”.
O título praticamente diz tudo.
Mas é basicamente um guia de início rápido para ajudar seu novo canal a entrar no caminho certo no primeiro dia.
Em segundo lugar, você pode conferir o YouTube Marketing Hub .
É uma coleção gratuita de recursos que cobrem tópicos como edição de vídeo, SEO do YouTube e muito mais.
7. Escreva postagens de comparação “VS” no blog
Postagens de blog de comparação “VS” são uma ÓTIMA maneira de chegar aos compradores B2B.
Mas mais importante do que isso: eles permitem que você apareça para clientes em potencial quando eles estão no final do funil de marketing .
Por exemplo, confira esta postagem do ConvertKit .
Como você provavelmente pode imaginar, esta postagem é otimizada em torno da palavra-chave “Mailchimp vs ConvertKit”.
Como você deve saber, Mailchimp é um dos principais concorrentes do ConvertKit no espaço de software de email marketing.
E eles perceberam que as pessoas que pesquisavam “Mailchimp vs ConvertKit” já estavam bem adiantadas na jornada do comprador.
Especificamente, esses clientes em potencial sabiam que queriam um software de marketing por email. Mas eles não tinham certeza de qual era a melhor opção para eles.
Então, eles criaram uma postagem projetada para classificar esse termo.
Uma postagem que descreveu os prós e os contras de cada ferramenta.
Obviamente, esta postagem é tendenciosa a favor do ConvertKit.
Apesar disso, ainda está entre os 3 primeiros do Google em termos de palavra-chave alvo.
Isso ajuda o ConvertKit a chegar às pessoas que estão decidindo entre as duas ferramentas.
Dito isto:
Você não precisa escrever uma postagem que o compare com um concorrente direto.
Você também pode publicar conteúdo que compare e contraste dois conceitos, abordagens ou ferramentas populares diferentes em seu setor.
Aqui está um exemplo real desse tipo de postagem de comparação de VS em meu site.
De acordo com meu Google Analytics, essa única página atrai 2.398 visitantes por mês.
(Principalmente de pessoas que pesquisam “SEO vs “SEM” no Google.)
Resumindo: recomendo adicionar algumas postagens do VS como parte de sua estratégia de conteúdo .
8. Publique “Conteúdo Tangencial”
Conteúdo tangencial é uma maneira elegante de dizer:
“Conteúdo que não está diretamente relacionado ao seu setor”.
Acontece que o Conteúdo Tangencial pode ajudá-lo a obter mais tráfego , compartilhamentos sociais e backlinks de seu marketing de conteúdo.
Na verdade, um estudo publicado na Moz descobriu que o conteúdo tangencial teve um desempenho significativamente melhor do que o conteúdo diretamente sobre o que uma empresa vende.
E esta é uma abordagem especialmente importante para campanhas de marketing B2B.
Afinal, a maioria dos tópicos de conteúdo B2B tem MUITO pouco apelo de massa.
O que pode dificultar a cobertura da imprensa e menções em blogs confiáveis.
É aí que entra o Conteúdo Tangencial. O Conteúdo Tangencial não precisa ser sobre o que você vende ou faz.
Contanto que esteja de alguma forma relacionado, você está pronto para prosseguir.
Por exemplo, publiquei recentemente este conteúdo tangencial em nosso blog.
Meu negócio não tem nada a ver com velocidade de carregamento de páginas, CMSs ou hospedagem na web.
Mas apesar disso, este post foi ÓTIMO.
Na verdade, essa postagem atraiu 22.527 visitas na primeira semana. O que o tornou um dos nossos posts de maior sucesso naquele trimestre.
9. Crie seus próprios termos do setor
Personagens do comprador.
Funis de vendas.
Seminários on-line.
Automação de marketing.
Todos esses são termos que alguém inventou.
E as empresas que criaram esses termos aumentaram o reconhecimento de sua marca cada vez que alguém mencionava seu termo.
Por exemplo, a HubSpot é amplamente creditada com o termo “Inbound Marketing”.
Segundo Semrush, esse termo é pesquisado no Google 12 mil vezes por mês.
E quem você acha que está em primeiro lugar para essa palavra-chave?
Você adivinhou: HubSpot.
Eu mesmo fiz isso em uma escala muito menor.
Em 2013, descrevi uma estratégia de link building chamada: The Skyscraper Technique .
A abordagem acabou pegando. O que me rendeu literalmente centenas de links e menções em blogs confiáveis em meu espaço.
E a postagem onde falei pela primeira vez sobre a técnica do arranha-céu continua direcionando tráfego para meu site.
(Mesmo que essa postagem tenha mais de 7 anos.)
10. Dividir páginas iniciais de chave de teste
O teste dividido ainda é uma das estratégias de marketing B2B mais eficazes que existem.
(Isso se você fizer certo.)
Especificamente, você deseja testar GRANDES mudanças em suas páginas de destino… e não cores de botões diferentes.
Por exemplo, recentemente testamos duas variações diferentes de minhas fotos na página inicial do Backlinko.
Todo o resto era exatamente igual.
E esta pequena mudança nos trouxe… um resultado relativamente pequeno.
Basicamente, um pequeno aumento potencial de 0,23% na taxa de conversão para a versão B.
No início deste ano, testamos duas páginas MUITO diferentes para esta página de inscrição no boletim informativo.
Uma página era curta. O outro foi longo. Uma página usava um título focado em benefícios. A outra manchete era mais aspiracional.
E como testamos duas páginas MUITO diferentes, a página vencedora teve um desempenho 30% melhor que a outra.
Agora que temos um vencedor, testamos variações menores dessa página.
(Por exemplo, cópia de botão diferente.)
Mas teríamos levado meses para obter um aumento de 30% se continuássemos testando pequenas diferenças.
É por isso que você deseja começar com mudanças significativas. Em seguida, teste elementos menores, como cor do botão, texto e layout da página.
Então, sim, o teste A/B ainda funciona.
Mas se você deseja obter ÓTIMOS resultados com testes A/B, certifique-se de testar grandes diferenças primeiro.
11. Adaptar conteúdo existente
A HubSpot relata que as empresas online gastam 46% de seu orçamento de marketing na criação de conteúdo.
E a grande maioria desse conteúdo é usada apenas uma vez .
O que é um desperdício gigante de recursos.
É por isso que cada vez mais empresas B2B estão redirecionando seu conteúdo.
Em outras palavras, eles estão transformando postagens de blog em vídeos. Vídeos em episódios de podcasts. E podcasts em histórias do Instagram.
Resumindo: o reaproveitamento de conteúdo pode proporcionar um melhor ROI sobre o conteúdo que você cria.
Por exemplo, transformei vários dos meus posts populares em vídeos do YouTube.
E juntei esses vídeos em clipes curtos para o LinkedIn.
O que dá ao meu conteúdo múltiplas chances de chegar ao meu público-alvo.
12. Almeje palavras-chave com alta intenção de compra
A parte mais difícil da pesquisa de palavras-chave para SEO não é encontrar palavras-chave.
É escolhê-los.
Na verdade, vejo muitas empresas B2B escolhendo palavras-chave com base quase exclusivamente no volume de pesquisa mensal.
O volume de pesquisa é uma métrica importante para o marketing B2C.
Afinal, as empresas B2C geralmente têm como alvo um grande grupo de clientes potenciais.
Mas no B2B, você geralmente tem um grupo MINÚSCULO de compradores que precisa apresentar.
É por isso que você deseja se concentrar em palavras-chave com alta intenção de compra. Mesmo que essas palavras-chave recebam apenas de 10 a 50 pesquisas por mês.
Por exemplo, verifique esta palavra-chave B2B.
À primeira vista, esta palavra-chave pode não parecer tão boa. Ele recebe apenas de 0 a 10 pesquisas por mês. E é um tanto competitivo.
Mas o CPC dessa palavra-chave é de US$ 45 .
O que mostra que há uma intenção séria do comprador nisso. Caso contrário, as pessoas não dariam lances para esse termo no Google Ads.
Portanto, se você vende uma ferramenta de CRM, esta é uma palavra-chave que provavelmente vale a pena segmentar.
Na verdade, tenho me concentrado mais no CPC. E menos no volume de pesquisa.
Isso me levou a segmentar palavras-chave como esta:
No passado, eu teria filtrado qualquer palavra-chave com volume de pesquisa abaixo de um determinado valor (geralmente 1 mil pesquisas/mês).
Mas percebi há algum tempo que isso foi um erro. E que boa parte dos meus esforços de marketing estava indo para conteúdo com o qual os clientes realmente não se importavam.
Como empresa B2B, não preciso criar conteúdo SEO para as massas. Preciso que meu conteúdo chegue às pessoas certas .
É por isso que tenho publicado menos conteúdo com apelos em massa, como este:
E mais conteúdo que aborda um ponto problemático específico, como este:
13. Mantenha o conteúdo do seu blog atualizado
Muitos blogs B2B têm conteúdo antigo acumulando poeira em seus blogs.
Escusado será dizer que conteúdo desatualizado não terá uma boa classificação no Google.
E se as pessoas ENCONTRAREM esse conteúdo, isso não fará com que queiram se inscrever como leads.
A solução?
Atualize regularmente o conteúdo existente do seu blog.
Agora:
Dependendo de quantas postagens você tem em seu blog, isso pode demorar um pouco.
Mas, pela minha experiência, vale a pena o esforço.
Por exemplo, atualizo este guia de SEO todos os anos.
Eu adiciono novas estratégias. Remova coisas que não funcionam mais. Atualize os exemplos. E tente cobrir as principais mudanças no mundo da otimização de mecanismos de pesquisa.
Essa é uma das principais razões pelas quais este guia continua trazendo um sólido pipeline de visitas a cada mês.
Se você quiser levar essa abordagem para o próximo nível, experimente “ O Relançamento de Conteúdo ”.
É aqui que você atualiza, melhora e publica novamente seu conteúdo antigo como uma nova postagem.
Então, em vez de atualizar uma postagem silenciosamente. Seu relançamento é como se fosse novo.
(E se você fizer alterações significativas o suficiente, a postagem deverá ser basicamente nova.)
Por exemplo, publiquei este post pela primeira vez sobre direitos autorais de SEO em 2015.
Com o passar do tempo, o tráfego para essa página caiu constantemente.
E isso ocorreu principalmente porque a postagem estava totalmente desatualizada.
Então decidi dar uma reformulação completa naquele post. Especificamente, mudei de uma postagem de lista para um guia.
Muito do conteúdo era igual ao post original. Mas também adicionei algumas novas estratégias.
E esse “novo” post foi bem recebido pelo meu público. A maioria dos quais nunca leu a postagem original.
14. Traga de volta leads calorosos com retargeting
Retargeting é uma ótima maneira de exibir seus anúncios para m. SUPER segmentados.
(Especificamente, pessoas que visitaram uma de suas páginas de destino importantes.)
Por exemplo, para Exploding Topics, usamos retargeting de anúncios do Facebook para direcionar os visitantes de volta à página inicial do nosso boletim informativo profissional.
Especificamente, anunciamos para qualquer pessoa que visitou nossa landing page nos últimos 30 dias.
Eu sei que você pode fazer retargeting complicado (por exemplo, você pode personalizar anúncios para refletir a página específica que alguém visitou).
Mas gosto de manter as coisas simples.
Para ser claro: o retargeting geralmente não mudou o jogo para nós.
Mas isso leva a uma série de conversões que provavelmente não obteríamos sem um redirecionamento agressivo.
(Como você pode ver, pagamos muito por teste. Mas isso é B2B para você! 🙂)
15. Faça parceria com outras empresas
As parcerias são uma das táticas de marketing B2B mais subestimadas do planeta.
Na minha experiência, a parceria certa pode levar a:
- Mais leads e referências B2B
- Aumento do conhecimento da marca
- Relacionamentos estratégicos
- Custos de marketing reduzidos
- E mais
Por exemplo, no ano passado nos unimos a Noah Kagan nesta peça.
Noah queria criar uma lista de categorias de produtos em crescimento. E tínhamos dados sobre quais tipos de produtos e negócios tinham demanda em rápido crescimento.
Então criamos uma lista só para Noah. E Noah compartilhou nossa lista com seus assinantes de e-mail.
E até criei um vídeo inteiro sobre a nossa lista.
Esta parceria foi um cenário clássico em que todos ganham.
Noah obteve dados originais que poderia agrupar em um vídeo. E tivemos exposição ao enorme público de proprietários de pequenas empresas de Noah.
16. Escreva conteúdo para influenciadores em seu nicho
Aqui está o acordo:
A maioria dos clientes B2B não possui blogs populares.
Ou grandes seguidores nas redes sociais.
O que significa que eles não compartilharão seu conteúdo com o público.
(Porque eles não têm um.)
É por isso que é importante criar conteúdo que atraia os “ Linkerati ” do seu setor: as pessoas do seu nicho que têm a capacidade de compartilhar e criar links para o seu conteúdo.
Por exemplo, dê uma olhada neste post que publiquei há algum tempo.
Criei este conteúdo pensando no Linkerati do meu setor. Especificamente, pessoas que possuem blogs sobre SEO e marketing digital.
Na verdade, as descobertas desse estudo do setor foram apresentadas no blog da HubSpot:
Obviamente, eu queria que meu público-alvo também obtivesse valor do conteúdo. O que eles fizeram:
Mas meu principal objetivo com essa peça era criar algo que meu “Linkerati” gostaria de compartilhar e criar um link.
17. Crie conteúdo visual
Quando a maioria das pessoas ouve o termo “ conteúdo visual ” pensa: “infográficos”.
E sim, os infográficos ainda podem funcionar em certos casos .
Mas os infográficos são apenas um dos muitos formatos de conteúdo visual que existem.
Há também:
- GIFs animados
- Gráficos
- Visualizações
- Desenhos e esboços
- Fluxogramas
E mais.
Na verdade, o conteúdo visual é PERFEITO para B2B.
Isso ocorre porque muitos tópicos B2B são complicados. Tedioso. Ou ambos.
O conteúdo visual pode ajudar a apimentar as coisas. E torne conceitos difíceis mais fáceis de entender.
Por exemplo, costumo usar alguns gráficos em nossos estudos do setor.
Os gráficos tornam nosso conteúdo melhor. E dão aos nossos “Linkerati” algo que eles podem compartilhar nas redes sociais.
E use no conteúdo do blog.
Bônus nº 1: títulos das perguntas do teste
Quando analisamos 900 milhões de artigos publicados , encontramos algo muito interessante:
As manchetes que continham uma pergunta tendiam a obter cerca de ¼ mais compartilhamentos nas redes sociais do que as manchetes que não continham uma pergunta.
Provavelmente, isso ocorre porque os títulos das perguntas chamam a atenção. E faça alguém querer ver a resposta para essa pergunta.
O que pode levar a uma taxa de cliques mais alta.
Na minha experiência, os títulos das perguntas podem funcionar bem nas redes sociais. Mas também para melhorar o CTR orgânico no Google.
Por exemplo, costumo usar muitas tags de título de pergunta para páginas otimizadas em torno de “palavras-chave de definição”.
(Em outras palavras: palavras-chave que as pessoas usam para descobrir o que é algo.)
Dessa forma, o título da pergunta é uma espécie de leitura de suas mentes.
Por exemplo, esta página do meu site é otimizada em torno da palavra-chave “rich snippets”.
Qualquer pessoa que pesquise “rich snippets” provavelmente está se perguntando o que o termo significa.
E minha tag de título baseada em perguntas permite que as pessoas saibam que obterão uma resposta para suas perguntas candentes.
Bônus nº 2: crie uma ferramenta útil
O lançamento do Exploding Topics realmente abriu meus olhos para o poder do “Marketing de Ferramentas”.
Na verdade, o site Exploding Topics atrai mais de 88 mil visitantes por mês.
Sim, temos um blog. E uma conta ativa no Twitter.
Mas a grande maioria desse tráfego vem do fato de que o site é, em sua essência, uma ferramenta superútil.
A melhor parte?
Esse tráfego tende a aumentar organicamente. As pessoas compartilham nossa ferramenta nas redes sociais. Com seus colegas. Ou com suas equipes de marketing.
Tudo sem que precisemos promovê-lo ativamente.
O que traz um bom pipeline de tráfego direcionado a cada mês.
Vejamos outro exemplo do mundo B2B:
Esta calculadora de remessa da Parcel Monkey.
De acordo com Semrush, esta única página atrai 9,6 mil visitantes do Google a cada mês.
Nada mal para uma ferramenta relativamente simples.