O que faz um Gestor de Tráfego? A Profissão do Futuro!

Para a maioria dos empresários, a equipe de marketing é a espinha dorsal do negócio. Eles trazem leads, convertem tráfego em clientes e têm o poder de melhorar a imagem pública de uma empresa.

Uma equipe de marketing de sucesso é construída em dois pilares: pessoas e clientes.

Isso significa que a forma como suas campanhas de marketing são gerenciadas afeta o sucesso geral de seus negócios.

Para garantir que recursos sejam bem aplicados e estratégias de marketing alcancem os resultados desejados, é fundamental você contar com um profissional especializado nessa área: o gestor de tráfego.

Os gestores de tráfego estudam os hábitos dos internautas e se mantêm atualizados em relação ao mundo digital e as últimas tendências.

Isso lhes permite trazer ideias inovadoras e executar as melhores iniciativas de publicidade.

O monitoramento rigoroso torna os gestores de tráfego indivíduos responsivos que podem diagnosticar rapidamente uma situação para otimizar uma campanha.

Neste artigo, você encontrará muita informação relevante sobre tráfego digital e o que faz um gestor de tráfego para levar sua campanha ao sucesso.

O que é tráfego digital

Existem 3 perguntas-chave no mundo do marketing digital e todas têm a ver com visibilidade on-line e rastreamento de seus clientes para maximizar as vendas:

  • Como levar as pessoas ao seu site? – Direcionando o tráfego
  • Como garantir que os mecanismos de pesquisa descubram seu site? – Maximizando seu SEO
  • Como saber quem foi ao seu site e maximizar seus esforços? – Usando ferramentas de análise

O tráfego digital representa os visitantes do seu site, que são agrupados em diferentes segmentos, dependendo de como eles encontraram você.

Os tipos de tráfego normalmente usados ​​em análises on-line, são:

  • Tipos de URL de tráfego direto , favoritos ou links de mídia que não são rastreados;
  • Anúncios de exibição de tráfego de campanha, campanhas de e-mail, campanhas de mídia social;
  • Tráfego de pesquisa de mecanismos de pesquisa, incluindo pesquisa orgânica e paga;
  • Tráfego de referência de outros sites que têm links diretos para seu site;
  • Tráfego orgânico, que chega ao seu site como resultado de pesquisas não pagas;

Existem 3 resultados de tráfego principais que você pode medir:

Quantidade: número de pessoas que acessam seu site;

Qualidade: demonstrará como seus visitantes se envolveram com seu site, incluindo a taxa de rejeição, que é quantas pessoas clicaram em sua página e depois a fecharam;

Custo do tráfego: quanto custou para você levá-los até lá e fazer alguma coisa? É aí que entra o CPA, que pode ser Custo Por Aquisição ou Custo Por Ação.

Agora que você tem uma compreensão melhor do que é tráfego digital e o que você pode rastrear sobre os visitantes do seu site, conheça o profissional que irá realizar e monitorar essa atividade.

O que faz um gestor de tráfego digital

A principal tarefa de um gestor de tráfego é monitorar os hábitos de navegação dos internautas e incitá-los a visitar um site ou baixar um aplicativo.

Para cumprir sua missão com sucesso, os gestores de tráfego devem ser capazes de se colocar no lugar dos consumidores e prever reações a campanhas promocionais on-line.

Eles seguem um ciclo de procedimentos para ajudá-los a fazer seu trabalho e melhorar constantemente suas escolhas de anúncios e slots digitais.

Os gestores de tráfego começam por elaborar um plano de demonstração de vendas para atrair potenciais clientes ou utilizadores.

Eles constroem sua mensagem e selecionam as mídias ou redes sociais onde os anúncios serão exibidos.

O plano de demonstração varia de acordo com um orçamento predefinido e objetivos de vendas, como o número de vendas, por exemplo.

Após implementar o plano nas redes sociais e nos mecanismos de busca, os gestores analisam os resultados, identificando áreas de melhoria para a próxima campanha.

Por fim, ao longo de todo o processo, eles devem rastrear, analisar e entender os clientes atuais e os futuros clientes que podem atingir.

Levando em conta o tipo de negócio, a marca, o setor, serviços e/ou produtos oferecidos pela empresa, um gestor de tráfego é responsável por implementar as estratégias de marketing digital adequadas para cada situação.

Acompanhar outras mídias e campanhas publicitárias é fundamental para cumprir as missões de um gestor de tráfego.

A função desse profissional alterna entre a web e o marketing.

Um gestor de tráfego deve dominar todas as alavancas do marketing na web, incluindo técnicas de SEO, e-mail, exibição, afiliação ou comparações de preços.

Além disso, deve conhecer os idiomas utilizados pelos navegadores e algoritmos dos mecanismos de pesquisa.

Os gerentes de tráfego devem entender não apenas as ferramentas de rastreamento e publicidade de back-office, mas também os usuários e suas prováveis ​​reações aos plugues de publicidade.

Como ser o melhor gestor de tráfego

Existem alguns conhecimentos que são essenciais para qualquer gestor de tráfego.

Tanto para quem está começando agora quanto para um profissional experiente, esses conhecimentos agregam valor e fazem a diferença entre ser um gestor de tráfego e ser o melhor gestor de tráfego.

Mas com tanta informação disponível hoje, é fácil se perder e não saber para onde direcionar sua atenção e o seu foco.

Além disso, se você não domina essas habilidades, corre o risco de se tornar um gestor muito limitado e com o tempo, ultrapassado.

Saiba o que é necessário para se tornar o melhor na sua área.

Copywriting

Você consegue convencer seu público-alvo por meio do uso estratégico das palavras? Você consegue fazer com que o leitor do seu blog realize as ações que você deseja?

Então você provavelmente já domina algumas das habilidades necessárias para ser um excelente redator.

É importante saber que seu conteúdo pode fazer a diferença na estratégia de marketing de uma empresa, aumentando o número de conversões e sua rede de clientes e potenciais clientes.

O copywriting motiva as pessoas a clicar em um site, diz a elas por que elas precisam comprar o produto e as convence a trocar seu dinheiro por bens e serviços.

O copywriting é a habilidade da escrita persuasiva.

Cada palavra utilizada no texto do seu anúncio deve ter um objetivo. Aprender copy é fundamental para você saber quais palavras utilizar e como construir o seu anúncio.

Você deve saber como conduzir a pessoa do ponto “A” ao ponto “B” através da escrita. Ou seja, fazer com que a pessoa pare de rolar o feed, preste atenção no seu anúncio e execute a ação que você quer.

Se o CTA é um dos principais elementos de um copy, significa que ao longo da jornada do cliente será necessário que o leitor realize alguma ação como assinar uma newsletter, baixar um conteúdo ou apenas continuar no blog e ler outro post, de acordo com a estratégia que foi estabelecida.

É a partir desta técnica que o redator consegue convencer e captar a atenção do visitante de um site ou blog e fazê-lo seguir as instruções que lhe são dadas.

Esse profissional educa e treina a persona sobre determinado produto ou serviço para deixar claro que seu produto é a melhor solução para suas demandas.

Isso é feito por meio da produção de materiais ricos e de qualidade, como postagens em blogs, infográficos, e-books, whitepapers, webinars e assim por diante.

Funil de vendas

Um funil de vendas é uma estratégia de marketing projetada para transformar prospects frios em clientes de longo prazo, canalizando -os em cinco etapas.

O objetivo final não é fazer uma venda, pelo menos não uma única venda. Em vez disso, o objetivo é criar clientes recorrentes com valor vitalício.

Dividir a jornada do comprador em etapas menores, ou seja, estágios, permite que você seja mais preciso sobre como e quando apresentar ofertas.

Para um pequeno empresário, você pode começar com apenas um ou dois produtos.

Para uma grande empresa B2B, você pode ter inúmeras ofertas alimentando a geração de leads e nutrindo novos leads por meio do ciclo de vendas, pipeline de vendas ou equipe de vendas.

Além do topo, meio e fundo, os funis de vendas são tradicionalmente estruturados em torno de quatro estágios:

  • Conscientização

Às vezes chamado de “atenção”, o primeiro estágio do funil de vendas é quando uma marca chama a atenção de novos membros do público-alvo por meio de conteúdo de marketing e/ou uma oferta de base valiosa.

  • Interesse

Aqui, a marca começará a forjar um relacionamento mais profundo com seus clientes potenciais, envolvendo-se mais ativamente no aprendizado sobre seus objetivos e/ou problemas.

Ao fazer isso, você pode começar a fornecer soluções preliminares, permitindo que eles experimentem “ganhos rápidos” – e se tornem mais engajados.

  • Desejo

Os consumidores que chegam a esse terceiro estágio do funil de vendas se convenceram de que, de fato, têm um problema maior que precisa ser resolvido.

Além disso, eles estão chegando à ideia de fazer uma compra para resolver esse problema. Neste ponto, a marca mostra como sua oferta premium pode ser útil.

  • Ação

O estágio final do funil de vendas tem clientes em potencial que decidem comprar (ou não comprar) o produto ou serviço premium da marca.

Você precisará reforçar o valor de sua oferta, bem como as desvantagens de não fazer uma compra.

Esses estágios do funil de vendas descrevem o processo geral pelo qual todos nós passamos – bem como algumas etapas gerais de ação que você deve seguir para manter seus clientes em potencial avançando no funil.

Dependendo do que você está vendendo e de quem é seu público-alvo, convém adaptar cada estágio do seu funil de vendas de acordo.

Se você quer se destacar como gestor de tráfego, essa é uma das principais habilidades que você deve ter: saber construir bons funis de venda. O funil é a base de qualquer negócio, tanto físico quanto digital.

Padrão de comportamento do consumidor

Quantas vezes você já se perguntou: O que devo vestir hoje? Que perfume devo colocar? O que vou almoçar?

Se você pensar bem, tomamos muitas decisões de compra todos os dias sem pensar muito nelas.

Essas decisões, por mais insignificantes que pareçam, mantêm a atenção dos profissionais de marketing.

Porque decodificar os processos por trás das decisões dos clientes significa que podemos usar essas informações para aumentar a receita.

O comportamento do consumidor é o estudo dos consumidores e os processos que eles usam para escolher, usar/consumir e descartar produtos e serviços, incluindo as respostas emocionais, mentais e comportamentais.

Esse estudo incorpora ideias de várias ciências, incluindo psicologia, biologia, química e economia.

Estudar o comportamento do consumidor também ajuda os profissionais de marketing a decidir como apresentar seus produtos de uma forma que gere o máximo impacto.

Compreender como o consumidor se comporta é um dos segredos para alcançar e engajar seus clientes e convertê-los para comprar de você.

Uma análise do comportamento do consumidor deve revelar:

  • O que os consumidores pensam e como se sentem sobre várias alternativas, como marcas, produtos, etc.;
  • O que influencia os consumidores a escolherem entre várias opções;
  • Comportamento do consumidor ao pesquisar e fazer compras;
  • Como o ambiente dos consumidores (amigos, família, mídia, etc.) influencia seu comportamento.

Os profissionais de marketing devem estudar os padrões de compra do consumidor e descobrir as tendências do comprador.

Então, se você sabe construir um bom funil de vendas, se você sabe que tipo de comunicação utilizar em cada etapa do funil e conhece o comportamento do consumidor em processo de compra, você tem o poder de se destacar da grande maioria dos gestores de tráfego, se tornando o profissional que todo proprietário de negócio quer ter.

5 métodos de marketing digital

Existem vários métodos que podem levar as pessoas a visitarem o seu site. Conhecendo-os você pode fazer uma análise e verificar qual é sua melhor escolha, levando em conta seu tipo de negócio e objetivos. São eles:

Campanhas de mídia social

Você usa Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn? Essas plataformas têm maneiras intuitivas e fáceis de configurar campanhas publicitárias nas quais você pode determinar seu orçamento e definir sua meta.

Você pode definir quem deseja alcançar, onde eles moram ou quais são seus interesses, para que você saiba que seu investimento está levando sua mensagem para onde precisa estar.

No entanto, certifique-se de não confiar apenas nas mídias sociais.

Campanhas de e-mail

Você está construindo uma rede de contatos? Envolva-os atualizando-os sobre suas últimas ofertas, notícias e eventos, utilizando plataformas para esse fim.

Publicidade interativa

A publicidade interativa como os banners, por exemplo, tem como objetivo promover uma marca e/ou fazer com que os visitantes do site hospedeiro acessem o site do anunciante.

Parcerias on-line

O marketing de afiliados é um acordo em que um varejista on-line paga comissão a um site externo pelo tráfego ou vendas geradas por suas referências.

Citando alguns exemplos: eBay, Amazon, Not On The High Street e Shopify. Essas empresas podem representar uma ótima maneira de expandir seus negócios.

A construção de links envolve fazer com que outros sites façam links para o seu site, e é uma maneira brilhante de aumentar seu SEO.

Otimizar isso envolve aumentar o número e a qualidade de seus links de entrada.

Marketing de busca

Otimização de mecanismo de pesquisa – SEO: este é o processo de aumentar a visibilidade de um site ou página da web para os usuários de um mecanismo de pesquisa da web.

Publicidade paga por clique – PPC: é um modelo de publicidade na Internet usado para direcionar o tráfego para sites, no qual um anunciante paga a um editor quando o anúncio é clicado.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

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