Com a vasta competição que psicólogos enfrentam, seu consultório precisa de uma estratégia de marketing abrangente para ser encontrado.
O aumento da conscientização sobre os problemas de saúde mental tem aumentado o número de pacientes no setor e a demanda por serviços de psicologia tem se mantido alta nos últimos anos, o que significa que existe uma oportunidade de impulsionar e fazer crescer o seu negócio
Mas seus pacientes provavelmente não precisarão de seus serviços para sempre, por isso é importante encontrar mecanismos que produzam um fluxo constante de novos pacientes.
Conforme pesquisas, cerca de metade dos psicólogos são autônomos, o que significa que devem encontrar seus próprios pacientes.
Ao aplicar as estratégias de marketing adequadas e sem ferir o código de ética da profissão, você pode fazer com que diariamente, mais pessoas conheçam e busquem os seus serviços.
Conheça algumas estratégias que irão reter e atrair novos pacientes.
Construa um site profissional
Se o seu escritório ou centro de psicologia ainda não tem um site, é hora de você contratar um desenvolvedor para ajudá-lo a construir sua presença on-line e ter maior vantagem competitiva.
É um canal poderoso para dar visibilidade à sua atividade, que também servirá de base para você desenvolver uma estratégia completa de marketing digital.
O design do seu site também será importante, pois é como o interior do local onde você atende seus pacientes e eles irão julgá-lo pela sua aparência e funcionamento.
Na verdade, 75% das pessoas julgam a credibilidade de uma empresa com base no design de seu site.
Mas foque principalmente na criação de conteúdos relevantes, pois essa é a tática de publicidade mais eficaz.
Crie um Blog
Integre um blog em seu site e publique conteúdo valioso para seus pacientes, ou seja, conteúdo não comercial, que se concentre em satisfazer os interesses e preocupações de seus pacientes.
Cada postagem em seu blog será uma nova página que os mecanismos de busca podem indexar, o que é um fator que contribui para melhorar o posicionamento do seu site.
Além disso, se o seu conteúdo for de qualidade e fornecer informações de grande valor, será mais provável que seja compartilhado por outras pessoas.
Palavras-chave
Escolha as palavras-chave certas para o seu conteúdo. As palavras-chave são aquelas palavras que os seus potenciais pacientes utilizam para encontrar você, quando realizam uma pesquisa no Google.
Esse é um dos principais fatores que determinam o posicionamento do seu site para uma determinada pesquisa.
Coloque-se no lugar de seu paciente e pense sobre o que ele escreveria no Google para encontrar seus serviços ou informações sobre psicologia.
Mídia social
Use a mídia social para divulgar o conteúdo que você postar em seu blog e também para atrair clientes.
Seu blog também pode ser uma fonte de conteúdo relevante para suas plataformas de mídia social e também é uma boa maneira de gerar mais links e tráfego para seu site. Seus seguidores podem compartilhar ou retuitar suas publicações.
Dentre as plataformas de mídia social em que você deve estar presente, lembre-se que Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram são as mais adequadas para compartilhar suas postagens, pois permitem adicionar links acionáveis.
Vídeos
Use o marketing de vídeo. Segundo pesquisas, 81% das pessoas já decidiram comprar um produto ou contratar um serviço assistindo ao vídeo de uma marca.
Se você se sentir confortável falando na frente de uma câmera, grave a si mesmo, oferecendo vídeos de autoajuda e conselhos gerais sobre os problemas com os quais você lida em seu consultório.
Você pode hospedar seus vídeos em plataformas como YouTube ou Vimeo e compartilhá-los em suas plataformas de mídia social e seu site.
Desta forma, poderá se conectar muito mais com seu público e seus potenciais pacientes se sentirão mais confiantes na hora de solicitar seus serviços, pois já têm uma ideia de como você é e o que você pode oferecer a eles.
Consultas on-line
Várias plataformas oferecem um serviço de videochamada gratuito, como Skype, Appear.in, Google Hangouts ou Whatsapp, entre outros.
As videochamadas permitem quebrar as barreiras do espaço e do tempo e entrar em contato com seus pacientes, onde quer que estejam.
Portanto, sua localização não será mais um fator decisivo para que seus potenciais clientes contratem seus serviços.
Estudos mostraram que a psicoterapia pela Internet é tão ou mais eficaz do que a terapia presencial convencional.
Dessa forma, os pacientes ficam menos intimidados e mais receptivos do que nas sessões presenciais, o que permite que sejam mais honestos e o psicoterapeuta possa oferecer um tratamento melhor.
No entanto, você deve deixar muito claro o funcionamento de suas consultas on-line em relação ao pagamento dos seus serviços.
Em uma página específica do seu site coloque as orientações e as formas de pagamento.
Os benefícios de oferecer consultas on-line podem ser:
- A possibilidade de expandir o raio de atividade para outras localidades geográficas e ainda abranger regiões remotas ou de difícil acesso.
- Mais conforto para seus pacientes, já que eles não precisarão se locomover.
- A possibilidade de expandir seu público. Você pode alcançar aquelas pessoas relutantes que querem manter a discrição como adolescentes por exemplo, além daqueles que apresentam dificuldades para comparecer às consultas no horário comercial normal.
- Seus pacientes poderão acessar suas consultas de uma forma mais usual. Geralmente, o número de faltas às sessões on-line é muito menor do que às sessões presenciais.
Use o marketing por e-mail para fidelizar e reter o paciente. Ele permite que você se comunique de forma direta e personalizada.
Obtenha as informações de contato, geralmente o nome e o endereço de e-mail, de usuários interessados no seu conteúdo ou nos serviços que você oferece.
Ofereça um guia, um ebook, um podcast ou um vídeo exclusivo, que seja muito útil para seus pacientes em potencial e que eles só tenham acesso em troca do preenchimento de seu formulário, deixando seu nome e endereço de e-mail.
Para agilizar o processo e evitar o envio manual de e-mails, você deve conectar os formulários do seu site a uma plataforma de automação de marketing.
Depois de obter seus primeiros leads, deve planejar estrategicamente não apenas o conteúdo dos e-mails que enviará a seus pacientes em potencial, mas também o tempo e a frequência com que enviará suas mensagens.
Feedback
Certamente, mais de uma vez você decidiu comprar um produto on-line e encontrou uma pontuação baseada em estrelas e comentários com avaliações de usuários ou os depoimentos típicos nas páginas da web de serviços.
O boca a boca é uma das ferramentas de marketing mais poderosas no ambiente digital, pois tem influência significativa na tomada de decisão dos consumidores.
Embora possa parecer uma estratégia arriscada, se você conseguir acumular avaliações positivas, elas podem aumentar espetacularmente o seu número de pacientes.
Lembre-se de que, se seus pacientes em potencial não o conhecem, eles mal ouvirão quando você contar a eles sobre o bom trabalho que realiza.
Por outro lado, as informações que um paciente fornecerá não terão mais o rótulo de “publicidade” e serão percebidas como verdadeiras, já que seus pacientes em potencial sabem que não há propósito comercial nas avaliações autênticas.
Criando conteúdo de qualidade
As pessoas não precisam mais entrar em seu escritório para saber como você é, o que faz ou os serviços que oferece.
Na maioria das vezes, as pessoas procuram você diretamente on-line ou encontram você ao realizar uma pesquisa mais ampla.
O marketing de conteúdo é uma forma valiosa de ser notado, encorajar visitantes recorrentes e ser visto como um especialista que pode ajudar a resolver problemas.
O marketing de conteúdo é altamente eficaz, produzindo 54% mais leads do que os métodos tradicionais.
Como terapeuta experiente e qualificado, você tem muito conhecimento e conselhos a oferecer.
Ao fornecer conteúdo gratuito em seu site, é mais provável que você seja encontrado em uma pesquisa e seja reconhecido por oferecer conselhos em que as pessoas podem confiar.
Crie vídeos, podcasts e / ou artigos que:
- Estabeleçam você como uma fonte confiável de especialização para pacientes e outros provedores de saúde.
- Demonstre seu conhecimento, experiência, formação profissional e treinamento.
- Mostre que você entende o que as pessoas estão procurando e como você pode ajudar.
O princípio fundamental da produção de conteúdo é criar valor. Quanto mais útil for o conteúdo, maior será a probabilidade de ser popular entre os mecanismos de pesquisa.
O objetivo de atrair visitantes é fazer com que eles assinem atualizações regulares, leiam outros artigos, forneçam informações como endereço de e-mail, etc., ou entrem em contato com seu consultório.
Exemplos de conteúdos
Considere o seguinte ao criar conteúdo:
Responda aos problemas comuns
- “Estou preocupada com o uso excessivo da Internet por meu filho”.
- “Meu parceiro e eu não nos falamos mais”.
- “Estou tendo problemas para me motivar no trabalho”.
Ofereça conselhos
Que tipo de conselho você está continuamente compartilhando que beneficiaria seu leitor? Responda às perguntas que os clientes costumam fazer quando chegam e explique o processo por trás do seu tratamento e o que o paciente pode esperar ganhar.
Publique regularmente
Artigos interessantes podem chamar a atenção do leitor, mas logo ficam desatualizados. Considere a criação de conteúdo perene que envelhecerá mais lentamente.
- Envolva o seu leitor desde o início.
- Torne o título e o primeiro parágrafo cativantes.
- Almeje a qualidade.
- Revise seu trabalho antes de postar. Verifique a legibilidade, precisão e boa gramática.
- Torne-se uma fonte de verdade.
- Certifique-se de que o que você escreve é respaldado por pesquisas e teorias.
- Evite grandes blocos de texto. O leitor moderno geralmente usa um dispositivo móvel. Parágrafos menores são mais fáceis de ler.
Seu objetivo final é se tornar o mais lembrado quando alguém tiver um problema ou ser facilmente encontrado durante uma pesquisa.
O marketing bem-sucedido também aumentará a consciência de que você existe como profissional e está disponível para ajudar.
Isso tem um efeito positivo na comunidade local e, se você estiver oferecendo serviços especializados on-line, você irá muito mais longe.
Em última análise, as melhores avaliações de sua estratégia de marketing são a receita e a capacidade de atender às necessidades de seus pacientes.