O que é Marketing Visual e Como Aplicar no Seu Negócio

Você já ouviu falar em marketing visual?

Essa ferramenta poderosa pode alavancar ótimos resultados de sua estratégia ao usar os melhores tipos de conteúdo de maneiras inovadoras.

Imagens, vídeos, infográficos e até memes são exemplos de mídia visual que se encaixam em diversos tipos de negócios. Tudo o que você precisa fazer é aprender o que funciona melhor com sua marca, público-alvo e metas.

As pessoas são criaturas visuais por natureza, então, naturalmente, trabalhar com marketing visual é uma abordagem promissora.

Porém, como em qualquer outro recurso, você precisa saber utilizá-lo para obter bons resultados.

No artigo a seguir, você irá conhecer o que é marketing visual, quais práticas recomendadas precisam fazer parte de sua estratégia e descobrirá alguns ótimos exemplos para se inspirar.

O que é marketing visual?

O marketing visual é o uso de imagens, vídeos e outras peças de conteúdo multimídia para fortalecer sua marca e se comunicar com seu público-alvo.

Como parte de uma estratégia de marketing mais ampla, ajuda a descrever certos assuntos e conceitos que, de outra forma, seriam mais difíceis de abordar usando apenas texto.

Graças a todo o progresso que a mídia digital desenvolveu nos últimos anos, muitas são as possibilidades relacionadas ao conteúdo multimídia e ao marketing visual.

Uma marca pode investir seus recursos em infográficos, vídeos interativos, GIFs animados, visualização de dados e outros tipos de conteúdo para se envolver com seu público e obter sucesso.

No entanto, para realmente aproveitar os benefícios do marketing visual, você e sua equipe devem saber como usá-lo da maneira adequada.

Usar apenas imagens e vídeos não vai ser suficiente, pois uma parte muito importante do processo está relacionada às etapas de planejamento e concepção.

Conteúdo de marketing visual mais comuns

Conforme estudos, mais de 90 por cento de toda a comunicação é não verbal. Então, faz todo o sentido incorporar o marketing visual em suas estratégias. Entre outros tipos, os mais utilizados são:

  • Imagens

O marketing visual como um modelo de estratégia leva o conceito de imagens mais longe e incentiva você a encontrar novas maneiras de usá-las para cativar e envolver seu público com seu conteúdo.

  • Vídeos

Com a velocidade da Internet se tornando mais confiável, mesmo em telefones celulares, os vídeos agora podem ser usados ​​para comunicar adequadamente até mesmo o assunto mais complexo ao seu público.

Eles ajudam você a mostrar seu produto, explicar seus planos de serviço e até mesmo adicionar aquele toque humano em entrevistas com clientes.

Além disso, os vídeos são altamente versáteis, pois podem se transformar em quase qualquer tipo de conteúdo.

  • Infográficos

Os infográficos combinam texto e elementos visuais para fornecer informações de maneiras exclusivas.

A prioridade é a concisão e a intuitividade por meio da visualização dos dados. Eles são altamente compartilháveis, o que significa que as pessoas são naturalmente atraídas por eles e geralmente se sentem compelidas a compartilhá-los nas redes sociais.

Existem várias abordagens para infográficos, mas você deve sempre escolher aquela que é apropriada para sua marca e canal – por exemplo, a visualização de dados de trabalho para dispositivos móveis ajuda a criar o conteúdo certo aplicáveis em dispositivos menores.

  • Apresentações

Uma apresentação de slides pode ajudar a transmitir sua mensagem. Os navegadores da Web oferecem suporte a apresentações de slides incorporadas e ferramentas interativas podem conter vários tipos de conteúdo visual dentro de si.

Essa pode ser a melhor escolha se você precisar comunicar muitas informações e manter a identidade de sua marca.

  • Citações

As pessoas gostam de ler citações inspiradoras e impactantes. Isso os torna peças de conteúdo visual muito eficazes e um ajuste perfeito para sua estratégia.

Naturalmente, as próprias citações precisam ser capazes de se comunicar com seu público-alvo e se adequar à sua marca.

  • Memes

Memes são altamente virais e podem ajudar sua marca a alcançar um nível de exposição completamente novo.

As imagens engraçadas que fazem referência à cultura pop, ao cotidiano e a outros assuntos com um toque de humor só podem ajudar a sua marca se você realmente entender o formato e agregar valor à conversa.

Também é importante lembrar que os memes vêm e vão muito rápido, então fique de olho nas redes sociais.

Por que o marketing visual se tornou um uso obrigatório?

Você provavelmente já ouviu o ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Sua base é o próprio alicerce do marketing visual, pois se refere a como há momentos em que as imagens são uma forma mais eficaz de comunicar o que você precisa.

O marketing visual depende da característica humana que nos torna criaturas muito visuais. As pessoas podem reter mais informações olhando imagens em vez de texto.

Na verdade, podemos processar imagens 60 mil vezes mais rápido do que escrever. Este é um fato interessante de marketing visual.

O uso de recursos visuais também tem um grande efeito no marketing de desempenho, pois 60% das pessoas estão mais propensas a considerar a compra de um produto ou a contratação de um serviço que tenha uma imagem nos resultados de pesquisa.

Além disso, as postagens nas redes sociais com imagens têm o dobro do envolvimento daquelas que não têm.

Melhores práticas em marketing visual

O marketing visual se destaca no uso de peças multimídia para ajudá-lo a atingir seus objetivos. No entanto, ele só pode fazer isso se você usar seus elementos de maneira adequada.

Fazendo as escolhas certas ao planejar e executar sua estratégia, você pode aumentar suas chances de alcançar grandes resultados.

Conheça algumas das melhores práticas em marketing visual que você precisa seguir para trabalhar com sucesso em seu conteúdo:

Alinhe visual com textual

Qualquer conteúdo que você criar precisa se adequar ao resto. Ao criar suas peças em marketing visual, todos os seus elementos precisam estar alinhados.

Isso significa ter um equilíbrio saudável entre os recursos que você está usando e o restante de sua estratégia de marketing.

Considere como cada elemento em sua peça de conteúdo de marketing visual interage uns com os outros.

O texto é útil para descrições detalhadas e rótulos curtos. Os elementos visuais podem ajudar a preencher as lacunas deixadas pelo outro e capturar a atenção do seu público.

Se você criar uma peça desequilibrada, pode ser difícil alcançar os resultados que você espera. Evite isso planejando cuidadosamente todos os aspectos de seu conteúdo, tendo o cuidado de permanecer fiel à mensagem e à história de sua marca.

Seja útil

Priorize a entrega de informações úteis ao seu público-alvo. Com tanta competição pela atenção das pessoas na internet, aqueles que ganham geralmente são os que publicam conteúdo útil e relevante.

O marketing visual é uma ótima ferramenta para fazer isso acontecer, portanto, a combinação resultante é altamente benéfica para a sua marca.

Ser útil significa principalmente entender o que seu público precisa. Essas informações são muito valiosas para uma comunicação eficaz com o cliente, mas aqui desempenham o papel crítico de ajudá-lo a antecipar a reação do seu público.

Ao entender o que eles precisam, é mais fácil criar um conteúdo que realmente os ajude. Mas nunca pare de pesquisar, pois gostos e necessidades podem mudar com o tempo e precisam ser refletidos em seu conteúdo.

Seja fiel a sua marca

O marketing visual emprega vários tipos diferentes de conteúdo para transmitir sua mensagem, mas isso não significa que você deve esquecer de permanecer na sua marca.

Mesmo no infográfico mais inovador ou no vídeo interativo, você deve sempre fazer com que sua empresa fale da mesma forma e mantendo os seus valores.

O marketing visual tem tudo a ver com o aproveitamento do poder dos visuais para criar peças de conteúdo mais eficazes.

Uma parte crítica de seu planejamento envolve considerar como sua marca fala, suas cores, formas e designs. Nunca se esqueça de aplicar tudo isso ao criar sua estratégia.

Por fim, permanecer na marca também significa ser fiel às suas mensagens recorrentes. A comunicação com seu público-alvo exige que você seja coerente na maneira como expõe sua marca.

Por exemplo, se você nunca usou o humor como parte de sua estratégia, não faz sentido começar a publicar memes de repente.

Use frases de call-to-actions claras

O marketing visual pode ajudá-lo a levar seus leads em potencial para os próximos estágios na jornada do comprador.

Para fazer isso, certifique-se de empregar a frase de CTA apropriada, considerando seus objetivos individuais e público-alvo.

Criar um CTA estratégico geralmente envolve duas etapas principais. O primeiro é definir para onde você quer que seu público vá depois de consumir aquele conteúdo.

Depois disso, você precisa apresentar a mensagem certa para convencê-los a agir.

Botões grandes e chamativos não são necessariamente a melhor escolha em todos os casos.

Use o estilo da sua marca para mostrar o valor da próxima etapa e orientar o seu público usando um CTA que se encaixa tipo de marketing visual utilizado e na identidade da sua marca.

Reposte e redirecione

Um único conteúdo pode se transformar em muitos outros, dependendo de sua abordagem. Isso é muito verdadeiro para o marketing visual e pode ajudá-lo a obter muito mais valor de suas criações e até mesmo aprender mais sobre os gostos do seu público.

Primeiro, você não precisa se limitar a postar seu conteúdo apenas uma vez. Crie uma programação editorial em que algumas repostagens sejam permitidas, o que ajuda sua mensagem a ser vista por quem a perdeu pela primeira vez.

Em seguida, fique de olho em possíveis remixes que você possa fazer. Um vídeo pode ser transformado em um infográfico ou vice-versa.

Uma única imagem pode assumir outra forma quando combinada com outro conteúdo. O resultado pode obter um desempenho ainda melhor do que os originais.

Evite utilizar o banco de imagens

Todo mundo está cansado de ver as mesmas fotos em todos os lugares. Os executivos sorridentes apertando as mãos. A mulher feliz comendo uma salada.

Imagens de banco de imagens podem prejudicar sua capacidade de se conectar verdadeiramente com seu público e até desvalorizar sua estratégia de marketing visual.

Visual não significa necessariamente fotos de banco de dados. As pessoas podem detectar conteúdo genérico.

Planeje seu marketing em torno das ferramentas que você tem à sua disposição e das pessoas à sua disposição.

Adapte-se a cada plataforma

Ao criar suas peças de marketing visual, nunca se esqueça de adaptá-las a cada canal em que irá publicá-las. Usar o mesmo conteúdo em vários lugares pode prejudicar nossa capacidade de nos comunicarmos adequadamente.

Por exemplo, se você estiver postando um vídeo animado no Instagram, é importante estar atento ao limite de duração.

Além disso, um infográfico pode não funcionar muito bem nessa plataforma devido ao tamanho, mas você pode dividi-lo em várias partes e criar uma postagem em carrossel.

Por causa dessas variações, é importante considerar cuidadosamente onde sua marca está presente e como ela se comunica em cada plataforma. Mais canais significa mais tempo focado em tais adaptações.

Facilite o compartilhamento

Você precisa tornar mais fácil para as pessoas compartilharem seu conteúdo. Às vezes, tudo o que você precisa para aumentar a contagem de ações é oferecer um botão de compartilhamento.

Isso pode exigir algumas alterações na mídia de sua propriedade, como um blog ou site. Evite ser agressivo, pois as pessoas podem ficar ofendidas com isso.

Em vez disso, torne seu botão de compartilhamento disponível, mas não arrogante.

E não se esqueça de marcar adequadamente seu marketing visual para garantir que levem o nome do seu negócio ao atingir novos públicos. Por exemplo, adicione seu logotipo ao seu infográfico e até mesmo a URL do seu site.

Conclusão

O marketing visual pode ajudar você a alcançar bons resultados quando você usa boas ferramentas para criar seu conteúdo.

Certifique-se de escolher uma ferramenta que o ajude a planejar suas estratégias criativas e tenha os recursos de que você precisa para criar o que sua marca exige.

Uma boa maneira de ter certeza de que uma ferramenta é promissora é observar os resultados que as pessoas produziram ao usá-las. Tente procurar resultados semelhantes aos que deseja criar.

Você também pode usar a combinação de texto e imagens para criar belas composições que cativam o público e podem até mesmo se tornar virais.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

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