Facebook Ads é uma plataforma do Facebook utilizada geralmente por empresas para divulgar anúncios pagos.
O componente essencial desta definição é a palavra “pagos”. Você pode postar em sua página do Facebook gratuitamente, mas não terá condições de saber quem viu sua postagem.
Um anúncio pago permite que você segmente seu anúncio para um determinado grupo, podendo ser tão específico ou abrangente quanto desejar.
Em média, os usuários do Facebook passam 35 minutos por dia na rede, que é o segundo maior tempo gasto em qualquer plataforma de mídia social.
O Facebook Ads funciona em um modelo de publicidade pay-per-click , também conhecido como custo por clique, em que você tem que pagar à rede cada vez que um usuário clica em um anúncio.
A publicidade no Facebook Ads ajuda os profissionais de marketing a aumentar a visibilidade de seus anúncios, criar consciência da marca e medir métricas e metas de campanha claramente definidas.
Devido à sua crescente base de usuários e ao alto número de opções de segmentação de público disponíveis, o Facebook se estabeleceu como líder em publicidade em mídias sociais.
Quando bem feita, a publicidade no Facebook Ads ajuda as empresas B2B e B2C a alavancar a publicidade paga para obter novos leads e convertê-los em clientes.
Por que você deve escolher usar anúncios do Facebook Ads?
Com o aumento do número de usuários ativos mensais do Facebook e a capacidade da rede social de atingir seus clientes com base em inúmeras variáveis, a execução de campanhas pagas parece uma escolha óbvia para a maioria dos profissionais de marketing.
Isso significa que seus anúncios têm uma chance maior de serem vistos por seu público-alvo. E, como o Facebook Ads coleta muitos dados do usuário como idade, localização e interesses, você pode criar anúncios e páginas de destino pós-clique perfeitamente adaptadas a eles.
As principais vantagens de anúncios Facebook Ads, são:
Crescente tamanho do público
O Facebook agora tem mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês e além disso, o Audience Insights do Facebook torna muito mais fácil para os profissionais de marketing restringir seu público-alvo.
Atenção
As pessoas passam muito tempo nas redes sociais. Os profissionais de marketing podem aproveitar esse tempo para colocar os anúncios certos diante das pessoas certas.
Opções de segmentação
As ofertas do Facebook Ads permitem que as empresas segmentem os usuários por localização, dados demográficos, idade, sexo, interesses, comportamento e muito mais.
O sucesso dos anúncios do Facebook reside na criação da lista de público-alvo certa que consegue ver seus anúncios, criando campanhas relevantes de alta qualidade e conectando-os a páginas de destino pós-clique.
Público semelhante
Público semelhante é uma outra categoria dentro de sua lista de público-alvo personalizado. O Facebook então encontra pessoas que são semelhantes à fonte, ou se parecem com elas, pois são mais propensas a responder positivamente aos seus anúncios.
Você pode escolher o tamanho de seu público semelhante durante o processo de criação do anúncio.
Público salvo
O Facebook Ads permite que você salve um público que você criou para uma campanha publicitária e use-o para campanhas futuras, criando um público salvo.
Criar um público salvo ajuda você a economizar tempo, pois não é necessário restringir uma lista de público-alvo para cada campanha.
Você pode então usar as opções de segmentação para selecionar um público-alvo se estiver executando e gerenciando várias campanhas ao mesmo tempo e editar seu público salvo em sua página de públicos.
Opções de segmentação de anúncios do Facebook Ads
Você pode segmentar públicos para seus anúncios usando as opções de segmentação que cobrem os seguintes parâmetros:
- Demografia
- Interesses
- Comportamentos
- Conexões
- Remarketing
O Facebook Ads oferece a oportunidade de segmentar suas listas de público-alvo usando várias opções de segmentação e coletar insights, permitindo que você crie anúncios que provavelmente despertarão o interesse e obterão um clique.
Configurando publicidade no Facebook Ads
Para começar a veicular suas campanhas de publicidade, você precisa considerar alguns fatores:
Meta de negócios
A meta de negócios define por que você está exibindo anúncios.
Compreensão do seu público-alvo
Faça alguma pesquisa de público para descobrir quem é o seu público-alvo, para que possa escolher as opções certas de segmentação.
Orçamento
Defina seu orçamento para os anúncios.
Fotos / vídeos para os anúncios
Capture as fotos ou vídeos que deseja exibir em seus anúncios do Facebook.
Estrutura das campanhas do Facebook Ads
A estrutura de publicidade do Facebook Ads possui três camadas, que são:
Campanha
As campanhas estão no nível mais alto e podem incluir vários conjuntos de anúncios, mas cada campanha deve ter um objetivo exclusivo.
Se você tiver vários objetivos de campanha, como aumentar as inscrições de avaliação gratuita e obter mais downloads para um e-book por exemplo, o ideal é executar duas campanhas.
Conjunto de anúncios
Os conjuntos de anúncios incluem vários anúncios e têm segmentação por público-alvo, orçamento, programação e canais de anúncio exclusivos. Você pode usar um conjunto de anúncios para o teste A / B do Facebook Ads.
Anúncio
O anúncio é a menor unidade da campanha. Os anúncios têm URLs, imagem e cópia separados.
Como criar e otimizar campanhas no Facebook Ads
Para publicar suas campanhas, você deve seguir as seguintes etapas:
Objetivo
Tenha em mente o objetivo da sua campanha. Ao definir metas para seus anúncios, você deve saber o que está tentando alcançar para futuramente medir os resultados.
Por exemplo, se o objetivo de sua campanha publicitária é aumentar os downloads de e-books, você pode definir a meta de 200 downloads para o primeiro mês.
O Gerenciador de anúncios do Facebook Ads oferece alguns objetivos de campanha, como:
- Conscientização da marca
- Tráfego
- Geração de leads
- Conversões
- Vendas do catálogo de produtos
- Visitas à loja
Título
Atribua um nome à sua campanha. Caso você esteja executando várias campanhas no Facebook Ads, adicione uma data ao lado do nome, para que possa navegar facilmente entre as diferentes campanhas.
Segmentação
Configure a segmentação por público-alvo e se você já executou campanhas publicitárias anteriores no Facebook Ads, tem a opção de usar um público salvo.
Se esta é sua primeira campanha de anúncios, você pode simplesmente criar um novo público-alvo no Facebook.
O Facebook também oferece a opção de direcionar anúncios para públicos-alvo personalizados, ou seja, pessoas que já conhecem sua empresa.
Você pode criar uma lista de público-alvo personalizada para exibir anúncios aos usuários que já estão em seus contatos, o que inclui os visitantes do seu site ou usuários atuais do aplicativo.
Você também pode escolher a opção de segmentação detalhada, o que permite refinar o grupo de pessoas que vêem seus anúncios. Além disso, pode adicionar informações demográficas, interesses e comportamentos.
Você pode obter ainda mais foco com suas opções de segmentação, adicionando critérios às opções “Incluir pessoas” e “Excluir pessoas”.
Depois de selecionar os critérios, o Facebook incluirá ou excluirá automaticamente as pessoas que atendem a pelo menos um dos critérios adicionados.
Ao restringir as listas de público-alvo, tome cuidado para não torná-lo muito específico, pois isso pode torná-lo muito pequeno para ser eficaz.
O Facebook otimiza automaticamente o público-alvo que você cria, então você não precisa se preocupar muito em refinar ainda mais o seu público.
Posicionamento
Defina o posicionamento do anúncio. Onde seu anúncio aparece no Facebook Ads é chamado de canal de anúncio.
Os anúncios podem aparecer como postagens patrocinadas entre postagens regulares. Eles também podem aparecer na coluna do lado direito do Facebook.
Os anúncios também podem ser exibidos em artigos instantâneos no aplicativo móvel do Facebook e no Messenger.
Outro canal de anúncio é os vídeos in-stream quando seus anúncios aparecem como vídeos curtos tanto no Live Video quanto no Video on Demand.
O objetivo da campanha que você selecionou determina quais canais de anúncio estão disponíveis para você.
O Facebook Ads pré-seleciona e recomenda o uso da opção “Posicionamento automático” que mostra seus anúncios nos canais em que provavelmente terão melhor desempenho para o público selecionado.
Os posicionamentos automáticos de anúncios no Facebook Ads podem incluir Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger.
Você também pode selecionar a opção “Editar canais” e remover os canais de anúncio que não preferir. No entanto, isso reduz o número de pessoas que veem os anúncios, dificultando o cumprimento de suas metas de marketing.
Orçamento
Esta etapa envolve a seleção de um orçamento, programação de seus anúncios, otimização para entrega de anúncios, valor do lance e tipo de entrega de anúncio.
O orçamento é o valor que você deseja pagar para exibir seus anúncios. Orçamentos são uma ferramenta de controle de custos, ajudando a controlar os gastos gerais de um anúncio definido da mesma forma que os lances ajudam a controlar o custo por resultado.
Ao definir um orçamento, você não compra anúncios ou não tem a capacidade de exibi-los ao seu público-alvo. Você está apenas informando ao Facebook quanto você deseja gastar em anúncios.
O orçamento que você seleciona é diferente do valor gasto.
Além disso, cada conjunto de anúncios tem um orçamento separado. Isso é importante se você tiver mais de um conjunto de anúncios ativo.
Existem duas opções disponíveis em termos de seleção de orçamento:
Orçamento diário
É o valor médio que você deseja gastar por dia em um conjunto de anúncios.
Como o valor que você está definindo é um valor médio, o valor realmente gasto diariamente pode variar para diferentes dias, dependendo das oportunidades de anúncios que o Facebook vê para obter melhores resultados.
Por exemplo, se você definir um orçamento diário de R$ 30,00 alguns dias o Facebook pode gastar R$ 14,00 e, em outros dias, pode gastar R$ 7,00.
O Facebook gasta mais do seu orçamento diário em um dia com mais oportunidades de resultados e menos em um dia com menos oportunidades.
Orçamento vitalício
O orçamento vitalício é o valor que você deseja gastar durante toda a duração de seu conjunto de anúncios.
Se você selecionar a opção “Entrega padrão”, o Facebook Ads gasta o orçamento vitalício de maneira uniforme durante o tempo de execução de seu conjunto de anúncios.
Semelhante aos orçamentos diários, o Facebook opta por gastar quantias variadas em dias diferentes, dependendo das oportunidades de anúncio.
No entanto, se você escolher a opção “Entrega acelerada” e “Orçamento vitalício”, todo o orçamento pode ser gasto em menos de um dia.
Depois de escolher seu orçamento, não o altere com muita frequência, pois isso pode afetar negativamente o desempenho do anúncio.
Isso acontece porque o Facebook precisa reaprender a melhor forma de veicular seus anúncios para que você obtenha o máximo de seu orçamento recém-selecionado.
Cronograma
A programação determina se o conjunto de anúncios será executado continuamente a partir de uma determinada data selecionada ou dentro de um intervalo de datas selecionado.
Se você selecionou um orçamento vitalício, o conjunto de anúncios deve ter uma data de término. Isso permite que o Facebook gaste o orçamento selecionado e acompanhe a entrega do conjunto de anúncios de maneira uniforme durante a vida útil da campanha.
Enquanto com um orçamento diário, você não precisa definir uma data de término, pois o Facebook continuará exibindo o conjunto de anúncios até que você pause a campanha ou alcance o limite de gastos da conta.
Otimização para entrega de anúncios
Esta opção permite que você escolha como deseja que o Facebook Ads direcione seu público com base no que você está tentando alcançar.
A opção que você seleciona afeta quem vê seus anúncios, para obter os melhores resultados com o menor custo possível.
Por exemplo, com “Cliques de link”, os anúncios são direcionados às pessoas com maior probabilidade de clicar em seus anúncios.
Lances
O lance é o valor monetário associado a cada conjunto de anúncios. O valor representa quanto você deseja pagar pela opção de “Otimização para entrega de anúncios” que você escolher.
Seus lances são combinados com dois outros fatores: taxas de ação estimadas e qualidade e relevância do anúncio.
A combinação desses três fatores é inserida nos leilões de anúncios do Facebook, que determinam quais anunciantes podem exibir anúncios.
Portanto, o anúncio que vence o leilão e é mostrado é aquele com o maior valor total pela combinação dos três fatores.
Lance do anunciante
Ao selecionar o valor do lance manual, você insere um lance com base no valor dos resultados para você. Isso depende da otimização para entrega de anúncios selecionada.
Portanto, você representa o quanto valoriza o resultado para o qual seu conjunto de anúncios é otimizado por meio do lance.
É melhor dar um lance de valor real ou mais alto para obter os melhores resultados.
Taxas de ação estimadas
Cada conjunto de anúncios é otimizado para uma ação. O Facebook estima as taxas de ação com base na probabilidade de o público-alvo realizar essa ação.
A taxa de ação estimada determina a diferença entre um anúncio ser geralmente relevante para os interesses de alguém e provavelmente convencê-lo a realizar a ação para a qual você está otimizando.
O Facebook baseia as estimativas nas ações anteriores do público-alvo e nos dados históricos de desempenho do seu anúncio.
Qualidade e relevância do anúncio
O Facebook calcula a qualidade e a relevância do anúncio com base no interesse do seu público-alvo em ver o anúncio em termos de qualidade geral e relevância específica.
Um anúncio que recebeu muitos comentários negativos diminuirá seu valor total. Por outro lado, se o público-alvo estiver interessado no anúncio, isso aumentará o valor total do anúncio.
Verifique a pontuação de relevância do seu anúncio para ver como o público está reagindo a ele. A pontuação de relevância é um número entre 1 e 10, e o feedback positivo e negativo de um anúncio será mostrado como uma classificação de baixa, média e alta.
A pontuação de relevância é um número relativo, o que significa que o valor mede apenas a relevância do seu anúncio em comparação com outros anúncios que segmentam o mesmo público.
Para determinar o vencedor de um leilão de anúncios, o Facebook padroniza o lance do anunciante, as taxas de ação estimadas e a qualidade e relevância do anúncio para levar em conta diferentes objetivos de otimização e, em seguida, combiná-los em um valor total.
O anúncio com o maior valor total vence e é mostrado ao público.
Agendamento de anúncios
O Facebook permite que você agende anúncios para horários e dias específicos da semana. Você pode optar por veicular anúncios o tempo todo ou optar por veicular anúncios em uma programação específica.
Uma coisa a se considerar na programação de anúncios é a rotação para o público, então, se você não os convenceu com um anúncio, há uma chance de fazê-lo com outro.
Você também deve definir um limite de frequência, para que a mesma pessoa não veja anúncios idênticos várias vezes, o que causa cegueira do banner.
Tipo de entrega
O tipo de entrega determina como o Facebook gasta seu orçamento. Existem duas opções a serem consideradas:
Entrega padrão
Os anúncios são entregues e seu orçamento é gasto de maneira uniforme durante a campanha. Isso é conhecido como ritmo.
O ritmo permite que você aproveite ao máximo seu orçamento, descontando seu lance quando for apropriado.
Entrega acelerada
Os anúncios são entregues e o orçamento é gasto tão rapidamente quanto seu público-alvo e lance permitirem.
O que significa que o Facebook prioriza a velocidade em relação à eficiência ao escolher para quem exibir seus anúncios e quando.
Não há ritmo na entrega acelerada, então há uma chance de que seu orçamento vitalício possa ser gasto em menos de um dia e o orçamento diário possa ser gasto em apenas uma hora.
Crie seu anúncio
Selecione o formato de anúncio preferido do Facebook e insira a cópia do anúncio e as imagens para criar seu anúncio.
Você pode criar um novo anúncio ou usar uma postagem existente.
Formatos de anúncio
Você pode escolher um dos seguintes formatos de anúncio:
- Carrossel: crie um anúncio com 2 ou mais imagens ou vídeo rolável.
- Imagem única: crie até 6 anúncios com uma imagem cada, sem custos adicionais.
- Vídeo único: crie um anúncio com um vídeo.
- Apresentação de slides: você pode fazer um vídeo em ciclo podendo conter no máximo 10 imagens.
- Coleção: apresenta uma coleção de itens que se abrem em uma experiência móvel em tela cheia.
Adicionar imagens
Você pode criar 6 anúncios de uma vez, enviando várias imagens. A relação de imagem recomendada é de 1,91:1 e o tamanho 1200 x 628.
Destino
O “Destino” é a página para a qual o usuário é direcionado após o clique no anúncio.
Sempre conecte seu anúncio do Facebook a uma página de destino pós-clique relevante, pois isso resulta em uma página otimizada para o visitante, o que aumenta a chance de conversões.
Texto do anúncio
Escreva um título de anúncio breve e direto para que o público-alvo saiba imediatamente do que se trata.
O limite de caracteres para o título do anúncio é 40. Você pode adicionar mais caracteres, mas o título pode ser cortado quando o público vir seu anúncio em determinados canais.
O texto deve informar claramente ao público o que você está promovendo por meio do anúncio.
Call to Action
Selecionar uma frase de chamariz permite que você escolha a ação que deseja que o público execute ao ver o anúncio.
Descrição do link do feed de notícias
A descrição do link do feed de notícias é o texto adicional usado para enfatizar aos públicos por que eles devem clicar em seu anúncio. Esta descrição não aparecerá em todos os canais de anúncio.
Acompanhamento de conversões
O rastreamento de conversão ajuda a medir o ROI dos anúncios do Facebook Ads, relatando as ações que suas ações-alvo executam no anúncio. As ações podem variar de curtidas de página a instalações de aplicativos.
Os resultados do rastreamento de conversão estão disponíveis no Gerenciador de anúncios, junto com os dados de desempenho do anúncio.
Ao lançar campanhas no Facebook, você aproveita as vantagens da crescente base de usuários da rede, das opções de segmentação, das percepções do público e de vários tipos de anúncios, ajudando você a obter mais retorno do investimento em publicidade.