De acordo com pesquisas, existem mais de 107,2 milhões de usuários do Instagram apenas nos Estados Unidos.
Mais de 40 bilhões de fotos foram postadas no Instagram … até agora.
Cerca de 59% dos usuários de Internet de 18 a 29 anos usam o Instagram e cerca de 33% dos usuários de Internet de 30 a 49 anos usam o Instagram.
O Instagram sem dúvida se tornou o lugar perfeito para descobrir novos conteúdos: artigos, vídeos, fotos de amigos, o dia a dia de celebridades, postagens de marcas, etc.
A plataforma do Instagram nos permite realizar campanhas personalizadas para cada estágio do funil de conversão.
Com esses números, fica claro que os anúncios do Instagram são uma força a ser reconhecida a fim de atingir seu público-alvo e melhorar as metas, as vendas e o reconhecimento da marca de sua empresa.
Instagram Ads
O Instagram Ads é uma plataforma de anúncios por meio de fotos e conteúdo visual no Instagram e existem muitas maneiras diferentes de criar essas campanhas.
Para lançar uma campanha de anúncios no Instagram, é necessário ter uma conta de publicidade no Facebook.
Se você já usa o Facebook para fins promocionais, pode usar o mesmo login ou pode abrir uma conta “Instagram para empresas”.
Os anúncios do Instagram são gerenciados por meio do Instagram Ads Manager ou do Facebook Power Editor.
Tipos de anúncios e onde são exibidos
Embora os anúncios do Instagram sejam promoções nas redes sociais, nem todos funcionam da mesma forma.
Portanto, é importante que você tenha um conhecimento sólido dos conceitos básicos antes de iniciar uma campanha.
Os anúncios do Instagram aparecem nos feeds de notícias dos usuários que você selecionou para fazer parte do seu público-alvo.
Essas postagens serão claramente marcadas como “Patrocinadas”. Para decidir se um anúncio será exibido ou não, segue-se um critério de seleção baseado em lances e relevância do usuário.
Além disso, é importante estar familiarizado com os diferentes tipos de anúncios do Instagram que estão à sua disposição.
Dependendo dos seus objetivos, alguns anúncios podem ser mais úteis ou relevantes do que outros. Conheça alguns exemplos:
Anúncios com fotos
Como o próprio nome sugere, esses anúncios também incluem um elemento fotográfico. O aspecto visual do Instagram é crucial e, graças à interface limpa da plataforma, qualquer imagem pode ser convertida em um formato muito mais atraente.
Anúncios com vídeos
Se você deseja oferecer uma experiência completa ao usuário, o Instagram Ads baseado em vídeos é uma opção fantástica.
O restante dos parâmetros permanecem os mesmos, mas em vez de uma imagem, um vídeo é mostrado ao seu público.
Anúncios sequenciais
Se o que você precisa é mostrar ao seu público-alvo uma série de fotos ou vídeos, esse tipo de anúncio do Instagram é a sua melhor aposta.
5 razões para usar os anúncios do Instagram
Por que os anúncios do Instagram são tão populares? Aqui estão algumas razões:
Crescimento do público
O Instagram é uma das plataformas de mídia social de crescimento mais rápido. Conforme pesquisas com 26.965 marcas em todos os setores, descobriu-se que as marcas tiveram um crescimento médio de seguidores de 100 por cento de 2015 a 2016.
Atenção
Os usuários passam, em média, 50 minutos por dia no Facebook, Instagram e Messenger. Um em cada cinco minutos gastos no celular é gasto no Instagram ou no Facebook.
Intenção
Um estudo do Instagram descobriu que 60 por cento dos usuários dizem que aprendem sobre produtos e serviços através dessa plataforma, e 75 por cento dizem que realizam ações como visitar sites, pesquisar ou contar a um amigo depois de ver uma postagem no Instagram.
Segmentação
O Instagram Ads usa o sistema de publicidade do Facebook, que provavelmente tem a capacidade de segmentação mais poderosa.
Você pode especificar a localização do seu público-alvo, dados demográficos, interesses, comportamentos e muito mais.
Você pode até mesmo segmentar pessoas que compraram de você ou interagiram com você e outras pessoas como elas.
Resultados
De acordo com o Instagram, que analisou mais de 400 campanhas globalmente, o recall de anúncios do Instagram foi 2,8 vezes maior do que outras plataformas online.
Como utilizar o Instagram Ads de acordo com suas metas
Depois de entender que tipo de anúncios existem e onde são exibidos, você pode começar a dar o próximo passo na criação de sua publicidade.
A próxima etapa é compreender quais tipos de campanha você pode executar com base nas metas e objetivos de sua empresa, como:
Conscientização
Esse tipo de campanha é voltada para o reconhecimento da marca. Se você pretende aumentar ainda mais seu alcance, bem como a frequência com que os usuários “lembram” de você, é recomendado o uso desse tipo de campanha. Também é adequada para dispersão local.
Tráfego
Você pode usar o objetivo de tráfego para direcionar visitantes ao seu site. Se você tiver um aplicativo móvel, isso também é eficaz para impulsionar o engajamento do aplicativo.
O objetivo antes chamado de cliques no site agora faz parte do tráfego. Você também pode usar esse objetivo para criar uma oferta para o seu público.
O objetivo de tráfego é compatível com todos os tipos de anúncios do Instagram. Você também pode melhorar seu alcance e taxa de interação dentro de seu público-alvo.
Conversão
Se o que você está procurando é interação com o aplicativo, downloads de conteúdo, aquisição de leads ou acúmulo de vendas, esta campanha é sem dúvida a melhor opção.
Além dos tipos de campanhas do Instagram Ads e dos diferentes anúncios disponíveis, é muito importante ter bem definidos seus objetivos de negócios e as plataformas mais adequadas, antes de criar seus anúncios.
Geração de leads
O Instagram Ads com objetivo de geração de leads é ótimo para coletar informações dos usuários, como seus endereços de e-mail, tornando-os seu público-alvo em potencial.
Melhores práticas para o Instagram Ads
Saber qual a melhor forma de utilizar o Instagram Ads com certeza irá potencializar os resultados desejados. Conheça algumas etapas.
Escolha o público, o canal e o orçamento
Defina o público-alvo de seus anúncios
A publicidade no Facebook e, por extensão, a publicidade no Instagram, é bastante poderosa devido à capacidade de atingir um conjunto muito específico de pessoas. Você pode criar um público-alvo preciso combinando fatores como:
Local: você pode inserir regiões, países, estados, cidades, códigos postais ou endereços globais para mostrar ou excluir seus anúncios para as pessoas.
Idade: você pode selecionar uma faixa de idade, sendo a faixa mais ampla de 13 a 65 anos ou mais.
Sexo: você pode escolher exibir seus anúncios para todos os sexos, homens ou mulheres.
Idiomas: você pode deixar em branco, a menos que seu público-alvo use um idioma incomum nos locais selecionados.
Dados demográficos: você pode segmentar ou excluir pessoas com base em seus detalhes de educação, emprego, família e estilo de vida.
Interesses: você pode segmentar ou excluir pessoas com base em seus interesses, suas atividades no Facebook, as páginas de que gostaram e tópicos relacionados.
Comportamentos: você pode segmentar ou excluir pessoas com base em seu comportamento ou intenção de compra, uso do dispositivo, comportamento de viagem, atividades e muito mais.
Conexões: você pode segmentar pessoas que têm conexões com sua página, aplicativo ou evento.
Você também pode direcionar as pessoas que têm um relacionamento com sua empresa, como clientes ou pessoas que interagiram com seu aplicativo ou conteúdo, usando “Público-alvo personalizado”, além de atingir outras pessoas como elas, usando “Público semelhante”.
Depois de escolher seus critérios, o gerenciador de anúncios do Facebook mostrará informações sobre o público selecionado à direita. Essa divisão inclui informações como:
Quão específico ou amplo é o seu público selecionado
Seus critérios de segmentação
Alcance potencial
Alcance diário estimado
Escolha o posicionamento de seus anúncios
Esta é uma etapa importante se você deseja que seus anúncios apareçam apenas no Instagram e não no Facebook.
O Gerenciador de anúncios do Facebook tende a selecionar canais do Facebook e Instagram por padrão. Se você quiser apenas anúncios do Instagram,
Selecione “Editar canais”
Desmarque “Facebook” (e para alguns objetivos, “Rede de público”) em Plataformas
Se você deseja criar anúncios de stories do Instagram, clique na seta à esquerda de “Instagram” e selecione stories no menu suspenso.
Se preferir, você pode usar as opções avançadas para especificar em quais dispositivos móveis e sistemas operacionais (Android ou iOS) deseja que seus anúncios sejam exibidos.
Isso é útil se você estiver promovendo um aplicativo móvel. Por exemplo, se você deseja promover seu aplicativo iOS, pode selecionar “Apenas dispositivos iOS”.
Defina seu orçamento e cronograma
A próxima etapa, e a etapa final antes de criar seu próprio anúncio no Instagram Ads, é definir quanto você deseja gastar com seus anúncios do Instagram e por quanto tempo deseja exibi-los.
O orçamento diário é o valor médio que você gastará com seus anúncios todos os dias. O orçamento vitalício é o valor total que você gastará durante a vida útil de seus anúncios.
Para sua programação, você pode permitir que seus anúncios sejam exibidos continuamente, até atingir seu orçamento vitalício ou pausá-los, ou ainda definir uma data e hora de início e término.
Existem também opções avançadas para você ajustar seu orçamento e cronograma. Se você está apenas começando, pode ignorar essas opções, pois o Facebook as define de acordo com suas recomendações por padrão.
Os anúncios do Instagram funcionam no mesmo sistema que os anúncios do Facebook. Os custos dependem de alguns fatores, incluindo seu orçamento e se você seleciona o lance manual ou automático.
No entanto, o Instagram Ads nunca vai custar mais do que você define gastar. Se você tem um orçamento de R$ 15,00 por dia, os anúncios do Instagram Ads nunca custarão mais do que R$ 15,00 por dia.
Aproveitando ao máximo sua estratégia de marketing no Instagram Ads
Não há dúvida de que os anúncios do Instagram podem ajudar os profissionais de marketing e empresários a obter melhores resultados.
Usando o Gerenciador de anúncios, é fácil criar anúncios que combinam com o estilo de sua marca e encontrar seu público-alvo no aplicativo Instagram.
Você também pode escolher seu orçamento diário e controlar os gastos com anúncios para que nunca seja pego de surpresa pelos custos.
Comece hoje realizando uma pequena campanha para sua empresa. Reserve um tempo para se familiarizar com a publicidade nesta rede social e desenvolva suas habilidades.
Em breve, você verá como o marketing do Instagram Ads pode encontrar clientes relevantes e direcionados e impactar seus resultados financeiros.