15 Melhores Estratégias de Marketing para Salão de Beleza

Você sabe o que seus clientes querem? Você acha que seus clientes confiam em seus produtos ou serviços? Quando foi a última vez que você viu um cliente tweetando? Foi uma reclamação ou um elogio?

As respostas a todas essas perguntas estão no marketing.

A maneira como você comercializa seu negócio determina se ele terá sucesso ou não. O marketing é uma ferramenta usada para criar e manter demanda, relevância, reputação, competição e muito mais.

A maioria das atividades de marketing é voltada para a construção do valor da marca da empresa.

A reputação da sua empresa é construída quando ela atende efetivamente às expectativas de seus clientes.

Os segmentos de pesquisa de marketing devem ser baseados em dados demográficos, psicográficos e comportamento do consumidor.

A segmentação ajuda a atender as necessidades de seus clientes, ganhando assim sua confiança.

Existem muitas estratégias de marketing que podem ser utilizadas para alavancar seu negócio. Mas antes de executá-las, analise com cautela cada uma delas para verificar qual melhor se encaixa no seu caso.

Conheça alguns exemplos de estratégias de marketing para salão de beleza.

Aumente sua presença on-line

Se o seu salão ainda não estiver on-line, é hora de fazer isso acontecer. Da mesma forma, se ele está, mas não tem uma presença digital forte, é essencial expandir essa presença para aumentar a visibilidade e familiaridade com a marca.

Existem muitos canais que os proprietários de salão podem utilizar para melhorar sua presença digital e mostrar sua marca: o próprio site do salão, perfis de mídia social, postagens de convidados em sites relevantes associados ao setor, entre outros.

Além de criar uma presença forte e atrair novos clientes, essa também é uma forma de atender às necessidades em evolução dos clientes existentes.

Grande parte da clientela atual deseja fazer os agendamentos on-line, portanto, adotar tecnologias digitais e implementá-las no seu salão é uma oportunidade de desenvolvimento que vale a pena analisar.

Conheça o seu público

Não importa quanto esforço você coloque em sua estratégia de marketing, pois ela acabará falhando em atingir seus objetivos se não atingir seu público-alvo. E quem é o público-alvo?

Isso é algo que você precisa saber. Uma base de clientes existente pode dar algumas dicas úteis sobre quem usa os seus serviços, mas também é importante observar as tendências do setor.

Mas não se trata apenas de quem e onde, é também sobre o quê. Se você concluiu que seu público-alvo são mulheres com 36 anos ou mais, que tipo de conteúdo e que tipo de serviço teria maior probabilidade de atrair essa clientela?

Por exemplo, se for assumido que esse grupo demográfico tem filhos, você pode considerar a expansão das ofertas para incluir serviços infantis e até festas.

É tudo uma questão de reconhecer seu público-alvo e dar a eles o que procuram.

Consistência é a chave

Um cliente potencial que navega no site do seu salão, clica nas redes sociais e até mesmo entra pelas suas portas deve descobrir que tem a mesma aparência e sensação.

Tudo que você usa para se comunicar com seus clientes deve ter a mesma vibração: e-mails, postagens em mídias sociais, mensagens sms e até mesmo a maneira como você fala ao telefone.

Isso é fundamental para desenvolver uma marca memorável e com a qual os clientes gostem de interagir.

Trabalhe com influenciadores

O marketing de influência pode ser um método extremamente eficaz para proprietários de salões que buscam atrair novos públicos e alcançar novos grupos demográficos.

Esse tipo de publicidade oferece acesso a um grupo pronto de clientes em potencial e associa a organização a uma figura respeitável que inspira confiança em seus seguidores.

O marketing de influência pode ser útil em muitos setores, mas o setor da beleza é aquele em que esse método tem um efeito significativo.

Por quê? Porque o sucesso na indústria da beleza depende muito da avaliação de pessoas próximas ou figuras com autoridade, isto é, por indicação.

Também é importante medir o retorno sobre o investimento de um influenciador, rastrear referências diretas e o tráfego dessa fonte, para garantir que os esforços de marketing do influenciador estejam alcançando o efeito desejado.

Foco no visual

O marketing visual é essencial por dois motivos. O primeiro é que as pessoas são, por natureza, visuais.

Estima-se que cerca de 65 por cento das pessoas retêm melhor as informações quando apresentadas de forma visual.

O segundo é que a beleza é uma indústria altamente estética que se baseia na aparência do design ou estilo.

Portanto, os recursos visuais devem desempenhar um papel importante nas estratégias de marketing para salões de beleza.

Considere o uso de plataformas de mídia social baseadas em imagens, como Instagram e Pinterest, ou até mesmo aventurar-se no mundo da realidade virtual.

Oferecer descontos por referência

Dê a seus clientes um bônus por fazerem sua publicidade de graça e enviar novos clientes.

Pode ser um e-mail ou cartão com uma mensagem agradável: “Obrigado por nos indicar sua amiga…!

Estamos muito satisfeitos por você ter pensado em nós, e queremos que saiba que também pensamos em você. Aqui está R$ … de desconto na sua próxima visita.”

Programas de fidelidade

Assim como os descontos por indicação, é sempre bom reconhecer grandes clientes. Mostre a seus clientes que você não apenas ouve suas histórias – você fica ansioso por elas!

A cada 10 visitas, por exemplo, dê um desconto na próxima. Ou, se eles vêm até você há tempo suficiente para que os preços dos serviços aumentem, considere dar-lhes o preço original.

A lealdade do cliente é extremamente importante para qualquer empresa, mas os salões de beleza podem facilmente lucrar com isso.

Mostre sua equipe

É realmente prazeroso sentar na sala de espera de um salão de beleza e olhar revistas em busca de ideias.

Melhor ainda é poder apontar para qualquer foto e saber que seu estilista pode fazer igual!

Em vez de colocar revistas na mesa, crie pastas de estilos, cortes, maquiagem, mãos, pés, enfim, mostrando todo o trabalho que sua própria equipe faz.

Com certeza isso irá motivá-los a se aperfeiçoarem e fazerem cada vez melhor.

Colete endereços de e-mail

Esta é uma estratégia de marketing simples e poderosa. Você pode usá-los para lembretes de compromissos, atualizações de boletins informativos, bônus de indicação e listas de remarketing no Facebook.

Capitalize no Instagram

Existem muitos tutoriais de beleza! As pessoas adoram ver as transformações: o cabelo de alguém cortado curto e tingido de roxo, ou extensões colocadas ou acessórios de unhas muito estilosos.

Use suas habilidades e faça vídeos de seus clientes, com permissão, é claro. Ou ainda melhor, peça a eles que compartilhem os vídeos em suas páginas pessoais para atrair seus amigos ao seu salão!

Promoções de aniversário

Quem não gosta de ser mimado no aniversário? Fique atento aos aniversários da sua clientela e envie uma promoção de aniversário.

Você também pode comemorar o aniversário do seu salão, com uma semana ou mês de uma determinada promoção.

Leve cartões de visita

Marketing de salão 101: seja sua maior propaganda. Alguma vez um estranho elogiou seu cabelo ou unhas no metrô ou durante as compras? Além de lisonjeiro, é a oportunidade perfeita para dizer: “Obrigado! Eu mesmo fiz isso, aqui está meu cartão de visita, se você estiver interessado no mesmo tratamento! ”

Produzir conteúdo de vídeo

Se sua equipe está sempre atualizada com as novas tendências e constantemente obtendo novas certificações, use seu conhecimento para se tornar um especialista para seu público.

Por exemplo: “Como aparar corretamente sua franja”, fará com que seu nome seja divulgado e as pessoas irão perceber que você não está somente buscando publicidade, mas também compartilhando um conteúdo útil.

Postar regularmente

Ter uma conta social e esquecê-la não faz nenhum bem para a sua marca. Se você não se importa o suficiente para postar com frequência, por que alguém se importaria em segui-lo?

A mídia social é rápida e o conteúdo só é relevante de um dia para o outro. Se você for organizado, usando um planejador de postagem de mídia social, postar com frequência não exigirá muito tempo e energia.

Festas anfitriãs

Esta pode ser a dica de marketing mais divertida! Você pode hospedar festas para caridade, para um aniversário ou para uma despedida de solteira.

Seria uma grande oportunidade de se relacionar com sua clientela, ampliar suas conexões e divulgar o seu salão.

Venda a experiência do cliente

Não importa o tamanho do seu salão ou os serviços que você realiza. Na verdade, o que você está oferecendo aos clientes é uma experiência.

Seus serviços podem ser os mesmos disponíveis no futuro, mas a experiência é única. Isso é o que você está vendendo e é isso que você está promovendo em seu site.

Um site de salão deve apresentar imagens de alta qualidade de sua localização (interna e externa) e seus serviços.

Lembre-se de atingir o maior público possível, exibindo um estilo mais criativo e a oportunidade de relaxar e aliviar o estresse.

Gerando uma estratégia de marketing eficaz para Salão de Beleza

O marketing para salões de beleza é definitivamente muito diferente do marketing de e-Commerce, mas existem algumas lições que podem ser aprendidas com esses tipos de estratégias.

Embora existam muitas opções promocionais diferentes, é importante escolher métodos eficazes que realmente extraiam o máximo valor do orçamento disponível.

A indústria da beleza está se tornando cada vez mais competitiva, então agora é essencial para os salões garantir que seu público-alvo saiba quem eles são, aumentando a conscientização, a visibilidade on-line e a familiaridade com a marca para atrair novos clientes e gerar crescimento.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

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