Quando se trata de promover sua marca nas redes sociais , as hashtags são uma ótima maneira de aumentar o engajamento e impulsionar o conhecimento da marca. Também conhecida como jogo da velha (#), a hashtag é muito eficaz para tornar seu conteúdo detectável por um público cativo.
As hashtags foram amplamente utilizadas no Twitter (agora X), mas se tornaram comuns em outras plataformas de mídia social, incluindo Facebook, Instagram e TikTok, ou ‘tags’ nos Threads recém-chegados. Em muitos, as hashtags agora funcionam como um mecanismo de busca para os usuários encontrarem informações e fazerem perguntas.
Dominar a hashtag oferece uma maneira poderosa de envolver seu público e aumentar seu impacto social sem nenhum custo além do tempo necessário para fazer pesquisas e prestar atenção às tendências.
Usadas corretamente, as hashtags dão contexto às suas postagens sociais e ajudam as pessoas interessadas no seu tópico a encontrar sua marca e ajudam a expandir sua influência e seguidores.
O que é uma hashtag?
Uma hashtag é uma palavra ou frase de palavra-chave precedida por um símbolo de hash (#). É usado em uma postagem nas redes sociais para ajudar aqueles que possam estar interessados no seu tópico a encontrá-lo ao pesquisar uma palavra-chave ou hashtag específica. Ajuda a chamar a atenção para suas postagens e incentiva a interação.
Por exemplo, se você é uma delicatessen ou loja local, pode usar #sandwich ou #foodie ao postar uma foto daquele almoço que você realmente gostou!
O que você faz com hashtags?
Ao usar uma frase como hashtag, você a soletra sem espaços, como #usinghashtags. Pode incluir números, mas não símbolos ou pontuação.
A hashtag pode ser colocada no início, meio ou final de sua postagem ou comentário na rede social e permite que o que você escreveu seja indexado pela rede social. Com essa estratégia, pessoas que não são seus fãs ou seguidores ainda poderão encontrar seu conteúdo.
Se você precisar de orientação sobre como pesquisar palavras-chave para alimentar suas hashtags, confira nosso infográfico para ver cinco etapas fáceis .
“15% dos consumidores preferem pesquisar nas redes sociais em vez dos motores de busca, enquanto 31% os utilizam para encontrar respostas às suas perguntas” HubSpot
O que significa uma hashtag nas redes sociais?
Embora pareça simples colocar uma hashtag na frente de sua palavra-chave, há algumas outras informações básicas que são importantes saber quando você está tentando ser encontrado usando hashtags.
Usar hashtags só faz diferença na sua estratégia de mídia social quando feito da maneira certa.
Dicas para usar hashtags
- Não se empolgue usando uma hashtag a cada duas palavras. O número de hashtags que podem ser usadas depende da plataforma que você está usando. Mas na maioria dos casos, uma a três hashtags podem ter mais impacto do que muitas delas.
- Mantenha as hashtags curtas e memoráveis, em vez de tentar usar muitas palavras em uma só tag. Lembra-se do #BlackOutTuesday sendo usado com sucesso como parte do movimento Black Lives Matter na América em 2020?
- Não tente escolher hashtags muito inteligentes ou obscuras. Se você escolher uma tag que ninguém vai procurar, isso não beneficiará o seu marketing, pois ela não será encontrada!
- Use hashtags detalhadas e específicas, pois isso levará a melhores resultados do que as amplas ou gerais. É improvável que termos amplos sejam pesquisados e, se você usá-los, seu conteúdo provavelmente se perderá em um mar de conteúdo não relacionado.
- Concentre-se em hashtags com volume de pesquisa baixo ou médio para atingir o público certo. Usar hashtags de alto volume corre o risco de atrair spambots.
- Não tente forçar hashtags em todas as postagens. Em vez disso, use-os quando agregarem valor e puderem estimular a conversa e a interação.
- Hashtags podem não apenas atrair membros de seu público-alvo, mas também podem ser usadas para pesquisar sua concorrência. Pesquise usando hashtags e você descobrirá conteúdo relevante relacionado ao seu tópico.
Por que as hashtags são importantes?
Hashtags são importantes nas redes sociais porque permitem que seu conteúdo seja encontrado pelas pessoas certas. Usar hashtags relevantes ajuda a contextualizar seu conteúdo e direciona o tráfego para que você possa aumentar visualizações, curtidas e compartilhamentos. A chave é encontrar as hashtags certas que correspondam ao seu conteúdo e atraiam os usuários.
Como encontrar hashtags eficazes: comece com influenciadores
Pode haver uma linha tênue entre hashtags muito genéricas e hashtags muito complicadas ou que não podem ser encontradas. Um bom lugar para começar a determinar quais hashtags são eficazes é prestar atenção às hashtags que os influenciadores usam em seu nicho.
É provável que você tenha uma boa ideia de quem são os influenciadores que estão chamando a atenção do seu público, mas se você é novo em um nicho, como encontrá-los?
Para um nicho específico, os influenciadores são as pessoas cujas vozes são mais confiáveis e ouvidas, como celebridades, blogueiros famosos e usuários do YouTube. Há também um grande banco de influenciadores B2B que você pode usar para criar impacto de marketing, apenas certifique-se de que sejam relevantes para o seu negócio.
Uma ótima ferramenta para identificar influenciadores é o BuzzSumo. Usando esta ferramenta, você pode encontrar os principais conteúdos, blogueiros, publicações e escritores do seu nicho. Siga os principais influenciadores e observe as hashtags que eles usam regularmente para explorar palavras-chave e tendências relevantes.
Depois de identificar influenciadores relevantes, você deve usar uma ferramenta de rastreamento de influenciadores para manter uma lista de fatores importantes, como canais sociais usados, especialidade e relevância para sua marca.
Outras ferramentas de pesquisa para encontrar hashtags
Outras ferramentas de pesquisa são voltadas especificamente para restringir informações sobre hashtags. Consulte as seguintes ferramentas para obter ajuda na identificação de hashtags eficazes em seu nicho:
- RiteTag oferece sugestões instantâneas de hashtag em tempo real.
- Hashtagify .me é uma ferramenta que permite pesquisar popularidade e tendências de hashtags.
- Keyhole fornece uma função de pesquisa gratuita e dados em tempo real sobre uma série de fatores.
- O gerador de hashtag Copyai usa IA para criar hashtags para suas postagens sociais.
- Hashtagforlikes é uma ferramenta geradora para Instagram e TikTok que busca estatísticas ao vivo para ajudá-lo a criar campanhas.
- All Hashtag cria hashtags para uma variedade de plataformas sociais
- A ferramenta Hashtag Generator é simples e foi criada pelo Influencer Marketing Hub para Instagram e TikTok
- A ferramenta de palavras-chave permite que você pesquise hashtags do Instagram com base em uma palavra-chave
Lembre-se de pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo nas plataformas sociais para ver quais hashtags aparecem. Além disso, certifique-se de usar ferramentas de escuta social para entender o que os usuários estão falando e quaisquer tendências que você possa relacionar à sua marca.
Como usar hashtags no X
Usar hashtags relevantes no X (anteriormente Twitter) pode aumentar seu engajamento, desde que você não exagere. Uma ou duas hashtags por tweet devem ser suficientes. Quando você usa algumas hashtags e pede a seus seguidores para retuitar, isso pode resultar em ainda mais engajamento.
Aqui está um uso simples de hashtags relevantes da Adidas.
O uso de hashtags no X tornará sua postagem acessível quando as pessoas pesquisarem sua tag. Também pode ajudá-lo a encontrar conversas nas quais se envolver. Para ter ainda mais impacto nesta plataforma, pesquise hashtags de tendência.
Como usar hashtags no Facebook
Quando você está tentando obter mais exposição para suas postagens no Facebook, usar hashtags pode ajudar, pois pode aumentar o alcance orgânico. No entanto, eles não são tão populares no Facebook como em outros canais.
No Facebook, é importante não usar muitas hashtags. Normalmente, é recomendado usar apenas um ou dois. Mais do que isso fará com que você pareça pouco profissional e poderá incomodar quem lê suas postagens.
Você pode encontrar hashtags relevantes para usar simplesmente digitando uma palavra-chave na barra de pesquisa.
Também pode valer a pena voltar às suas postagens de melhor desempenho no Facebook e publicá-las novamente com hashtags relevantes. Isso não apenas reutiliza conteúdo antigo que atraiu seus seguidores, mas também pode atrair novos que tenham interesse em seu produto ou serviço.
Como usar hashtags no Instagram
Usar hashtags no Instagram pode aumentar o alcance e gerar engajamento. Portanto, sinta-se à vontade para usar até dez ou onze hashtags relevantes e populares para Instagram Stories ou Reels para atingir o maior público possível.
Uma combinação funciona bem no Instagram, como hashtags populares, hashtags de localização, hashtags de nicho, hashtags relacionadas a conteúdo e hashtags de marca.
Você pode usar até 30 hashtags em uma postagem normal no Instagram. Você provavelmente não precisará usar tantos, mas é bom saber que usar mais é aceitável aqui, então você pode experimentar.
Veja este exemplo para ter uma ideia de que tipo de hashtag pode funcionar.
Use a caixa de pesquisa para ver quais hashtags os influenciadores ou concorrentes usam para interagir no Instagram. Como esta é a melhor plataforma para múltiplas hashtags, experimente uma grande variedade e use-as em postagens, fotos e comentários.
Como usar hashtags no Pinterest
Hashtags são uma ótima maneira de ajudar as pessoas a encontrar seu conteúdo com base em palavras-chave no Pinterest e agrupá-los em categorias.
Nos últimos anos, o Pinterest parece ter reduzido a importância das hashtags – principalmente porque os spammers usavam hashtags para chegar ao topo dos feeds, já que as postagens com hashtags eram colocadas em ordem cronológica. Além disso, as hashtags não parecem mais clicáveis.
Mas as hashtags ainda têm lugar na plataforma. O segredo é usar hashtags específicas e relevantes que descrevam o conteúdo do pin. Isso ajudará seu conteúdo a ser encontrado, especialmente se você usar o Pinterest for Business .
A imagem abaixo é um exemplo dos Pins que surgiram para a hashtag #digitalmarketing.
Se você está procurando inspiração, dê uma olhada nessas 3 campanhas inspiradoras do Pinterest .
Como usar hashtags no TikTok
Os TikTokers usam hashtags em seus vídeos para categorizar o conteúdo. Essas hashtags também são clicáveis, o que significa que seu conteúdo será apresentado junto com outros vídeos relevantes. Como nas outras plataformas sociais, o uso de hashtags no TikTok ajuda a aumentar o alcance e ajuda o algoritmo do TikTok a decidir quais usuários veem seu conteúdo na importante página ‘Para você’.
O limite de legendas no TikTok é de 4.000 caracteres, então você tem espaço para brincar com hashtags e ver o que funciona. Tente misturar tudo usando hashtags populares e de nicho para obter o máximo alcance.
Esteja ciente de que as hashtags no TikTok mudam com frequência, então você precisa ficar de olho na página ‘Descobrir’ para ver o que é tendência.
Como usar hashtags no LinkedIn
No LinkedIn, as pessoas nem sempre usaram hashtags, mas funcionam nesta plataforma da mesma forma que qualquer outra. Eles não apenas podem ajudá-lo a expandir seu alcance orgânico, mas também podem construir uma comunidade em torno de sua marca.
Geralmente, uma a três hashtags são recomendadas para o LinkedIn. Eles podem ser adicionados usando o botão ‘Adicionar’ em ‘Hashtags’
O uso de hashtags no LinkedIn pode fazer com que suas postagens cheguem a pessoas fora de sua rede. Digamos que você tenha 500 conexões no LinkedIn, postar sem hashtag limita seu conteúdo a essa rede. No entanto, se você usar uma hashtag como #PPCMarketing, poderá triplicar o número que aumenta o engajamento e a credibilidade da sua postagem.
Como usar tags em threads
Novato no mercado de mídia social, Threads já está ganhando ritmo entre os usuários. Para aproveitar o poder das hashtags, a rede lançou tags para ajudar a categorizar as postagens e ajudar na descoberta.
A tag funciona de maneira diferente das hashtags em outras plataformas, pois em vez de aparecer como uma palavra com hashtag, ela é convertida em um hiperlink em tinta azul.
Digitar um “#” em uma postagem traz um cartão com o tópico que você está marcando ou similares. Abaixo disso, cada tópico vem com uma contagem de postagens relacionadas como o Instagram.
O recurso está sendo testado na Austrália , mas pode ser implementado em mais locais em 2024.
Como projetar uma estratégia de hashtag
Escolha hashtags específicas sempre que possível, porque quanto mais específico você for, maior será a probabilidade de atrair um público-alvo. Use letras maiúsculas no início de cada palavra, embora não seja obrigatório, para contextualizar sua postagem e mostrar o que você está tentando comunicar.
Provavelmente, sua concorrência já está usando hashtags em sua estratégia de mídia social. Quão bem-sucedidos eles são em envolver seu público mútuo? Preste atenção em quanto ou pouco eles usam hashtags e qual é a resposta.
Não há respostas definitivas sobre quais hashtags você deve usar ou como abordar sua estratégia.
Uma estratégia de hashtag bem-sucedida começa conhecendo seu público e reservando um tempo para se familiarizar com o que funciona em cada plataforma. Além disso, você continuará aprendendo o que funciona (e o que não funciona) usando hashtags como parte de sua estratégia de mídia social e analisando seus resultados.
Hashtags são uma ótima ferramenta para se comunicar com seus seguidores, além de aumentar o engajamento e atrair novos clientes.
Use hashtags para se tornar uma estrela da mídia social
Quer você seja novo nas mídias sociais ou um veterano experiente, o curso certificado de Social Media Marketing da DMI o ajudará a entender os meandros das redes de mídias sociais. Do Facebook ao YouTube e TikTok, você entenderá como impulsionar o engajamento e ampliar o alcance. Você também aprenderá como planejar uma estratégia de mídia social bem-sucedida e criar conteúdo social envolvente (hashtags incluídas!)