Principais Tendências de Marketing Digital para 2024

Uma coisa com a qual você sempre pode contar no cenário do marketing digital é que ele muda constantemente… e se move rapidamente!

Um excelente exemplo é o incrível aumento da inteligência artificial (IA) que vimos em 2023. Este fenómeno continuará a evoluir e a impactar todas as áreas do marketing em 2024.

O marketing também muda devido ao comportamento do consumidor e ao ambiente externo. Embora o crescimento global deva ser modesto e a inflação provavelmente arrefeça, de acordo com a OCDE, os consumidores continuarão preocupados com os custos. Além disso, é provável que a maioria das pessoas procure marcas que mostrem que estão a fazer algo para o bem da sociedade, e não apenas para os seus resultados financeiros.

Há muito a fazer para ter sucesso em 2024, mas se você conhece as tendências que estão por vir, será mais fácil planejar, traçar estratégias e ficar à frente da concorrência.

Neste artigo, exploraremos as tendências de marketing digital a serem observadas em 2024, conforme aprendemos com alguns de nossos especialistas globais do Digital Marketing Institute:

  1. Nas mídias sociais , exploramos a ascensão dos Threads do Instagram, por que você deve levar o LinkedIn a sério e como a IA desempenhará um papel mais importante nas plataformas de mídia social.
  2. O uso da IA ​​no marketing examina o papel do profissional de marketing na condução da estratégia, a natureza de autoaprendizagem da tecnologia, a necessidade de novas habilidades e a importância da cocriação.
  3. As tendências de SEO estão focadas na preparação para a Search Generative Experience (SGE) do Google, com ênfase em conteúdo valioso e compartilhável, EEAT e no valor da experiência do usuário.
  4. No PPC , o Google Ads nos incentiva a olhar para a IA como um assistente e a evitar a pressão dos representantes do Google para mudar as campanhas.
  5. Na estratégia de marketing digital , você ouvirá sobre a crescente importância da privacidade e da sustentabilidade dos dados.
  6. Quando se trata de carreiras em marketing digital , 2024 será um mercado de empregadores e, embora a IA não tome o seu emprego, alguém com habilidades em IA o fará.

1. Tendências nas mídias sociais

Será mais um ano interessante para as redes sociais! Em 2024, as plataformas de redes sociais continuarão a lutar pela atenção dos consumidores e terão de reexaminar a forma como o sucesso é medido.

Também pode haver uma mudança no domínio à medida que o drama contínuo com X (antigo Twitter) deixa espaço para novas plataformas como Instagram Threads e Bluesky aumentarem em popularidade, enquanto outras redes têm o potencial de ganhar novos terrenos para o tráfego orgânico.

Os tópicos estão em alta

A Meta lançou o Threads em julho de 2023 e agora afirma ter 100 milhões de usuários mensais , um número que sem dúvida aumentará quando finalmente for lançado na semana passada na União Europeia. Rival e alternativa ao X, Threads é usado principalmente para compartilhar atualizações de texto e participar de conversas públicas.

Dica do especialista: no mínimo, as marcas devem estar presentes no Threads, mesmo que seja apenas pegando um nome de usuário, porque o número de usuários aumentará em 2024. Faça sua pesquisa. Dê uma olhada e veja como outras marcas estão utilizando, como Canva, TedTalks e Channel 4. Este é o momento de experimentar a plataforma.

Captura de tela da interface do Threads
Captura de tela da interface do Threads

“ Recentemente houve um ressurgimento no envolvimento do Threads ”, diz Alison Battisby, do Avocado Social em nosso webinar. “ Acho que muita gente está vindo estabelecer seus perfis na plataforma, prontos para o próximo ano. O que vemos muitas marcas fazer é se divertir muito através de conversas, fazendo perguntas ou propondo discussões .”

Dica do especialista: não gaste muito esforço usando Threads para direcionar o tráfego para um site. Esse não é o seu propósito. Trata-se de conversas e discussões na plataforma nas quais as pessoas podem se envolver na plataforma. As marcas que obtiveram sucesso – Canva, TedTalks e Channel 4 – estão fazendo perguntas e discutindo. É isso que os usuários do Threads desejam agora.

A taxa de retenção é a nova taxa de engajamento

Nos últimos anos, os profissionais de marketing viram a taxa de engajamento nas atividades orgânicas nas redes sociais diminuir . Embora existam muitas razões para isso – qualidade do conteúdo, hora do dia, dispositivo – as pessoas podem deixar de lado o engajamento e se concentrar na retenção em 2024.

“As pessoas reportarão muito mais sobre a taxa de retenção do que nunca. E como a atenção é o bem mais valioso do mundo, os usuários têm mais opções do que nunca”, afirma Battisby.

Para combater isso, as marcas têm criado fantásticas campanhas de mídia social construídas para entreter, educar e informar o público. A chave é impulsionar o engajamento sendo lúdico e criativo.

Battisby acredita que as plataformas de mídia social estão tentando possibilitar isso, testando vídeos de formato mais longo – por exemplo, o TikTok apresentará uploads de 15 minutos – e concentrando-se mais em como as marcas não apenas envolvem seu público, mas também retêm os espectadores.

Dica de especialista: o TikTok tem uma nova opção de análise para Reels, onde você pode observar suas taxas de retenção de público, tempo de exibição e reprodução de conteúdo.

O alcance orgânico do LinkedIn domina

O LinkedIn acaba de atingir um bilhão de membros em todo o mundo. Isso está muito longe dos dias em que era apenas um lugar para carregar seu currículo e procurar emprego!

Em 2024, Battisby espera ver um grande aumento no engajamento orgânico no LinkedIn – uma raridade nos canais sociais atualmente.

“As pessoas estão atualizando seus perfis no LinkedIn, não apenas sobre tópicos de trabalho – habilidades gerais para a vida, conselhos, suporte, questões de saúde mental, dicas e liderança.”

Dica de especialista: há muito envolvimento acontecendo entre criadores no LinkedIn. Você pode mudar para o ‘Modo Criador’ em um perfil pessoal, o que aprimora seu perfil e dá acesso a mais ferramentas. Para mídia paga, os anúncios em vídeo parecem gerar o maior engajamento no LinkedIn.

IA está sendo integrada em plataformas sociais

Não é nenhuma surpresa que a IA esteja sendo usada por profissionais de marketing de mídia social para aumentar a produtividade. Ferramentas de IA como ChatGPT e Midjourney ajudam os profissionais de marketing a ter ideias de conceitos de campanha e ideias de postagens sociais, além de ajudar na geração de cópias e de texto para imagem.

Paralelamente a isto, as plataformas de redes sociais estão a integrar a IA nas suas plataformas. Por exemplo:

  • O TikTok permite que você personalize seu feed com base em IA.
  • O Instagram está experimentando adesivos gerados por IA.
  • O LinkedIn está oferecendo aos usuários premium recursos de IA, como assistência para redação de perfis com tecnologia de IA e sinais de ‘Empregos de primeira escolha’.
  • O YouTube está experimentando ferramentas Dream Track for Shorts e Music AI.

Mas você precisa estar ciente de que o uso de IA apresenta riscos, incluindo privacidade e violações éticas. Considere as atitudes do seu público em relação à IA. O que eles sentem sobre isso? Eles gostam de ver esse tipo de conteúdo? Ou eles não gostam disso?

“ Se você gerar algo usando IA, você irá confessá-lo e rotulá-lo como sendo criado por IA ?” pergunta Battisby. “ Acho que isso acabará se tornando uma regulamentação .”

Dica do especialista : fique atento aos novos recursos de cada uma das plataformas sociais e observe como outras marcas os utilizam com bons resultados.

Principais tendências de marketing digital para 2024

2. IA nas tendências de marketing digital

Não há dúvida de que a IA dominou as manchetes e virou a cabeça de muitos profissionais de marketing. Em 2024, prevemos um crescimento exponencial contínuo nas capacidades de IA, o que exigirá que as empresas adotem a tecnologia e se mantenham à frente do cenário em rápida evolução.

“ 49% do valor da NASDAQ e 25% do mercado de ações dos EUA consistem em apenas seis empresas, e todas são empresas de IA ”, diz Brian Corish, fundador da consultoria focada em IA Elemental Intelligence e DMI Global Champion.

Então, o que isso significa para os profissionais de marketing?

O marketing deve assumir o controle da estratégia de IA

Há alguma confusão sobre o que fazer com a IA. Como os departamentos de marketing estão mais próximos do consumidor, eles podem ser proativos e avançar com uma estratégia de IA. Eles podem usar o conhecimento adquirido ao longo da jornada do cliente para identificar as oportunidades que a IA pode trazer para melhorar o que uma empresa já possui.

“Os profissionais de marketing têm a oportunidade de possuir IA porque ninguém a possui nas empresas no momento. É uma grande oportunidade para os profissionais de marketing dizerem: ‘Vou entender isso e ser a pessoa que ajudou a definir a estratégia, que decide o que vamos fazer e como vamos usar melhor a IA’”, diz Ken Fitzpatrick, CEO do Instituto de Marketing Digital.

Corish acredita que o primeiro passo é descobrir em que tipo de empresa você trabalha, bem como a ambição de mudança e a resistência a essa mudança. Depois, você pode identificar e priorizar estrategicamente projetos de IA, obtendo a adesão necessária das partes interessadas.

Ao escolher um projeto de IA, os profissionais de marketing precisam decidir se desejam otimizar processos, acelerar a produção ou transformar o modelo de negócios:

  • Otimizar : Torne seus processos internos mais eficientes (por exemplo, usando ChatGPT para escrever briefings de marketing).
  • Acelerar : Como você poderia usar a IA para melhorar seus produtos ou serviços existentes? Observe as métricas que você poderia usar e pergunte se a IA agregaria valor ao cliente suficiente para aumentar o preço do produto.
  • Transformar : você poderia usar IA para criar um novo produto, serviço ou modelo de negócios? Esta é uma ótima oportunidade para percorrer a organização e conversar sobre os problemas que as pessoas na organização enfrentam e como a IA poderia resolver esses problemas.

Dica do especialista : Ao escolher sua abordagem para IA, esteja ciente de onde sua empresa está. Por exemplo, se 80% das tarefas são baseadas em navegador, há uma boa chance de que muitas delas sejam automatizadas. Não faz sentido saltar para o modelo de transformação se você não auditou os processos internos.

A IA está melhorando sozinha – rapidamente

A IA já existe há muito tempo, mas o que há de único nesta tecnologia é que ela é a primeira que pode melhorar por si só.

“ Todas as tecnologias anteriores precisavam de alguém para desenvolver ou implantar código ou melhorar o produto para aumentar a capacidade ”, diz Corish. “ A diferença agora é que estes modelos de IA podem crescer e aprender por si próprios .”

Dica de especialista: Quando se trata de capacidades de IA, não descarte a capacidade da plataforma com base na sua maturidade atual. Lembre-se de que a taxa de melhoria da plataforma significa que você precisa revisitar a tecnologia e sua estratégia de IA a cada duas semanas ou meses.

Os profissionais de marketing devem nutrir novas habilidades e cocriar

Não há como negar que a IA é um trunfo no lado das habilidades técnicas e é acessível a todos. Mas no que isso não é bom?

“ A IA é a pior que já existiu ”, explica Corish. “ Em nossas funções como profissionais de marketing, temos que olhar mais para nossas habilidades interpessoais e de raciocínio, porque a IA é péssima nessas coisas .”

É importante perguntar como navegamos em uma organização para realizar as coisas. Isso é o que será importante nos próximos dois ou três anos. Além disso, precisamos observar como cocriamos com a IA.

“ A IA não vai tirar o seu trabalho. Mas alguém que conhece IA o fará. Então a ideia é cocriar ”, finaliza Corish

3. Tendências de SEO

O SEO está mudando e seu futuro parece ser mais centrado no usuário e impulsionado pela tecnologia. Em 2024, essas mudanças poderão ser drásticas, pois a IA e o aprendizado de máquina ajudarão os mecanismos de pesquisa a fornecer resultados com base na intenção do usuário.

Então, quais são as tendências de SEO que vemos em 2024?

O Search Generative Engine (SGE) do Google crescerá

Principais tendências de marketing digital para 2024

O SGE do Google está transformando a experiência de pesquisa com IA generativa. O objetivo é fornecer informações mais relevantes e abrangentes aos usuários com base em dúvidas. O SGE também fornece links relevantes e possui um modo conversacional onde os usuários podem fazer mais perguntas – em essência, conversar com o Google.

Principais tendências de marketing digital para 2024

A experiência deverá ser lançada em 2024 e Lam acredita que esses novos ‘instantâneos de IA’ terão um enorme impacto na pesquisa. “ Do ponto de vista do tráfego, prevemos que isso poderia diminuir potencialmente as taxas de cliques para sites abaixo deste instantâneo, o que é assustador para nós em SEO ”, diz Lam.

Dica de especialista: monitore proativamente quando você aparece em um instantâneo de IA. Porque assim que o SGE for totalmente implementado (provavelmente) no início de 2024 e você puder acessar as ferramentas para começar a analisar, será extremamente importante deixar os dados contarem a história.

Crie conteúdo sobre o qual vale a pena falar e compartilhar

Sempre foi importante criar ótimo conteúdo, mas em 2024, se você quiser aparecer nos resultados de pesquisa, o que você cria precisa ser aprimorado. “Seu sucesso dependerá de você conseguir criar conteúdo muito melhor do que o conteúdo gerado por IA”, diz Lam.

Nos últimos meses, surgiram rumores sobre o desaparecimento de backlinks. Na verdade, entrevistas com funcionários do Google descobriram que os backlinks não são um dos três principais fatores de classificação. No entanto, Lam acredita que os backlinks continuarão a ser um sinal de popularidade para o Google, especialmente quando planeja corroborar seus instantâneos de IA com fontes na web.

Dica de especialista : o Google está exibindo vídeos com imagens de alta qualidade diretamente no carrossel SGE. Embora a qualidade ainda não esteja lá, você deve esperar que os vídeos reproduzíveis se tornem uma parte realmente importante da sua estratégia de conteúdo.

Crie alto conteúdo EEAT

A estrutura EEAT (experiência, especialização, autoridade e confiabilidade) do Google não é um fator de classificação, mas um componente de suas Diretrizes para avaliadores de qualidade de pesquisa. Embora esta estrutura já exista há uma década, este ano o Google adicionou um E extra para “Experiência”.

Isto é significativo porque a IA não pode gerar experiências no mundo real como as pessoas podem. Isso dá uma vantagem aos profissionais de marketing de conteúdo humano e reforça a importância de ter especialistas escrevendo ou informando o conteúdo.

“ À medida que você desenvolve sua estratégia de conteúdo, pense em como provar que o redator ou pessoa que administra seu site tem expertise, experiência em primeira mão, autoridade e confiança, para que mereça ser ouvido ”, diz Lam.

Dica do especialista : Faça uma lista de verificação de todos os sinais EEAT que são importantes para o seu negócio e classifique-a como um scorecard. Veja o que seus concorrentes estão fazendo para construir confiança e autoridade. Em seguida, avalie-se em relação a todas as coisas que seus concorrentes estão fazendo e descubra como melhorar.

Concentre-se na taxa de conversão e UX

O Google sempre faz alterações que afetam sua capacidade de capturar pessoas diretamente na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) com cliques. Infelizmente, isso está fora do seu controle. Mas você pode controlar a experiência do usuário (UX) .

“ Você não pode se dar ao luxo de ter uma velocidade de página lenta e uma experiência de usuário ruim ”, conclui Lam. “ Você quer ter certeza de que, para cada usuário que visita seu site, você está maximizando absolutamente suas chances de convertê-los. 

Dica de especialista: quando a Mozilla reduziu um ou dois segundos em sua velocidade de carregamento, conseguiu melhorar suas conversões para Firefox em cerca de 14%. Pequenos ajustes na experiência do usuário e na velocidade da página, além do foco nas taxas de conversão, podem ter uma grande recompensa.

4. Tendências de PPC

Com uma competição tão acirrada pelos clientes, a publicidade paga oferece uma maneira para as empresas atingirem seu público principal com mensagens relevantes. O que torna o modelo de pagamento por clique (PPC) tão atraente é que os profissionais de marketing podem controlar seus gastos e respeitar um orçamento.

Não é novidade que o líder neste espaço é o Google. A receita mundial do Google no terceiro trimestre de 2023 foi de US$ 76,7 bilhões, dos quais US$ 59,6 bilhões vieram de publicidade do Google. Este foi um aumento anual de 9,5%, demonstrando o apetite por anúncios pagos.

Em 2024, esse crescimento não mostra sinais de abrandamento, mas haverá desenvolvimentos a considerar, especialmente a IA.

AI é um ‘assistente’ do Google Ads

Em 2024, o Google lançará mais ferramentas generativas de IA no Google Ads . Embora isso possa ser útil, também precisamos ser céticos porque o Google Ads é, afinal, um gerador de dinheiro. O perigo é que a IA usará engenharia de design e criará preconceitos em coisas como algoritmos e layouts de anúncios.

“Sistematicamente, o Google tem reduzido o controle e lidado com muitas das atividades que os profissionais de marketing de busca normalmente realizariam na IA”, diz Cathal Melinn, Diretor de Marketing Digital, Analista Comercial e especialista em Comércio Eletrônico.

Esse uso de IA limitará seu controle da visibilidade e do desempenho dos anúncios do Google. Ele também irá otimizar demais, pois não pode usar o contexto ou a linguagem da mesma forma que um ser humano. Aqui está um ótimo exemplo:

Foto de uma placa dizendo Restaurante Perto de Mim
Foto de uma placa dizendo Restaurante Perto de Mim

Portanto, o que você precisa fazer em 2024 é ver a IA como um assistente para ajudá-lo em sua estratégia, em vez de vê-la como o único caminho a seguir.

Dica do especialista: Na interface do Google Ads há uma pontuação de otimização, onde você pode adicionar a rede de display, permitir que o Google escreva seus anúncios, ativar tudo na correspondência ampla ou remover palavras-chave. No entanto, lembre-se de que o Google Ads foi projetado para obrigar você a fazer certas coisas que pode ou não querer. Certifique-se de que tudo o que você fizer seja para seu benefício.

Evite pressão no local

Não acredite apenas na palavra do Google! Não importa há quanto tempo você trabalha com PPC ou marketing de busca, certifique-se de usar seu próprio julgamento (baseado em dados) com as campanhas de anúncios do Google.

Nos últimos anos, os representantes do Google têm acessado contas e sugerido mudanças nas campanhas publicitárias. Mas há um roteiro cada vez mais agressivo que eles seguem. Isso pode fazer você pensar que está adotando a estratégia errada ou não usando os recursos corretos nas ferramentas, mas Melinn recomenda nunca decidir na hora.

“ Não faça alterações por telefone com seu representante porque podem não ser as alterações corretas e eles estarão pressionando você para fazer isso ”, diz Melinn. ” Apenas diga não .”

Dica de especialista : confira o artigo do fundador e diretor-geral da agência parceira do Google Paid Search Magic, Amy Hebdon , ‘Você está sendo manipulado pelo Google Ads?’ para obter mais informações.

Principais tendências de marketing digital para 2024

5. Tendências de estratégia de marketing digital

O início de um novo ano é um ótimo momento para revisar sua estratégia de marketing digital . É importante descobrir o que funcionou – e, mais importante, o que não funcionou.

Uma estratégia coesa pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócios, seja o crescimento ou a construção do reconhecimento da marca. Porém, a estratégia também orienta sua equipe para que ela entenda onde concentrar seus esforços e o que almeja.

Em 2024, uma estratégia de IA coesa será obrigatória, especialmente porque apenas 15% das organizações têm uma estratégia claramente definida e bem compreendida, de acordo com a investigação Mesh-AI . Mas quais são as outras prioridades?

A privacidade dos dados continua a ser um obstáculo

As violações e o uso indevido de dados custam às marcas , e não apenas do ponto de vista monetário. As violações de dados fazem com que os clientes percam a confiança e mostrem relutância em compartilhar informações pessoais, e isso tem impacto no seu envolvimento e na captura de dados.

86% dos americanos afirmam que a privacidade dos dados é uma preocupação crescente para eles, enquanto 68% estão preocupados com o nível de dados recolhidos pelas empresas, de acordo com uma pesquisa da KPMG .

“ Você precisa decidir como deseja usar os dados do cliente ”, diz Ken Fitzpatrick, CEO do Digital Marketing Institute. “ Se você puder ser aberto e honesto sobre isso com os clientes e explicar o que está fazendo e por que está fazendo isso, há uma oportunidade para as empresas roubarem a marcha e serem muito transparentes. 

Dica do especialista : seja honesto sobre como os dados dos seus clientes estão sendo usados ​​e dê aos clientes mais controle sobre suas informações. Observe o valor que você dá aos clientes pelos dados deles e veja se isso é suficiente. E mantenha-se atualizado sobre o que está acontecendo nas regulamentações de privacidade de dados .

Gerenciando as expectativas dos clientes em relação à sustentabilidade

De acordo com a Pesquisa Global Consumer Insights Pulse da PWC, mais de 70% dos clientes disseram que estavam dispostos a pagar mais por produtos produzidos de forma sustentável. Esta tendência positiva permite que os clientes utilizem o seu poder de compra para se alinharem com as suas preocupações sociais e oferece às empresas poder de fixação de preços para um produto ou serviço que responda a essas preocupações.

Principais tendências de marketing digital para 2024

” A sustentabilidade está ganhando cada vez mais destaque na tomada de decisões das pessoas ”, diz Fitzpatrick. “ O que esta empresa faz em termos de sustentabilidade? Qual é a sua estratégia? Os clientes não querem apoiar uma empresa que está fazendo coisas ruins ao meio ambiente, não não importa o quanto eles queiram seu produto .”

Dica de especialista : Audite o ciclo de vida do seu produto ou serviço para determinar a sustentabilidade e concentre-se nas áreas onde você pode melhorar, entre em contato com seus clientes para ver o que você poderia fazer melhor e revise sua estratégia de responsabilidade social corporativa .

6. Tendências de carreiras em marketing digital

Apesar de muitas empresas passarem pela transformação digital e adotarem tecnologias digitais, ainda há uma escassez de trabalhadores qualificados em marketing digital.

Isto ficou evidente na nossa pesquisa deste ano com CMOs , onde muitos deles relataram dificuldades para encontrar o talento de que precisavam para impulsionar o crescimento e a mudança, especialmente em áreas focadas em melhorar a experiência do cliente ou melhorar a visibilidade.

Então, o que 2024 reserva para o mercado de trabalho de marketing digital e para a carreira das pessoas?

Será um mercado de empregadores

Tem sido um ano difícil para muitos funcionários, especialmente aqueles que trabalham para empresas como Meta, Amazon e Google. Em 2023, a indústria tecnológica viu perder 50% mais empregos do que em 2022 – e não vai parar, com a fabricante de brinquedos Hasbro e o gigante de streaming Spotify a anunciarem despedimentos substanciais em dezembro de 2023.

“Não será o mercado voltado para candidatos como foi no ano passado”, afirma Morgan Cummins, sócio e membro do conselho da TalentHub. “O que estamos a ver é que os responsáveis ​​financeiros estão a aproximar-se dos orçamentos e a não recontratar tão rapidamente. Ouço constantemente empresas dizerem: ‘Perdemos três pessoas este ano e não as substituímos’”.

O que isto significa é que há muitas pessoas talentosas à procura de emprego e uma redução orçamental nas contratações. Isso coloca o poder nas mãos dos empregadores e cabe aos candidatos se destacarem da concorrência para conseguir uma entrevista.

Dica do especialista : Reformule sua percepção de networking. Esteja preparado para fazer uma pergunta simples a alguém da sua rede, como “Estou um pouco preso na minha carreira e quero passar da função de Diretor de Marketing para CMO. Eu adoraria saber como você fez isso.

Especialidade conta

Sempre houve um debate sobre ser generalista versus especialista em marketing digital. É melhor ser versátil ou especializar-se em uma área específica para o desenvolvimento de carreira? Em 2024, a especialização pode vencer.

“ Trata-se de identificar uma área na qual você gosta de trabalhar ”, diz Cummins. “ Se você está trabalhando, tente conseguir mais projetos relacionados a isso. Ou, se você estiver desempregado, aprenda continuamente sobre isso. 

Além de cultivar uma especialização, você pode se concentrar em três áreas principais:

  • Compreender as rotas de distribuição para o mercado : trata-se de ter uma estratégia que determine quais canais você usa para entregar um produto aos seus clientes-alvo (por exemplo, Amazon). Obter experiência em economias e regiões maiores do que a sua irá ajudá-lo a adquirir habilidades valiosas.
  • Entenda a eficácia do marketing: O marketing digital pode ser medido até o último centavo, mas agora trata-se de reunir os canais para medir a eficácia.
  • Conheça seus pontos fortes : seja sucinto ao conhecer seus pontos fortes e seja capaz de comunicar e demonstrar sua paixão.
Principais tendências de marketing digital para 2024

A IA está interrompendo o processo de recrutamento

Muitos candidatos estão agora usando ferramentas generativas de IA para se candidatarem a empregos. Isso está resultando em mais pessoas se candidatando a empregos e em um aumento na concorrência. Junte isso ao fato de 2024 ser um mercado de empregadores, e isso torna um pouco mais difícil conseguir o emprego dos seus sonhos.

Além disso, os recrutadores estão usando IA para encontrar os melhores candidatos enquanto analisam centenas de currículos. Mas esta abordagem nem sempre é bem-sucedida.

“ Ainda há muitos gremlins naquele sistema de IA e alguns currículos são salvos como imagens para serem filtrados ”, diz Cummins. “ Além disso, você tem uma equipe de RH sobrecarregada que começa com 900 currículos e precisa chegar a 50. ”

Portanto, o processo de recrutamento está em constante mudança, à medida que os recrutadores tentam encontrar a melhor forma de encontrar o candidato certo, enquanto os candidatos fazem o seu melhor para se destacarem e vencerem a concorrência num mercado de trabalho desafiante.

Aprender é um investimento

A sede de aprender não apenas demonstra ao empregador que você está motivado e apaixonado, mas também ajuda a aumentar seu conjunto de habilidades ou permite que você faça a transição para uma nova função.

“ Cada vez que converso com alguém que investiu em seu autodesenvolvimento, algo de bom resultou disso. Não importa se é um curso de aperfeiçoamento, artes para a vida ou aprender um novo idioma ”, conclui Cummins.

Aprender não precisa ser um trabalho árduo. Pode ser divertido e há muitas opções disponíveis, desde aprendizado on-line até um curso em uma faculdade local ou um estágio. Trata-se de escolher o formato que combina com você e seu estilo de vida.

Também há autoaprendizagem , onde você ouve podcasts ou lê blogs sobre tópicos de seu interesse.

Dica do especialista : Quando se trata de IA, use as plataformas! Pare de ser apenas um profissional de marketing digital por um tempo e use-os para tudo. Se eles são desajeitados e não funcionam, não importa. Trata-se de obter experiência sobre a qual você possa falar.

Conclusão: Tendências de Marketing Digital 2024

2024 será um ano emocionante e desafiador para os profissionais de marketing. A IA está mudando tudo, desde a forma como os consumidores se comportam e compram até a forma como as empresas e departamentos operam.

A única coisa que aprendemos conversando com nossos especialistas é que os profissionais de marketing precisam adotar a IA para serem eficazes em seus trabalhos. Mesmo que a sua função não seja afetada pela IA neste momento, será no futuro. Portanto, comece a aprender sobre a tecnologia e a usar algumas das plataformas. Caso contrário, você corre o risco de ficar para trás!

Pense em quais tendências são importantes para você e concentre-se no que você pode aproveitar em 2024.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

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