Responsabilidade Social Corporativa: Exemplos de Sucesso

A Responsabilidade Social Corporativa (RSE) permite que empresas grandes e pequenas promovam mudanças positivas. É quando as empresas optam por fazer o que é certo, não apenas para seus resultados financeiros, mas também para construir a confiança do cliente. 

Os consumidores sentem que quando utilizam um produto ou serviço de uma empresa socialmente responsável, estão fazendo a sua parte. Quanto mais socialmente responsável for a empresa, mais solidária se tornará a sua comunidade e os seus consumidores.

A responsabilidade social corporativa ajuda a ganhar a confiança do cliente, aumentar a conscientização e incentivar a mudança social. Embora muitas empresas façam a sua parte, os esforços das grandes corporações globais têm resultados de longo alcance que podem ter impacto em questões globais, desde a fome e a saúde até ao aquecimento global e às alterações climáticas. 

Além disso, com a rápida adoção da  inteligência artificial (IA) pelas empresas, as empresas precisam agora de associar os seus esforços de RSE aos seus esforços responsáveis ​​de IA (mais sobre isso mais tarde).

Continue lendo para ver exemplos de como algumas grandes marcas estão realizando RSE com sucesso (juntamente com uma marca que reavaliou sua estratégia de RSE depois de enfrentar críticas por ter o tipo errado de impacto social). 

Exemplos de Responsabilidade Social Corporativa em Ação

A responsabilidade social corporativa assume muitas formas. Mesmo a menor empresa pode impactar a mudança social fazendo uma simples doação a um banco de alimentos local. Alguns dos exemplos mais comuns de RSE incluem:

  • Reduzindo as pegadas de carbono
  • Melhorar as políticas laborais
  • Participando do comércio justo
  • Diversidade, equidade e inclusão
  • Doações globais de caridade
  • Voluntariado comunitário e virtual
  • Políticas corporativas que beneficiam o meio ambiente
  • Investimentos social e ambientalmente conscientes

A geração do milênio quer ver mais responsabilidade social corporativa

Para a geração Y e a Geração Z, as empresas socialmente responsáveis ​​são ainda mais importantes. Eles acreditam que as empresas devem investir na melhoria da sociedade e buscar soluções que auxiliem nessas melhorias.

Uma sondagem recente descobriu que os jovens americanos sentem que as marcas precisam de ser mantidas num padrão mais elevado – 80 por cento são propensos a basear as suas compras na missão ou propósito de uma marca. Enquanto 74% boicotariam marcas por cruzarem uma linha ética e irem contra os seus valores pessoais.

Portanto, as empresas precisam de partilhar como estão a tentar causar um impacto positivo no mundo, para que o público possa ver as suas iniciativas pró-sociais. Mostrar esforços é fundamental, por isso é importante aprender como fazer marketing para a geração Y, porque esses esforços influenciarão as escolhas que eles fazem como consumidores.

A geração Millennials também gosta de participar de iniciativas como trabalho voluntário ou fazer doações. À medida que cada vez mais empresas começam a ver o impacto que os seus esforços social e ambientalmente conscientes têm na percepção do consumidor, maiores são as probabilidades de iniciarem iniciativas próprias.

Mudando as tendências de responsabilidade social corporativa

O ativismo dos millennials e, na verdade, de todas as gerações também influenciará as tendências em mudança na RSE. Podemos esperar que as empresas continuem a tomar uma posição pública contra o assédio e a discriminação no trabalho, graças ao movimento #metoo. 

A diversidade no local de trabalho também continuará a expandir-se para abranger pessoas de todas as raças, géneros, culturas, deficiências e orientações sexuais. Muitas marcas estão se tornando mais expressivas e mostrando seu apoio a questões sociais importantes nas redes sociais com grande efeito.

As empresas também encontrarão as suas próprias vozes para se manifestarem contra a injustiça social e as mudanças políticas que terão um impacto negativo no ambiente. Até mesmo as políticas para proteger a privacidade dos dados num ambiente em constante mudança podem tornar-se parte das tendências de RSC, à medida que cada vez mais violações de dados ameaçam as informações pessoais.

Em 2022, o fundador da Patagónia, Yvon Chouinard, estabeleceu um novo padrão de liderança empresarial ambiental ao doar a empresa e os seus lucros futuros para combater as alterações climáticas. 

“Se tivermos alguma esperança de um planeta próspero – e muito menos de um negócio próspero – daqui a 50 anos, será necessário que todos nós façamos o que pudermos com os recursos que temos”, disse Chouinard. “Esta é mais uma maneira que encontramos de fazer a nossa parte.”

Responsabilidade Social Corporativa e IA

Embora a IA ofereça muitos benefícios às organizações – automação, otimização e personalização – ela também acarreta riscos. 

Como a IA depende tanto de dados para aprender e fornecer insights, dados ruins ou incorretos podem criar resultados distorcidos e resultar em preconceitos que levam à desigualdade ou ao preconceito. Por exemplo, existe uma ligação estreita entre a IA responsável e os esforços para promover a sustentabilidade social e ambiental.

Os clientes também podem ficar confusos sobre como a IA é usada numa empresa e criar um ambiente de desconfiança se não forem feitos esforços para ser transparente e justo na sua utilização.  

É aqui que entra a Inteligência Artificial Responsável ou RAI. De acordo com uma pesquisa de especialistas do MIT , 90% dos gerentes em empresas com pelo menos US$ 100 milhões em receitas anuais – relataram que os esforços de RAI e CSR de suas organizações estão vinculados. 

Link CSR e RAI
Link CSR e RAI

“Do ponto de vista organizacional, a implementação prática da iniciativa de IA responsável precisa estar estreitamente alinhada com os esforços de responsabilidade social corporativa para orientar resultados de negócios responsáveis”, afirma Aisha Naseer, Diretora de Pesquisa da Huawei Technologies Co. 

Nesta era da IA, vale a pena determinar se é necessário rever as suas iniciativas de RSC, observando a cultura organizacional, o nível de maturidade da IA ​​internamente e os pontos fortes dos esforços de RSC (e se ligá-los à IA os reforçaria). 

Marcas fazendo certo

1. Inovação Renovável: Johnson & Johnson

Planeta saudável J&J
Planeta saudável J&J

Um excelente exemplo de RSE na linha de frente é a grande pioneira farmacêutica Johnson & Johnson . Eles se concentraram na redução do seu impacto no planeta durante três décadas. As suas iniciativas vão desde aproveitar a força do vento até fornecer água potável a comunidades em todo o mundo.

A compra de um fornecedor privado de energia no Texas Panhandle permitiu à empresa reduzir a poluição e, ao mesmo tempo, fornecer uma alternativa económica e renovável à electricidade. A empresa continua buscando opções de energia renovável com o objetivo de ter 100% de suas necessidades energéticas provenientes de fontes renováveis ​​até 2025 .

2. Questões sociais: Google

O Google é confiável não apenas por suas iniciativas ecologicamente corretas, mas também por seu CEO, Sundar Pichai. Ele se levanta contra questões sociais, incluindo os comentários anti-muçulmanos do presidente Donald Trump e o impacto da IA ​​na sociedade em termos de desinformação e notícias falsas.

O Google também financia iniciativas para promover a inclusão na empresa e na sociedade nas áreas de:

  • Equidade racial
  • Inclusão de deficiência
  • Igualdade de gênero 
  • Inclusão LGBTQ+
  • Inclusão de veterano

A empresa também cria ferramentas para ajudar empresas e comunidades pertencentes a minorias e fatores de acessibilidade.  

3. Sustentabilidade: Coca-Cola

Garrafa à base de plantas da Coca-Cola
Garrafa à base de plantas da Coca-Cola

Como marca, a Coca-Cola está colocando um grande foco na sustentabilidade. As principais áreas são o clima, a embalagem e a agricultura, juntamente com a gestão da água e a qualidade dos produtos. 

A sua mensagem é “um mundo sem resíduos”, com o objetivo de recolher e reciclar cada garrafa, tornar as suas embalagens 100% recicláveis ​​e substituir toda a água utilizada na produção das suas bebidas de volta ao ambiente para garantir a segurança hídrica. Pretendem que, até 2030, tenham reduzido a sua pegada de carbono em 25% .

Há alguns anos, a Coca-Cola lançou sua primeira garrafa feita de plástico 100% vegetal. “ Nosso objetivo é desenvolver soluções sustentáveis ​​para toda a indústria. Queremos que outras empresas se juntem a nós e avancem, coletivamente. Não vemos o conteúdo renovável ou reciclado como áreas onde queremos vantagem competitiva”, disse Dana Breed, Diretora Global de P&D, Embalagem e Sustentabilidade, The Coca-Cola Company. 

4. Neutro em carbono e igualdade salarial: Ford Motor Company

A Ford tem grandes planos na área de RSE. A sua missão é “construir um mundo melhor, onde todos sejam livres para se movimentar e perseguir os seus sonhos”. Aumentaram o investimento em electrificação para 22 mil milhões de dólares (contra 11 mil milhões de dólares originais ) e pretendem que os seus veículos sejam neutros em carbono até 2050 .  

“Estamos comprometidos com a neutralidade de carbono”, afirmou Bob Holycross, Vice-Presidente e Diretor de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Segurança da Ford. “É a coisa certa para os nossos clientes, para o planeta e para a Ford. Noventa e cinco por cento das nossas emissões de carbono hoje provêm dos nossos veículos, operações e fornecedores, e estamos abordando todas as três áreas com urgência e otimismo.”

Curiosamente, a empresa também está focada na igualdade salarial. Estão a realizar uma auditoria de diversidade, equidade e inclusão, ao mesmo tempo que introduzem um rácio salarial global (incluindo género) para criar condições de concorrência equitativas para todos os funcionários.

5 e 6. Direitos dos funcionários: Netflix e Spotify

Do ponto de vista social, empresas como Netflix e Spotify oferecem benefícios para apoiar os seus funcionários e familiares.

A Netflix oferece 52 semanas de licença parental remunerada para o pai biológico e o pai não biológico (que inclui filhos adotivos). Isso pode ser feito a qualquer momento, seja no primeiro ano de vida da criança ou em outro momento que atenda às suas necessidades. Isso se compara a uma média de 18 semanas em outras grandes empresas de tecnologia.

O Spotify oferece um programa semelhante , embora por um período mais curto de 24 semanas de licença remunerada, mas os funcionários podem tirar licença parental até o filho completar três anos de idade. O programa também permite aos funcionários um mês de trabalho flexível quando retornam para ajudar na transição de pais em tempo integral para funcionários em tempo integral.

Quando se trata de causas sociais, Netflix e Spotify usam suas plataformas de mídia social para mostrar apoio a movimentos como o Mês do Orgulho, a sustentabilidade ambiental e o Black Lives Matter. A Netflix dá um exemplo de como atingir – e atrair – audiências de nicho e minoritárias através de redes sociais inteligentes . Seu canal ‘Strong Black Lead’ é apenas um exemplo. 

Canal Netlfix Strong Black Lead
Canal Netlfix Strong Black Lead

7. Acesso aos cuidados de saúde: Pfizer

A Fundação Pfizer foi criada em 1953 e tem como objetivo “ajudar a construir comunidades mais saudáveis ​​em todo o mundo”. Para tal, apoia inovações baseadas na comunidade e prestadores de cuidados de saúde com redes de segurança, promove a igualdade na saúde e permite o acesso equitativo às vacinas. 

Também concedem subvenções em caso de catástrofes naturais, como o Haiti, na sequência do furacão Matthew e da crise global de refugiados na Europa e no Médio Oriente. Este dinheiro é fornecido em cooperação com ONG para chegar ao maior número de pessoas possível. 

Através do programa Global Health Innovation Grants da Pfizer, são fornecidos anualmente 100.000 dólares a vinte organizações para promover soluções para abordar doenças evitáveis ​​por vacinação nas suas comunidades. A North Star Alliance em Uganda é uma das beneficiárias. 

8. Doações filantrópicas: Wells Fargo

O Wells Fargo doa até 1,5% de sua receita para causas de caridade todos os anos para mais de 14.500 organizações sem fins lucrativos por meio de filantropia, como bancos de alimentos e incubadoras (ciência vegetal e energia renovável) para acelerar a velocidade de entrada no mercado para start-ups.

Um recente ‘Desafio inovador de acessibilidade habitacional’ foi estabelecido pelo Wells Fargo para enfrentar a crise de acessibilidade habitacional na América. Os vencedores do desafio receberam entre US$ 2 e US$ 3 milhões, juntamente com o apoio de colegas e especialistas do setor, para dimensionar novas estratégias para tornar as casas mais acessíveis e acessíveis.

A empresa também colaborou com a Team Rubicon para treinar veteranos na reconstrução de casas. Uma doação de US$ 750.000 ajudará a fornecer aos veteranos habilidades comerciais, como contratação, eletricidade e encanamento, para uso em suas comunidades.

9. Campanhas populares: TOMS

A missão da TOMS era doar um par de sapatos para cada par vendido e isso resultou na doação de mais de 95 milhões de pares de sapatos para crianças carentes. No entanto, a empresa enfrentou críticas por criar uma dependência de calçados gratuitos e pelo colapso das indústrias locais de fabricação de calçados.

Como resultado, a TOMS reavaliou a sua estratégia. Em vez de se concentrar em sapatos gratuitos, a empresa doa agora um terço dos seus lucros para campanhas populares nas áreas da saúde mental, acesso a oportunidades e fim da violência armada.  

“Aprendemos que fornecer sapatos, visão e água potável durante mais de uma década foi um começo incrível – o começo certo – para criar mudanças significativas. Mas, a decisão de conceder subsídios de impacto permitirá à nossa comunidade fazer ainda mais. Em vez de dar sapatos, estamos doando 1/3 dos nossos lucros. Em outras palavras, US$ 1 para cada US$ 3 que ganhamos, que é o máximo que uma empresa pode dar enquanto mantém as luzes acesas.” – Relatório de Impacto TOMS.

Como resultado de suas iniciativas de RSE, a TOMS ajudou a vida de 105 milhões de pessoas e continua aumentando!

10. Clima neutro: Bosch

A Bosch estabeleceu metas ambiciosas para a proteção do ambiente, com o objetivo de reduzir a sua pegada ecológica através da ação climática, da utilização da água e de uma economia circular.

Parece que esta ambição valeu a pena e abriu o caminho para outras empresas globais, uma vez que 400 das suas localizações são agora neutras em termos climáticos. A empresa pretende agora reduzir as emissões a montante (bens e serviços adquiridos) e a jusante (utilização de produtos) em 15% em 2030.  

“Tendo alcançado as nossas metas iniciais para os âmbitos 1 e 2, estamos agora a abordar as emissões do âmbito 3 com o mesmo grau de rigor – definindo metas e marcos específicos para os próximos anos.” – Torsten Kallweit, Chefe de EHS E Sustentabilidade

​​​​​​​11. Tecnologia limpa: GE

Já se passou mais de uma década desde que a General Electric lançou a Ecomagination, a sua estratégia de negócios renováveis ​​com a missão de duplicar a aposta na tecnologia limpa e gerar 20 mil milhões de dólares em receitas provenientes de produtos verdes.

Como parte do seu “Desafio Ecoagination” lançado no ano passado, a GE concedeu a cinco pessoas 100.000 dólares cada para desenvolverem as suas inovações, tais como uma turbina eólica insuflável, um contador de água inteligente, uma infra-estrutura de rede cibersegura e tecnologia de curto-circuito e interrupções.   

12. Diversidade e inclusão no local de trabalho: Starbucks

Contratações de diversidade da Starbucks
Contratações de diversidade da Starbucks

Visando a contratação, a Starbucks queria diversificar sua força de trabalho e oferecer oportunidades para grupos específicos. Prometeu contratar 25 mil veteranos militares e cônjuges dos EUA até 2025, como parte dos seus esforços socialmente responsáveis. A empresa superou metas , contratando 40 mil veteranos e cônjuges desde o lançamento. 

Para combater a igualdade racial e social, a Starbucks anunciou um programa de mentoria para conectar negros, indígenas e pessoas de cor (BIPOC) a líderes seniores e investir em parcerias. A rede também pretende ter o BIPOC representado em 30% em funções corporativas e 40% no varejo e manufatura até 2025.    

Leia: ‘Acessibilidade digital: o que os profissionais de marketing precisam saber’ para descobrir como você pode tornar suas atividades de marketing mais acessíveis. 

13. Sustentabilidade: Nova Cervejaria Belga 

Esta cervejaria de propriedade integral de seus colaboradores por meio de um plano de participação acionária tem como foco a sustentabilidade. Sua cervejaria em Fort Collins, Colorado, produz eletricidade por meio de painéis solares e águas residuais e pretende que toda a sua cerveja seja neutra em carbono até 2030. 

A New Belgium Brewing Company orgulha-se de ter alcançado alguns marcos importantes . É a primeira cervejaria movida a energia eólica nos Estados Unidos, a primeira cerveja certificada como neutra em carbono na América do Norte (Fat Tire) e a primeira a alcançar uma pontuação perfeita de 100 no Índice de Igualdade Corporativa da Campanha de Direitos Humanos. 

Também doa 1 dólar de cada barril vendido para apoiar as suas iniciativas, valores e objetivos filantrópicos, doando até agora 30 milhões de dólares. De acordo com a Diretora de RSC, Katie Wallace: “Consideramos que o bem-estar social e ambiental estão intrinsecamente interligados”.

14. Comunidades locais: The Walt Disney Company

A Disney comprometeu-se a reduzir as emissões e os resíduos juntamente com a utilização de design e materiais sustentáveis ​​no seu relatório de Objectivos Ambientais para 2030 . Alguns dos objetivos incluem alcançar emissões líquidas zero para operações diretas, utilizar plástico que contenha pelo menos 30% de conteúdo reciclado ou um material alternativo de menor impacto e eliminar plásticos de utilização única em navios de cruzeiro até 2025. 

Eles estão ativamente garantindo políticas trabalhistas internacionais rigorosas para proteger a segurança e os direitos dos seus funcionários.

Eles também são ativos na comunidade e incentivam os funcionários a fazerem o mesmo. Através do programa VoluntEARS da Disney, funcionários e membros do elenco em todo o mundo ofereceram 13 milhões de horas de serviço às suas comunidades, enquanto mais de US$ 140 milhões em doações da Disney foram direcionados para programas que atendem comunidades sub-representadas. 

15. Embalagem: LEGO

Compromissos de sustentabilidade da LEGO
Compromissos de sustentabilidade da LEGO

A Lego triplicou os gastos em iniciativas de sustentabilidade para 1,4 mil milhões de dólares até 2025, com foco na fabricação de produtos a partir de materiais mais sustentáveis ​​e circulares até 2032.

Seu foco principal como supermarca moderna é eliminar gradualmente as embalagens plásticas descartáveis ​​para seus tijolos, com todas as embalagens sendo sustentáveis ​​até 2025. Embora os testes para criar um tijolo sustentável tenham sido desafiadores, a empresa está comprometida em continuar sua pesquisa para encontrar uma solução viável.  

Atualmente, 93% das embalagens são feitas de papel, papelão e outros materiais à base de papel. Estão em andamento trabalhos para substituir sacolas plásticas pré-embaladas descartáveis ​​em caixas LEGO por sacolas de papel, em parceria com o Forest Stewardship Council.

O CEO do LEGO Group, Niels B Christiansen disse: “Não podemos perder de vista os desafios fundamentais que as gerações futuras enfrentam. É fundamental que tomemos medidas urgentes agora para cuidar do planeta e das gerações futuras. Como empresa que considera as crianças os nossos modelos, somos inspirados pelos milhões de crianças que apelaram a ações mais urgentes em relação às alterações climáticas.”

16. . Mídia social e jornalismo: The Washington Post

Na esteira das notícias falsas, os meios de comunicação estão recorrendo às redes sociais como TikTok e Threads para se dirigir a um novo público e combater informações falsas sobre questões como as eleições nos EUA e o coronavírus. 

O Washington Post é um exemplo de marca de notícias que usa o TikTok com sucesso. Seu slogan é ‘Somos um jornal’ e seu perfil no TikTok já tem 1,7 milhão de seguidores (e está crescendo). Objetivo deles? Para atrair novos leitores e construir confiança usando vídeos curtos e conteúdo viral.

Postagem de Washington TikTok
Postagem de Washington TikTok

Segundo Dave Jorgensen, guru das redes sociais do Post, a rápida ascensão do TikTok deve-se ao facto de a plataforma ter aumentado a confiança entre o jornal e os seus seguidores. Ele acredita que o TikTok é jornalismo em todos os sentidos. “ Quase todos os outros TikToks trazem novidades relacionadas e com isso estamos entregando novidades aos usuários. Jornalismo é isso: transmitir notícias da maneira que for possível, de maneira responsável. 

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

Sobre Mim

Desde 2015 atuamento no Marketing Digital oferecendo serviços e consultorias para empresas que buscam atrair clientes e vender mais pela internet.

Acompanhe nossos Vídeos

CONSULTORIA INDIVIDUAL

Estruture o seu negócio para gerar vendas e atrair clientes pela internet com o mínimo de esforço e investimento.