O que é Bio no Instagram – Saiba Como Montar a Sua

Assim como quase tudo na internet, sua bio (biografia) do Instagram tem tudo a ver com causar uma primeira impressão impactante.

A maioria das pessoas leva apenas alguns segundos para visualizar a bio e as fotos antes de decidir se devem ou não segui-lo.

Se sua bio do Instagram for atraente, elas podem decidir se envolver com seu conteúdo ou seguir sua conta.

Sua bio do Instagram pode ser uma das partes mais importantes do seu perfil, principalmente quando se trata de atrair novos seguidores e construir sua marca.

Mas por que? Pense desta maneira. Se você acessar um site e a página inicial não estiver organizada e fornecer as informações que você procura, você permaneceria nesse site? Provavelmente não.

Você passaria para o próximo site até encontrar um que correspondesse ao que você estava procurando.

Então, sua bio do Instagram deve conter tudo que precisa para atrair o público que você procura.

Para atrair o público desejado, você precisa que eles entendam exatamente quem é e do que você se trata.

O que é bio no Instagram?

Uma bio do Instagram é a descrição, em no máximo de 150 caracteres, sob seu nome de usuário na página de perfil do Instagram.

Suas fotos mostram aos usuários o que você faz. A bio é sua chance de dizer quem você é.

Sua bio precisa transmitir a personalidade da sua marca e mostrar ao seu público que eles vieram ao lugar certo.

Depois de ler sua bio, as pessoas devem entender o que você faz e por que devem segui-lo. Talvez seja pedir muito para uma quantidade tão pequena de texto.

Você precisará empregar algumas ideias criativas para fazer sua bio se destacar.

A melhor bio para o Instagram é aquela que incentiva os novos visitantes de perfil a permanecer e clicar no botão Seguir.

Antes de criar sua descrição da bio, você deve fazer algumas considerações, como:

  • Qual é a promessa da sua marca?
  • E quanto à personalidade da sua marca: Engraçada? Séria? Informativa? Brincalhona?
  • Quais são suas habilidades especiais?
  • Você é um negociante local? Nacional? Multinacional?
  • O que torna seu produto ou serviço único?
  • Qual é a primeira coisa que você deseja que as pessoas façam depois de visitar seu perfil?

Sobre esse último ponto: todo bom material de marketing inclui uma frase de chamariz clara e atraente.

Sua bio do Instagram não é exceção. Dê aos visitantes uma direção clara. Você pode querer usar seu link do Instagram na bio para enviar as pessoas a uma página onde podem comprar seus produtos.

Talvez você queira que as pessoas curtam sua página no Facebook ou se inscrevam para receber seu boletim informativo.

Se o seu objetivo é criar seguidores no Instagram, sua frase de chamariz pode ser simplesmente pedir aos visitantes que sigam seu feed ou compartilhem suas fotos com uma hashtag de marca.

Elementos de sua bio no Instagram

A bio no Instagram é uma das partes mais importantes de um perfil perfeito. Na verdade, sua bio é um resumo do que você faz no Instagram e desempenha o papel de primeira impressão.

Portanto, se você escrever a melhor bio para sua conta, você pode crescer de forma fácil e orgânica.

Mas quais são os principais elementos para obter seguidores?

Foto do perfil

A foto do seu perfil é uma das primeiras coisas que as pessoas notarão na sua bio.

O Instagram é uma plataforma de mídia social onde você pode usar recursos visuais para atrair facilmente as pessoas.

Sua foto de perfil deve realmente representar quem você é e, se você for uma empresa, o ideal é que seja o logotipo ou algo simbólico de sua marca.

Isso torna muito fácil para as pessoas reconhecerem você e é uma maneira eficaz de se destacar.

Outras imagens que você também pode usar incluem a foto de sua equipe. Certifique-se de que são imagens representativas da sua marca e que podem servir como prova social.

Você também deve garantir que as pessoas consigam ver as imagens com clareza, independentemente do tipo de dispositivo que estejam usando.

A ênfase do Instagram são as imagens, por isso é importante para você usar gráficos de alta qualidade.

Lembre-se de que o tamanho mínimo da foto do perfil é 110 x 110 pixels, mas fique abaixo de 200 x 200 para que os visitantes não vejam uma foto esticada ou desfocada ao visitar seu perfil.

Nome de usuário

Quando você clica em uma bio no Instagram, o nome é a parte que está escrita em negrito. Você pode utilizar até 30 caracteres para escrever seu nome.

Na verdade, seu nome do Instagram pode ser pesquisado. Portanto, colocar seu nome em sua bio torna mais fácil para as pessoas encontrarem você quando procuram pessoas no Instagram.

Como marca, você facilita a busca ao adicionar palavras-chave associadas a sua marca ou setor.

Isso proporciona a você um alcance maior no Instagram quando as pessoas pesquisam com essas palavras-chave.

Mas não exagere. Utilize no máximo duas palavras-chave. O excesso pode prejudicar sua bio, gerando resultados contrários aos que você deseja.

Descrição

A descrição do seu perfil é um espaço de 150 caracteres que permite a você mostrar sua personalidade e explicar resumidamente quem você é.

Como marca, sua descrição está direcionada ao seu público-alvo, portanto, seu tom e linguagem merecem atenção especial.

Mencione seus recursos exclusivos e outras coisas que fazem você se destacar. No entanto, esta é uma biografia e não uma autobiografia. O ideal é manter a simplicidade e destacar apenas alguns recursos sobre você ou sua marca.

Para uma biografia de 150 palavras, os emojis podem ser úteis. O fato de serem divertidos e também muito cativantes os torna uma boa escolha para usar em sua bio.

Emojis também têm significados padrão, portanto, você deve usá-los apropriadamente.

Você também pode utilizar quebras de linha e espaçamento, especialmente se você tiver muitas informações para incluir em sua bio.

No entanto, você deve sempre verificar sua bio em dispositivos diferentes para ter certeza de que faz sentido em outras plataformas.

URL clicável

Sem dúvida, sua bio, postagens e stories do Instagram juntas não podem cobrir todos os aspectos do seu negócio.

Além disso, você pode criar um link para um blog ou site e derivar facilmente o tráfego para seu site.

No entanto, o Instagram tem uma limitação no link bio. Infelizmente, você pode compartilhar apenas um link em sua biografia.

Portanto, você não pode vincular sua conta a todas as contas de mídia social e blogs simultaneamente.

Categoria de negócios

A seção Categoria é exibida abaixo do nome da empresa e é gerada pela categoria escolhida em uma página vinculada do Facebook.

A indicação do seu tipo de negócio dará aos visitantes uma ideia melhor e imediata dos produtos que você oferece.

Botões de call to action – CTA

Ao criar seu perfil no Instagram, você quer ter certeza de que realmente pode fazer vendas por meio desta plataforma.

A melhor maneira de gerar vendas ou converter clientes potenciais em compradores é com sua bio, e você faz isso com um CTA.

Embora o link em sua bio já atue como um apelo à ação por conta própria, você o torna mais eficaz quando diz às pessoas o que fazer em seu texto de bio.

Evite esses erros no Instagram

É humano cometer erros. A questão é que em uma plataforma de mídia social eles se tornam públicos.

Existem muitos erros que as marcas tendem a cometer no Instagram. Conheça alguns desses erros comuns que, embora sérios, podem ser facilmente corrigidos.

Imagem sem qualidade

Instagram é uma rede social totalmente impulsionada por conteúdo visual. As postagens que chamam mais atenção são aquelas com imagens atraentes.

A resolução é importante. Nunca faça upload de nada que esteja em baixa resolução. Parece pouco profissional e amador, e diminuirá a percepção geral da marca.

Você precisa estar ciente da compressão ao enviar imagens. Uma boa regra é fazer com que suas imagens tenham pelo menos o dobro do tamanho recomendado pelo Instagram. Dessa forma, elas ficarão melhores quando forem reduzidas.

A iluminação e a composição são outros fatores que você precisa ter em mente. Imagens mal iluminadas ou compostas de maneira inadequada não terão um impacto tão forte.

Dedique o tempo necessário editando e ajustando as fotos, garantindo imagens de qualidade.

Comprando seus seguidores

Comprar seguidores pode parecer uma maneira rápida de aumentar sua conta no início. Você pode pensar que se o seu número de seguidores for impressionante o suficiente, certamente atrairá outros.

No entanto, este método simplesmente não vale a pena. O maior problema é que esses seguidores são apenas bots. Eles não irão interagir ou se envolver com o seu conteúdo de nenhuma forma significativa.

Isso leva a uma complicação adicional. Se você tem uma grande quantidade de seguidores, mas quase não possui comentários em seus posts, vai parecer suspeito para um visitante observador, e sua marca perderá a autenticidade.

Alcance usuários reais do Instagram socializando com eles e postando conteúdo de que gostam. Pode ser um processo mais lento, mas garantirá um seguimento mais ágil e leal.

Uma bio “vazia”

Algumas contas colocam o mínimo de esforço em sua bio. Este é um desperdício de uma boa oportunidade.

Veja sua bio como uma introdução à sua marca. Sendo o mais conciso possível, use este espaço para dizer ao seu visualizador do que se trata a empresa.

Deixe-os saber o que você faz e quais produtos você vende. Não tenha medo de colocar personalidade em sua descrição. Dê aos leitores uma noção da filosofia, dos valores e da atitude da sua marca.

Nenhuma estratégia clara

Muitas marcas entram no Instagram e começam a postar sem qualquer previsão. Alguns simplesmente começam a postar quaisquer fotos espontâneas que tenham em mãos.

Embora seja um comportamento típico para a maioria dos usuários com Instagrams pessoais, é uma maneira inadequada de gerenciar a conta da sua empresa.

Você precisa de um plano concreto antes de começar. Qualquer boa campanha de marketing definirá objetivos e formará estratégias sólidas de como alcançá-los.

Primeiro, você precisa estreitar seu foco. Pense em uma meta prática que você espera alcançar. Isso pode atrair um determinado grupo demográfico ou solidificar a imagem da sua marca.

Depois de estabelecer seu foco, comece a gerar conteúdo com esse objetivo em mente.

Usando hashtags de forma errada

Hashtags são uma ferramenta importante para ajudar os usuários a encontrar seu conteúdo. Elas organizam efetivamente o conteúdo relacionado que qualquer pessoa pode pesquisar.

Porém, nem todo mundo parece saber como usá-las adequadamente. Pode ser extremamente frustrante ter que percorrer um conteúdo não relacionado obstruindo um feed de hashtag.

Portanto, você só deve usar hashtags quando forem adequadas para suas postagens. Tentar entrar no movimento da hashtag sem um propósito só funcionará contra você.

Se suas postagens forem irrelevantes, os usuários estarão mais propensos a evitá-las. Além disso, não preencha suas legendas com uma quantidade excessiva de hashtags.

Qualquer número abaixo de 10 deve ser suficiente. Se você fizer mais do que isso, começará a parecer confuso.

Falta de consistência

Consistência é a base do marketing de marca. É uma visão unificadora para a marca, desde seu estilo estético até seus valores centrais.

Uma marca consistente é reconhecível. Antes de publicar qualquer postagem, pergunte-se se ela se encaixa com o resto do seu conteúdo.

Comunica a mesma mensagem? Está de acordo com a atitude estabelecida da marca? Ela se mistura visualmente ou fica estranha?

O público gosta de saber o que esperar de suas marcas favoritas. Isso é o que os faz voltar e ficar ansiosos por sua próxima postagem.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

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