5 Estratégias de Marketing COMPROVADAS para Nutricionistas e Estudantes de Nutrição

Nesta postagem do blog, exploramos 5 estratégias de marketing comprovadas para nutricionistas e estudantes de dietética.  

Se eu lhe dissesse que 80% do sucesso do seu negócio dependeria de estratégias de vendas e marketing, você acreditaria em mim?

Espero que sim, porque é verdade! As estratégias de vendas e marketing são peças essenciais para a construção de um negócio de sucesso, sustentável e lucrativo. Mas, nutricionistas e nutricionistas muitas vezes se sentem confusos sobre o tema porque chegamos à mesa com muito pouco conhecimento nessa área.

No entanto, o marketing eficaz pode ser usado em todas as áreas de prática, desde ajudá-lo a conseguir novos empregos, ganhar dinheiro como empreendedor e até mesmo entrar em um estágio ou programa de mestrado! É tudo sobre como você se apresenta ao mundo e como você consegue convencer as pessoas de que elas precisam de você ou de seus serviços.

O que é marketing?

O objetivo do marketing é obter potenciais clientes e clientes interessados ​​em seus produtos e/ou serviços.

Puro e simples, em dietética, um bom marketing significa que você é capaz de comunicar maneiras de melhorar a vida das pessoas com o trabalho que você faz. Por sua vez, isso leva as pessoas a conhecer, gostar e confiar em você o suficiente para querer trabalhar com você!

Marketing não significa apenas vendas, significa usar maneiras criativas de mostrar o quão incrível e experiente você é.

Alguns exemplos de marketing incluem: criar receitas, escrever postagens em blogs, fazer um podcast, postar conteúdo valioso nas mídias sociais, postar trabalhos/pesquisas em que você esteve envolvido, etc.

5 estratégias de marketing comprovadas para nutricionistas e estudantes de dietética

Então, agora, vamos percorrer 5 estratégias comprovadas com as quais você pode começar HOJE para começar a se comercializar como profissional (de graça!)

1. Defina sua marca pessoal

Branding para nutricionistas é o processo no qual você cria sinais visuais (como o nome da sua empresa, logotipo, cores da marca ou fontes) que são reconhecíveis como associados a você. A marca também inclui como você se retrata online – ou seja. que tipo de linguagem você usa, como você fala com seu público, etc.

Por que o branding é tão importante para o seu negócio?

  • O branding muda a forma como as pessoas o percebem e o que você tem a oferecer.
  • O branding ajuda a agilizar seu processo criativo para que você saiba EXATAMENTE o que postar em seu site, blog, mídia social etc.
  • Ter uma marca coesa faz você parecer mais profissional, o que impulsiona os negócios e aumenta o reconhecimento da marca.
  • Marcas são reconhecidas! Quando as pessoas se lembram de você pela sua marca, é mais provável que elas se refiram a você no futuro, quando precisarem de seus serviços.

Como você começa com o processo de branding?

Pergunte a si mesmo – como você quer ser percebido pelo seu público? Anote alguns desses atributos e crie de 3 a 5 palavras descritivas para ajudá-lo a descrever como você deseja ser percebido. Alguns exemplos de palavras descritivas podem ser “alimentar, bem-humorado, sério, acessível, feminino, masculino, empoderador, autodepreciativo”. Isso realmente deve ser a espinha dorsal da sua marca pessoal e realmente ajudará a informar como você escreve e como se retrata online.

Então, digamos que Kyle tem seu próprio consultório particular de dietética, centrado em ajudar caras de 20 e poucos anos com nutrição fitness. Como ele sabe que seu mercado-alvo são caras de 20 e poucos anos, ele pode escolher palavras como: masculino, poderoso e motivador.

Agora que Kyle conhece essa informação, isso o ajudará a entender como ele vai se comunicar com seu público. Então, para ele, quando ele está projetando seus gráficos para postar no Canva, ele está escolhendo cores e fontes que se comunicam com seu público-alvo e que transmitem poder, masculinidade e motivação. Ele também agora sabe que suas mensagens deveriam estar falando diretamente com aqueles caras de 20 e poucos anos.

Veja o que quero dizer? O poder da marca pode ser incrivelmente poderoso se for dado um pouco de consideração e atenção.

2. Seja ativo nas mídias sociais

Eu encorajaria qualquer pessoa interessada em construir um negócio a se tornar ativa nas mídias sociais. Independentemente de você tirar ou não clientes das mídias sociais, isso ajuda a garantir que você seja mais visível e pesquisável para oportunidades em potencial.

Também ajuda na validação social. Por exemplo, se um cliente em potencial encontrar você em seu site, provavelmente ele também o procurará nas mídias sociais ao decidir se deseja trabalhar com você.

Mais e mais pessoas estão procurando as mídias sociais para obter informações sobre saúde. Se os nutricionistas não estão nas redes sociais, então essa é uma grande oportunidade PERDIDA. Como todos sabemos, existem muitas pessoas não qualificadas falando sobre nutrição nas mídias sociais, então os nutricionistas PRECISAM estar lá.

O LinkedIn também pode ser uma ferramenta de marketing fantástica. Ao compartilhar projetos em que você está trabalhando, artigos que publicou ou artigos de blog que está escrevendo, você está expondo mais pessoas ao trabalho que faz. Por sua vez, isso ajuda potenciais empregadores ou clientes em potencial a entender o valor que você pode fornecer a eles ou à organização.

Uma mensagem chave que eu quero que você lembre quando se trata de marketing – não assuma que as pessoas sabem o valor que você tem a oferecer, você TEM que mostrar a elas. Não é se gabar.

3. Construa um site e use SEO estrategicamente

Um site é incrivelmente importante para dar às pessoas a oportunidade de descobrir você organicamente ou aprender mais sobre o trabalho que você faz. Eu gosto de dizer que a mídia social é como um carretel de destaque, enquanto seu site é sua casa. Seu site funciona como um balcão único para garantir que alguém possa obter todas as informações necessárias sobre você de maneira acessível.

No entanto, queremos garantir que nosso site seja facilmente encontrado no Google. Para fazer isso, usamos uma ferramenta chamada Search Engine Optimization para obter uma classificação mais alta em mecanismos de pesquisa como o Google. Embora o SEO possa ser complicado, um lugar fácil para começar é certificar-se de incluir as seguintes palavras-chave em todo o seu site:

  • Nutricionista em [inserir cidade]
  • Nutricionista em [inserir província/estado]
  • Nutricionista para [inserir nicho]

4. Defina um nicho

Quando se trata de administrar um negócio de sucesso, acredito firmemente que você PRECISA ter um nicho. Mas quando digo “nicho”, não me refiro apenas a uma condição relacionada à nutrição, como diabetes, saúde digestiva ou alergias alimentares. Um nicho pode ser aplicado de forma mais ampla a um grupo de pessoas ou faixa etária que você realmente está interessado em ajudar.

Um nicho não significa que você está se limitando – acredito firmemente que quando você não está falando com alguém, você não está falando com ninguém. Ter um nicho ajuda você a entender quem é seu cliente ideal e quais são seus desafios (que você pode ajudar a resolver).

Ter um nicho também ajuda a atrair seu cliente ideal. Quando você mostra que tem uma experiência única em uma área específica, isso prova que você pode ajudar a resolver os desafios únicos de alguém (o que eles estarão muito mais inclinados a pagar para você fazer!)

5. Faça sua estratégia sobre ELES, não VOCÊ

Quando se trata de marketing, queremos ter certeza de que estamos sempre fazendo a pergunta – quais são os desafios que meu público-alvo precisa de ajuda para resolver?

Muitas vezes, elaboramos nossas mensagens de marketing em torno de coisas que achamos interessantes, em vez de nos colocarmos no lugar de nosso mercado-alvo.

Maneiras de descobrir sobre o que seu mercado-alvo deseja saber mais:

  • Encontre pessoas em seu mercado-alvo e faça algumas pesquisas – quem mais elas estão seguindo? que tipo de tópicos eles estão postando? que lutas eles têm em suas vidas?
  • Preste atenção aos tipos de perguntas que as pessoas estão fazendo a você
  • Mande DM para eles e pergunte! – por exemplo, costumo usar histórias do Instagram para fazer pesquisas e perguntar ao meu público o que eles querem saber mais
  • Qual é a sua “concorrência” indo bem/não bem? e você quer fazer diferente?

Aqui está – 5 estratégias de marketing comprovadas para nutricionistas e estudantes de nutrição. O marketing eficaz pode ser usado em todas as áreas de prática, desde ajudá-lo a conseguir novos empregos, ganhar dinheiro como empreendedor e até mesmo entrar em um estágio ou programa de mestrado! É tudo sobre como você se apresenta ao mundo e como você consegue convencer as pessoas de que elas precisam de você ou de seus serviços.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

Sobre Mim

Desde 2015 atuamento no Marketing Digital oferecendo serviços e consultorias para empresas que buscam atrair clientes e vender mais pela internet.

Acompanhe nossos Vídeos

CONSULTORIA INDIVIDUAL

Estruture o seu negócio para gerar vendas e atrair clientes pela internet com o mínimo de esforço e investimento.