A linha editorial faz parte do marketing de conteúdo. Seu objetivo é simples: ajudar você a planejar, preparar e publicar seu conteúdo de forma consistente e eficiente.
Ela é sua melhor aliada e guia para o futuro. De fato, como gerente de negócios, você deve garantir uma presença digital para ganhar notoriedade e encontrar novas perspectivas.
Isso requer a implementação de uma estratégia editorial bem construída. Mas, como montar uma estratégia de conteúdo?
Neste artigo, explicamos o que é uma linha editorial, como fazê-la e implantá-la e os benefícios que você pode obter.
O que é uma linha editorial?
Uma linha editorial é uma diretriz para suas futuras publicações. Define a forma de comunicar, o tom utilizado, o estilo…
Ao criar um site, uma vez definida a carta gráfica, você alimenta seu site com seu conteúdo. Esses textos preenchem as páginas assim como o seu “blog”.
Escrever regularmente artigos de qualidade em seu blog ajuda a desenvolver e melhorar seu SEO. Em seguida, esses artigos são compartilhados nas redes sociais.
A publicação de artigos ou posts nas redes sociais é agendada com antecedência em um calendário editorial e não no dia a dia.
Tudo isso é determinado e planejado. É aí que entra a linha editorial. Ela visa enquadrar todo o seu conteúdo antes da distribuição.
Benefícios da criação de uma linha editorial
No passado, o marketing costumava ser conversas unilaterais direcionadas aos clientes.
Mas nos últimos anos o marketing de conteúdo tornou-se uma parte indispensável das campanhas, resultando em um relacionamento mais próximo entre a marca e seu público.
De acordo com pesquisas, 90% dos profissionais de marketing de conteúdo B2B mais bem-sucedidos priorizam as necessidades de informação do público sobre suas vendas e mensagens promocionais.
Por outro lado, 56% dos profissionais menos bem-sucedido não consideram a produção de conteúdo como prioridade.
Além de ajudar seu site para fins de SEO, o conteúdo editorial oferece uma série de benefícios, que podem incluir:
Conquistar a confiança dos clientes
O conteúdo editorial elaborado por sua equipe e publicado em seu blog funcionará para desenvolver seu site para ser uma fonte confiável.
Ao publicar este conteúdo no blog da sua empresa, você se tornará um recurso para as pessoas que procuram respostas relacionadas ao seu setor e elas começarão a confiar mais em você.
O conteúdo editorial pode ajudar a criar confiança em sua marca sem parecer um discurso de vendas direto.
Estabelecer sua empresa como uma autoridade
Da mesma forma, a publicação de conteúdo editorial ajuda você a estabelecer uma posição em que sua empresa e sua equipe são consideradas líderes de pensamento dentro de um espaço.
Parte de ser considerado um especialista em um campo específico exige que as pessoas o vejam como tal.
Em essência, você precisa ganhar esse título. Uma vez conquistado, as pessoas voltarão para você porque o veem como uma fonte útil de informações.
Construir uma biblioteca de conteúdo
Com o passar do tempo, você construirá um arquivo de tópicos relevantes para sua empresa e negócios.
Esse acúmulo de informações não apenas ajuda no seu SEO, autoridade e marca, mas também pode ser usado para vários propósitos, como:
Utilizar a biblioteca de conteúdo para promoção em vários canais
Essa riqueza de artigos e postagens de blog oferece uma enorme vantagem, pois você pode redirecionar esses artigos para estratégias promocionais em vários canais.
Por exemplo, você pode usar conteúdo editorial para:
- E-mails
- Boletins informativos
- Pensamentos do dia
- Promoção nas redes sociais
- Promoção do LinkedIn
Atrair novos visitantes
Um conteúdo editorial perspicaz pode atrair novos visitantes que podem eventualmente se transformarem clientes, mesmo que essa nunca tenha sido sua intenção original.
As pessoas gostam de informações úteis.
Melhorar o fornecimento de leads de entrada
A criação de leads é a principal força para o crescimento e o sucesso contínuo de uma empresa.
Com o declínio da eficácia das técnicas de outbound, o inbound sourcing por meio de conteúdo editorial passou para a vanguarda.
Construir sua marca
Se você quer chegar ao topo, precisará se apressar e fazer um esforço conjunto para colocar seu nome na boca de todos.
Conteúdo editorial forte é algo que pode ser compartilhado e divulgado de forma que sempre tenha a possibilidade de se tornar viral.
A linha editorial se tornou essencial para qualquer empreendedor que deseja se desenvolver na web.
Com sua estratégia editorial bem elaborada, você se torna sua própria mídia, o que evita que você gaste muito orçamento em publicidade.
Como fazer uma linha editorial
Muitas vezes chamado de marketing de conteúdo ou carta editorial, a linha editorial está intimamente ligada à referência natural.
Ela planeja as ações que servem para aumentar suas posições em buscadores como o Google sem investir um orçamento colossal em uma campanha de Adwords.
Para construir sua linha editorial, você deve antes de tudo definir o objetivo de sua estratégia, ou seja, por que você escreve e sobre que assunto, com quem você está falando, quando você decide fazê-lo e onde.
Você tem que definir metas para si mesmo! Lembre-se de que uma boa meta deve ser Específica, Mensurável, Alcançável, Realista e Temporária. Isso é chamado de método SMART.
Pode ser obter mais de 10.000 visitas por mês, dobrar a taxa de conversão, entre outros objetivos. No entanto, tudo depende da sua atividade, do seu faturamento, do que você planeja para sua futura empresa…
Você escreve para atender a uma necessidade de informação e referência. Sua estratégia é de grande ajuda para publicar com regularidade e eficácia. Rigor e regularidade são as palavras-chave dessa estratégia.
Escrever textos lindos e valiosos que ninguém consegue encontrar e ler é uma pena! É por isso que você deve conhecer perfeitamente seus alvos, adaptar seu conteúdo e otimizar o SEO.
Se hoje você entendeu os desafios do marketing de conteúdo, é preciso redobrar os esforços para se destacar dos concorrentes.
Conheça algumas dicas para iniciar sua linha editorial.
Persona do comprador: conheça seus alvos
Sem o conhecimento perfeito de seu público-alvo, você corre o risco de perder sua estratégia. De fato, seu conteúdo é direcionado aos seus clientes em potencial.
O conteúdo que não atende à demanda simplesmente causa uma alta taxa de rejeição. Seu internauta clica em seu artigo graças a um título promissor, passa o mouse sobre o artigo sem encontrar a informação que procura, decide fechar a página e ela volta à estaca zero.
Isso é tudo que você precisa evitar e para isso é essencial um perfeito entendimento de seus leitores.
A persona do comprador é uma ferramenta fácil que requer um pouco de reflexão. É um perfil de usuário que você monta e que reúne dados demográficos, características gerais, hábitos sociais e psicológicos.
A ideia é entender seus alvos para oferecer a eles um conteúdo adequado, ou seja, conteúdo que atenda às suas expectativas.
Palavras-chave de segmentação: otimizando seu marketing de conteúdo
Escrever conteúdo não é escrever artigos ao acaso. Um bom conteúdo deve:
- Conter valor suficiente para atrair seus leitores
- Responder a um problema que seus clientes em potencial estão procurando.
- Ser otimizado para aparecer nos primeiros resultados dos motores de busca.
Então, para sua estratégia funcionar, você precisa fazer uma pesquisa de palavras-chave e ver quais são as mais procuradas e quais valem o seu tempo.
Existem ferramentas gratuitas que permitem a você conhecer o volume de buscas e analisar a posição de seus concorrentes.
Com uma busca por tópico, você alimenta uma tabela de artigos prioritários para escrever de acordo com o volume de buscas, por exemplo.
Escolhendo o conteúdo certo: uma estratégia editorial vencedora
Hoje há uma infinidade de tipos de conteúdo: blog, white paper, webinar… Cabe a você determinar quais ferramentas parecem mais adequadas.
Tudo depende de seus recursos internos também. Escrever leva tempo, otimizando ainda mais seus artigos para SEO.
Também faz parte da sua estratégia definir quem é o responsável pela redação e publicação. A organização é uma parte muito importante da sua linha editorial.
Se você ainda não tem alguém dedicado ao marketing de conteúdo, faz mais sentido focar apenas em um tipo de conteúdo, como uma parte do blog, para desenvolver seu SEO.
O importante é focar em um objetivo e colocar nele todos os recursos necessários para alcançar os resultados desejados.
Posteriormente, continue a adaptar sua estratégia, integrando novos meios.
Marketing de conteúdo: os diferentes processos
Existem várias fases na jornada de seus clientes:
Descoberta
A fase de descoberta é o momento em que o internauta ainda não identificou um problema e, portanto, faz uma busca global na web sem um objetivo específico.
Ele consome seu conteúdo passivamente para coletar informações sem nenhuma necessidade real.
Problema
A segunda fase é quando a pessoa tem um problema específico e identificado que está tentando resolver.
Entra, portanto, numa fase de pesquisa e comparação. Informa solicitações específicas na barra de busca dos buscadores.
Solução
A última fase é a tomada de decisão. O leitor sabe o que quer.
Para todos esses diferentes processos, é aconselhável adaptar seu conteúdo. Em relação à fase de descoberta, seu conteúdo é, portanto, orientado de maneira diferente da fase de solução.
Você propõe, portanto, um artigo com um vídeo para a fase de descoberta, depois um conteúdo mais detalhado para a fase intermediária, despertando a emoção, para finalmente ser um pouco mais incisivo na última fase do processo, como por exemplo um teste gratuito, comparativos, etc.
Estratégia de linha editorial: fornecer recursos internos ou externos
Conhecer as metas, montar toda uma estratégia, definir os objetivos… Todos esses passos são importantes!
No entanto, eles não funcionam se você não tiver os recursos para desenvolvê-los. Depois de definir a frequência de seus artigos, os temas, os meios de distribuição, você deve encontrar a pessoa que sabe realizar todas as missões com facilidade.
Se seu objetivo é ser listado muito rapidamente e você deseja se posicionar como um líder do seu segmento, por exemplo, você pode delegar a produção de textos a freelancers especializados nisso.
É possível ter vários redatores, no entanto, exige rigor e organização. Não negligencie o seu recrutamento. O seu colaborador é o que garante o bom andamento da sua estratégia.
Para tornar a configuração ainda mais fácil, você pode criar uma lista de verificação. Ela deverá conter os elementos essenciais para que sua estratégia se encaixe perfeitamente na sua linha editorial.
Estratégia editorial: um guia escrito para apoiar seus colaboradores
Concretamente, como é uma linha editorial? Tal como acontece com a sua carta gráfica, a sua estratégia pode ser na forma de um documento escrito.
Ele pode conter:
- Seus objetivos;
- O estilo e o tom usados;
- Exemplos do que você pode e não pode fazer;
- Os termos a serem proibidos;
- Todas as indicações que são importantes para você, por exemplo, se você deseja que cada conteúdo nas redes sociais comece com um emoji ou outra característica.
A ideia é conseguir ser o mais preciso possível para promover a consistência e a publicação do seu conteúdo de forma eficaz.
Configure um cronograma editorial: a chave para sua estratégia
Agora que você conhece seu público-alvo, os assuntos de seus artigos, os meios de distribuição, tudo o que você precisa fazer é esclarecer todas as suas ações em um cronograma editorial.
A programação é uma garantia de sucesso que confirma a publicação regular em seus diversos meios de comunicação.
Você pode organizá-la da maneira que quiser para que seja o mais clara e precisa possível.
Você digita, por exemplo, o nome do editor, o assunto do artigo, a data de publicação, o status editorial, o status da revisão (sim/não), a data de publicação, o meio de distribuição como Facebook, LinkedIn e outros.
Meça o impacto da sua estratégia editorial: retorno do investimento
Para entender os problemas e analisar os retornos da sua estratégia, você conta com indicadores-chave, os KPIs.
Você monitora, por exemplo, se o número de visitantes aumenta em seu site. Para isso, o Google Analytics é um bom elemento que fornece estatísticas confiáveis sobre a frequência do seu site.
Mas lembre-se: não é em uma semana que você vê os resultados do seu trabalho. Você precisa ter paciência e consistência!
Nas redes sociais, você também mede, graças a ferramentas estatísticas, se o engajamento é mais forte, se a audiência aumentou, como seus fãs interagem…
Por fim, com esses dados você calcula a taxa de conversão e anota em uma tabela para comparar a evolução da sua estratégia.
Quais canais usar, onde publicar?
Seu alvo está definido e agora você sabe a quem está se dirigindo. É importante notar que os comportamentos na web são diferentes dependendo do tipo de pessoa, setor, atividades…
De acordo com um estudo do Quicksprout:
- No B2B, 91% das empresas usam o LinkedIn e 65% dizem ter conquistado pelo menos 1 cliente. 40% das empresas utilizam essa rede para buscar um novo serviço ou tecnologia.
- 85% das empresas do setor B2B usam o Twitter e 50% consideram o Twitter uma rede social eficaz para gerar leads.
- No B2C, esses números são diferentes, para os millennials também são diferentes, e assim por diante.
Sua estratégia editorial faz parte da sua estratégia de marketing. Para ser consistente em suas transmissões, estabeleça um calendário editorial com seus conteúdos ordenados por canal.
Além de ser uma ótima ferramenta organizacional, permitirá que você siga mais facilmente seus objetivos.
Cabe a você criar um calendário em que possa navegar facilmente. Aqui estão alguns elementos que ele pode conter:
- Data da publicação
- Tópicos
- Palavras-chave
- Alvo
- Objetivos
- Canais
- Autor
Existem muitas ferramentas que podem te ajudar a construir um calendário editorial, aproveite!
Como você certamente já percebeu, sua estratégia editorial está no centro do seu conteúdo e se encaixa na sua estratégia de marketing na web.
Uma estratégia de linha editorial eficaz será um grande diferencial e reforçará a imagem da sua marca.
Não espere, destaque-se da multidão!