Instagram Stories: O Que É, Como Funciona e Dicas Práticas

Hoje em dia, a mídia social é toda sobre documentação.

Aonde você vai, o que você come e bebe, quem você vê e o que é mais memorável: esses são os temas típicos do Instagram Stories. São vislumbres de segundos da vida das pessoas, compartilhados no Instagram por apenas 24 horas.

Abaixo, criamos um guia para você conhecer o que é Instagram Stories, como compartilhar com seus seguidores e como ter certeza de que essas histórias são exatamente o que seu público deseja ver.

O que é Instagram Stories

O Instagram Stories, ou Histórias do Instagram, permite que os usuários do Instagram compartilhem fotos e vídeos de sua história, que é visível para os seguidores da conta do usuário no Instagram.

As histórias postadas recentemente são indicadas por uma borda gradiente ao redor da imagem do perfil do usuário. Como os Snaps no Snapchat, as histórias do Instagram desaparecem após 24 horas.

Sua história no Instagram é publicada separadamente das fotos e vídeos encontrados na galeria do seu perfil do Instagram.

Como funcionam o Instagram Stories

O Instagram Stories permite que você compartilhe vídeos curtos e imagens em uma “história” temporária.

Você pode adicionar adesivos, carimbos de data / hora entre outros itens a cada história, além de aplicar certos filtros e efeitos.

Se sua conta for pública, sua história ficará visível para qualquer pessoa, mas se sua conta for privada, sua história ficará visível apenas para aqueles que o seguem.

Os visualizadores têm a opção de responder diretamente a sua história por meio de mensagem direta, mas você também pode desabilitar as respostas nas configurações do seu aplicativo.

Você também pode saber quem visualizou, abrindo sua história e deslizando para cima na tela.

Por que você deve usar o Instagram Stories

As histórias do Instagram podem gerar muito envolvimento e valor, quer você esteja compartilhando uma história de uma conta de marca ou de seu próprio perfil pessoal.

Um total de 500 milhões de usuários do Instagram começaram a compartilhar conteúdo desaparecido no Instagram Stories, aumentando o tempo gasto no aplicativo todos os dias para uma média de 30 minutos.

Além do mais, muitas marcas já conhecem o sucesso na publicação de conteúdo nesta plataforma.

Estejam os editores tentando aumentar o conhecimento da marca, aumentar o tráfego para vídeos ou boletins informativos fora do Instagram ou compartilhar postagens patrocinadas, o Instagram Stories permite que eles publiquem conteúdo divertido.

Tempo de duração do Instagram Stories

As histórias duram 24 horas no seu perfil antes de desaparecer, mas um vídeo dentro da sua história pode durar até 15 segundos antes de passar para a próxima parte do conteúdo.

Você também pode usar um aplicativo de terceiros para segmentar um vídeo mais longo em incrementos de 15 segundos para adicionar à sua história.

Assim como as histórias do Instagram duram apenas 24 horas antes de desaparecer, as próprias fotos e vídeos têm um limite de tempo quando os usuários os visualizam e reproduzem.

Como regra geral, os vídeos individuais que você adiciona ao Instagram Stories têm um tempo máximo de rolagem de 15 segundos, mesmo que o vídeo tenha um tempo maior.

Apesar do limite de tempo de execução de 15 segundos do Instagram Stories, existem maneiras de reproduzir vídeos mais longos em sua história.

Especificamente, você pode dividir um vídeo com mais de 15 segundos em segmentos de 15 segundos e adicionar cada segmento ao Instagram Stories para que sejam reproduzidos um após o outro.

Conheça alguns aplicativos móveis que podem ajudá-lo a fazer isso acontecer:

Continual (apenas iOS)

Contínuo é um aplicativo iOS que divide automaticamente seus vídeos em segmentos de 15 segundos para que você possa carregá-los em sua história.

Você também tem a opção de cortar vídeos para Histórias do Facebook  em 20 segundos.

Storeo (somente iOS)

Como o Continual, o Storeo divide seus vídeos longos em trechos de 15 segundos para carregá-los em sua história.

Ele também permite que você crie histórias no Facebook. A versão gratuita colocará automaticamente uma marca d’água em sua história.

Story Cutter (iOS)

Story Cutter irá cortar sua história em trechos de 15 segundos em HD e 4K. Não há limites para a duração do seu vídeo e os clipes são exportados em ordem cronológica para que seja fácil carregá-los.

Story Cutter (Android)

Como a versão iOS de mesmo nome, o aplicativo Story Cutter Android permite que você divida os vídeos em segmentos menores para carregá-los no Instagram Stories.

Você pode gravar vídeos usando o aplicativo ou fazer upload de um vídeo existente de sua galeria.

CutStory (somente iOS)

CutStory é um aparador para Instagram Stories, bem como um editor. Adicione efeitos, modelos e texto à sua história antes de carregá-la. Há uma versão gratuita, mas sua história também terá a marca d’água.

Como usar o Instagram Stories para negócios

Com mais de 1 bilhão de pessoas usando o Instagram todos os meses, fica claro que a plataforma é uma ferramenta incrivelmente útil.

Você não só pode construir o reconhecimento da marca, mas também pode mostrar às pessoas do que se trata o seu negócio.

Instagram Stories atualmente possui mais de 500 milhões de usuários diários. Com seu recurso de imagem / vídeo de exclusão automática 24 horas, o Instagram Stories especificamente para empresas oferece uma ótima maneira de enviar sua mensagem para seguidores que podem perder postagens regulares.

Conheça algumas dicas práticas de como utilizar o Instagram Stories para sua empresa.

Pense em sua narrativa visual

O verdadeiro poder de contar histórias está em sua capacidade de transmitir mensagens envolventes. Sem surpresa, o Instagram é incrivelmente adequado para encorajar aspectos visuais de sua história.

Usá-lo como uma ferramenta para impulsionar a narrativa de sua marca, pode ser mais fácil do que você pensa.

Como ser autêntico é um aspecto fundamental da narrativa, considere vídeos ao vivo, testemunhos curtos de fãs ou membros da equipe e acontecimentos de bastidores.

Outra ideia é utilizar conteúdo gerado pelo usuário, compartilhando histórias curtas de sua comunidade por meio de fotos e vídeos no seu Instagram Stories.

Publique a filmagem de um evento de escritório

Às vezes, a melhor coisa que uma empresa pode fazer no Instagram é ser o mais humana possível. Uma maneira de fazer isso é postar um breve vídeo de algum evento da empresa.

Quer seja uma festa de feriado no escritório ou um jantar de premiação, postar imagens em sua história é um entretenimento fácil e instantâneo para seus seguidores.

Publique as últimas notícias sobre o seu setor

Assim como faria no blog de sua empresa, você pode usar o Instagram Stories para relatar os últimos acontecimentos em seu setor.

Com o trabalho de design certo, você pode transformar pequenas novidades, que não necessitam de um artigo inteiro, em uma história na sua conta do Instagram.

Isso faz com que os usuários voltem a você para ficar a par das tendências do mercado. Você pode inclusive solicitar feedback aos usuários.

Demonstre seu produto

Seu produto pode não ser o mais relevante aos olhos de quem não o conhece. O Instagram Stories é o formato perfeito para mostrar aos clientes em potencial como aquele produto é usado e o quanto ele pode ser de grande utilidade.

Uma alternativa nesse caso seria utilizar a segmentação dos vídeos, mostrando com maiores detalhes seus produtos ou serviços.

Se você vende software, por exemplo, pode gravar um vídeo da tela do seu computador, usando uma ferramenta de gravação, que mostra às pessoas como fazer login, usar o painel do software e navegar até as várias funções incluídas no produto.

Lembre-se de modificar as dimensões do seu vídeo, antes de enviá-lo.

As dimensões da imagem do Instagram Stories são 1920 px de altura e 1080 px de largura, com uma proporção de 9:16.

Promova um evento da empresa

Se a sua empresa organiza uma conferência comercial ou participa de grandes eventos anuais, use o Instagram Stories para promover o evento e diga aos seus seguidores que ficaria muito honrado com a presença deles.

Trabalhe com um designer gráfico, ou faça alguma arte você mesmo, para ilustrar um folheto de evento com todas as informações que seus seguidores precisam para encontrar você.

A maior parte disso você pode fazer diretamente no Instagram. Por exemplo, use as opções de texto nativo em sua história para adicionar:

  • O nome do evento.
  • Onde o evento está localizado.
  • Datas em que você vai comparecer.
  • Número do seu estande.
  • A hashtag oficial do evento.

Publique uma das postagens ou vídeos do blog da sua empresa

Suas postagens de blog e vídeos do YouTube precisam de toda a exposição que puderem obter.

Mesmo que a mídia social não seja a principal fonte de tráfego do seu blog, o Instagram Stories pode ajudar os leitores a descobrir aquela postagem ou vídeo pela primeira vez e depois encontrá-la no blog.

Mencione outras empresas que o seguem ou trabalham com você

À medida que seu número de seguidores no Instagram cresce, você eventualmente vai conseguir outras contas de negócios que querem seguir você também.

Se essas contas são seus parceiros de negócios ou simplesmente fãs seus, considere dar-lhes comentários no Instagram Stories.

Esta é uma forma passiva, mas eficaz de nutrir seus relacionamentos com os usuários mais importantes para o crescimento de sua empresa.

Use enquetes

Usar enquetes no seu Instagram Stories é outra ótima opção interativa. Implemente-os em sua estratégia de marketing criativa e use-os para feedback do cliente, pesquisa de mercado ou simplesmente para entretenimento.

Como as pesquisas ficam ao vivo por apenas 24 horas, é essencial torná-las envolventes e, então, acompanhar os resultados.

Veja as respostas e quem participou simplesmente deslizando para cima em sua história. Há muitas ótimas ideias de enquetes para ajudá-lo a aumentar seu envolvimento.

Dependendo do seu negócio, você pode pedir a opinião de seus seguidores sobre as diferentes cores ou padrões de um produto, por exemplo.

Conclusão

O Instagram Stories está rapidamente se tornando um dos melhores canais para expandir seus negócios.

Com a plataforma adicionando mais e mais novos recursos, benefícios como ganhar exposição, reconhecimento de marca e obter mais seguidores são difíceis de ignorar.

Suas histórias do Instagram serão uma das primeiras coisas que os usuários verão, portanto, dedique tempo e cuidado suficientes para criá-las.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

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