As 10 MELHORES Estratégias de Marketing para Restaurante

A paisagem do negócio de restaurantes foi radicalmente transformada com o advento da tecnologia digital.

Os proprietários não dependem mais do boca a boca tradicional para divulgar seus restaurantes. A maioria está aproveitando a mídia digital e a tecnologia móvel.

Enquanto alguns desses negócios estão acertando, muitos estão lutando para colocar sua estratégia de marketing no caminho certo.

No entanto, considerando a competição acirrada e a taxa de fracasso do negócio de restaurantes, é vital que você obtenha sua estratégia de marketing não apenas correta, mas de primeira.

Inicialmente, é preciso entender por que alguns restaurantes falham apesar de cozinharem o que têm de melhor, enquanto outros têm sucesso apenas com pratos medianos.

Na prática, ter sucesso no ramo de restaurantes vai além de cozinhar os pratos mais saborosos. O sucesso de qualquer negócio de restaurante depende de suas estratégias de marketing.

A chave é saber como comercializar para seu público. Você precisa responder a perguntas importantes como “Como minha comunidade saberá que eu existo?” e “Como posso atrair pessoas para o meu restaurante?”

Nesta postagem, conheça dicas importantes para marketing de restaurantes usando estratégias simples, porém eficazes.

Capriche nas fotos

Uma boa maneira de promover seu restaurante on-line é com fotos de alta qualidade que fazem dar água na boca.

O conteúdo visual está em alta demanda on-line atualmente, e ter fotos deliciosas em seu site e em vários meios de comunicação sociais é essencial para atrair clientes.

Considere contratar um profissional para tirar algumas fotos de alto nível ou experimente o estilo faça você mesmo com seu smartphone.

Porém, tirar ótimas fotos de comida pode ser mais difícil do que parece, já que a iluminação costuma ser um fator chave. Considere esses fatores:

Utilize ingredientes com cores correspondentes;

Crie uma experiência e um espetáculo para ser gravado em vídeo;

Crie pratos que combinam uns com os outros quando fotografados juntos;

Deixe os pratos com cores vivas;

Certifique-se de que o local esteja muito limpo e organizado;

Considere não apenas o prato, mas também a mesa ao seu redor;

Adicione outros elementos decorativos.

Anúncios com segmentação geográfica

Para a maioria dos restaurantes, local é o principal fator. A maioria das pessoas procura bons restaurantes perto de casa, e você obterá o máximo valor de seus esforços de marketing on-line investindo principalmente em anúncios segmentados por área geográfica.

Os anúncios de segmentação geográfica ajudam você a economizar, garantindo que apenas os usuários em certas cidades ou em um raio específico vejam seus anúncios, eliminando cliques não relevantes, que podem custar muito dinheiro.

Muitos serviços de publicidade on-line, do Google Ads ao Facebook e Twitter, oferecem essa opção de anúncio sem custo extra.

Aproveite esses recursos úteis de segmentação para exibir seus melhores anúncios aos melhores clientes.

Marketing de mídia social

O marketing de mídia social é uma das ferramentas mais poderosas para qualquer negócio e pode colocar seu restaurante na frente de milhares de clientes em potencial.

O marketing de mídia social vai além do reconhecimento da marca. Também ajuda você a obter informações sobre seu consumidor-alvo e abre caminhos para feedback dos clientes existentes.

Como cada negócio possui características próprias, considere contratar especialistas nessa área, criando um plano de marketing viável e mais adequado ao seu restaurante.

Cuide da sua reputação on-line

Nada destrói tão rápido a reputação de um restaurante como uma crítica negativa. Imagine ler um feedback do tipo “comida sem graça”, “mau atendimento” ou “falta de higiene”?

Com certeza esses itens são de atenção obrigatória, mas além disso, responda às perguntas dos seus clientes em tempo hábil, esclareça as críticas negativas, agradeça os elogios, mostrando que você não se preocupa somente com os lucros, mas também com a experiência do seu cliente.

Foco na fidelidade do cliente

Fazer com que os clientes voltem sempre deve ser um dos objetivos principais do marketing para restaurantes.

Os clientes fiéis custam menos em marketing para fazer com que voltem e também são mais propensos a contar aos amigos, ou seja, eles são ótimos na publicidade por indicação.

A fidelidade geralmente resulta de simplesmente ter uma experiência gastronômica incrível, como boa comida, ambiente agradável, percepção de valor por parte do cliente, etc.

Mas você também pode encorajar ativamente a fidelidade por meio de programas e esquemas de recompensa para clientes recorrentes.

Você pode administrar tudo internamente ou se unir a uma plataforma específica para esse fim.

E-mail marketing personalizado e automatizado

Quase todos os artigos sobre marketing de restaurantes sugerem o envio de um ‘boletim informativo por e-mail’ como forma de obter mais clientes.

Mas, como essa estratégia é usada por praticamente todas as empresas existentes, apenas enviar um e-mail geral uma vez por mês geralmente não terá impacto.

O e-mail ainda é um ótimo canal de marketing se você souber como usá-lo. Lembre-se de que está competindo com quase todas as maiores marcas do mundo pela atenção nas caixas de entrada das pessoas.

Então, como se destacar da multidão? Enviando um e-mail personalizado, com base no histórico dele no seu restaurante.

Um cliente que lhe visita semanalmente merece uma atenção diferente daquele que frequentou seu restaurante uma vez nos últimos três meses.

Ao usar os dados do cliente e combiná-los com a automação do e-mail marketing, você pode criar um conteúdo que seja relevante e direcionado.

Para começar a atualizar seu e-mail marketing, pesquise sobre soluções de automação de restaurantes.

Envie e-mails de lembrete de aniversário

Relacionado à estratégia acima, esta merece sua própria seção.

Aniversário é o dia mais importante para a maioria das pessoas. Os restaurantes precisam atrair esses clientes, pois geralmente o gasto total é alto.

No seu sistema de atendimento, inclua dados como telefone, dia e mês de nascimento, endereço de e-mail e considere incluir seu prato e sobremesa preferidos.

Depois, você deve armazenar e gerenciar essas informações em um banco de dados de clientes.

O próximo passo é enviar a eles um e-mail personalizado duas ou três semanas antes do aniversário, oferecendo algum tipo de recompensa.

Aplicativos de comida

Vários aplicativos de alimentos surgiram ao longo dos anos devido à demanda popular dos consumidores.

Não é mais necessário acessar diretórios complicados ou navegar na web por longos minutos até encontrar um lugar adequado para comer.

Tudo o que as pessoas precisam fazer atualmente é instalar um aplicativo de comida que os direcione para o restaurante mais próximo.

Aproveite esta onda de tecnologia móvel em parceria com aplicativos de alimentos para garantir que seu restaurante esteja listado. Isto irá garantir que você não perca clientes em potencial.

Otimize sua engenharia de menu

Como seu cardápio é uma das peças mais visíveis do marketing de restaurante, manter um cardápio relevante e lucrativo é essencial para seus resultados financeiros.

A criação de menus requer um equilíbrio entre lucratividade e popularidade, impulsionado por dados precisos em tempo real.

O uso de dados de engenharia de cardápio em seus esforços de marketing pode garantir que você esteja tomando decisões de custo de alimentos que contribuem para uma experiência positiva de seus clientes e de lucro para o seu negócio.

Por exemplo, garantindo que sua oferta promocional esteja apresentando um item de alta margem de lucro e alta popularidade.

As decisões de engenharia do menu que aumentam o lucro do restaurante são feitas com base em dois pontos de dados principais: demanda e margem de contribuição.

Essa estratégia não apenas rastreia como os itens em seu menu contribuem para seus resultados individualmente, mas também analisa o mix de produtos para determinar quais ajustes podem melhorar a lucratividade geral.

A engenharia de menu é mais eficaz quando você tem uma imagem precisa e atualizada das margens de contribuição de cada item de menu e registro de vendas.

Melhore a experiência do cliente

É preciso mais do que comida saborosa e pratos criativos para manter o seu restaurante em funcionamento.

Priorizar a experiência do cliente é um dos fatores mais importantes para aumentar o sucesso do seu negócio, além de manter seus clientes felizes e voltando sempre.

De acordo com pesquisas, 73% das pessoas afirmam que a experiência é um fator importante quando estão decidindo onde comer e onde comprar, e 32% parariam de fazer negócios com uma marca após apenas uma experiência negativa.

Mas, além do fato de que oferecer uma boa experiência ao cliente é apenas um bom negócio, também pode ser mais lucrativo para você.

Seus clientes serão mais leais, mais dispostos a solicitar complementos, e também estarão dispostos a pagar mais, se isso significar que eles terão uma ótima experiência.

Conheça algumas dicas para aprimorar a experiência do seu cliente.

Mantenha uma equipe feliz

Criar uma ótima experiência para o cliente começa com o investimento na felicidade de sua equipe, pois funcionários satisfeitos são mais propensos a ter interações positivas.

Eles também têm mais probabilidade de permanecer com sua empresa a longo prazo. Isso significa que você terá custos mais baixos de contratação e treinamento.

Outro fator importante, é a comunicação eficaz entre os membros da equipe, que devem ser treinados para se comunicarem profissionalmente.

As reuniões regulares da equipe precisam acontecer para que todos os membros estejam na mesma página.

A boa comunicação entre os garçons e os funcionários da cozinha, garantirá um serviço oportuno, assim que a comida for preparada. Se os trabalhos são divididos entre as pessoas, a coordenação fica mais fácil.

Ofereça pedidos e reservas on-line

Torne mais fácil para seus clientes encontrarem seu menu e fazerem o pedido on-line. Nos últimos anos, os consumidores começaram a jantar fora com mais frequência.

Ser capaz de fazer reservas e pedidos on-line torna a vida muito mais fácil para seus clientes e fará com que eles voltem sempre.

Renove seu espaço

Atualizar seu espaço e seus móveis é importante para moldar a experiência de seus clientes. Pense no perfil do seu público-alvo e crie um ambiente ao qual eles vão querer voltar.

Isso pode incluir qualquer coisa, desde uma decoração única digna do Instagram a assentos confortáveis, tomadas elétricas e Wi-Fi.

Conclusão

O negócio de restaurantes sempre foi um desafio, especialmente no momento atual. Por isso que é tão importante ter uma estratégia de marketing sólida e eficaz.

Você pode começar tão grande ou tão pequeno quanto quiser, mas é absolutamente necessário iniciar esse esforço de marketing.

Seja combinando algumas ideias criativas ou começando com uma, como você implementa seu plano de marketing e estratégia de mídia social, e quão agressivamente você executa, pode ajudá-lo a superar os tempos mais desafiadores.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

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