TOP Estratégias de Marketing para Fisioterapia [Atrair Mais Clientes]

Você vê resultados consistentes de seus esforços de PT Marketing? Se você não fizer isso, então é hora de dar uma boa olhada em sua estratégia geral de marketing de fisioterapia. Para obter os melhores resultados, você precisa de uma estratégia de marketing de fisioterapia simples  ,  projetada para comercializar diretamente aos consumidores e fortalecer a retenção e as referências.

Veja como:

A estratégia final de marketing da fisioterapia

5 passos para 2X seus novos pacientes em 12 meses

Etapa 1: seja descoberto on-line

O passo 1 em todo plano de marketing de fisioterapia precisa criar o maior número possível de chances de ser encontrado online por pessoas que procuram ajuda para a dor.

Seu site de prática é o centro de seus esforços de marketing e a maior parte do marketing on-line direcionará de volta a ele. Isso o torna um ponto de partida natural ao criar um novo plano de marketing PT. Um site bem feito pode aumentar sua classificação no Google, facilitar sua localização em buscas locais e até melhorar os resultados de publicidade paga.

4 práticas recomendadas para aumentar a descoberta online

1. Aumente sua classificação no Google (SEO).

Os blogs são uma excelente maneira de aumentar a classificação do seu site no Google, fornecer ótimo conteúdo e compartilhá-lo com seus clientes e possíveis clientes. Cada novo artigo do blog é uma nova pesquisa na qual você pode aparecer! Portanto, concentre-se em uma variedade de condições que a PT ajuda. O marketing de mídia social é outra ótima maneira de incentivar sua base de clientes a indicar amigos e fazer com que seu site seja descoberto mais.

2. Aproveite a pesquisa local como o Google Meu Negócio.

A pesquisa local é como SEO, mas mais focada em locais físicos de empresas locais (como a sua). Google Maps, Apple Maps, Yelp… essas são todas as ferramentas que as pessoas usam para encontrar empresas nas proximidades. A maneira número 1 de começar – sem necessidade de habilidades técnicas – é garantir que sua clínica tenha uma conta do Google MyBusiness. Isso aumentará sua visibilidade em mapas e pesquisas locais.

3. Não subestime os anúncios pagos.

Os anúncios do Facebook estão na moda e por boas razões: é bem simples de começar e tem ferramentas poderosas para alcançar o público certo. Dito isto, existem algumas regras de saúde irritantes quanto a mencionar condições médicas. Você não pode dizer “você sofre de dor nas costas?” mas pode dizer “aliviar a dor nas costas naturalmente com essas 3 dicas”. Portanto, vale a pena fazer anúncios pagos, mas reserve um tempo para aprender as práticas recomendadas ou obter ajuda profissional.

Search Engine Marketing através do Google Ads PPC (pay-per-click) também é um método comprovado para alcançar novas pessoas em sua área local. Certifique-se de anunciar condições de dor e não apenas “fisioterapia” (e lembre-se de limitar os anúncios à sua área!)

4. Divulgue para pessoas que já amam você por meio de retargeting.

“Retargeting” refere-se à entrega de anúncios para pessoas que já visitaram seu site ou sua clínica. É preciso alguma configuração, mas você pode usar o Facebook, Google ou outras ferramentas para fazer isso. Como alternativa, você pode usar sua lista de pacientes para criar um público personalizado no Facebook . Em seguida, direcione suas postagens, blogs ou outros anúncios para essa lista para uma ótima exposição às pessoas que melhor conhecem você.

Etapa 2: como usar o marketing para criar confiança com pacientes em potencial

Considere estas estatísticas recentes:

  • Mais da metade dos consumidores não usará uma empresa se ela tiver menos de 4 estrelas.
  • Uma única análise de negócios pode aumentar suas conversões em 10%.
  • 70% dos consumidores precisam ler pelo menos quatro avaliações antes de poderem confiar em uma empresa.

Os consumidores estão mais céticos do que nunca, então os PTs precisam de um plano específico para criar confiança nas pessoas que procuram sua clínica – isso não vai acontecer automaticamente!

Imagine pedir a um paciente para fazer 3 séries de 15 pontes por dia em casa antes mesmo de fazer uma avaliação ou dizer o porquê. Eles seriam propensos a ouvi-lo? Alguns podem, mas não muitos. Isso é o que é tentar Converter (Etapa 3) um paciente antes de ganhar a confiança.

4 maneiras de construir confiança via marketing

1. Não seja estranho. Peça pelo Google Reviews.

63,6% das pessoas visitam o Google para verificar avaliações de empresas locais e 77% dessas pessoas não confiam em avaliações com mais de 3 meses…

Então, deixe-me perguntar:

Seus terapeutas estão pedindo avaliações de pacientes felizes?

Sua equipe tem ferramentas como cartões de avaliação para gerar mais avaliações com facilidade?

2. Lembre-se de obter avaliações do Facebook e Yelp.

Recentemente, escrevemos um artigo chamado Top 5 Google Hacks for PTs. Nele, mostramos como o Yelp geralmente aparece nos 5 principais pontos do Google para pesquisas como “fisioterapia perto de mim”. Isso significa que, mesmo que seu site tenha problemas de classificação, aumentar suas avaliações do Yelp pode significar que você “engana” seu caminho para o topo do Google.

3. WOW pacientes com seu site.

94% do feedback enviado pelo consumidor de sites é sobre sua aparência. 

Seu site tem menos de 2 segundos para fazer um visitante decidir se vale a pena ficar. Se for lento, confuso ou não visualmente atraente/atualizado, é provável que eles saiam imediatamente antes de ler qualquer palavra. Então… o seu site WOW oferece perspectivas?

4. Crie uma presença de marca online.

“O que é presença de marca online?”

Isso significa que em qualquer lugar que um paciente o encontre na internet, sua marca (cores, logotipo, mensagem, etc) é fácil de encontrar e sempre tem a mesma aparência. Se for difícil encontrar informações sobre você, os consumidores desistirão e irão para outro lugar.

Além disso, se um e-mail ou anúncio no Facebook os convidar para um evento, mas eles não conseguirem encontrar o mesmo evento em seu site, bem… “Sketchy Senses” começa a formigar. Essa não é uma maneira muito chique de descrevê-lo, mas é verdade, certo?

Os consumidores estão sempre à procura de “esboçado”. Portanto, certifique-se de que sua marca seja de alta qualidade e consistente.

Etapa 3: como converter mais visitantes do site

Agora que você construiu a confiança em sua experiência, é hora de obter a liderança para uma avaliação! Na maioria das vezes, isso acontece em seu site ou por telefone:

4 maneiras de converter mais visitantes em pacientes

1. Tenha um botão colorido “Solicitar Consulta”.

Seu site é bom para muitas coisas, mas a conversão de novos pacientes deve ser sua meta número 1! “Solicitar consulta” deve ser o botão principal, deve ter uma cor de alto contraste (vermelho ou verde são os melhores) e deve aparecer de 3 a 4 vezes em sua página inicial, incluindo o canto superior direito.

2. Ative o agendamento online.

O marketing online do PT sem uma maneira de agendar online não funcionará. Certifique-se de que as pessoas possam agendar em seu site, seja usando um software de agendamento ou apenas um formulário simples que alerta sua equipe para ligar para o cliente em potencial.

3. Responda a perguntas com um chatbot PT.

Quando um paciente em potencial tem uma pergunta, ele geralmente fará negócios com a primeira empresa que responder. Portanto, se um chatbot puder responder às perguntas dos visitantes do site INSTANTANEAMENTE dia ou noite… você converterá muito mais pacientes.

45-75% dos visitantes que interagem com os chatbots dos nossos clientes Agendam Consultas!

4. Facilite a ligação com o Google Meu Negócio e a otimização para celular.

Algumas pessoas ainda preferem falar com um humano – facilite isso!

Certifique-se de que seu site oferece às pessoas a chance de ligar para sua recepção, especialmente em dispositivos móveis.

Etapa 4: desenvolver e reter pacientes comprometidos

Se a indústria da fisioterapia tivesse um problema de dor, seria a retenção de pacientes. Os relatórios mais recentes mostram que até 70% dos pacientes não completam todo o seu plano de cuidados… ai!

Quando você gasta dólares de marketing em pacientes, você precisa que eles fiquem para recuperar esse dinheiro.

Temos vários artigos sobre retenção de pacientes, mas a maior e mais inovadora oportunidade de retenção de pacientes hoje é o Mobile Marketing.

Mais do que nunca, os smartphones estão no centro da vida das pessoas. Portanto, se ao longo do atendimento você puder “viver” nos bolsos de seus pacientes – lembrando-os de exercícios, oferecendo instruções em vídeo, compartilhando blogs de saúde e até solicitando avaliações on-line – você certamente aumentará o engajamento, a adesão e a retenção.

Os aplicativos móveis costumavam ser complicados, mas estão mais acessíveis do que nunca, especialmente para PTs. Acreditamos tanto que agora oferecemos um aplicativo personalizado com nossos sites! Clique aqui para saber mais sobre os aplicativos de retenção de pacientes.

Etapa 5: transformar pacientes em fãs delirantes que indicam outras pessoas

O objetivo do marketing de pacientes anteriores é obter o valor máximo de seus pacientes atuais e anteriores. Sua lista de clientes é a maior mina de ouro em que você está sentado! Estes devem ser fãs delirantes de sua prática, contando aos outros sobre você e voltando para os cuidados necessários.

No entanto, convenhamos, ninguém realmente quer voltar à terapia a menos que seja necessário. Você precisa treiná-los, empurrá-los e estimulá-los a manter contato e agir. E para fazer isso, você precisa ficar em sua mente todos os meses.

Afinal, a melhor maneira de qualquer negócio crescer, especialmente uma prática de fisioterapia, é o boca-a-boca.

Como você pode aumentar o boca-a-boca sobre sua clínica? Começa com uma boa experiência, mas tem que ser apoiada por branding, marketing e boas relações públicas ou até mesmo a melhor experiência será esquecida.

Manter contato consistente com sua base de clientes em construção permite que você cresça por meio da repetição de negócios e do boca-a-boca.

Imagine se seu número de casos atual fosse de 50 a 60% de pacientes que retornam e referências de pacientes…

Isso criaria uma expansão impressionante de sua prática e reduziria o estresse de encontrar novos pacientes. Isso pode ser feito com a combinação certa de cuidados de alta qualidade e marketing profissional.

Como aproveitar o marketing de impressão de fisioterapia:

  • Envie um boletim informativo mensal para o paciente com artigos informativos e atualizações da clínica
  • Envio de cartões postais para promover descontos especiais ou programas de indicação de amigos
  • Ter folhetos profissionais para distribuir à comunidade
  • Use cartões de rack de condições específicas para se conectar com tipos específicos de pessoas. Dê estes a pacientes e empresas locais para espalhar para amigos, familiares e clientes.

Destes, os boletins mensais dos pacientes são o método mais lucrativo em nossa pesquisa.

A linha de fundo no marketing de fisioterapia

Como proprietário/comerciante da PT, você enfrenta desafios de marketing únicos. O que você pode fazer para superar esses desafios e ainda tratar os pacientes?

Escolha um deles para focar e investir neste mês:

  1. Seja descoberto online.
  2. Construir confiança com pacientes em potencial.
  3. Converta mais visitas à web em compromissos.
  4. Reter pacientes comprometidos.
  5. Transforme pacientes em fãs delirantes que indicam outras pessoas.

Concentre-se nestas 5 peças essenciais para uma estratégia de marketing PT. Cada peça irá ajudá-lo a 1) gerar mais novos pacientes ou 2) reativar pacientes anteriores.

As indicações de médicos são boas, mas você deve se concentrar principalmente no marketing direto para os consumidores locais.

Perguntas de marketing de fisioterapia

1. Como as clínicas de fisioterapia aumentam o fluxo de pacientes?

A chave para aumentar o fluxo de pacientes é um sistema de marketing consistente todos os meses para evitar resultados altos e baixos. Começar por:

  1. Fornecendo ao seu site ebooks, chatbots e formulários de agendamento para reunir leads de pacientes automaticamente 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  2. Usando o marketing online para levar mais pessoas ao seu site e trazer os visitantes de VOLTA, já que a maioria não vai converter na primeira vez.

Para saber mais sobre isso, confira as etapas 1-3 do nosso Ultimate 5-Step System .

2. Como faço para obter mais consultas de fisioterapia?

Existem 3 maneiras de aumentar as visitas de pacientes:

  1. Atraia mais  NOVOS  pacientes
  2. Reter mais pacientes ATUAL
  3. Reativar   pacientes PAST

Planeje e faça um orçamento para cada uma dessas áreas! Achamos que o marketing on-line funciona melhor para novos pacientes, enquanto a mala direta é essencial para reativar pacientes anteriores. Mantenha os pacientes atuais envolvidos com kits de boas-vindas, um aplicativo HEP Clinic fácil e marketing por e-mail.

3. Como reduzir o abandono de pacientes?

Conseguir que mais pacientes atuais cheguem e terminem seu plano de atendimento pode ser o mais complicado de todo o marketing,  mas cria a receita mais estável! Para fazer isso, recomendamos uma combinação de e-mail marketing, materiais impressos na clínica, treinamento na recepção e um aplicativo de clínica móvel para tornar sua experiência no HEP pessoal, fácil e altamente impressionante.
Para saber mais sobre isso, confira a etapa 4 do nosso  Ultimate 5-Step System

4. Como faço para comercializar para um médico de referência?

O marketing de referência do médico pode ser feito juntamente com os esforços de marketing do paciente sem muito mais esforço. A chave para o sucesso é muito parecida com o marketing do paciente – seja altamente consistente a cada mês. Mailers MD mensais, blocos de prescrição PT e uma página de referências dedicada em seu site facilitam a referência.
Aqui estão algumas  dicas detalhadas de encaminhamento médico . 

5. Quanto do meu orçamento de marketing deve ser destinado aos médicos?

O mercado de referências diminuiu drasticamente nos últimos 10 anos (aqui está um ótimo  exemplo de um proprietário de clínica na Califórnia)  e as Práticas de PT não devem mais depender de médicos para mais de 10-30% de seu volume. Portanto, não recomendamos colocar mais de 10-30% do seu orçamento de marketing para médicos.

6. Qual é o mercado-alvo da fisioterapia?

Você deseja segmentar o tipo de paciente para o qual obtém os MELHORES resultados, que têm as taxas de chegada mais altas e estão em conformidade. Considere fazer uma pesquisa de marketing   com alguns de seus melhores pacientes! Determine sua idade, interesses e recursos exclusivos de estilo de vida, como programas de TV e revistas – coisas que você pode usar para segmentar mercados semelhantes.

7. Como faço para promover a fisioterapia?

Aqui estão algumas dicas para ter em mente ao promover sua clínica de PT:

  1. Fale sobre seus pacientes, não sobre você.
    Faça do paciente o herói da história: “VOCÊ pode viver sem dor!”
  2. Diga o que eles estão pensando. Em vez de termos médicos, descreva a dor relacionada à vida, como “A dor nas costas torna difícil sair da cama?”
  3. Mostre o resultado final. Use pessoas felizes e sem dor versus pessoas com dor. Os humanos se visualizam no que veem, então faça disso uma boa visualização.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

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