12 Melhores Estratégias de Marketing para Delivery

O Brasil é o principal mercado de delivery da América Latina, sendo o segmento que mais cresce no país. Uma tendência realmente muito forte.

São mais de 10 bilhões de reais em pedidos de comida anuais e o ritmo de crescimento é em torno de 10% de aumento todos os anos.

Existe uma grande oportunidade de negócio no mercado.

Como muitos empresários perceberam essa realidade, a competitividade está cada vez maior e gigantesca.

Os fatores que contribuíram para que esse mercado alcançasse essa explosão positiva principalmente na última década, foi a implementação de novas tecnologias e a multiplicação dos canais de vendas.

Os sites, os aplicativos próprios, os marketplaces, caíram no gosto dos consumidores.

As Melhores Estratégias de Marketing para o seu Delivery são:

  1. Saber o que vende mais
  2. Fazer um Planejamento
  3. Conhecer sua Capacidade de Produção
  4. Saber formar equipes de trabalho
  5. Ganhar Visibilidade
  6. Utilizar as Redes Sociais
  7. Interagir com seu público
  8. Criar uma lista de Whatsapp
  9. Aproveitar as datas especiais
  10. Se espelhar em Ifood e Uber Eats
  11. Fidelizar os Clientes
  12. Fazer parcerias verdadeiras

Conheça agora como realizar cada um desses pontos de forma efetiva na sua estratégia de marketing.

Saiba o que vende mais no Delivery

Antes de colocar qualquer estratégia em prática, verifique o histórico das suas vendas. Entenda quais são os itens do seu cardápio que mais vendem e foque nesses produtos.

Existe um princípio chamado de Princípio de Pareto e ele defende o princípio de 80/20. Isto significa que 80% das suas vendas vem de 20% dos seus itens ou cardápio.

Pense em restringir o seu cardápio, aplicativo ou marketplace e focar no que realmente irá trazer maiores resultados.

Certamente, você irá ter um controle muito maior da sua demanda, das suas operações e, claro, do seu delivery.

Dê preferência aos produtos que necessitam de pouco ou nenhum tipo de finalização. Isto irá trazer maior agilidade no preparo dos seus pedidos.

Faça um planejamento no seu Delivery

Se você tem um delivery e quer vender mais, você precisa se planejar para ser grande, mesmo que hoje você seja muito pequeno.

Um bom planejamento irá fazer toda a diferença no seu negócio, já que este é um segmento muito simples de falhar.

E se você falhar com o seu cliente, ele não apenas deixará de comprar, como também poderá avaliar você de forma negativa nas redes sociais.

Com o cardápio definido, identifique os principais ingredientes que irá precisar e esteja preparado para uma demanda até dez vezes maior do que você já está acostumado a vender em um dia comum.

Você não pode ser pego de surpresa! Planeje suas compras com, no mínimo, uma semana de antecedência.

Além dos ingredientes, assegure-se de ter embalagens para atender ao possível aumento de demanda.

Conheça sua capacidade de produção

Você sabe exatamente qual é a sua capacidade de produção? Você sabe quantos pedidos consegue produzir em dez minutos? Em meia hora? E em uma hora, quantos pedidos você consegue produzir?

Buscando essas respostas você conhecerá sua capacidade de demanda, sem extrapolar o prazo de entrega prometido aos clientes.

Antes do funcionamento da sua operação você deve definir com seus atendentes qual é o número, a capacidade de atendimento.

Caso a demanda ultrapasse esse número, será necessário desligar temporariamente o seu aplicativo ou o seu marketplace para que isso não tenha impacto negativo nas suas entregas.

Essa decisão precisará ser tomada de forma rápida e automática, pois você não terá muito tempo para pensar.

Você irá receber uma alta demanda, uma grande quantidade de pedidos, então é extremamente importante saber exatamente qual a sua capacidade de produção, com antecedência.

Forme sua equipe de forma estratégica

Este é um fator muito importante e talvez o mais difícil: as pessoas que irão compor a sua equipe.

Atualmente, é possível trabalhar com funcionários fixos ou horistas. A nova lei trabalhista permite essa possibilidade.

Também é possível trabalhar com mão de obra terceirizada, disponibilizada nos aplicativos de iFood e Uber Eats, por exemplo.

O desafio será ter uma equipe o menor possível, mas bastante eficiente.

Reforce e treine sua equipe de expedição. Garanta que o pedido irá sair de forma correta. Releia as observações da comanda, confira o troco se for o caso, observe o lacre e esteja atento à higiene em todos os sentidos.

Qualquer erro na entrega de um dos seus pedidos poderá gerar um atraso em todos os outros, prejudicando completamente a sua operação.

Tenha visibilidade (Marketing para Delivery)

Para vender muito você precisa ter as ofertas certas para o público que quer comprar de você, então é necessário que você seja visto pelo maior número de pessoas possível.

As pessoas precisam saber o que você tem para vender a elas e lembrar de você no momento certo.

Mas se você já possui um site, facebook, instagram ou aplicativo próprio e mesmo assim não está conseguindo bons resultados, talvez você não esteja utilizando esses recursos da maneira correta e eficaz.

Por exemplo:

  • Você tem um planejamento das promoções que oferece ou faz promoções aleatórias, sem fazer contas e sem entender por qual caminho está indo?
  • Fazer anúncios pagos no Facebook e no Instagram são praticamente obrigatórios. Quanto você tem investido por mês nestas plataformas?

Quanto mais você puder investir, mais visibilidade terá, incentivando as pessoas a comprarem pelo seu site, aplicativo ou WhatsApp.

Se você não investir nessas plataformas, é como você ter uma loja numa rua onde o fluxo de pessoas é muito baixo.

Você precisa encontrar as pessoas e vender seus produtos a elas.

Utilize as mídias sociais para atrair clientes

O Brasil é líder no tempo gasto em mídias sociais. São 60% a mais que o resto do planeta. Então, se os seus clientes estão nas redes sociais, você também precisa estar.

E se o que você está fazendo nas redes sociais ainda não está dando resultado, você precisa aprender e entender onde você está errando.

A qualidade do seu anúncio faz toda a diferença. Produza conteúdo inteligente, bem feito, que agregue valor ao seu produto.

Anúncios cheios de escritas, com apelos de promoções, com logomarcas, geralmente não funcionam e dão pouco resultado.

Tire fotos reais do produto, com a maior qualidade e de vários ângulos. Não utilize fotos prontas da internet.

Crie um texto envolvente, instigante, que provoque o desejo em seu público-alvo, marcando uma presença forte tanto no Instagram, quanto no Facebook, fazendo postagens diariamente.

Interaja com o seu público

É muito comum ver anúncios interessantes, com ofertas incríveis e quando os clientes se interessam e começam a fazer perguntas são simplesmente ignorados.

Se a pessoa quer saber algo sobre o produto é porque tem interesse no que está sendo oferecido.

Então, aproveite a oportunidade e crie um relacionamento com seu cliente, interagindo e respondendo suas dúvidas.

Além disso, responda a todos os comentários que ele deixa no Facebook, quando vai qualificar você, assim como no Tripadvisor e também no iFood.

Responder a opinião das pessoas que mostraram interesse em deixar um feedback para você, mostra o compromisso que você tem com a satisfação delas.

Crie uma lista de WhatsApp

Peça a seus clientes para adicionar o número do seu negócio ao telefone deles e comece a criar promoções ou sorteios exclusivos para quem participa desta lista VIP.

Esta lista será muito importante para o seu delivery e sempre que você fizer ofertas exclusivas, com certeza terá um aumento significativo de vendas.

Mas, atenção! Não envie cardápios e promoções que você faz para o público em geral. O seu cliente VIP irá perceber que este é apenas mais um canal de publicidade e não de relacionamento com ele.

Ele não irá se sentir especial e, provavelmente, perderá o interesse e vai bloquear você.

Aproveite as datas especiais

Aproveite as datas comemorativas para fazer ofertas incríveis. Você pode utilizar sua lista VIP, fazer anúncios pagos, fazer promoções em aplicativo próprio se tiver.

Nos marketplaces como iFood, você pode comprar mensagens de sms e enviar para todos os contatos que você tem no sistema do seu negócio.

As datas especiais para o delivery, são:

  • Os últimos capítulos de novelas;
  • Finais de séries que tem na televisão;
  • Feriados;
  • Partidas de futebol;
  • Dias chuvosos, principalmente.

Todas essas datas convidam seus clientes a ficarem em casa e nesse caso, a maioria deles quer comodidade, sem ter que ir para a cozinha.

Portanto, essa é a sua oportunidade de vender mais. Você precisa estar atento e preparado para aproveitar todas elas.

Faça exatamente o que o iFood, o Uber Eats e outros gigantes do mercado fazem

Você precisa distribuir vouchers especiais com descontos para os seus clientes. Pode ser pelo seu site, pelo seu aplicativo próprio, na sua lista de WhatsApp ou mesmo por sms.

Seria interessante você criar uma palavra secreta ou até mesmo um código que identifique o desconto que você está dando.

Inclusive, isso vai ajudar você a medir os resultados da sua campanha promocional. Você irá saber exatamente o quanto investiu, o quanto retornou em vendas para você e se o resultado foi bom ou ruim.

Fidelize seu cliente

Crie um sistema de pontuação ou qualquer outro mecanismo que lhe ajude a premiar quem sempre pede seus produtos.

Com tantas opções de mercado, se você não prestar muita atenção na fidelização, certamente o seu concorrente irá tomar o seu cliente de você.

Pode ser que ele nunca mais compre de você novamente, se ele se sentir feliz e importante para algum de seus concorrentes.

Faça parcerias verdadeiras

Quando você está começando um negócio ou quer expandir, parcerias geram ótimos resultados, desde que sejam feitas da forma correta.

Se você optar por utilizar influenciadores, tenha em mente que as pessoas não são influenciáveis da mesma maneira.

Verifique outros nichos locais, por exemplo, se você possui uma hamburgueria, pense em fazer parceria com uma pizzaria que já possua certa autoridade de marca, com uma quantidade relevante de seguidores.

Busque contato, troque ideias. Por exemplo, você pode oferecer seus produtos gratuitamente aos funcionários da pizzaria por um determinado período, em troca de divulgar seu negócio no Instagram daquele estabelecimento.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

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