As MELHORES Estratégias de Marketing para Confeitaria

O marketing é o impulsionador do sucesso de qualquer negócio. Se você deseja obter sucesso em marketing para confeitaria, deve planejar as ideias de maneira adequada.

Essas ideias podem ser bem diferentes de outras empresas, mas o motivo permanece o mesmo, ou seja, promover seu negócio e alcançar o máximo de pessoas possível.

Você sabe que o doce pode se tornar mais atraente com sua diversidade de sabores e tipos. Deixe seus fãs saberem que você tem variantes que vale a pena experimentar.

Confira aqui algumas estratégias de marketing para confeitarias, aplicáveis de maneira simples, mas  muito efetivas.

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Celebrações

Você pode achar que casamento e doces não combinam, mas muitas noivas estão oferecendo uma mesa de doces.

Contate planejadores de casamento, salões de beleza nupciais, floristas e fornecedores, e ofereça seus doces personalizados para os noivos.

Uma ideia é colocar o nome dos noivos, ou suas iniciais, nas trufas de chocolate. Embale cada trufa em uma caixa dourada.

Outras celebrações incluem formaturas, jantares de aniversário, promoções de emprego ou festas de despedida.

E não esqueça as festas infantis. Você pode montar colares comestíveis de balas.

Regra do 100

A regra do 100 tem esse nome, porque o número de referência, o número base utilizado para montar a estratégia é o número 100.

Ela funciona da seguinte maneira:

Os produtos que são até R$ 100,00, no momento em que você for oferecer algum desconto, fazer alguma promoção para o seu cliente, você deve apresentar esse desconto utilizando porcentagem.

Então, produtos até R$ 100,00, quando você for escrever o desconto, ao invés de colocar o valor em reais, irá utilizar a porcentagem do desconto.

Ao contrário, em produtos que tenham o valor acima de R$ 100,00, você irá escrever o valor do desconto em reais.

Exemplo 1

Você está vendendo 4 bolos no pote a R$ 20,00 e  oferecendo um desconto de 20%, o que equivale a R$ 4,00.

Escrito em uma placa por exemplo, o que lhe chamaria mais atenção?

“Promoção de HOJE: 4 bolos no pote R$ 20,00 com 20% de desconto.”

“Promoção de HOJE: 4 bolos no pote R$ 20,00 com R$ 4,00 de desconto.”

Qual das duas formas seria mais atrativa?

O resultado da conta é o mesmo, mas nosso cérebro está acostumado a buscar respostas rápidas e a otimizar nosso tempo nos fazendo gastar menos energia, nos mostrando o mais óbvio e melhor.

Quando o seu cliente visualiza o número 20, automaticamente ele entende que vale mais do que 4. Ele não vai calcular e chegar à conclusão que 20% de desconto são os mesmos R$ 4,00.

Exemplo 2

Você tem um bolo de casamento que custa R$ 800,00. Você também irá oferecer 20% de desconto, ou seja, R$ 160,00.

“Promoção: bolo de casamento a R$ 800,00 com 20% de desconto, válida até xxx.”

“Promoção: bolo de casamento a R$ 800,00 com R$ 160,00 de desconto, válida até xxx.”

Neste caso, o que é mais atrativo? Visualmente, o valor de R$ 160,00 chamará mais atenção do que 20% de desconto, apesar de valerem o mesmo.

Resumindo, produtos até R$ 100,00, escreva o desconto em porcentagem e produtos acima de R$ 100,00, escreva o desconto em reais.

Com certeza, essa é uma estratégia simples que poderá melhorar os seus resultados.

Ancoragem de preço

Um dos principais critérios que levamos em consideração quando analisamos o preço de algum produto antes de comprar, é buscar referências.

Pesquisamos algum produto similar ou buscamos na memória algo que já vimos antes e que seja semelhante aquele em questão, para compararmos o preço e decidir se vale a pena comprar ou não.

Aqui também entra a parte de analisar a concorrência. É nesse momento que analisamos marcas, outras empresas, outro prestadores de serviço para fazer a comparação e decidir o melhor custo/benefício.

Mas você também pode criar uma referência e apresentar para o seu cliente uma condição de comparação entre seus próprios produtos.

Esta estratégia é chamada de ancoragem de preço e é excelente para aumentar seu faturamento. Ela é muito lucrativa, porque o cliente enxerga sempre uma vantagem em cima dessa promoção, dessa ancoragem que você está fazendo.

Em qualquer situação do nosso dia a dia, se vemos uma vantagem dificilmente não iremos querer desfrutar.

Utilize o gatilho mental da escassez que trata-se de gerar a urgência.

Se o seu cliente vê uma grande vantagem na ancoragem de preço e uma urgência, como uma promoção com período de validade ou últimas unidades, ele certamente vai querer comprar.

Aplicação da ancoragem de preço

Opção 1: Você vai anunciar uma caixa com 50 brigadeiros, cobertos com um confeito especial, colocados em embalagem de papel cartonado reutilizável ou de acrílico, por R$ 80,00.

Opção 2: Em seguida, você irá fazer uma segunda oferta para o seu cliente oferecendo os mesmos 50 brigadeiros, porém com confeitos e embalagem mais simples, por R$ 40,00.

Opção 3: Considerando a caixa com 50 brigadeiros a R$ 80,00, seu cliente já tem em mente que 25 unidades custam R$ 40,00.

Você oferece 25 unidades de brigadeiros com confeitos e embalagem mais simples, por R$ 20,00.

Para ele, essa oferta irá se tornar irrecusável.

Você pode colocar essas opções no seu menu disponível ao cliente na sua loja física ou, se for no caso de utilizar as redes sociais, pode colocar a opção 1 na parte da manhã e ofertando as demais ao longo do dia.

É possível que na opção 1 você tenha pouco lucro, mas o objetivo maior é que a oferta sirva de âncora chamando o cliente para a sua loja, onde ele irá conhecer os seus demais produtos, direcionando-o para onde você realmente deseja.

Ferramentas de vendas no marketing digital

Existem 8 pilares que você pode utilizar para alavancar suas vendas com o marketing digital.

O ideal é você analisar cada um deles e definir quais os que melhor se adaptam, levando em conta o público-alvo, seus objetivos e metas de negócio.

Pilar 1 – Domínio

Registre o seu domínio para que as pessoas possam conhecer a sua marca de autoridade no seu produto ou serviço.

Pilar 2 – Site

Tenha um site profissional para que as pessoas consigam encontrar você. Uma vez que você ofereceu seus produtos aos seus clientes, eles irão naturalmente no Google pesquisar a sua marca.

Se você não tiver um site, a imagem da sua marca ficará prejudicada.

Tendo um domínio e um site, as pessoas irão encontrar você e cada vez mais irão consumir o seu conteúdo, vendo profissionalismo na sua marca e produto.

Pilar 3 – Canal do Youtube

O canal do Youtube é importante para conseguir mostrar muito conteúdo voltado ao segmento em que você está trabalhando, atraindo um público extremamente qualificado, que irá conhecer e consumir mais os seus produtos.

Além de divulgar seu negócio, você ainda pode ganhar dinheiro com Youtube e ter uma renda extra mostrando o processo de como faz seus deoces.

Pilar 4 – Instagram

Atrair clientes pelo Instagram é uma ótima forma de aumentar suas vendas.

Nos dias de hoje, o Instagram traz muita prova social.

As pessoas querem conhecer o seu produto, mas podem não sentir segurança para fazê-lo.

Com o Instagram os clientes em potencial conseguem ver a quantidade de seguidores que você tem, além de ter uma noção de como está sua autoridade em relação ao produto que você quer vender.

O Instagram é importante para que você consiga gerar uma imagem de negócio profissional, que oferece produtos com qualidade e mostra que as pessoas estão lhe seguindo, porque elas querem cada vez mais consumir seu conteúdo e o seu produto.

Pilar 5 – E-mail

Através do e-mail você consegue gerar um domínio profissional para vender o seu produto.

Atualmente ele pode não ser muito utilizado, porém é importante para realizar transações profissionais.

Em termos de autoridade de marca, faz diferença ter um e-mail com o próprio domínio, ao invés de um “@gmail.com”, por exemplo.

Pilar 6 – WhatsApp Business

Com ele você consegue estabelecer uma comunicação com o seu cliente, determinando horário e dias que você pode atendê-lo.

Pilar 7 – Robô de atendimento

Você pode instalar o robô de atendimento que é um canal direto para o seu cliente.

Também é importante você colocar o seu contato do WhatsApp Business nas redes sociais, como Instagram, Facebook, no seu canal do Youtube, estabelecendo uma comunicação mais direta, captando o lead para uma possível negociação posterior.

Pilar 8 –  Pinterest

Você coloca várias imagens que irão chamar a atenção do seu cliente. Ele vai clicar no link e ser direcionado para o seu blog também.

Estratégia de vendas

Além de explorar essas ferramentas, você precisa acionar uma estratégia de vendas para realmente obter sucesso.

Essa estratégia pode se apresentar de duas formas:

Conteúdo

Conteúdo relevante e de qualidade gera muita autoridade para a sua marca, gera confiança e gera vendas.

Pesquise seu público-alvo, descubra o perfil do seu cliente em potencial e produza um material que seja atrativo e ao mesmo tempo profissional.

Anúncio pago

Você paga para mostrar seus produtos nas redes sociais, mas de forma segmentada.

Neste caso, você consegue estabelecer critérios, atingindo seu público-alvo de maneira específica, ou seja, determinando itens como a faixa etária, gênero, renda, região, etc.

Através do gerenciador de anúncios do Facebook, você pode utilizar os canais Facebook Ads e o Instagram Ads.

No caso do Youtube, você utiliza o Google Ads.

Com essas estratégias de anúncios pagos, você direciona a sua publicidade para pessoas que possuem mais especificamente as características do seu cliente em potencial.

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Conclusão

Adotando os pilares do marketing digital e adotando as estratégias de vendas, os resultados irão surgir de forma natural e em progressão.

Lembrando que conteúdo + anúncio = vendas.

Dê sempre bons motivos para o cliente comprar de você, como por exemplo uma oferta, um lançamento, um bônus ou um bom desconto.

Isso irá provocar seu cliente a agir e adquirir o seu produto.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

Sobre Mim

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