Não é segredo que os supermercados há muito despejam grandes quantias de dinheiro no marketing de seus negócios na esperança de aumentar os gastos dos clientes.
Levando em consideração o comportamento do cliente e o comportamento social, é possível construir um plano de marketing bem-sucedido que aumentará suas vendas e seus lucros.
O método de comportamento social e comportamento do cliente é baseado na ideia de que onde há vontade, há um caminho.
Para divulgar seu supermercado, você precisa entender como seus clientes pertencem a um determinado grupo social que irá ajudá-lo a criar entusiasmo sobre suas campanhas de marketing.
As ações que eles desejam realizar o ajudarão a criar consciência sobre o seu supermercado e a direcionar os clientes a ele.
Ao planejar uma estratégia de marketing para sua loja, antes é importante definir o que você almeja atingir, direcionando melhor sua campanha:
- Qual é a sua linha de base atual?
- Que tipo de crescimento você está procurando obter com sua estratégia, ou seja, como você definiria o sucesso da sua campanha?
- Em torno de quais são seus objetivos: receita? Transações? Tráfego de clientes? Conscientização da marca?
Definir essas peças fundamentais antes de lançar novas promoções permitirá que você acompanhe o crescimento e avalie o que está funcionando e o que não está.
Estratégias de marketing bem-sucedidas exigem tempo e dinheiro: dois itens que nenhuma empresa quer desperdiçar.
Portanto, você precisa de um plano. Mas, por onde começar? Em primeiro lugar, pergunte-se quais são os melhores canais de marketing para atingir seu consumidor potencial.
Essas perguntas variam de acordo com sua localização, tamanho e público-alvo. Por exemplo, um supermercado localizado em um bairro provavelmente escolherá uma estratégia diferente daquele cujo endereço é na avenida principal da cidade.
Seu plano deve incluir estratégias de longo e curto prazo. Por exemplo, você pode atrair rapidamente as pessoas com uma venda ou oferta incrível de alguns produtos populares, mas, uma vez que a oferta termine, essas pessoas irão retornar?
Uma opção é trabalhar em um plano de longo prazo, como criar um programa de fidelidade atrativo para seus potenciais clientes.
Conheça agora algumas estratégias de marketing para supermercados que podem ser simples, mas eficazes, ajudando você a utilizar formas criativas de atrair seus clientes.
Pesquisa sua clientela
Muito provavelmente, você precisará conduzir uma pesquisa de mercado que resulte na compreensão de seu público-alvo, como seus clientes decidem comprar produtos e como direcioná-lo da melhor maneira possível.
A importância da pesquisa de mercado é vista no contexto do marketing on-line usando a Internet.
Você deve procurar comunidades de redes sociais, incluindo Facebook, Twitter e outros, pois elas lhe darão uma grande percepção dos grupos de clientes que você precisa atingir para aumentar suas vendas.
Campanhas de mídia social
Não é segredo que o mundo é louco por mídia social e, como resultado, as empresas têm que ser. As campanhas nas redes sociais têm sido uma fonte de receita totalmente nova para as empresas nos últimos anos.
Não há razão para que os supermercados não tenham uma página no Facebook ou uma conta no Instagram e no Twitter.
Os supermercados podem comercializar seus produtos excepcionalmente bem em plataformas de mídia social.
Ter uma conta no Instagram baseada em imagens pode ser extremamente benéfico. Mostre todas as diferentes maneiras pelas quais sua empresa interage com a comunidade.
Seja criativo e desenvolva um boletim informativo que pode atrair os leitores por meio de cupons digitais para produtos diferentes, dependendo da temporada, disponibilidade e interesse.
Por exemplo, no Dia dos Namorados, você pode considerar a oferta de cupons de chocolate quente, flores, sacolas de presentes e cartões comemorativos.
Pesquise as grandes marcas, por exemplo, que estão fazendo sucesso nas redes sociais. Eles são espirituosos, engraçados, envolvem-se com os clientes e permanecem relevantes.
Postagens em mídias sociais podem não parecer um grande negócio, mas esses pequenos lembretes diários de ofertas da loja são uma ótima maneira de influenciar os clientes.
Desempenho da marca
Compare a presença e o desempenho de sua marca em diferentes plataformas.
Se você tem várias contas de mídia social, por exemplo, vale a pena medir e comparar sua base de seguidores e engajamento em diferentes sites ou aplicativos, para que possa identificar seus pontos fortes e fracos.
Por exemplo, você está conseguindo mais engajamento em uma rede social em vez de outra?
As pessoas estão clicando em determinados anúncios e não prestando atenção em outros?
Analise, identifique os motivos e, em seguida, use esses insights para orientar sua estratégia de marketing.
Materiais de marketing para impressão on-line
Você tem gasto uma quantia considerável em designers e gráficas para que sua empresa divulgue suas principais mensagens de marketing? Você pode evitar isso com serviços de design on-line.
Com modelos pré-concebidos para diferentes tipos de negócios, você pode imprimir seus folhetos, brochuras, banners, pôsteres e desfrutar de acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana a todos os seus ativos de qualquer navegador da web.
Degustações
Disponha de uma pequena quantidade de produtos para amostras grátis. Dessa forma você estará inspirando as pessoas a investirem naquele produto.
Afinal, quem não gosta de degustar algo enquanto faz suas compras? Melhore a experiência de quem está transitando pela loja e torne mais fácil para sua marca conquistar compradores regulares.
Faça com que essas ofertas pareçam mais um evento. Crie uma configuração atraente. Certifique-se de que seu funcionário é amigável, engajado e organizado.
Ofereça as degustações no mesmo horário da semana ou no mesmo horário do dia, para que os clientes possam planejar sua ida ao mercado próximo a eles.
Promova em suas contas de mídia social para ajudar a divulgar também.
Sacolas de compras reutilizáveis de marca
Em linha com o movimento sustentável, oferecer sacolas de compras com a sua marca e reutilizáveis é imprescindível.
Mais pessoas estão abandonando as sacolas plásticas em favor dessas opções ecológicas. Isso não apenas ajuda o meio ambiente, mas também ajuda a divulgar o logotipo de sua empresa quando os clientes usam suas bolsas em outros lugares.
Não se esqueça! Quanto mais sacolas personalizadas são usadas, menos dinheiro você gasta em sacolas plásticas.
Deixe-as nos caixas, onde os clientes possam vê-las e comprá-las com facilidade. Você também pode considerar oferecer algum tipo de incentivo como descontos, por exemplo, para quem optar por sua sacola personalizada ao invés das plásticas.
Sua equipe
Você sabia que a Starbucks gasta mais dinheiro em benefícios de saúde para funcionários do que em grãos de café?
Cada vez mais as empresas estão reconhecendo que funcionários felizes e saudáveis têm melhor desempenho e geralmente são mais agradáveis.
Seus colaboradores podem ser seus melhores profissionais de marketing. É importante mantê-los engajados e motivados.
Conseguir isso começa contratando as pessoas certas e tratando-as bem. Ofereça remuneração competitiva, forneça amplo treinamento e se esforce para sua empresa seja um ótimo lugar para trabalhar.
Essas etapas levarão a funcionários mais felizes e níveis mais altos de desempenho, o que, por sua vez, resultará em melhores experiências para seus clientes.
Considere o marketing de SMS
O marketing de SMS está causando ótimos resultados, e por um bom motivo: as pessoas adoram seus telefones.
Pesquisas mostram que os consumidores checam seus telefones 52 vezes ao dia e que as mensagens de texto têm uma taxa de abertura maior (98%) em comparação com o e-mail (25%).
Comece a coletar os números dos celulares de seus clientes e envie, com suas permissões, comunicações de marketing relevantes.
Parcerias
Faça parceria com uma instituição de caridade local para organizar um evento.
As pessoas atualmente são muito mais socialmente conscientes e gostam de fazer compras com marcas que se importam.
A parceria com uma instituição de caridade local oferece a você a chance de acertar duplamente: divulgar seu nome para um novo grupo de pessoas e ao mesmo tempo mostrar a seus clientes que você se preocupa em fazer a diferença.
Escolha uma instituição de caridade cujos valores se alinhem aos seus e organize um evento!
Considere o marketing de influência
Hoje em dia, um endosso ou indicação de um influenciador tem mais peso do que a publicidade tradicional. Por quê? Porque as pessoas estão mais inclinadas a agir de acordo com as recomendações de fontes que conhecem, gostam e confiam.
É por isso que vale a pena ter uma estratégia de influenciador. Fazer com que pessoas importantes recomendem ou falem sobre sua marca pode aumentar o conhecimento, o tráfego e, por fim, as vendas.
A base do marketing de influenciador é que sua marca tem parceria com um criador de conteúdo terceirizado, que então coloca seus produtos em suas plataformas.
No marketing de supermercados, a primeira coisa que você precisa fazer é se conectar com os clientes. Eles são os únicos que darão ao seu negócio o potencial de gerar mais vendas.
O principal elementos de uma boa estratégia é fazer com que os clientes se sintam parte da sua empresa.
Para eles, seu supermercado será uma “casa longe de casa”, e ao mesmo tempo oferecerá soluções que precisam. Você deve mostrar que cada cliente é importante.
Fidelizar ou conquistar novos clientes pode ser assustador para algumas empresas, mas essas estratégias têm o potencial de obter ótimos resultados.
Ao testar táticas diferentes e analisar seus efeitos, você será capaz de descobrir o que funciona bem para sua marca.
Existem muitas outras maneiras de manter e conquistar clientes. Você pode tentar promoções, marketing móvel ou eventos, entre outras coisas. A chave é experimentar ações diferentes, descobrir o que funciona e partir daí.