O marketing por email é tão importante como sempre foi! E com os enormes avanços em IA em marketing , existem muitas ferramentas novas e aprimoradas que você pode usar para torná-lo mais eficiente, eficaz e personalizado.
Com o aumento da importância (e da consciência) das regulamentações de privacidade de dados, os consumidores procuram proteger as suas informações pessoais e partilhá-las apenas com empresas em que confiam. Além disso, o desaparecimento dos cookies de terceiros tornará mais difícil para os profissionais de marketing atingir os clientes por meio de anúncios e, portanto, eles precisam de um canal que permita a coleta de dados primários (e consensuais).
Então, quais são as melhores dicas para o sucesso do marketing por email para captura de dados e engajamento? Vejamos nove dos melhores para ajudar a melhorar e otimizar suas atividades de marketing por email.
- Usar Personalização
- Escreva um assunto cativante
- Audite e limpe suas listas de e-mail
- Use o marketing omnicanal
- Incluir links relevantes
- Seja interativo
- Tenha uma boa UI e UX
- Use Inteligência Artificial
- Olhe para seus concorrentes
1) Use Personalização
O fato é que a personalização funciona. O Relatório de Engajamento do Cliente de 2022 da Merkle descobriu que quase 80% dos líderes empresariais dizem que os consumidores gastam mais (uma média de 34% mais) quando sua experiência é personalizada.
Apesar do sucesso da personalização, os clientes sentem que as empresas não estão à altura das suas expectativas quando se trata de serem mais pessoais, de acordo com o “Estado do Cliente Conectado” da Salesforce .
Não seja uma dessas empresas! Use a personalização em seu e-mail para impulsionar não apenas a taxa de abertura, mas também o engajamento. Isso pode ser tão simples quanto incluir o primeiro nome do destinatário na linha de assunto ou entrar em contato com pessoas em ocasiões como aniversário.
Certifique-se também de que seu e-mail seja de uma pessoa, não de uma empresa. Você pode fazer isso incluindo o nome de uma pessoa na seção “de”. Isso garantirá que o nome fique claro para o destinatário quando chegar em sua caixa de entrada. Você também pode incluir uma fotografia para que uma pessoa apareça em vez de um logotipo, como neste exemplo do Dubsat.
A automação (veja esta lista de algumas das principais ferramentas ) também é útil na personalização, pois pode permitir e-mails acionados por comportamento. São e-mails enviados com base na forma como os clientes interagem com seus produtos ou serviços. Aqui está um exemplo do fluxo de trabalho da Sephora para a reação do cliente.
2) Escreva um assunto atraente
Não há como subestimar o poder de um assunto perfeito em seu e-mail . É a primeira coisa que uma pessoa vê em sua caixa de entrada, então vale a pena reservar um tempo para escrever algo que seja relevante e que chame a atenção.
Há muitas maneiras de chamar a atenção de alguém com um título:
- Seja pessoal – como mencionamos acima, use um nome na linha de assunto ou refira-se a algo que tenha repercussão, por exemplo, uma compra anterior ou download de um e-book
- Use o humor – É mais provável que as pessoas abram um e-mail que as faça sorrir ou desperte a curiosidade. Não tenha medo de usar o humor, mas certifique-se de que seja algo que seu público irá entender.
- Incluir emojis – As pessoas estão acostumadas a usar emojis, então inclua aqueles que sejam relevantes ou para enfatizar o seu tópico
- Use uma linguagem poderosa – Fique longe de linguagem fraca ou clichê. Procure incluir palavras que estimulem ou convidem à ação.
- Dica sobre o conteúdo – Sua linha de assunto deve refletir o conteúdo do e-mail, então não use apenas um título porque funcionou da última vez. Torne-o relevante.
- Deixe as pessoas curiosas – As pessoas odeiam perder, então use isso a seu favor em seu e-mail. Aqui está uma prévia do assunto abaixo para dar um exemplo.
Aqui está uma visão mais aprofundada de como escrever um e-mail se precisar de ajuda nessa área. Experimente o ChatGPT para ser realmente criativo com suas ideias de conteúdo.
3) Audite e limpe suas listas de e-mail
Você já deve saber sobre o desaparecimento dos cookies de terceiros no Google em 2024 e a introdução do Mail Privacy Protection (MPP) da Apple. Isso tornou a maneira como você captura e utiliza os dados ainda mais importante para garantir a proteção das informações dos clientes.
O e-mail é um exemplo perfeito dessa fonte de dados primária muito importante – informações consensuais – e você deve fazer o seu melhor para proteger esses dados. É importante examinar seu banco de dados e limpá-lo. Certifique-se de ter permissão para usar todos os endereços de e-mail existentes em suas listas. Se alguém cancelou a inscrição, certifique-se de retirá-lo de todas as listas ativas.
Se você tiver um banco de assinantes de e-mail inativos, entre em contato com eles para tentar reconectá-los e ofereça-se para removê-los se isso não for mais relevante. Afinal, é melhor ter um banco de dados menor de clientes potenciais interessados do que muitas pessoas desinteressadas.
4) Use marketing omnicanal
A partir de 2024, o marketing omnicanal é uma tendência crescente para empresas de todos os tamanhos.
Mas o que é marketing omnicanal ? Simplificando, é usar cada canal de marketing em todo o seu potencial e criar uma experiência perfeita à medida que o cliente passa de um canal para outro.
O e-mail tem um papel importante a desempenhar no omnicanal. A vantagem é que o e-mail é flexível, fácil de personalizar, fácil de testar e pode fornecer informações sobre as preferências e comportamentos do cliente.
Em combinação com outros canais, como mídia social, pesquisa paga ou marketing de busca, o e-mail pode gerar engajamento e fidelizar o cliente.
5) Incluir links relevantes
Depois que alguém clica em seu e-mail, você deseja tornar o mais fácil possível direcioná-lo para onde deseja que vá.
Não envie apenas um cliente potencial ou cliente para o éter do seu site. Certifique-se de criar páginas de destino relevantes e personalizadas que sejam uma continuação do conteúdo do e-mail.
Além disso, inclua identificadores de mídia social para que as pessoas possam encontrar sua marca facilmente online. Inclua apenas as plataformas nas quais você está ativo para garantir que o conteúdo esteja atualizado e você seja responsivo.
Dica: confira ‘A anatomia de um e-mail de marketing eficaz’ para obter mais informações.
6) Seja interativo
Você pode incluir interatividade em seu e-mail convidando as pessoas a deslizar, clicar, tocar ou assistir. Pode ser um relógio de contagem regressiva, um vídeo ou um GIF. O principal é que isso faça alguém pensar no seu e-mail.
Este e-mail do Google Local Guides apresenta um GIF que mostra ao destinatário como tirar uma foto de maneira eficaz. Seguem-se dicas sobre como tirar uma foto eficaz para incluir no Google. Não é apenas atraente, mas também altamente relevante para seu público.
Este é outro exemplo de GIF da Nike que mostra seus produtos em vez de tentar obter uma imagem de cada um em um e-mail ou depender de cliques para acessar uma página de destino.
7) Tenha uma boa UI e UX
É vital criar uma experiência perfeita para um cliente potencial ou cliente em todos os seus canais. Isso significa que você precisa levar em consideração a experiência do usuário ( UX ) e sua interface de usuário (UI) ao incluir links em seus e-mails.
Em outras palavras, se você está oferecendo um desconto de 20% em um produto, o próximo ponto de contato deve ser uma página que forneça uma visão geral ou descrição desse produto com um CTA simples para permitir a compra.
O design e as cores também devem ser semelhantes para que não haja confusão quando uma pessoa clicar. A consistência é crucial. Você também pode otimizar para dispositivos móveis para garantir que qualquer ponto de contato seja compatível com dispositivos móveis e acessível .
8) Use Inteligência Artificial
A inteligência artificial (IA) pode ser muito útil no seu email marketing. Existem ferramentas como o assistente de redação Rytr e a plataforma de entrega Sendgrid que automatizam alguns processos para ajudar a aumentar o engajamento e a receita. Você também pode tentar ferramentas de gerenciamento de spam como NeverBounce e ZeroBounce.
A IA pode ajudá-lo a usar técnicas avançadas de ciência da computação e poder de fogo computacional para obter insights de big data e dados de clientes (que incluem o comportamento do cliente). As ferramentas podem ajudar a escrever textos de e-mail, limpar listas, otimizar tempos de envio e enviar boletins informativos automatizados.
Confira as melhores ferramentas de IA e automação de marketing para usar.
9) Olhe para seus concorrentes
A melhor maneira de criar uma ótima campanha por e-mail é observar aquelas bem-sucedidas que obtêm respostas em seu setor ou concorrentes.
Uma ferramenta como Mailcharts permite que você analise as campanhas para obter insights de dados históricos e em tempo real. Vejamos alguns setores para dar exemplos.
Dicas de marketing por e-mail para pequenas empresas
Como uma pequena empresa, o marketing por email pode ser uma forma eficaz de impulsionar o envolvimento com seus clientes ou clientes potenciais.
Uma das vantagens de ser uma pequena empresa é conhecer as necessidades de seus clientes. Isso permitirá que você personalize o conteúdo que atrairá seu público.
Se você é uma empresa local, aproveite esse conhecimento para criar assuntos interessantes e focar em soluções. Por exemplo, se você tem uma cafeteria, experimente ‘Manhattan: tome um café da manhã grátis por nossa conta!’
Você também pode hospedar ou se envolver em eventos locais . Você não apenas pode promover sua empresa lá, mas também pode incentivar as pessoas a se inscreverem em sua lista de e-mails ou boletim informativo para se manterem atualizados com novidades ou ofertas.
Dica: confira ‘ SEO local para iniciantes: melhore sua visibilidade online’ para localizar o conteúdo e aparecer em pesquisas locais.
Marketing por e-mail para leads de seguros
Por ser uma compra de alto valor e de longo prazo, os leads de seguros podem levar tempo para serem cultivados e convertidos. Os e-mails são uma forma eficaz de fornecer informações aos seus clientes potenciais de uma forma pessoal e útil.
- Use fluxos de trabalho – Fluxos de trabalho automatizados podem enviar e-mails com base no comportamento. Portanto, se você criar fluxos de trabalho, poderá responder perguntas importantes ou fornecer soluções com base nas necessidades de alguém. Por exemplo, se o seu primeiro e-mail for um e-mail de boas-vindas para um novo lead, você configurará um e-mail subsequente com base no fato de ele clicar em um CTA. Para aqueles que clicam em uma página de destino personalizada, você pode enviar um e-mail perguntando se desejam mais informações. Se eles não tomassem nenhuma ação, o outro e-mail acionado poderia ter como foco a perda deles.
- Forneça soluções – Se você conhece os obstáculos ou desafios que as pessoas do setor de seguros enfrentam, faça algo para resolvê-los. Direcione seu público para blogs ou para sua página de perguntas frequentes que os aborda e oferece soluções. É sobre construir um relacionamento e consciência. Este é um bom exemplo do provedor de seguro saúde Oscar.
- Crie um boletim informativo – Os boletins informativos podem ser uma maneira rápida de informar as pessoas sobre quaisquer desenvolvimentos ou marcos no setor de seguros ou novas ofertas. Teste as linhas de assunto e o conteúdo para ver o que repercute.
- Ofereça orçamentos grátis – As pessoas gostam de coisas grátis, então entre em contato e ofereça um orçamento ou consulta grátis para impulsionar o engajamento e aumentar as chances de converter um lead em um cliente.
Email Marketing para Campanhas Políticas
As campanhas políticas dependem do fornecimento de informações e o email marketing é uma parte vital disso. Há várias coisas que você pode fazer para aproveitar ao máximo seus e-mails nessa área.
- Crie uma lista de qualidade – Trate sua lista de e-mail com cuidado, certificando-se de que ela esteja atualizada e que os endereços de e-mail sejam verificados. Envie um e-mail para assinantes inativos ou inativos para ver se você pode se engajar novamente. Mas esteja preparado para arquivar ou excluir endereços inativos ou remover endereços falsos.
- Segmente seu público – É essencial levar sua mensagem e informações às pessoas certas. Portanto, segmente sua lista de e-mail em lotes distintos para fornecer as informações certas às pessoas certas.
- Personalize o nome do seu remetente – É crucial construir confiança, então escolha um nome de remetente e cumpra-o para garantir consistência em suas comunicações por e-mail.
- Aproveite datas importantes – Nas campanhas, haverá datas importantes, como registro para votar ou datas de votação, então use-as para informar seu banco de dados e integrar uma mensagem sobre sua campanha.
- Inclua um link de cancelamento de assinatura – Para construir confiança e mostrar integridade, inclua um link de cancelamento de assinatura e facilite a remoção de alguém do seu banco de dados.
- Considere a interação – às vezes menos é mais, em vez de um texto longo para transmitir seu ponto de vista, considere incluir um link de vídeo ou até mesmo um gif.
Dicas de marketing por e-mail B2B
As empresas B2B enfrentam o desafio de que pode levar muito tempo entre se tornar um cliente potencial e se converter em cliente. Isso torna o e-mail um canal importante para fornecer informações e nutrir as pessoas por meio do funil de vendas.
- Use downloads – E-books ou infográficos são valiosos porque devem fornecer conteúdo de alta qualidade em uma área de nicho. Reconquiste sua lista de e-mail direcionando-os para esse tipo de conteúdo.
- Apresente depoimentos de clientes – Compartilhe comentários positivos de seus clientes para fornecer prova social e endossar seu produto ou serviço.
- Destaque dados, notícias ou pesquisas – os clientes B2B gostam de dados e informações baseadas em pesquisas, portanto, use estatísticas ou citações tentadoras para atrair as pessoas e direcioná-las para o relatório ou pesquisa completo. A plataforma de presentes &Open faz isso de forma eficaz, compartilhando notícias sobre a rodada da Série A e pedindo às pessoas que entrem em uma lista de espera.