Email Marketing – O que é e Como Aplicar no seu Negócio

O marketing por email é tão importante como sempre foi! E com os enormes avanços em IA em marketing , existem muitas ferramentas novas e aprimoradas que você pode usar para torná-lo mais eficiente, eficaz e personalizado.

Com o aumento da importância (e da consciência) das regulamentações de privacidade de dados, os consumidores procuram proteger as suas informações pessoais e partilhá-las apenas com empresas em que confiam. Além disso, o desaparecimento dos cookies de terceiros tornará mais difícil para os profissionais de marketing atingir os clientes por meio de anúncios e, portanto, eles precisam de um canal que permita a coleta de dados primários (e consensuais).

Então, quais são as melhores dicas para o sucesso do marketing por email para captura de dados e engajamento? Vejamos nove dos melhores para ajudar a melhorar e otimizar suas atividades de marketing por email.

  1. Usar Personalização
  2. Escreva um assunto cativante
  3. Audite e limpe suas listas de e-mail
  4. Use o marketing omnicanal
  5. Incluir links relevantes
  6. Seja interativo
  7. Tenha uma boa UI e UX
  8. Use Inteligência Artificial
  9. Olhe para seus concorrentes

1) Use Personalização

O fato é que a personalização funciona. O Relatório de Engajamento do Cliente de 2022 da Merkle descobriu que quase 80% dos líderes empresariais dizem que os consumidores gastam mais (uma média de 34% mais) quando sua experiência é personalizada.

Apesar do sucesso da personalização, os clientes sentem que as empresas não estão à altura das suas expectativas quando se trata de serem mais pessoais, de acordo com o “Estado do Cliente Conectado” da Salesforce .

'Estado do cliente conectado' da Salesforce
‘Estado do cliente conectado’ da Salesforce

Não seja uma dessas empresas! Use a personalização em seu e-mail para impulsionar não apenas a taxa de abertura, mas também o engajamento. Isso pode ser tão simples quanto incluir o primeiro nome do destinatário na linha de assunto ou entrar em contato com pessoas em ocasiões como aniversário.

Certifique-se também de que seu e-mail seja de uma pessoa, não de uma empresa. Você pode fazer isso incluindo o nome de uma pessoa na seção “de”. Isso garantirá que o nome fique claro para o destinatário quando chegar em sua caixa de entrada. Você também pode incluir uma fotografia para que uma pessoa apareça em vez de um logotipo, como neste exemplo do Dubsat.

E-mail Dubsat
E-mail Dubsat

A automação (veja esta lista de algumas das principais ferramentas ) também é útil na personalização, pois pode permitir e-mails acionados por comportamento. São e-mails enviados com base na forma como os clientes interagem com seus produtos ou serviços. Aqui está um exemplo do fluxo de trabalho da Sephora para a reação do cliente.

Sephora aciona e-mails
Sephora aciona e-mails

2) Escreva um assunto atraente

Não há como subestimar o poder de um assunto perfeito em seu e-mail . É a primeira coisa que uma pessoa vê em sua caixa de entrada, então vale a pena reservar um tempo para escrever algo que seja relevante e que chame a atenção.

Há muitas maneiras de chamar a atenção de alguém com um título:

  • Seja pessoal – como mencionamos acima, use um nome na linha de assunto ou refira-se a algo que tenha repercussão, por exemplo, uma compra anterior ou download de um e-book
  • Use o humor – É mais provável que as pessoas abram um e-mail que as faça sorrir ou desperte a curiosidade. Não tenha medo de usar o humor, mas certifique-se de que seja algo que seu público irá entender.
  • Incluir emojis – As pessoas estão acostumadas a usar emojis, então inclua aqueles que sejam relevantes ou para enfatizar o seu tópico
  • Use uma linguagem poderosa – Fique longe de linguagem fraca ou clichê. Procure incluir palavras que estimulem ou convidem à ação.
  • Dica sobre o conteúdo – Sua linha de assunto deve refletir o conteúdo do e-mail, então não use apenas um título porque funcionou da última vez. Torne-o relevante.
  • Deixe as pessoas curiosas – As pessoas odeiam perder, então use isso a seu favor em seu e-mail. Aqui está uma prévia do assunto abaixo para dar um exemplo.
Exemplo de linha de assunto de email
Exemplo de linha de assunto de email

Aqui está uma visão mais aprofundada de como escrever um e-mail se precisar de ajuda nessa área. Experimente o ChatGPT para ser realmente criativo com suas ideias de conteúdo.

3) Audite e limpe suas listas de e-mail

Você já deve saber sobre o desaparecimento dos cookies de terceiros no Google em 2024 e a introdução do Mail Privacy Protection (MPP) da Apple. Isso tornou a maneira como você captura e utiliza os dados ainda mais importante para garantir a proteção das informações dos clientes.

O e-mail é um exemplo perfeito dessa fonte de dados primária muito importante – informações consensuais – e você deve fazer o seu melhor para proteger esses dados. É importante examinar seu banco de dados e limpá-lo. Certifique-se de ter permissão para usar todos os endereços de e-mail existentes em suas listas. Se alguém cancelou a inscrição, certifique-se de retirá-lo de todas as listas ativas.

Se você tiver um banco de assinantes de e-mail inativos, entre em contato com eles para tentar reconectá-los e ofereça-se para removê-los se isso não for mais relevante. Afinal, é melhor ter um banco de dados menor de clientes potenciais interessados ​​do que muitas pessoas desinteressadas.

4) Use marketing omnicanal

A partir de 2024, o marketing omnicanal é uma tendência crescente para empresas de todos os tamanhos.

Mas o que é marketing omnicanal ? Simplificando, é usar cada canal de marketing em todo o seu potencial e criar uma experiência perfeita à medida que o cliente passa de um canal para outro.

O e-mail tem um papel importante a desempenhar no omnicanal. A vantagem é que o e-mail é flexível, fácil de personalizar, fácil de testar e pode fornecer informações sobre as preferências e comportamentos do cliente.

Em combinação com outros canais, como mídia social, pesquisa paga ou marketing de busca, o e-mail pode gerar engajamento e fidelizar o cliente.

5) Incluir links relevantes

Depois que alguém clica em seu e-mail, você deseja tornar o mais fácil possível direcioná-lo para onde deseja que vá.

Não envie apenas um cliente potencial ou cliente para o éter do seu site. Certifique-se de criar páginas de destino relevantes e personalizadas que sejam uma continuação do conteúdo do e-mail.

Além disso, inclua identificadores de mídia social para que as pessoas possam encontrar sua marca facilmente online. Inclua apenas as plataformas nas quais você está ativo para garantir que o conteúdo esteja atualizado e você seja responsivo.

Dica: confira ‘A anatomia de um e-mail de marketing eficaz’ para obter mais informações.  

6) Seja interativo

Você pode incluir interatividade em seu e-mail convidando as pessoas a deslizar, clicar, tocar ou assistir. Pode ser um relógio de contagem regressiva, um vídeo ou um GIF. O principal é que isso faça alguém pensar no seu e-mail.

Este e-mail do Google Local Guides apresenta um GIF que mostra ao destinatário como tirar uma foto de maneira eficaz. Seguem-se dicas sobre como tirar uma foto eficaz para incluir no Google. Não é apenas atraente, mas também altamente relevante para seu público.

E-mail do Google Maps
E-mail do Google Maps

Este é outro exemplo de GIF da Nike que mostra seus produtos em vez de tentar obter uma imagem de cada um em um e-mail ou depender de cliques para acessar uma página de destino.

E-mail gif da Nike
E-mail gif da Nike

7) Tenha uma boa UI e UX

É vital criar uma experiência perfeita para um cliente potencial ou cliente em todos os seus canais. Isso significa que você precisa levar em consideração a experiência do usuário ( UX ) e sua interface de usuário (UI) ao incluir links em seus e-mails.

Em outras palavras, se você está oferecendo um desconto de 20% em um produto, o próximo ponto de contato deve ser uma página que forneça uma visão geral ou descrição desse produto com um CTA simples para permitir a compra.

O design e as cores também devem ser semelhantes para que não haja confusão quando uma pessoa clicar. A consistência é crucial. Você também pode otimizar para dispositivos móveis para garantir que qualquer ponto de contato seja compatível com dispositivos móveis e acessível .

8) Use Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) pode ser muito útil no seu email marketing. Existem ferramentas como o assistente de redação Rytr e a plataforma de entrega Sendgrid que automatizam alguns processos para ajudar a aumentar o engajamento e a receita. Você também pode tentar ferramentas de gerenciamento de spam como NeverBounce e ZeroBounce.

A IA pode ajudá-lo a usar técnicas avançadas de ciência da computação e poder de fogo computacional para obter insights de big data e dados de clientes (que incluem o comportamento do cliente). As ferramentas podem ajudar a escrever textos de e-mail, limpar listas, otimizar tempos de envio e enviar boletins informativos automatizados.

Confira as melhores ferramentas de IA e automação de marketing para usar.

9) Olhe para seus concorrentes

A melhor maneira de criar uma ótima campanha por e-mail é observar aquelas bem-sucedidas que obtêm respostas em seu setor ou concorrentes.

Uma ferramenta como Mailcharts permite que você analise as campanhas para obter insights de dados históricos e em tempo real. Vejamos alguns setores para dar exemplos.

Dicas de marketing por e-mail para pequenas empresas

Como uma pequena empresa, o marketing por email pode ser uma forma eficaz de impulsionar o envolvimento com seus clientes ou clientes potenciais.

Uma das vantagens de ser uma pequena empresa é conhecer as necessidades de seus clientes. Isso permitirá que você personalize o conteúdo que atrairá seu público.

Se você é uma empresa local, aproveite esse conhecimento para criar assuntos interessantes e focar em soluções. Por exemplo, se você tem uma cafeteria, experimente ‘Manhattan: tome um café da manhã grátis por nossa conta!’

Você também pode hospedar ou se envolver em eventos locais . Você não apenas pode promover sua empresa lá, mas também pode incentivar as pessoas a se inscreverem em sua lista de e-mails ou boletim informativo para se manterem atualizados com novidades ou ofertas.

Dica: confira ‘ SEO local para iniciantes: melhore sua visibilidade online’ para localizar o conteúdo e aparecer em pesquisas locais. 

Marketing por e-mail para leads de seguros

Por ser uma compra de alto valor e de longo prazo, os leads de seguros podem levar tempo para serem cultivados e convertidos. Os e-mails são uma forma eficaz de fornecer informações aos seus clientes potenciais de uma forma pessoal e útil.

  • Use fluxos de trabalho – Fluxos de trabalho automatizados podem enviar e-mails com base no comportamento. Portanto, se você criar fluxos de trabalho, poderá responder perguntas importantes ou fornecer soluções com base nas necessidades de alguém. Por exemplo, se o seu primeiro e-mail for um e-mail de boas-vindas para um novo lead, você configurará um e-mail subsequente com base no fato de ele clicar em um CTA. Para aqueles que clicam em uma página de destino personalizada, você pode enviar um e-mail perguntando se desejam mais informações. Se eles não tomassem nenhuma ação, o outro e-mail acionado poderia ter como foco a perda deles.
  • Forneça soluções – Se você conhece os obstáculos ou desafios que as pessoas do setor de seguros enfrentam, faça algo para resolvê-los. Direcione seu público para blogs ou para sua página de perguntas frequentes que os aborda e oferece soluções. É sobre construir um relacionamento e consciência. Este é um bom exemplo do provedor de seguro saúde Oscar.
Exemplo de e-mail do Oscar
Exemplo de e-mail do Oscar
  • Crie um boletim informativo – Os boletins informativos podem ser uma maneira rápida de informar as pessoas sobre quaisquer desenvolvimentos ou marcos no setor de seguros ou novas ofertas. Teste as linhas de assunto e o conteúdo para ver o que repercute.
  • Ofereça orçamentos grátis – As pessoas gostam de coisas grátis, então entre em contato e ofereça um orçamento ou consulta grátis para impulsionar o engajamento e aumentar as chances de converter um lead em um cliente.

Email Marketing para Campanhas Políticas

As campanhas políticas dependem do fornecimento de informações e o email marketing é uma parte vital disso. Há várias coisas que você pode fazer para aproveitar ao máximo seus e-mails nessa área.

  • Crie uma lista de qualidade – Trate sua lista de e-mail com cuidado, certificando-se de que ela esteja atualizada e que os endereços de e-mail sejam verificados. Envie um e-mail para assinantes inativos ou inativos para ver se você pode se engajar novamente. Mas esteja preparado para arquivar ou excluir endereços inativos ou remover endereços falsos.
  • Segmente seu público – É essencial levar sua mensagem e informações às pessoas certas. Portanto, segmente sua lista de e-mail em lotes distintos para fornecer as informações certas às pessoas certas.
  • Personalize o nome do seu remetente – É crucial construir confiança, então escolha um nome de remetente e cumpra-o para garantir consistência em suas comunicações por e-mail.
  • Aproveite datas importantes – Nas campanhas, haverá datas importantes, como registro para votar ou datas de votação, então use-as para informar seu banco de dados e integrar uma mensagem sobre sua campanha.
  • Inclua um link de cancelamento de assinatura – Para construir confiança e mostrar integridade, inclua um link de cancelamento de assinatura e facilite a remoção de alguém do seu banco de dados.
  • Considere a interação – às vezes menos é mais, em vez de um texto longo para transmitir seu ponto de vista, considere incluir um link de vídeo ou até mesmo um gif.

Dicas de marketing por e-mail B2B

As empresas B2B enfrentam o desafio de que pode levar muito tempo entre se tornar um cliente potencial e se converter em cliente. Isso torna o e-mail um canal importante para fornecer informações e nutrir as pessoas por meio do funil de vendas.

  • Use downloads – E-books ou infográficos são valiosos porque devem fornecer conteúdo de alta qualidade em uma área de nicho. Reconquiste sua lista de e-mail direcionando-os para esse tipo de conteúdo.
  • Apresente depoimentos de clientes – Compartilhe comentários positivos de seus clientes para fornecer prova social e endossar seu produto ou serviço.
  • Destaque dados, notícias ou pesquisas – os clientes B2B gostam de dados e informações baseadas em pesquisas, portanto, use estatísticas ou citações tentadoras para atrair as pessoas e direcioná-las para o relatório ou pesquisa completo. A plataforma de presentes &Open faz isso de forma eficaz, compartilhando notícias sobre a rodada da Série A e pedindo às pessoas que entrem em uma lista de espera.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

Sobre Mim

Desde 2015 atuamento no Marketing Digital oferecendo serviços e consultorias para empresas que buscam atrair clientes e vender mais pela internet.

Acompanhe nossos Vídeos

CONSULTORIA INDIVIDUAL

Estruture o seu negócio para gerar vendas e atrair clientes pela internet com o mínimo de esforço e investimento.