Digital Influencer: Dicas para ser um Sucesso ⭐

Se você deseja lançar uma campanha de marketing de influenciador de sucesso, você precisa entender a natureza dos influenciadores digitais e como eles podem ajudar sua marca.

Essas pessoas podem ajudar ou interferir de forma negativa em seus esforços de promoção, levando você a atingir suas metas de ROI ou se preocupar com os resultados obtidos.

Saber a diferença entre um influenciador digital e um usuário casual de mídia social, bem como os diferentes tipos de personalidades que podem promover sua marca, pode ajudá-lo a formar uma estratégia de sucesso e construir relacionamentos de longo prazo com seus seguidores.

O que é um digital influencer

Um digital influencer é alguém com seguidores nas redes sociais que incentiva os fãs e seguidores a agirem.

Os influenciadores podem ser celebridades, atletas, modelos, chefs, designers e outros indivíduos, mas eles não se limitam a esses tipos de figuras proeminentes.

Esses homens e mulheres ganham milhares de seguidores no Twitter e Instagram. As pessoas estão interessadas em se parecer com elas e ver o que fazem no dia a dia.

Mas nem todo o digital influencer é ideal para o seu negócio.

As marcas precisam fazer parcerias com aqueles que são considerados especialistas em seus respectivos nichos.

Aqueles que estarão dispostos a interagir com diversos produtos e serviços e atingirão um público de pessoas que realizarão ações com base no conteúdo das redes sociais.

Cada marca é diferente e requer diferentes necessidades e tamanhos de público. Conhecer os diferentes tipos de influenciadores de mídia social pode ajudá-lo a escolher as pessoas certas para se conectar com sua marca.

Influenciadores aspiracionais

Os influenciadores aspiracionais são pessoas que muitos usuários de mídia social admiram. Eles querem ser como essas personalidades e imitarão seu comportamento na esperança de obter os mesmos resultados.

Blogueiros de saúde e beleza conhecidos são exemplos importantes de influenciadores aspiracionais.

Seus fãs podem experimentar produtos específicos, exercícios ou marcas de maquiagem na esperança de ter o mesmo tipo de corpo ou penteado que seus heróis digitais.

Os influenciadores aspiracionais tendem a ser mais eficazes com o público mais jovem. Esses públicos mais jovens também são os mais propensos a recorrer a sites de mídia social como Twitter ou YouTube para obter recomendações de produtos, tornando-os o alvo ideal para essas personalidades.

Influenciadores autorizados

Estes são especialistas no assunto em seu campo. Embora uma celebridade possa parecer um especialista em dietas, você não iria recorrer a ela para aprender sobre como vender pela internet ou a melhor maneira de investir em imóveis.

Os influenciadores autorizados costumam ser usados ​​em promoções B2B e vendas de produtos complexos.

Por exemplo, o CEO de uma empresa prestigiada pode recomendar produtos de marketing específicos durante uma conferência ou compartilhar várias ferramentas de produtividade que costuma utilizar em seu trabalho.

Influenciadores de pares

Os influenciadores de pares também são chamados de microinfluenciadores e tendem a ser a maioria dos influenciadores digitais online.

Essas personalidades também são alguns dos promotores mais poderosos. Microinfluenciadores são pessoas que consideramos iguais.

Um ótimo exemplo são as mães blogueiras. Elas passam pelas mesmas provações e tribulações que qualquer outra.

Elas enfrentam os mesmos desafios que você e estão prontas para oferecer conselhos com base no que aprenderam.

Mesmo que tenham apenas algumas centenas de seguidores, elas têm altos níveis de influência porque as pessoas as ouvem e agem.

Sua relação pessoal cria altos níveis de confiança em seu público e as torna personalidades eficazes que promovem mudanças.

Digital influencer na prática

Embora um digital influencer possa não ser o caminho certo para todas as marcas, há casos em que este recurso pode ser bastante benéfico.

Se você deseja se tornar um digital influencer, conheça algumas situações em que esta estratégia de marketing é utilizada pelas empresas.

Desconexão com os clientes

Quando há uma desconexão entre a empresa e seus clientes, um digital influencer pode preencher a lacuna.

Os influenciadores têm um público fiel que se dirige a eles em busca de orientação e conselhos. Conforme estudos, 74% das pessoas recorrem às redes sociais para orientação na decisão de compra.

A empresa pode aproveitar o poder dos influenciadores para educar o público sobre a marca e o que ela defende.

Gerar conhecimento da marca

Se a empresa é nova e precisa de ajuda para lançar sua marca, a parceria com um digital influencer é uma ótima maneira de atingir o público-alvo.

A empresa provavelmente fará uma pesquisa para encontrar um influenciador com uma sequência que corresponda às características demográficas e comportamentais que ela está procurando atingir.

Alcançar um novo mercado

Ao tentar alcançar um mercado novo ou inexplorado, a empresa precisa encontrar uma maneira de fazer parte dele.

Um excelente caminho é por meio de um digital influencer estabelecido nesse público. A empresa irá buscar um influenciador que tenha um conhecimento profundo do mercado.

Como se tornar um digital influencer

Tornar-se um digital influencer pode ser uma forma eficaz de aumentar sua receita e a exposição da marca.

No entanto, com tantos fatores importantes a serem considerados, pode ser difícil saber como iniciar sua carreira de marketing de influenciador.

Seguir algumas etapas vitais para se tornar um influenciador de mídia social pode ajudá-lo a atingir seus objetivos e, ao mesmo tempo, aumentar suas taxas de engajamento e receita.

Escolha um nicho

Seu primeiro passo é escolher um nicho específico. Esta etapa é obrigatória e, sem ela, você terá dificuldade em construir um público de pessoas engajadas e interessadas em sua mensagem.

Cada influenciador de marketing que você vê no YouTube, Instagram, Twitter, etc. tem um nicho.

Sem um nicho definido, não importa quais outras vantagens você tenha, porque você terá que competir com todos pela atenção do seu público.

Além disso, você estará falando e fazendo marketing para todos, o que acabará resultando em você realmente não alcançando ninguém.

Para escolher o seu nicho, pergunte-se: O que você ama? No que você é bom? Quais são seus interesses?

Por exemplo, se você sempre gostou de estar em boa forma e malhar, então faz sentido para você se tornar um digital influencer que motiva outras pessoas a se dedicarem às atividades físicas.

Responder a essas perguntas pode se tornar um recurso valioso para ajudá-lo a atrair naturalmente um público de pessoas que pensam como você.

Certifique-se de que sua escolha reflita sua personalidade, porque essa é a única maneira que as pessoas vão se relacionar e confiar em você e em suas palavras.

As pessoas reconhecem a energia e, se você não acreditar no que está fazendo, elas serão capazes de perceber isso e você perderá seu público.

Mas, quando as pessoas reconhecem sua verdadeira paixão pelo trabalho que você faz , fica muito mais fácil atrair um público e manter o engajamento.

Independentemente do nicho que você escolher, certifique-se de que o seu tópico seja algo de que você realmente goste.

Escolha sua plataforma principal

Como um digital influencer, existem vários canais diferentes que você pode usar, incluindo: YouTube, Instagram, Facebook, Twitter, Tik-Tok e mais.

Antes de começar sua campanha para se tornar um influenciador de mídia social, você precisa marcar sua presença nos perfis que escolher.

Você pode usar uma variedade de redes sociais, mas deve escolher uma plataforma principal onde concentrará a maior parte de seu conteúdo.

Você ainda pode ser ativo e se envolver em outras redes, mas a maior parte de seus esforços deverá ir para o canal principal.

Há muitos fatores a serem considerados ao selecionar as redes de mídia social certas para você.

Primeiro, olhe para outros influenciadores em seu nicho e identifique quais são suas principais plataformas de mídia social.

Seu canal principal também dependerá do seu tipo de nicho. Para alguns influenciadores de moda, o Instagram é a melhor escolha, mas para influenciadores de videogames, pode ser o YouTube ou Twitch.

Da mesma forma, Pinterest, Snapchat, Twitter e todas as outras grandes redes de mídia social podem ser adequados para diferentes influenciadores, dependendo de fatores específicos, como:

  • O público que você deseja atingir
  • Os canais que outros influenciadores em seu nicho usam principalmente
  • O tipo de conteúdo que você irá criar
  • Quão confortável você fica na frente da câmera
  • Você é bom em criar conteúdo escrito envolvente

De um modo geral, o YouTube é um bom lugar para começar para a maioria dos influenciadores, pois já existe há algum tempo, pode ser muito lucrativo e tem uma base sólida na Internet.

Considere cada um desses fatores para ajudá-lo a determinar qual plataforma de mídia social é melhor para você usar como canal central para transmitir sua mensagem.

Defina o seu público

Além de escolher o nicho certo, seu sucesso como digital influencer também depende de encontrar o público ou a comunidade certa para apoiá-lo.

Sem seguidores, fãs ou assinantes, sua marca não terá valor nas redes sociais. Portanto, antes de começar a postar na plataforma de mídia social escolhida, você precisa definir seu público-alvo.

Seu público ideal dependerá do tipo de mercado em que você está. Por exemplo, para influenciadores de estilo de vida, você provavelmente encontrará seu público no Instagram, Facebook e YouTube.

Desenvolva um calendário de conteúdo

Como um digital influencer, você deve criar consistentemente um conteúdo valioso que seu público e mecanismos de busca / algoritmos de mídia social irão gostar.

As pessoas valorizam o comprometimento e a consistência nos influenciadores sociais. Você precisa aparecer todos os dias com uma mensagem consistente e produzir conteúdo útil que seja relevante para o seu público.

Depois de definir o tipo de conteúdo, você deve desenvolver um calendário para ajudá-lo a criar conteúdo de forma consistente.

Gerar tráfego estrategicamente

Conforme o número de seguidores aumenta, outras pessoas também irão segui-lo, e você será capaz de alavancar o poder da prova social para alcançar um público ainda maior de fãs e seguidores.

No entanto, no início, você precisa encontrar maneiras de gerar tráfego estrategicamente. Aqui estão algumas maneiras fáceis, mas eficazes de gerar mais tráfego de mídia social:

  • Facilite o compartilhamento de seu conteúdo para que seu público possa compartilhá-lo com suas redes
  • Marque outras pessoas e use as hashtags certas para aumentar sua visibilidade
  • Instale ferramentas proativas de atendimento ao cliente como um chatbot em seus perfis de mídia social
  • Publique o seu conteúdo nos momentos em que o seu público está mais ativo
  • Interaja consistentemente com seu público e forneça valor
  • Invista em publicidade em mídia social para expandir seu alcance
  • Escreva criativas e convincentes chamadas para a ação

Colabore com outros influenciadores

Colaborar com outros influenciadores em seu nicho permite que você ganhe fãs em suas comunidades.

Os influenciadores das redes sociais têm um alcance enorme que muitas vezes se estende a milhões, e trabalhar com eles pode ajudar a expor seu conteúdo a um público novo e direcionar ainda mais tráfego para seus perfis.

Existem muitas maneiras diferentes de trabalhar com influenciadores em seu nicho. Uma maneira é pagá-los para promover seu conteúdo ou produtos.

Mas, isso pode ser difícil quando você está apenas começando. Envolver-se organicamente pode ser a melhor e mais eficaz maneira de ajudá-lo a construir seu próprio público.

Para fazer isso, simplesmente peça a eles que compartilhem sua postagem sempre que você publicar algo que valha a pena compartilhar.

Para aumentar suas chances de sucesso ao usar essa estratégia, você pode destacar influenciadores em seu conteúdo, cobrindo suas histórias, fazendo entrevistas ou criando artigos resumidos de especialistas.

Em seguida, marque-os quando compartilhar a postagem e os influenciadores provavelmente vão querer compartilhá-la com suas próprias redes.

Assim, por exemplo, no Twitter, você pode reunir diferentes tweets de profissionais de marketing especializados e, em seguida, criar uma postagem sobre “dicas de marketing de especialistas”.

Depois de marcar os influenciadores, é provável que eles retuitem a postagem para mostrá-la a seus próprios públicos.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

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