Melhor Curso de Vendas pelo Whatsapp [GRÁTIS]

O WhatsApp se destaca como o aplicativo de mensagens mais amplamente utilizado em nível global, contando com mais de 2 bilhões de usuários que o utilizam diariamente.

Para empresários, essa plataforma oferece uma oportunidade valiosa de expandir o alcance e se conectar com uma base maior de clientes.

Embora não tenha sido inicialmente concebido como uma ferramenta de marketing, o WhatsApp agora permite que você aproveite para elevar o engajamento com sua clientela, impulsionar as vendas e aumentar a receita da sua empresa.

Tudo que você precisa saber é como usá-lo de forma eficaz.

Neste artigo, você vai encontrar um curso completo e totalmente gratuito com todos os passos para começar a vender no WhatsApp e dicas práticas para ajudar a expandir seus negócios no aplicativo.

8 razões pelas quais o comércio no WhatsApp funciona

Como você sabe, é muito importante estar onde seus clientes potenciais estão. Afinal, você precisa anunciar seu negócio para aqueles que provavelmente comprarão de você.

Então, saiba porque utilizar este poderoso aplicativo é essencial para o seu negócio.

Cobertura global

Com mais de 2,4 bilhões de usuários registrados em todo o mundo, o WhatsApp tem um alcance enorme.

Isso o torna uma plataforma ideal para as empresas alcançarem clientes em potencial.

Personalização

O WhatsApp permite que as empresas se comuniquem direta e pessoalmente com os clientes, facilitando a construção de relacionamentos e a criação de uma experiência de compra mais personalizada.

Conveniência

Ao oferecer a possibilidade de fazer compras diretamente pelo aplicativo, o comércio eletrônico no WhatsApp oferece aos clientes uma experiência de compra conveniente e integrada.

Responsividade

A plataforma de mensagens instantâneas do WhatsApp permite que as empresas se comuniquem com os clientes em tempo real, facilitando a resposta às dúvidas e o suporte às necessidades dos clientes.

Confiança

Ao oferecer uma maneira segura e conveniente de fazer compras, o comércio eletrônico no WhatsApp pode ajudar a aumentar a confiança do cliente em uma empresa, o que pode levar ao aumento das vendas e à repetição de negócios.

Experiência do cliente

Ao integrar recursos de comércio eletrônico, o WhatsApp pode oferecer às empresas a capacidade de melhorar a experiência do cliente, oferecendo recomendações personalizadas, rastreamento de pedidos e processos de pagamento simplificados.

Custo-benefício

O WhatsApp é uma forma acessível para as empresas alcançarem e envolverem os clientes.

Não requer custos adicionais de configuração ou manutenção.

Prioriza os dispositivos móveis

Com a maioria dos usuários do WhatsApp acessando a plataforma por meio de seus dispositivos móveis, vender no WhatsApp é uma solução que pode ajudar as empresas a alcançar os clientes onde eles passam mais tempo.

Como vender no WhatsApp – melhor curso de vendas [GRÁTIS]

WhatsApp é o aplicativo de mensagens diretas mais usado no mundo.

Mais de 2 bilhões de pessoas usam oWhatsApp para se comunicar diariamente com amigos e familiares, passando mais tempo conversando do que acessando o Fecebook ou Instagram.

Portanto, embora o WhatsApp não tenha sido originalmente criado como uma ferramenta de marketing, as empresas podem utilizar esse canal para promover e comercializar seus produtos e serviços.

Pensando nisso, elaboramos o melhor curso de vendas pelo WhatsApp para você levar o seu negócio ao próximo nível.

Confira o passo a passo!

Use um dispositivo móvel empresarial

Mesmo antes de criar suas estratégias de conteúdo, você precisa pensar no aspecto prático de vender no WhatsApp.

O primeiro passo para começar a usar este aplicativo no seu negócio é ter um dispositivo móvel e um número de telefone usado apenas para negócios.

Parece óbvio, mas é muito importante separar a vida profissional da vida pessoal, e isso também vale quando se usa o WhatsApp.

Suponhamos que você não tenha um número corporativo.

É provável que seus clientes liguem ou enviem mensagens após o horário comercial, o que pode afetar sua rotina quando você não está trabalhando.

Além disso, se essa separação não for clara, você pode cometer um deslize e enviar uma mensagem privada a um cliente ou uma mensagem comercial a um familiar ou amigo.

Uma grande vantagem de ter um dispositivo móvel com número comercial exclusivo é que você pode atribuir a função de vendas do WhatsApp a outras pessoas.

Se você estiver usando seu número privado, provavelmente não deseja que seus funcionários tenham acesso às suas conversas neste aplicativo.

Utilize o WhatsApp Web

Além do dispositivo móvel, você também pode usar o WhatsApp Web, que é uma extensão para acessar a conta do seu aplicativo pelo PC.

Para isso, basta conectar seu dispositivo móvel à internet e próximo ao computador que você está utilizando para escanear o QR Code que aparecerá ao acessar a página do WhatsApp Web.

Recomendamos que você fique conectado a uma rede Wi-Fi para diminuir o uso do plano de dados, além de ter melhor estabilidade do app.

O melhor de usar a versão WhatsApp Web é que você ou uma pessoa designada pode fazer vendas no aplicativo e enviar mensagens pelo computador.

Assim, você evita erros comuns de digitação, além de facilitar o acesso a outros canais de negócios enquanto envia mensagens para seus clientes.

Além disso, possibilita que uma pessoa use o celular enquanto outra usa o computador.

Peça contatos telefônicos

Não adianta ter uma estratégia de venda no WhatsApp se você não tem contatos suficientes para fazer valer a pena.

Por isso você precisa criar formas de pedir os dados de contato de quem já comprou seus produtos ou de quem se interessou pelo seu conteúdo.

Para fazer isso, adicione um campo em seus formulários de registro para que as pessoas possam inserir seus números de telefone.

Isso pode ser feito em uma landing page, ao se inscrever na newsletter do seu blog ou em qualquer outro canal de comunicação utilizado pelo seu público.

Você também pode criar uma call to action em seu site focada no atendimento ao cliente do WhatsApp. Ao fazer isso, você obterá mais contatos telefônicos.

O mais importante nesta etapa é pedir permissão para adicionar usuários à sua lista de contatos do WhatsApp e deixar claro que, ao fornecer o contato telefônico, eles receberão mensagens.

Você precisa se concentrar em manter seus clientes em potencial satisfeitos, e eles nem sempre gostam de receber mensagens de estranhos.

Assim, além de informar ao seu público que você usará o aplicativo para enviar mensagens, disponibilize também o seu número em todos os seus canais para que os usuários reconheçam sua marca ao receberem suas mensagens.

Promova seu número do WhatsApp

Como mencionamos no tópico anterior, as pessoas precisam identificar o seu número do WhatsApp para que possam realmente ler as suas mensagens.

Portanto, você precisa divulgar essa nova estratégia de vendas em todos os canais de comunicação com o seu público.

Adicione seus dados de contato em seu site, blog, redes sociais e, se necessário, crie uma campanha de e-mail marketing divulgando seu número.

O importante aqui é alcançar o maior número de pessoas possível.

Ao anunciar suas informações de contato, você permite que seus usuários decidam se desejam adicionar seu número.

Mas para que eles tomem essa decisão é preciso deixar claro previamente qual tipo de conteúdo você vai oferecer por meio do canal de comunicação.

Com isso, você consegue conquistar a confiança de quem adicionou seu número, pois a pessoa está realmente interessada no conteúdo que você deseja enviar, o que diminui o índice de insatisfação e bloqueio.

O único problema dessa estratégia é que você não conseguirá saber quem te adicionou no WhatsApp se não lhe enviarem uma mensagem.

Portanto, ao divulgar seu número, lembre-se de solicitar que o usuário envie uma mensagem confirmando seu cadastro no canal de comunicação.

Dessa forma, você poderá interagir com esses novos contatos e incluí-los em uma lista de transmissão.

Adicione os números dos seus clientes

Agora que você agilizou todas as partes práticas de vender no WhatsApp, é hora de começar a pensar nas estratégias de uso deste aplicativo.

O primeiro passo é adicionar os números de telefone dos seus clientes com seus respectivos nomes.

A princípio, isso ocupará boa parte do seu dia, principalmente se você já tem um público que forneceu seus contatos telefônicos.

Mas com o tempo, você notará que esse processo será mais rápido, pois não será necessário salvar todos os números de uma vez.

É importante adicionar o nome e o sobrenome das pessoas para que seu atendimento seja personalizado e crie uma boa experiência para seus usuários.

Se você possui mais de um produto ou serviço, uma ótima dica é adicionar, ao nome dos seus clientes, o nome do produto que eles têm interesse para poder enviar mensagens sobre assuntos que eles realmente gostam.

Crie listas de transmissão

Você se lembra quando lhe dissemos para adicionar, aos nomes dos usuários, o nome do produto no qual eles estão interessados?

Isso será bastante útil na hora de criar uma lista de transmissão para vender no WhatsApp.

As listas são ótimas porque ajudam você a economizar tempo, principalmente quando o conteúdo enviado é o mesmo para mais de uma pessoa.

Entretanto, a desvantagem dessa abordagem é que caso a pessoa não tenha armazenado suas informações de contato no celular, ela não terá acesso ao seu conteúdo.

Portanto, é importante divulgar seu número com antecedência, para que os usuários interessados ​​salvem seus dados de contato.

A maneira mais fácil de criar listas é dividindo seus contatos entre pessoas que já compraram um produto e aquelas que ainda não compraram.

Mas é possível ir além para que seu conteúdo seja mais direcionado.

Como criar uma boa lista de transmissão

Ao criar uma lista para enviar conteúdo, você precisa dividir as pessoas de acordo com o estágio do funil de vendas em que elas estão.

E por que você deveria fazer isso? Porque nem todo mundo está pronto para fazer uma compra.

Isso significa que se você enviar ofertas o tempo todo para um público que ainda não conhece seu produto, em vez de encantá-lo, você fará com que as pessoas rejeitem seu produto antes mesmo de conhecê-lo.

Portanto, pense nas 3 etapas de um funil de vendas:

Descoberta

Esta é a primeira etapa do funil.

O processo de descoberta é o momento em que você pode cativar seus potenciais clientes.

Eles ainda não sabem que têm um problema e, portanto, seu dever é descobrir quais são as suas necessidades específicas.

Adicione a esta lista pessoas que ainda não conhecem seu produto e que precisam receber conteúdo educativo.

Consideração

Após identificarem um problema, os usuários avançam para a etapa de consideração.

Nesta fase, é possível iniciar a apresentação não só dos problemas que enfrentam, mas também das soluções potenciais para cada um deles.

Durante esta fase, você pode incentivá-los e mostrar que tem o produto certo para atender às necessidades do seu cliente potencial.

Mas tome cuidado para não exagerar e tentar vender antes que o usuário esteja 100% preparado para realizar a compra.

Decisão

São contatos que já entendem que têm um problema e sabem que seu produto pode ajudá-los a resolver esse problema.

Na lista de decisão você pode adicionar pessoas que poderão comprar seu produto e para quem você pode enviar ofertas exclusivas.

Clientes recorrentes geralmente são incluídos nesta lista.

E se você precisa aumentar sua lista e atrair novos leads, também é uma boa ideia pensar em suas estratégias de tráfego.

Use gatilhos psicológicos

Gatilhos psicológicos são estratégias de vendas que levam em consideração o uso das emoções para influenciar as pessoas.

Ao utilizá-los em sua publicidade, é como se você pudesse fazer com que seu público realizasse determinadas ações automaticamente, sem pensar muito no que está fazendo.

Na hora da compra, é o momento perfeito para utilizar gatilhos como escassez, reciprocidade, razão, curiosidade, urgência entre outros.

Basicamente, o que você precisa fazer ao vender no WhatsApp é pensar em formas de enviar mensagens que estimulem o subconsciente das pessoas a escolher o produto que você está oferecendo.

Mas não confunda isso com manipulação!

Quando falamos em gatilhos mentais, queremos dizer que você precisa estudar o seu público e entregar o que ele deseja, demonstrando que o seu produto é uma solução para determinado problema.

É por isso que você sempre tem que enviar conteúdos interessantes.

Um exemplo de bom uso de gatilhos mentais é a técnica de vendas WhatsApp Meteoric Launch criada por Talles Quinderé.

Este método utiliza 3 gatilhos mentais específicos:

Antecipação

Envie mensagens avisando às pessoas que você irá lançar um novo produto, criando expectativas. Assim, elas poderão se preparar porque saberão que algo novo está por vir.

Pertencimento

Diga que apenas um grupo pré-selecionado terá acesso a este produto, ou seja, mostre que apenas quem está na lista de transmissão do WhatsApp poderá comprar o produto.

Escassez

No dia do lançamento, limite o tempo disponível para compras. De preferência, dê às pessoas pouco tempo para que tomem uma decisão o mais rápido possível.

Envie conteúdo interessante

Se você já usa o WhatsApp no ​​dia a dia, sabe que essa ferramenta é muito utilizada para transmitir informações que nem sempre são verdadeiras.

Algumas pessoas optam por não ler mensagens de números desconhecidos ou duvidam do que é oferecido no aplicativo por causa disso.

É por isso que você precisa pensar bem antes de enviar qualquer conteúdo para seus clientes via WhatsApp e principalmente, para aqueles que ainda não fizeram nenhuma compra e não conhecem sua marca.

Claro, se você seguir as dicas acima, você terá apenas números de telefone de pessoas que se dispuseram a fornecer suas informações de contato e que autorizaram você a enviar mensagens.

Isso significa que você está na metade do caminho, pois mostra que os usuários se interessaram pelo seu conteúdo.

Então, agora é a hora de atraí-los:

  • envie conteúdo educacional relacionado ao seu produto e nicho;
  • forneça suporte ao cliente através do aplicativo incluindo mensagens de voz;
  • envie vídeos com informações úteis ao seu público;
  • escreva mensagens de texto contendo informações sobre promoções para quem acessar sua página de vendas pelo link do WhatsApp.

No geral, contribua para aumentar o conhecimento do seu público. Isso é o que o ajudará a cativá-los.

Só tome cuidado para não se tornar uma daquelas pessoas que manda mensagens o dia todo. Isso afastará os usuários em vez de envolvê-los.

Crie uma programação de mensagens

Assim como qualquer estratégia publicitária, vender no WhatsApp também exige planejamento, principalmente se você tiver diversas listas de transmissão.

Para não ficar confuso ao enviar mensagens, crie uma programação. Dessa forma você pode se organizar e decidir antecipadamente qual conteúdo enviar para cada lista e quando a mensagem será enviada.

Além disso, esse planejamento também vai te ajudar a não enviar a mesma mensagem mais de uma vez.

Um cronograma também ajuda a pensar no tipo de conteúdo a ser enviado de acordo com cada estágio que as pessoas estão no funil de vendas.

Erros a serem evitados ao vender no WhatsApp

Até este momento, você já observou que é viável realizar vendas através do WhatsApp e conquistar seus clientes utilizando esse aplicativo.

No entanto, existem alguns erros comuns que devem ser evitados para que esta estratégia não dê resultados contrários aos que você deseja.

Não tente vender o tempo todo

Demos uma dica sobre como enviar conteúdo interessante. Isto deve ser sempre levado em consideração.

Afinal, ninguém gosta de ser constantemente bombardeado com propostas comerciais.

Portanto, pense bem antes de enviar qualquer mensagem aos seus contatos.

Mesmo que seu objetivo final seja vender no WhatsApp, seu público precisa saber que você deseja ajudá-lo com soluções práticas para o dia a dia.

Portanto, fique atento e envie mensagens que realmente contenham informações relevantes.

Não envie mensagens em massa

Já percebeu como é chato receber uma mensagem com textos longos que parecem ter sido copiados e enviados para todos os contatos telefônicos, sem ter qualquer relação com quem a recebeu?

Mensagens em massa sem qualquer tipo de personalização não são interessantes para esta estratégia.

Não estamos falando de escrever mensagens completamente diferentes para cada pessoa, pois sabemos que isso é difícil, principalmente se o seu número de clientes for muito alto.

Mas você pode – e deve -, enviar apenas conteúdos que interessem a cada usuário.

Mais uma vez, se você possui mais de um produto, é necessário separar seus contatos de acordo com seus interesses para poder enviar conteúdos relacionados ao que eles gostam.

Além disso, evite enviar diversas mensagens durante o dia, uma após a outra. Isso pode irritar o seu público e até fazer com que as pessoas bloqueiem o seu número.

Não ignore o feedback

Você sempre precisa estar atento ao feedback de quem você se comunica pelo WhatsApp.

Verifique se eles têm algo a reclamar ou acrescentar e lembre-se sempre de responder às dúvidas que possam surgir.

Seu público e você utilizam o WhatsApp como um canal direto.

Se você abriu esse tipo de interação, precisa responder com frequência e estar disposto a utilizá-la não só para realizar vendas, mas também para conversar com seu público.

Além disso, esteja atento às pessoas que solicitam que você não envie mais mensagens e remova-as de qualquer lista de transmissão.

Insistir em enviar mensagens para quem demonstrou desinteresse por esse canal de comunicação não é uma boa ideia.

Não crie grupos

Criar um grupo com várias pessoas que provavelmente não se conhecem é um risco e ultrapassa os limites da confidencialidade.

Se uma pessoa lhe forneceu seu número de telefone, é porque deseja receber suas mensagens.

Mas isso não significa que ela queira que outras pessoas tenham acesso às suas informações.

Quando você adiciona pessoas que não se conhecem no mesmo grupo, todas elas têm acesso aos números de telefone de todos os outros membros.

Isso pode fazer com que seus clientes se sintam expostos e possam até temer fornecer informações de cartão de crédito em seu site ou página de vendas.

Afinal, se você expôs as informações de contato deles, quem pode garantir que você também não exponha outras informações?

Não aja de forma inadequada

O WhatsApp só deve ser utilizado para fins relacionados aos seus produtos, serviços ou marca.

Mais uma vez, o conteúdo é tudo e é o que cativa os seus clientes. Por isso lembre-se de ser sempre respeitoso e enviar apenas informações relacionadas ao seu negócio.

Então, você está pronto para começar a vender no WhatsApp?

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

Sobre Mim

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