A produtividade não é uma questão de quanto tempo por dia você passa trabalhando e não acontece por acaso.
Realizar todas as coisas que você precisa e deseja fazer requer premeditação e planejamento, junto com um fornecimento contínuo de motivação e foco.
Você já pensou como seria incrível fazer tudo o que você se propôs, para poder relaxar e saber que cumpriu seus objetivos diários?
No entanto, muitas vezes enfrentamos uma montanha de trabalho e nos sentimos oprimidos e improdutivos.
Às vezes, um dia em que trabalhamos apenas três ou quatro horas pode acabar sendo muito mais produtivo do que um dia em que estamos “tentando” trabalhar por mais de oito.
Reuniões constantes e muitas vezes ineficientes, colegas que estão constantemente interrompendo, chamadas telefônicas e qualquer outra distração, diminuem o desempenho e nos fazem perder tempo e energia.
Felizmente, existem muitas estratégias e técnicas disponíveis que podem ajudar a manter a concentração.
Assuma o controle de seu tempo e energia e aprenda no que se concentrar realmente e o que deixar de fazer.
Conheça algumas estratégias infalíveis já comprovadas que ajudarão você a manter o foco e aumentar sua produtividade, fazendo você sentir a sensação do dever cumprido todos os dias.
Estabeleça metas diárias
Organize-se dividindo seu dia em metas, cada uma com um propósito claro. Pense nisso como uma lista detalhada de tarefas diárias priorizadas.
Manter uma lista de tarefas é a ferramenta comprovada mais simples e fácil para garantir que você permaneça focado e aumente sua produtividade.
Estabeleça metas razoáveis para cada dia. Tudo que você precisa para se organizar é uma caneta e papel, ou mesmo apenas um aplicativo no seu smartphone.
Priorize
Você tem um limite de tempo e energia, e é provável que nunca tenha o suficiente de ambos para realizar tudo que precisa fazer todos os dias.
O que você realmente precisa fazer é se concentrar nas tarefas mais importantes primeiro. Nem tudo na sua lista é urgente.
Reserve um momento para identificar sua tarefa mais importante. Ela é o item mais crítico que você deve fazer, então, faça-a primeiro.
Ao realizar sua atividade principal, você garantirá que terá um dia produtivo, não importa o que aconteça.
Estabeleça prazos e cumpra-os
Prazos finais podem ser uma ótima maneira de controlar a procrastinação. Mas não exagere!
Prazos autoimpostos não alcançáveis irão piorar sua situação, fazendo com que você se sinta um profissional irresponsável.
Estabeleça prazos firmes com sua liderança ou cliente, mas certifique-se de que sejam razoáveis e suficientemente espaçados para realizar a tarefa.
Mantenha as tarefas gerenciáveis
As vezes menos é mais. Para aumentar sua produtividade, você precisa dividir grandes projetos em partes gerenciáveis.
Tente dividir as tarefas em pedaços cada vez menores, para que você possa se concentrar em uma área ou um assunto de cada vez. Você ficará motivado e evitará distrações.
Treine seu cérebro para fazer um trabalho profundo
Para realmente aproveitar todo o poder de sua mente, você precisa treinar seu cérebro para fazer um trabalho profundo.
Esta é a capacidade de produzir em seu nível de pico por longos períodos de tempo.
Você pode começar reservando algumas horas por dia, durante as quais pode se concentrar completamente em uma tarefa, sem interrupção.
Isso permitirá que você envolva mais plenamente sua capacidade intelectual e faça um progresso significativo em uma tarefa crítica.
Divida seu tempo
Amplie suas tarefas dando a si mesmo algum tempo sem interrupções. Diga às pessoas com quem trabalha que não estará disponível para reuniões ou compromissos durante esse período.
Escolher o tempo de foco minimiza as interrupções para que você possa se envolver totalmente.
Compartimentar seu tempo permite que seu cérebro isole uma tarefa, para que você possa se concentrar completamente, sem quebrar constantemente sua concentração.
Guarde o seu telefone celular
Nossos smartphones e dispositivos móveis se tornaram uma parte integrante de nossas vidas, muitas vezes prejudicando nossa produtividade.
Pesquisas mostram que passamos pelo menos 5 horas por dia em dispositivos móveis, com cerca de metade desse tempo gasto em aplicativos de mídia social, mensagens e entretenimento.
Simplesmente deixando seu telefone afastado por períodos de tempo, ou pelo menos desligando as notificações, você ganhará horas de produtividade e foco.
Evite a multitarefa
A maioria de nós sabe que multitarefa não significa necessariamente produtividade, mas ainda temos dificuldade em parar de fazê-la.
Parece que temos coisas demais acontecendo para focar em uma única. Faça um favor a si mesmo e experimente a monotarefa.
Tente olhar para o seu calendário no início de cada semana e atribua a si mesmo um foco específico a cada dia.
Um dia você pode focar no trabalho administrativo, enquanto outro estará concentrado em um projeto futuro.
Pratique a atenção plena
Praticar a meditação da atenção plena demonstrou aumentar a capacidade de foco, além de aprimorar o aprendizado e a memória.
Pesquisas mostram que ela pode até prevenir o declínio mental relacionado à idade.
De acordo com um estudo, os participantes aumentaram os sentimentos de bem-estar emocional e tiveram um desempenho melhor nas atividades.
Conheça o seu relógio biológico
Os horários fornecem a estrutura de nossos dias. No entanto, nem todos funcionam bem no mesmo horário.
Todos nós temos ritmos naturais que influenciam nossa capacidade de foco e produção. O segredo é combinar seu trabalho de maior prioridade com suas horas mais produtivas do dia.
Preste atenção ao seu relógio biológico. A maioria das pessoas tende a ficar mais alerta pela manhã, e nossa concentração geralmente começa a cair à tarde.
Trabalhe em ciclos de 90 minutos
Vários estudos indicam que trabalhamos naturalmente em ciclos de 90 minutos. Durante esses ciclos, somos mais capazes de nos envolver e focar.
Isso é seguido por uma atividade cerebral de frequência mais baixa por cerca de 20 minutos, quando estamos propensos a sentir uma certa fadiga e podemos ter mais dificuldade de concentração.
Aproveite este ciclo natural trabalhando em períodos corridos de 90 minutos e faça uma pausa no meio.
Faça pausas mentais
Uma pausa estratégica pode ser um impulso incrível para o seu cérebro. Até mesmo uma pequena pausa pode lhe dar aquela explosão de inspiração e criatividade que você está procurando.
Fazer uma breve pausa no trabalho permite que sua mente se redefina e restaure sua motivação.
Quando você sentir que a fadiga mental está se instalando, tente se afastar de sua mesa por alguns minutos.
Você pode tentar alongar-se, caminhar ou passar alguns minutos ao ar livre, se for possível.
Utilize um cronômetro
Treine seu cérebro para hiperfocar em uma tarefa usando a técnica Pomodoro.
Primeiro você decide a tarefa que deseja realizar. Em seguida, defina o cronômetro para 25 minutos e trabalhe diligentemente durante esse tempo.
Faça uma pequena pausa em torno de 5 minutos quando ele tocar. Repita o processo. Depois de 4 Pomodoros, faça uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos.
Pratique exercícios com freqüência
Todos nós sabemos que o exercício é bom para o nosso corpo, mas também é bom para o nosso cérebro.
Fazer exercícios tem se mostrado uma forma eficaz de melhorar nossa atenção, aumentar nosso potencial de aprendizagem e impulsionar nossa memória.
O exercício melhora nosso humor e reduz a sensação de estresse e ansiedade.
Estudos também mostraram que as pessoas que malham têm maior volume nas partes do cérebro que controlam a memória e o pensamento.
Organize seu espaço de trabalho
Um espaço limpo e arrumado é uma forma de colocar sua mente à vontade e aumentar sua capacidade de se concentrar e trabalhar a todo vapor ao longo do dia.
Uma mesa em desordem fará seu cérebro parecer tão desordenado e transbordando quanto sua caixa de entrada de e-mail.
Os pesquisadores descobriram que, quando há muitas coisas em seu campo de visão, como uma mesa bagunçada, isso tem um impacto mensurável na produtividade.
Eles descobriram que muita desordem faz com que as pessoas percam a capacidade cerebral necessária para se concentrar.
Use a regra dos dois minutos
Se uma tarefa demorar menos de dois minutos para ser concluída, faça-a imediatamente. Não deixe que essas pequenas tarefas se acumulem e não as adicione ao final da sua lista.
Utilize os dois minutos e simplesmente faça. Você pode se surpreender com quantas coisas você pode realizar em apenas alguns minutos, como enviar um e-mail ou limpar sua mesa.
Modere na cafeína
Muitos de nós costumamos dizer que precisamos de uma xícara de café para despertar nosso cérebro pela manhã.
Estudos mostraram que a cafeína, um estimulante natural, pode fazer exatamente isso.
Café e outras bebidas com cafeína são estimulantes cognitivos, melhorando seu foco mental e concentração.
No entanto, quanto mais você consome cafeína, mais seu corpo se acostuma com o estimulante e menos impacto ela terá sobre você.
Limite o consumo a uma xícara por dia e guarde a segunda xícara para quando realmente precisar.
Alterne as tarefas
Você trabalhou firme em um projeto, sentindo-se totalmente focado, mas depois de um tempo percebe que não consegue evoluir. É como se seu cérebro estivesse travado.
Pode ser que você tenha se concentrado em uma tarefa por muito tempo e agora seu cérebro precisa de uma mudança de cenário.
Tente mudar as tarefas por um tempo. Alterne trabalhando em uma tarefa totalmente diferente. Dar ao seu cérebro uma variedade de coisas para trabalhar pode ajudá-lo a ficar alerta e produtivo por mais tempo.
Exercite seus olhos
Muitos de nós passam a maior parte de nossas horas olhando para uma tela digital, o que pode forçar nossos olhos, dificultando processar o que estamos olhando.
Para reorientar os olhos, apenas olhe fixamente para um objeto distante por alguns minutos. Você pode utilizar a “regra 20-20-20”.
Funciona assim: a cada 20 minutos, pare e olhe fixamente para um objeto que esteja a pelo menos 6 metros de distância, por 20 segundos.
A ideia por trás da regra 20-20-20 é que o olho é um músculo e, como todos os músculos, se beneficia do exercício.
Assim como ficar sentado por um longo tempo em um mesmo lugar pode deixar seus músculos doloridos e rígidos, olhar para um mesmo lugar, como a tela de um monitor, faz essencialmente o mesmo com seus olhos.
Se você não mudar seu ponto de visão periodicamente, ela pode ficar um pouco embaçada ou confusa após o trabalho.
Cuidar do seu bem-estar mental e físico é a melhor coisa que você pode fazer para ajudar a manter o foco. Isso significa dormir bastante, movimentar o corpo e proteger seus olhos.