Como montar uma Farmácia pequena de Sucesso ⭐

Iniciar qualquer novo negócio pode ser assustador e as farmácia pequenas vêm com sua própria curva de aprendizado.

Em um mercado competitivo, os farmacêuticos precisam trabalhar duro para se destacar da multidão e escalar seus negócios com sucesso.

Há muitos componentes para abrir uma farmácia, mas começa com a criação de um plano de negócios e uma marca sólidos.

Para ajudá-lo a se preparar, criamos um guia que o orienta sobre como iniciar uma farmácia pequena, desde o plano de negócios até a inauguração.

Crie um plano de negócios

Antes de entrar nos detalhes da abertura de seu negócio, é importante começar com uma visão geral do que você deseja construir.

Um plano de negócios é um roteiro para sua farmácia pequena, colocando todos os diferentes componentes em um só lugar e atuando como um manual para o crescimento.

Como iniciar um plano de negócios de farmácia pequena

Um plano de negócios de farmácia pequena deve conter o seguinte:

Sumário executivo

Um resumo de alto nível, destacando os pontos importantes para fornecer aos potenciais investidores todas as informações de que precisam em uma única página.

Descrição do negócio

  • Inclui detalhes como o seu:
  • Nicho de farmácia pequena e branding
  • Mercado/público-alvo
  • Localização e espaço
  • Possíveis membros e títulos da equipe
  • Despesas potenciais

Descrição dos serviços

Quais serviços você planeja oferecer ao seu mercado-alvo?

Esta seção abrange as fontes de receita de sua futura farmácia, incluindo possível estoque de receita médica, produtos de varejo ou serviços especializados e de saúde.

Plano de marketing

Você precisa ter um bom controle sobre a concorrência e um plano para se promover.

Esta seção deve conter uma análise aprofundada da concorrência, ideias para estratégias de marketing e vendas e uma análise SWOT do seu negócio.

Plano financeiro

Receita projetada, despesas e principais custos, como prazos de locação, pagamentos de hipotecas e folha de pagamento estimada, estão aqui.

Inclua também qualquer informação de financiamento e uma estratégia de saída, se possível.

Defina sua marca de farmácia pequena

Uma marca envolve sua empresa e determina como os clientes irão identificá-lo, interagir com você e usar seus produtos ou serviços.

O que faz uma boa marca?

Muitas pessoas pensam em uma marca como o visual, o logotipo e os esquemas de cores que você vê em qualquer site ou cartão de visita. Mas há muito mais do que isso.

Os principais fatores de uma marca incluem:

Declarações de missão e visão

Uma declaração de missão define seu propósito e valores como empresa, explicando o que você faz, como e por quê.

Sua declaração de visão detalha os objetivos futuros para o seu negócio e como você irá agir em sua missão.

Proposta de valor

Para se destacar no mercado, você precisa identificar seu valor único como negócio e defini-lo em uma declaração de proposta de valor.

Isso pode ser qualquer coisa, desde localização – “a única farmácia pequena da cidade”, ou histórico – “farmácia pequena familiar”, até preços competitivos, atendimento ao cliente de destaque ou serviços especializados.

Nomenclatura e marca registrada

Escolher um nome pode ser difícil, e você quer que seja fácil de lembrar e dizer às pessoas quem você é e sobre o que é o negócio.

Se você escolher um nome exclusivo ou quiser garantir que ninguém mais possa usá-lo, considere solicitar uma marca registrada antes de abrir.

Identidade visual

O rosto da sua marca, a identidade visual abrange seu logotipo, paleta de cores da marca, tipografia, imagens, gráficos e outros elementos que as empresas usam para comercializar e se promover.

Configure seu site

Agora que você tem uma marca, é hora de apresentar sua empresa a potenciais pacientes on-line.

Todo proprietário de uma farmácia pequena bem-sucedida deve ter um site e contas de mídia social que os clientes possam visitar para acessar informações de localização e serviço.

Obtendo seu domínio e identificadores sociais

O primeiro passo para configurar o site da sua farmácia pequena é comprar um nome de domínio.

Certifique-se de que seu nome de domínio ideal esteja disponível conectando-o a um banco de dados de pesquisa de domínio.

As contas de mídia social podem aumentar sua posição nos resultados dos mecanismos de pesquisa e ajudar a atrair visitantes para seu site.

Configure perfis no Twitter e Instagram e uma página comercial do Facebook com nomes de usuário que sejam o mais próximo possível do nome da sua empresa.

Noções básicas do site de farmácia pequena

Se você planeja oferecer ferramentas e serviços digitais ou coletar informações de saúde dos clientes, certifique-se de que o site de sua farmácia pequena esteja em conformidade com órgãos reguladores.

Um site de farmácia pequena de sucesso deve conter:

  • Identidade da marca;
  • Localização e informações de contato;
  • Introdução aos produtos, serviços e equipe;
  • Links para contas de mídia social.

Escolha um local para sua farmácia pequena

Antes de decidir pelo local, é uma boa ideia fazer algumas perguntas sobre sua área de escolha:

  • Quantas outras farmácia existem?
  • Quais serviços as farmácia próximas oferecem e são concorrentes diretos com você?
  • A base de prescrição é grande o suficiente para todos?

Avaliar o nível de concorrência em seus locais ideais pode ajudá-lo a restringir os obstáculos e avaliar oportunidades potenciais.

Como escolher um bom local

Agentes imobiliários dizem que é tudo uma questão de “localização, localização, localização”, mas o que isso significa para um negócio de farmácia pequena?

Aqui estão alguns fatores a serem considerados ao pesquisar um local para abrir sua farmácia:

Acessibilidade

A quantidade de tráfego diário de pedestres e carros, visibilidade da estrada, conveniência de estacionamento, entradas e saídas e se o local tem espaço para um drive-thru ou coleta na calçada.

Tamanho

Há espaço suficiente para operar e crescer? Pense em quantos locais você deseja e os serviços, estoque e equipe que você precisará manter.

Comércios anteriores

Se havia outras farmácia no mesmo espaço, tente descobrir o que as fez sair ou fechar. Isso pode significar que há uma base de clientes ativa ou pode ser um sinal de alerta.

Outras fontes de negócios

Procure locais perto de empresas complementares, como consultórios médicos ou outras instalações médicas, que ajudem a garantir um bom tráfego de pedestres e ofereçam oportunidades para colaboração futura.

Determine suas finanças

Seu plano de negócios deve incluir uma estimativa dos custos iniciais e operacionais da sua farmácia pequena, bem como os tipos de financiamento que você planeja buscar.

Determinar as necessidades financeiras ajudará a prepará-lo para solicitar empréstimos ou abordar potenciais investidores.

Aqui estão alguns dos custos que você deve ter em mente:

  • Custos do imóvel: inclui pagamento de aluguel, construção, reforma, acessórios e design de interiores.
  • Inventário: abrange seu estoque inicial de medicamentos prescritos e outros produtos de varejo ou de saúde.
  • Despesas operacionais: calcule quanto você precisará para cobrir as despesas do dia a dia por pelo menos 6 meses após a abertura para dar tempo do seu negócio obter lucro.

Depois de obter o financiamento, acompanhe os custos atuais e futuros com uma demonstração de resultados da farmácia, que calcula:

  • Receita
  • Deduções de venda
  • Vendas líquidas
  • Custo das mercadorias vendidas
  • Lucro bruto
  • Lucro líquido e margens de lucro
  • Despesas operacionais

Obtenha suas licenças

Todos os novos negócios exigem regulamentação e isso é duplamente verdadeiro para as farmácia pequenas, que tendem a ser fortemente regulamentadas.

Os requisitos típicos incluem:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Certificado de regularidade do CRF;
  • Certidão de regularidade técnica (CRT);
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento da empresa (AFE);
  • Alvará sanitário;
  • Autorização especial (AE) para farmácias de manipulação, se for o caso.

Entre outros documentos específicos da cidade ou região.

Preparação para abertura

Você está quase pronto para abrir os negócios, mas antes disso, há alguns detalhes importantes de última hora que você precisará supervisionar.

Investir em ferramentas digitais

Simplifique seu fluxo de trabalho e ofereça aos clientes uma experiência digital multicanal.

Instale um sistema de gerenciamento de farmácia pequena para mantê-lo funcionando com eficiência e uma solução de resposta de voz interativa para gerenciar chamadas recebidas.

Um software de comunicação digital pode oferecer mensagens seguras e ajudá-lo a identificar oportunidades clínicas.

Fornecedores

Procure atacadistas com os quais você possa desenvolver relacionamentos de longo prazo, não apenas aqueles que oferecem custos mais baixos.

Tente solicitar amostras de medicamentos e produtos de venda livre inicialmente para manter os custos baixos e ajudá-lo, enquanto sua farmácia pequena cresce.

Fluxo e design da frente da loja

Pense no que você quer que os clientes vejam quando entrarem pela sua porta. Considere o layout geral da loja e a melhor forma de posicionar produtos, funcionários e balcões.

O espaçamento generoso entre os corredores e os caminhos claros para as filas dos caixas podem fazer uma grande diferença no fluxo de tráfego e na receita.

Publicidade on-line e off-line

Tente posicionar a sinalização em áreas de alto tráfego para que as pessoas vejam sua farmácia pequena enquanto dirigem.

Se ainda não o fez, comece a trabalhar em uma estratégia de marketing digital , aproveitando os canais de mídia social e anúncios pagos para gerar interesse no seu negócio.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de comemorar sua nova conquista! Faça uma festa para você e sua equipe e siga em frente nessa nova fase de sua vida.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

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