Como Atrair Clientes para Advocacia: O que NÃO Fazer?!

Se você é um profissional da advocacia recém formado, abriu seu escritório há pouco tempo, ou mesmo já possui certa experiência e quer ampliar sua carteira de clientes, conheça aqui algumas dicas importantes que irão alavancar seu negócio.

Em primeiro lugar, tenha em mente que não existe mágica. Como em praticamente toda profissão, o sucesso na advocacia depende de muita dedicação, estudo e experiência, que vão sendo construídos com o tempo.

Da mesma forma, como todo o negócio, existem algumas dicas que possibilitam dar um start na sua advocacia, de modo que você consiga alguns clientes logo de começo, quando o seu nome e a sua marca, ainda não são conhecidos.

Dica 1 – Produção de conteúdo

Você pode utilizar espaços já existentes, como uma página no Jusbrasil, o seu facebook, linkedIn, blog, um portal, enfim.

Existem diversas páginas ou portais na internet que estão dispostos a receber o seu conteúdo.

Se você é recém formado, a produção de conteúdo é importante para que as pessoas saibam que, agora, você está exercendo efetivamente sua profissão.

A partir do momento que você começa a escrever sobre o que você faz, sobre os tipos de assistência jurídica que oferece, como por exemplo, retificação de registros públicos, contrato de compra e venda de imóvel, incorporação imobiliária ou qualquer outra área, você está tornando a memória dos seus seguidores mais ativa.

Quando eles precisarem do serviço que você oferece irão lembrar do seu nome, ou no caso de uma busca no Google, o sistema irá apresentar, em primeiro lugar, aqueles profissionais que produzem conteúdo.

O seu nome irá aparecer com mais facilidade do que aquele profissional que oferece os mesmos serviços, mas que se promove apenas utilizando a distribuição de cartões de visita ou depende da indicação de outro cliente.

Produzindo conteúdo, as chances de alguém lhe encontrar são muito maiores, comparadas com profissionais que possuem somente um site totalmente estático e sem conteúdo, apenas com endereço e área de atuação.

A indicação também pode ocorrer no caso de você produzir conteúdo e divulgar o seu trabalho, porque a pessoa que necessita de determinado serviço que você oferece pode não lhe seguir, mas pede sugestão a um amigo ou parente que conhece seu trabalho e lhe segue.

A partir daí a conexão acontece de maneira mais efetiva e eficaz.

Mas não se iluda. A produção de conteúdo traz resultados infalíveis, mas a longo prazo. Você precisa estar sempre movimentando seus canais de divulgação, pesquisando e publicando materiais de qualidade, com relevância, mostrando que você possui autoridade naquele assunto.

Faça postagens se possível, diárias. Não é necessário que sejam artigos científicos, como você estava acostumado a fazer na graduação e sim um texto sobre determinado assunto que você está acostumado a explicar para seus clientes.

Dica 2 – Conheça seu cliente

Estude e identifique o perfil das pessoas que contratam seus serviços, como suas profissões, atividades extras, onde costumam ir, o que gostam de fazer, enfim.

Quanto maiores informações você obter da sua persona, mais fácil será para você direcionar o seu conteúdo de forma assertiva, conquistando seu verdadeiro público-alvo.

Depois que você detectou e delimitou o perfil, procure saber onde essa pessoa costuma ir para reclamar as dores dela, onde ela costuma encontrar outras pessoas para tentar diminuir essas dores do dia a dia.

Por exemplo, as incorporadoras geralmente fazem parte do Sinduscom. Para profissionais que trabalham na área do direito imobiliário, é interessante se aproximar e fazer parte dessa entidade.

Então, se for o caso, procure o Sinduscom da sua região.

E se você possui uma boa dinâmica, tem desenvoltura e se expressa bem diante de outras pessoas, ofereça palestras gratuitas nesse ambiente que o seu potencial cliente costuma frequentar.

Envie uma pauta para análise ou vá pessoalmente e apresente-se, informando que seu objetivo é adquirir maior experiência, agregar autoridade ao seu nome e fazer com que as pessoas lhe conheçam.

Mas tome certas precauções para que seu objetivo seja realmente alcançado.

Se você não possui uma boa desenvoltura, uma boa oratória e, principalmente, não domina de forma satisfatória o assunto que pretende abordar, antes de oferecer suas palestras, reforce suas habilidades para não causar uma impressão negativa.

Então, perceba suas próprias habilidades e se constatar que elas não são suficientes, reforce-as procurando um curso de oratória, de raciocínio lógico rápido e estude muito bem o assunto a ser abordado.

Dessa forma, ao realizar suas palestras, você com certeza irá tornar seu nome e sua marca conhecidos, atraindo a atenção dos potenciais clientes.

Dica 3 – Parcerias

Já deve ter ocorrido de alguém lhe procurar para representação em algum assunto que não é a sua especialidade.

Se você realizar parcerias com colegas de sua confiança que atuam em outras áreas, poderá indicá-los, ocorrendo o mesmo em relação a você.

Vale lembrar que a confiança entre parceiros não extingue a necessidade de firmar um contrato de parceria, onde serão colocados os termos combinados, como por exemplo, o percentual a receber pela indicação.

5 APPS que todo advogado deve ter no seu celular

Com esses aplicativos você vai otimizar o seu trabalho, evitando o risco de perder algum dos seus clientes ou deixar de conquistar novos clientes em potencial, por dar a má impressão que seu escritório é desorganizado.

Além disso, esses aplicativos são totalmente gratuitos.

1 – Para digitalizar

Se você está no Forum, precisa digitalizar um processo e não consegue fazer carga, ou seu cliente vai no seu escritório e seu scanner não está funcionando, ter um aplicativo para digitalizar irá ser muito útil.

Existem vários, como por exemplo, o Camscanner Alternatives, que pode ser utilizado tanto no sistema Android como para iOS.

Você tira a foto do documento e transforma o arquivo em PDF ou JPEG, deixando esse arquivo leve, não sobrecarregando seu celular.

2 – Camcard

Você já deve ter recebido muitos cartões de visita que devem estar guardados, apenas ocupando espaço e, além disso, se você não os guardou com alguma tipo de ordem, para encontrar aquele específico que você precisa terá que verificar um a um.

Utilizando o Camcard você coloca eles na lista no seu celular. Você poderá sincronizar com o Outlook, Google drive e uma série de outras plataformas.

Também é uma forma de enviar as novidades do seu escritório e prospectar mais clientes.

3 – Compartilhamento

Quando um cliente pede cópia do processo dele, com por exemplo 16 volumes, como você vai enviar esse processo?

Você pode utilizar o Wetransfer, que também pode ser baixado no seu computador.

Com ele você pode mandar arquivos pesados, como vídeos, fotos e outros materiais de uma forma bem simples.

4 – Código QR Code

O QR Code (Quick Response Code) é um código de resposta rápida. É uma evolução do código de barras.

Ele é muito utilizado para oferecer mais informações e até conteúdo exclusivo, já que tem alta capacidade de armazenamento de dados.

Como é um código visual, só precisa ser lido de forma completa. Ou seja, pode estar em forma digital, em um dispositivo, ou física, impresso.

Você pode colocá-lo no seu facebook, no site do seu escritório ou onde você quiser.

Uma de suas vantagens é levar o seu cliente diretamente aonde você quer que ele vá. Ou seja, elimina a necessidade de inserção de endereços em navegadores de smartphones, tarefa que pode ser árdua em alguns aparelhos.

E baixando também o app QR Tiger, você pode personalizar o seu QR Code, colocando inclusive sua foto nele ou escolher cores para a aparência do seu código.

5 – Canva

Se você gosta de utilizar banners na suas mídias sociais, não precisa contratar uma agência especializada.

Você mesmo pode fazer seus banner utilizando o Canva que, mesmo na forma gratuita, lhe oferece tudo o que você precisa.

Você consegue baixar o Canva no seu celular ou computador e fazer várias artes, porque ele lhe dá várias sugestões de cores, fontes, figuras, etc.

Você poderá criar seu banner e enviar para a sua lista de transmissão, valorizando ainda mais o seu nome e a sua marca.

3 Ações nas redes sociais que são proibidas pelo Código de Ética

É comum que muitos profissionais da área de advocacia tenham receio de divulgar seu escritório ou sua empresa nas redes sociais, pois existem muitos critérios a observar que constam no Código de Ética da OAB.

Mas de forma responsável e criteriosa é possível montar estratégias eficientes que atendam ao Código, possibilitando ao mesmo tempo prospectar novos clientes.

Conheça algumas ações que não são permitidas:

1 – Divulgar clientes e demandas

É até comum ver nas redes sociais ou em sites, os escritórios divulgando o logotipo dos seus clientes.

Não exponha o seu cliente ao mercado. Ao invés disso, produza conteúdos relevantes e informativos, mostrando todo o seu conhecimento e se tornando uma autoridade na sua área.

2 – Vender os serviços de forma explícita

Na advocacia não é permitido mercantilizar ou precificar os serviços nas redes sociais.

Foque na produção intelectual para atingir seu público-alvo, como vídeos, textos, podcast, levando acima de tudo a informação.

3 – Divulgar telefones no final das postagens

Não é permitido fazer um call to action para ação no whatsapp, por exemplo, no final das postagens.

“Ficou com alguma dúvida? Contate-nos através do telefone XX”: neste exemplo o profissional está incitando uma venda, o que não é permitido pelo Código de Ética.

Mas se você produziu um e-book informativo e gratuito, é permitido que você informe como acessá-lo.

 

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

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