O Facebook é uma das mais antigas plataformas de mídia social sobreviventes e cresceu e se tornou parte integrante da máquina Meta . Com quase 3 mil milhões de utilizadores, o Facebook é a rede social mais utilizada e o local onde os americanos passam mais tempo todos os dias, segundo o Statista.
Embora não haja dúvida de que o Facebook é atualmente o rei da colina, nenhum rei governa para sempre. A popularidade crescente do TikTok e a publicidade em torno das violações de segurança e da falta de moderação de conteúdo no Facebook criam desafios para o futuro da rede.
Isso não significa que os profissionais de marketing devam abandonar a plataforma porque o número de usuários e o alcance são grandes demais para serem ignorados. Mas é importante conhecer os pontos fortes do Facebook e como usá-lo de forma eficaz para anunciar ao seu público-alvo.
Neste blog, daremos a você um curso intensivo sobre como usar o Facebook para publicidade.
Por que usar o Facebook?
Embora tenhamos descrito o número de usuários e a popularidade do Facebook, vejamos os benefícios de usar a plataforma acima de outras.
Como profissional de marketing, você já sabe que as pessoas visitam e interagem com as redes sociais por diversos motivos . Por exemplo, os usuários do Instagram procuram conteúdo divertido ou atualizações de influenciadores. Por outro lado, muitos usuários do Facebook acessam a plataforma para manter contato com familiares e amigos ou para compartilhar postagens e vídeos. É claro que sempre há sobreposição, pois as pessoas usam diversas plataformas sociais todos os dias, mas é importante entender a intenção dos usuários em cada uma delas.
Há também o poder de segmentação do Facebook a ser considerado. A rede permite que os profissionais de marketing se envolvam com os usuários em qualquer estágio de sua jornada, escolhendo metas de reconhecimento, consideração ou conversão para segmentação completa do funil. Os profissionais de marketing B2B também podem criar públicos semelhantes com base em uma lista de e-mail existente, base de clientes ou visitantes do site.
Há também uma grande variedade de formatos de anúncios, de carrosséis a vídeos, de histórias a postagens patrocinadas. Como você pode segmentar de forma tão eficaz, também é econômico – o que significa que seus anúncios só aparecem para as pessoas que você deseja que os vejam.
Também é importante notar que o Facebook é ótimo para medir o desempenho dos anúncios . Dependendo do formato, você pode medir as ações que os usuários podem realizar antes de sair da rede (por exemplo, alcance, engajamento de anúncios) para eventos fora do Facebook (por exemplo, receita, conversões).
Então, como um iniciante pode usar o Facebook com sucesso?
7 maneiras de aproveitar o Facebook
O Facebook é uma plataforma versátil com muitas opções de anúncios, por isso é importante ter um plano robusto antes de gastar algum dinheiro! Aqui está um guia passo a passo sobre como alinhar tudo para que você possa criar anúncios com bom desempenho na plataforma.
1) Formule um Plano
Assim como um plano de negócios é o seu roteiro para atingir suas metas e marcos de negócios, você precisará de um plano para ajudar a atingir suas metas de marketing social como parte de sua estratégia mais ampla de marketing digital .
Você não quer simplesmente entrar na publicidade no Facebook com o vago propósito de “fazer meu negócio crescer”. Você deseja descobrir quais são seus objetivos de negócios, onde deseja ver a melhoria e quais métodos proporcionarão essa melhoria. Em outras palavras, você precisa de um “plano de ataque” sólido para sair com uma vitória.
Então você precisa começar com o básico para formular um plano:
- Qual produto ou serviço você deseja promover?
- Qual grupo demográfico você está almejando?
- Em qual canal seu público-alvo está ativo?
- Como as pessoas estão procurando seu produto ou serviço?
- Qual é a sua USP?
Estas perguntas simples ajudarão a esclarecer o que você está tentando alcançar e a melhor maneira de fazer isso. Por exemplo, se você é uma marca de fitness, o grupo demográfico do Facebook se encaixará perfeitamente porque o maior público são homens com idades entre 25 e 34 anos (quase 18%).
2) Diga ao Facebook o que você deseja
O Facebook é fácil de usar quando se trata de publicidade. No entanto, você só aproveitará ao máximo se souber o que deseja alcançar.
Por exemplo, você pode promover um vídeo que direcione as pessoas a uma página de destino personalizada. O Facebook possui parâmetros que podem atender a esse objetivo. Ou você pode querer gerar mais leads promovendo um download gratuito. O Facebook também tem medidas específicas para isso.
O truque é escolher o objetivo certo para sua campanha. Existem três opções para escolher, dependendo do estágio da jornada do cliente: reconhecimento, consideração e conversão.
Para economizar tempo e dinheiro, saiba exatamente o que deseja alcançar e escolha os critérios certos para que o Facebook saiba o que você deseja. Não há nada pior do que desperdiçar orçamento por não pensar bem nas coisas.
3) Limite o seu público
Mencionamos que o Facebook tem ótimas opções de segmentação, então vamos analisá-las com mais detalhes.
Para maior transparência, o Facebook facilita ver quem você deseja atingir, já que você pode escolher entre:
- Fãs ou seguidores
- Amigos dos fãs
- Comportamentos ou interesses (isso pode ser muito direcionado ao fato de alguém gostar de ioga ou de um evento importante na vida!)
- Remarketing
Como a maioria das redes sociais, o Facebook oferece segmentação demográfica com base em critérios como idade, localização e sexo. Depois, há opções de segmentação mais detalhadas com base na educação ou na renda, que permitem a personalização. Por exemplo, você pode restringir o público a pessoas que se formaram na faculdade, ganham uma renda média, são pais e amam música. (Confira este infográfico do Wordstream para todas as opções.)
Observação: você pode segmentar comportamentos e interesses junto com dados demográficos nos anúncios, portanto, não se limite. Você também pode tentar acumular interesses se precisar ampliar seu público.
Você também pode fazer a segmentação do público-alvo do cliente. Isso permite que você redirecione os usuários que se envolveram com sua marca por meio de seus próprios dados, como um site ou aplicativo, ou dos dados do Facebook que estão interagindo com sua marca na rede.
Um ótimo recurso do Facebook são seus públicos semelhantes. Isso permite que você escolha um público existente que o Facebook irá analisar e categorizar para encontrar usuários que apresentem comportamentos semelhantes aos daquela lista.
Quando se trata de concorrentes, você pode atingir usuários que demonstraram interesse em determinadas marcas. Você pode então criar um público personalizado de usuários que demonstraram interesse em dez marcas concorrentes.
4) Escolha o posicionamento do seu anúncio
Agora que você sabe o que está tentando fazer e quem está tentando alcançar, é hora de decidir onde exibirá seus anúncios.
Mentes simples de marketing podem adotar uma ‘tática de terra arrasada’ de simplesmente atingir tudo, em todos os lugares. Mas acreditamos que a precisão lhe trará melhores resultados.
No Meta (que inclui Facebook, Instagram e Messenger), existem muitas opções de anúncios.
- Feed do Facebook – os anúncios aparecerão nos feeds das pessoas (desktop e dispositivos móveis)
- Mercado do Facebook – os anúncios aparecerão na página inicial do Marketplace ou na navegação
- Feeds de vídeo do Facebook – os anúncios aparecerão entre vídeos orgânicos em canais somente de vídeo
- Coluna direita do Facebook – os anúncios aparecerão na coluna direita da plataforma
- Facebook Business Explore – os anúncios aparecem no Facebook Business Explore ao tocar no cabeçalho de uma postagem ou em comentários no celular
- Caixa de entrada do Messenger – os anúncios aparecem na página inicial do Messenger
- Histórias do Facebook – os anúncios aparecem nas histórias das pessoas no Facebook
- Momentos do Facebook – os anúncios aparecem na guia Momentos
- Vídeos in-stream do Facebook – os anúncios aparecem em vídeo sob demanda e em um grupo seleto de transmissões ao vivo de parceiros aprovados
- Resultados de pesquisa do Facebook – os anúncios aparecem próximos aos resultados de pesquisa relevantes do Facebook e do Marketplace
O local onde você posiciona seu anúncio dependerá do tipo de conteúdo, orçamento e público-alvo.
Por exemplo, se você tem como alvo usuários de dispositivos móveis, não é uma boa ideia colocar seus anúncios em navegadores de desktop. Pense criticamente sobre quando seu alvo está navegando, quais dispositivos ele usa para navegar nas redes sociais e o tipo de conteúdo que consome com mais frequência. Em seguida, use esses dados para planejar o melhor momento e local para posicionar seu anúncio ou conteúdo patrocinado.
5) Defina seu orçamento
Você pensaria que este seria o primeiro fator a considerar, mas, na realidade, você provavelmente só desejará chegar a esse número depois de classificar todas as outras variáveis.
O Facebook lhe dará a opção de quanto você deseja gastar em publicidade, e há vários parâmetros para fazer isso. Portanto, pense em como você deseja gastar seu orçamento de publicidade no Facebook. Você está analisando o orçamento para o ciclo de vida de uma campanha? Este é um teste A/B para obter insights? Ou você deseja limitar o gasto diário? Talvez você queira definir certas condições para a exibição dos anúncios e depois pagar pela implantação desses anúncios.
Se você está com um orçamento apertado ou deseja testar o terreno, pode configurar a programação de anúncios. Este recurso permite que você diga ao Facebook para veicular seus anúncios apenas quando for relevante para o seu negócio ou produto/serviço. Isso pode ser durante o horário de funcionamento ou público (por exemplo, mostrando seus tacos caseiros na hora do almoço).
Felizmente, o Facebook permite que você ajuste com precisão quanto deseja gastar. Depois de obter esse número, você pode compará-lo com as expectativas do seu anúncio. E lembre-se, isso não é algo com o qual você tenha que se comprometer para sempre.
O orçamento é flexível, então você pode ajustar e redirecionar conforme achar adequado, dependendo do tipo de métrica obtida.
6) Crie e formate sua publicidade
É aqui que entra o importante toque criativo e humano. Agora que você já descobriu mais ou menos seu orçamento e posicionamento de anúncios, é hora de ter certeza de que tem o conteúdo para entregar.
O Facebook oferece uma variedade de formatos, incluindo anúncios de imagem única, anúncios carrossel, anúncios em vídeo e até mesmo ‘coleções’ para uma experiência móvel abrangente. O formato que você escolher dependerá muito de quais são seus objetivos.
Não há como negar a popularidade dos vídeos no Facebook, mas não descarte o custo-benefício e o alcance de uma imagem única e impactante quando combinada com um bom texto. Aqui está um ótimo exemplo da campanha ‘Make Work Better’ do Slack.
Não se esqueça dos pequenos detalhes neste momento. Lembre-se de incluir um botão de apelo à ação para que possa obter respostas que possa medir. Inclua URLs que podem levar clientes curiosos a informações mais detalhadas sobre seu produto ou serviço.
São essas últimas peças do quebra-cabeça que podem fazer a diferença entre um cliente clicar em seu anúncio e converter em uma venda ou alguém passar porque você não deu a ele a oportunidade de saber mais.
7) Use suas métricas
Por fim, quando tudo estiver configurado e seus anúncios estiverem ativos, analise profundamente os dados. A verdadeira beleza do marketing digital é que você obtém uma mina de ouro de métricas que podem ser extremamente úteis para campanhas atuais e futuras.
Através do Facebook, você deve saber exatamente quantas pessoas visualizaram seu anúncio, quantas clicaram nele e quantas acessaram seu site. Você também saberá se recebeu visitantes do Facebook ou Instagram em seu site.
Com essas métricas, você pode ver o que funciona e o que não funciona. Se determinados métodos de anúncio não apresentarem bom desempenho, altere-os ou elimine-os. Se outros estiverem funcionando melhor do que você esperava, aloque mais orçamento e recursos para eles.
Graças à vasta coleção de dados de usuários que você obtém, você tem informações muito melhores para tomar decisões estratégicas do que alguém que só consegue adivinhar quantas pessoas viram um pôster no metrô e se isso as envolveu ou não.