Ahrefs: 7 Melhores Alternativas [Gratuitas e Pagas]

Esta é uma lista de alternativas legítimas à popular ferramenta de SEO, Ahrefs .

Nesta postagem irei:

  • Liste 7 ferramentas de SEO que você pode usar em vez de Ahrefs
  • Mostre como cada um deles se compara aos Ahrefs
  • Minha experiência pessoal com cada ferramenta

Portanto, se o Ahrefs não for uma boa opção para você, verifique a lista abaixo para ver suas melhores opções.

As 7 melhores alternativas de Ahrefs

1. Semrush

Semrush é uma das ferramentas de SEO mais populares do mercado.

Semrush

E por um bom motivo: é MUITO bom.

Na verdade, sou cliente pagante da Semrush há mais de 11 anos:

SEMrush –Data de registro do perfil

Ao longo desse tempo, vi ele evoluir de uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para PPC para um conjunto completo de software de SEO.

Hoje, além de seus recursos padrão de pesquisa de palavras-chave (como volume de pesquisa, CPC etc.), SEMrush também possui vários recursos úteis como:

  • Análise de tráfego (de onde um site obtém tráfego)
  • Análise de backlinks
  • Rastreamento de classificação
  • Auditorias de sites SEO
  • Análise de SEO na página
  • E muito mais

Na minha opinião, SEMrush é provavelmente a ferramenta mais próxima do Ahrefs que existe (tanto em termos de quantidade quanto de qualidade de recursos).

Como Semrush se compara ao Ahrefs

Já escrevi uma análise completa de Semrush vs. Ahrefs aqui . Então, se você quiser uma lista superdetalhada de como o Ahrefs e o SEMrush se comparam, dê uma olhada nessa análise.

Mas o resultado final é que Ahrefs e Semrush são MUITO semelhantes.

Semelhante em termos de recursos. Semelhante em termos de qualidade. E até semelhantes em termos de preços.

Preços Ahrefs e Semrush

Eu gosto de Ahrefs. Especificamente, gosto muito da experiência do usuário deles porque é mais fácil para mim fazer meu trabalho.

Por exemplo, ao analisar um site no Ahrefs, você tem uma barra lateral SUPER útil que direciona diretamente para relatórios importantes (como links quebrados, links internos e texto âncora).

Ahrefs – Barra lateral do relatório do site

No SEMrush, você também tem uma barra lateral. Mas ele apenas vincula a recursos.

SEMrush – Barra lateral de visão geral do domínio

Para encontrar algo específico, você precisa se aprofundar em cada recurso para encontrar exatamente o que precisa.

Agora, esta é obviamente uma preferência pessoal. Na verdade, algumas pessoas gostam mais da UX do SEMrush do que do Ahrefs.

Mas em termos de recursos puros, Ahrefs e SEMrush estão praticamente empatados. Portanto, se você deseja uma alternativa ao Ahrefs com uma lista de recursos semelhantes, recomendo experimentar o SEMrush.

2. Ubersugestão

Na minha opinião, o Ubersuggest é uma das melhores ferramentas de SEO gratuitas do mercado.

Ubersuggest – Página inicial

Por que?

Porque possui uma ampla gama de recursos, incluindo:

  • Pesquisa de palavras-chave
  • Pesquisa de tópico (como BuzzSumo)
  • Análise de backlinks
  • Relatórios de auditoria de SEO
  • E mais

E cada um deles é sólido.

Na verdade, se você está apenas começando com SEO, o Ubersuggest é uma opção sólida.

Agora: o Ubersuggest costumava ser 100% gratuito. Mas recentemente lançaram um plano pago .

Ubersuggest – Preço da versão Pro

A versão gratuita ainda é sólida. Mas se quiser acessar mais recursos ou obter mais relatórios, o plano pago pode ser uma boa opção para você. Por exemplo, com um plano pago você obtém relatórios de auditoria de SEO ilimitados.

Ubersuggest – Relatórios Pro Ilimitados

O que é útil se você tiver clientes de SEO ou gerenciar vários sites.

Como o Ubersuggest se compara ao Ahrefs

Como eu disse acima, o Ubersuggest é uma ferramenta de alta qualidade. Dito isto: não é tão rico em recursos quanto o Ahrefs.

Então, se eu tivesse que comparar o Ubersuggest e o Ahrefs lado a lado com base apenas nos recursos, eu escolheria o Ahrefs.

Mas há outro fator importante a considerar: o custo .

Ahrefs começa em US$ 99/mês.

Ahrefs – Preço Lite Mensal

O Ubersuggest custa US$ 29/mês.

Se você tiver um grande orçamento de marketing, provavelmente ainda escolheria o Ahrefs. Mas em termos de valor puro, o Ubersuggest definitivamente sai por cima.

Monitor Backlinks afirma ter “A melhor ferramenta de monitoramento para backlinks e palavras-chave, ponto final”.

Monitorar backlinks – página inicial

Eu me inscrevi pela primeira vez no Monitor Backlinks em 2015. E experimentei novamente a ferramenta hoje.

Agora: ele tem alguns recursos muito interessantes. Por exemplo, uma ferramenta de rejeição.

Monitorar backlinks – Ferramenta de rejeição

Mas o principal problema da ferramenta é que não há nada de único aqui. Monitorar backlinks basicamente apenas extrai dados do Majestic e do Moz. E adiciona alguns recursos (como um rastreador de classificação).

Como o Monitor Backlinks se compara ao Ahrefs

Na minha opinião, Monitor Backlinks não se compara aos Ahrefs. Eles não estão perto.

Por exemplo, com Ahrefs você pode extrair 10 mil linhas de dados de backlink.

Ahrefs – Linhas por relatório

Com Monitor Backlinks, você obtém apenas 4k.

Monitore linhas diárias de backlinks

Há também o fato de que falta uma ferramenta de palavras-chave, recurso de análise de concorrentes, comparações de domínio, relatórios de tráfego orgânico… e uma longa lista de recursos que você obtém no Ahrefs.

Monitor Backlinks tem um teste gratuito. O que pode lhe dar uma ideia da ferramenta. Então, se você quiser dar uma olhada, vá em frente.

Mas, na minha opinião, Monitor Backlinks é tão limitado que mal se qualifica como uma alternativa do Ahrefs.

4. Mangas

Mangools não é um pacote típico de software de SEO.

Em vez de um monte de recursos integrados, o Mangools consiste, na verdade, em 5 ferramentas completamente diferentes.

Mangools – Atalhos de aplicativos

Por exemplo, digamos que você queira ver as palavras-chave classificadas por um site no Google.

Bem, você abriria “KWFinder”, clicaria na guia “Pesquisar por domínio” e digitaria o domínio que deseja ver:

KWFinder – Backlinko de pesquisa de domínio

E agora você quer ver os backlinks desse site. Bem, agora você precisa voltar ao seu painel, clicar em “LinkMiner” para abrir a ferramenta de backlink e iniciar todo o processo novamente.

Mineiro de links – Pesquisa Backlinko

Então, sim, essa configuração não é ideal. E torna o uso da ferramenta MUITO mais difícil do que o necessário.

Dito isto: conforme escrevo em minha recente análise do Mangools , as ferramentas em si são bastante sólidas. Não exatamente no nível do SEMrush. Mas não é ruim.

Eu só queria que as ferramentas não fossem costuradas.

Como o Mangools se compara ao Ahrefs

Na minha opinião, o Mangools nem está no mesmo universo do Ahrefs.

E não estou falando apenas do fato de que são necessários de 3 a 5 vezes mais cliques para fazer algo no Mangools do que no Ahrefs.

Os recursos em si também não são tão sólidos quanto os Ahrefs.

Por exemplo, o recurso de análise de backlink Mangools não possui tantos filtros.

Você basicamente tem filtros para dofollow vs. nofollow, ativo vs. excluído… e isso é tudo.

Filtros de análise do Link Miner

Com o Ahrefs, você pode filtrar literalmente centenas de coisas, como tipo de link, idioma, classificação de URL e muito mais.

Ahrefs – filtros de pesquisa de backlinks

O que é muito útil se você deseja detalhar um tipo específico de backlink.

Portanto, está claro que o Ahrefs é, em geral, uma ferramenta de SEO melhor do que o Mangools. Mas é um valor melhor?

O plano “Básico” do Mangools custa cerca de metade do preço do plano “Iniciante” do Ahrefs.

Mangools – Preço Básico Mensal

(Observação: se você se inscrever em um plano anual, o preço do Mangools Basic cai para US$ 29).

Pessoalmente, não acho que a compensação de preço valha a pena. Prefiro pagar 2x mais por uma ferramenta 10x melhor. É por isso que pago felizmente pelos Ahrefs todos os meses.

Mas, em última análise, a decisão é sua. Se você estiver com um orçamento super apertado, ainda poderá aproveitar muito o Mangools. Mas se você consegue ganhar 100 dólares por mês, recomendo usar uma ferramenta como Ahrefs ou SEMrush.

5. Moz Pro

Vou direto ao assunto:

Moz Pro não é uma ferramenta de SEO ruim.

MOZ Pro – Página do Produto

Mas não está exatamente no nível de seus dois principais concorrentes: Ahrefs e SEMrush.

O principal problema do Moz Pro é que seus recursos não acompanham a concorrência.

Embora Ahrefs e SEMrush estejam constantemente lançando melhorias, o Moz Pro lançou apenas uma melhoria recente de recurso: sua ferramenta de palavras-chave conhecida como “Keyword Explorer”.

É verdade que a ferramenta de palavras-chave do Moz é ótima. E é especialmente bom para gerar sugestões de palavras-chave de cauda longa. Mas posso dizer a mesma coisa sobre Ahrefs e SEMrush.

Como o Moz Pro se compara ao Ahrefs

Recentemente, coloquei vários dos principais verificadores de backlink em teste.

Backlinko – Melhor postagem de verificador de backlink

E descobrimos que o Moz estava no mesmo nível das outras ferramentas. Ambos em termos de resultados vinculam-se rapidamente. E o número total de backlinks em seu índice.

Backlinko – Tabela de dados do site

O principal problema do Moz Pro é que eles cobram US$ 99/mês. E na minha opinião você obterá muito mais desse investimento com SEMrush ou Ahrefs.

6. Majestoso

Mesmo estando um pouco desatualizado, o Majestic SEO ainda é uma das principais ferramentas de SEO do mercado.

Página inicial majestosa de SEO

Majestic está 100% focado em relatórios de backlinks. Portanto, se você deseja uma ferramenta que cuide de todas as suas tarefas de SEO em um só lugar, o Majestic SEO provavelmente não é uma boa opção para você.

Mas se tudo o que importa são os dados de backlink, o Majestic SEO é realmente bastante sólido.

Na verdade, naquela comparação do verificador de backlink que mencionei anteriormente, o Majestic não ficou muito atrás de outras ferramentas importantes de SEO.

Na verdade, para alguns sites, encontrou mais backlinks do que SEMrush.

MOZ - Tabela de dados do site Truvani

Como você pode ler em minha análise completa do Majestic , não posso criticar tanto os dados que você encontra na ferramenta. Na verdade, é uma tecnologia sólida.

O principal problema é que a UX está super desatualizada.

Interface de pesquisa de backlink majestosa

E não estou falando apenas da aparência. Eu realmente não me importo com isso. É mais que o back-end é complicado de usar. Especialmente em comparação com Ahrefs.

Como o Majestic se compara aos Ahrefs

Em termos de dados de backlink puros, o Majestic SEO não é uma alternativa ruim para o Ahrefs.

Mas você não pode realmente avaliar uma ferramenta com base apenas nos dados que ela fornece. Você também precisa levar em consideração a experiência do usuário, os principais recursos, o suporte ao cliente e muito mais.

E quando você leva tudo isso em consideração, o Ahrefs sai muito à frente.

Por exemplo, você pode usar o Ahrefs para praticamente todas as suas tarefas de SEO. Pesquisa de palavras-chave. SEO técnico. Rastreamento de classificação. E mais.

Majestic não tem nada disso. É uma ferramenta de link building 100% pura.

Dito isto, o preço do Majestic reflete a falta de recursos. Começa em $ 50/mês.

Majestoso SEO – Preços

O que é cerca de metade do preço dos Ahrefs.

Então, se você é alguém que SÓ se preocupa com backlinks, provavelmente obterá uma quantidade absurda de valor com esses 50 dólares.

Mas se você deseja um software de SEO completo, o Ahrefs é provavelmente sua melhor aposta.

7. BuzzSumo

A seguir, vamos dar uma olhada no BuzzSumo.

BuzzSumo – Backlinko de pesquisa de conteúdo

Ao contrário de algumas das outras ferramentas que listei aqui, o BuzzSumo não é super focado em SEO. É mais uma ferramenta de marketing de conteúdo .

Então, por que o BuzzSumo está nesta lista de alternativas do Ahrefs?

Primeiro, o SEO e o marketing de conteúdo se sobrepõem. BASTANTE.

Ou seja: seu site pode ser perfeitamente otimizado. Mas para se classificar hoje, seu conteúdo precisa ser ÓTIMO.

Além disso, o BuzzSumo tem alguns recursos focados em SEO (como uma ferramenta de backlinks decente):

Buzzsumo – ferramenta de backlinks

Então, sim, o BuzzSumo é uma das minhas ferramentas de marketing favoritas. E melhorou meu SEO indiretamente, tornando meu conteúdo melhor.

Como o Buzzsumo se compara ao Ahrefs

Para ser claro: Ahrefs e BuzzSumo são ferramentas muito diferentes.

Por exemplo, o BuzzSumo carece de muitos dos principais recursos de SEO do Ahrefs, como uma ferramenta de auditoria de site.

E o Ahrefs carece de muitos recursos focados em conteúdo do BuzzSumo, como rastreamento de menções.

Dito isto, há alguma sobreposição entre as duas ferramentas. Por exemplo, tanto o Ahrefs quanto o BuzzSumo possuem recursos que ajudam você a encontrar conteúdo com muitos compartilhamentos nas redes sociais.

BuzzSumo Ahrefs lado a lado

Portanto, a questão aqui não é: “Como o BuzzSumo se compara ao Ahrefs?”. É mais: “Quer uma ferramenta focada em SEO (Ahrefs)?

Ou uma ferramenta que ajuda no marketing de conteúdo (BuzzSumo)?”.

Se você está 100% focado em melhorar sua classificação no Google , então eu preferiria o Ahrefs ou uma das outras ferramentas que listei aqui. Mas se você deseja que o SEO seja mais um subproduto do seu marketing de conteúdo, você obterá muito valor com o BuzzSumo.

Então, sim, não há resposta certa ou errada. Depende do tipo de marketing digital em que você está se concentrando no momento.

Eu pessoalmente uso os dois o tempo todo. E como estou mais focado em SEO, costumo usar o Ahrefs com mais frequência do que o BuzzSumo.

Mas conheço muitas pessoas que usam o BuzzSumo todos os dias e só fazem login no Ahrefs de vez em quando. Então isso realmente depende.

Bônus. Serstat

Nossa última alternativa ao Ahrefs é o Serpstat.

Serpstat é anunciado como uma “plataforma SEO completa”.

Serpstat – página inicial

E cumpre em grande parte. Serpstat tem os recursos que você esperaria de um pacote de software de SEO, como análise de backlinks, relatórios de classificações orgânicas e muito mais.

Dito isto, não tenho certeza se os recursos em si são tão bons.

Por exemplo, quando olho para o relatório das principais palavras-chave de SEO do Backlinko, ele diz que minhas três principais palavras-chave são visualizações no YouTube, pogosticking… e “comunicado à imprensa”?

Serpstat – Principais palavras-chave da pesquisa de domínio

Obviamente não espero que este relatório seja 100% preciso. Você precisaria do meu Google Analytics para isso. Mas esses números estão muito errados.

Dito isto, o “Backlink Dashboard” é muito bom. Usei-o para analisar meu perfil de backlink. E descobriu que o Backlinko tem 21,4 mil domínios de referência.

Serpstat – Domínios de referência do painel de backlink

Isso está praticamente alinhado com o relatório do Site Explorer do Ahrefs.

Ahrefs Site Explorer – Domínios de referência

Como o Serpstat se compara ao Ahrefs

Serpstat tem muitos dos mesmos recursos do Ahrefs.

Mas não acho que nenhum deles seja tão bom quanto o Ahrefs.

Por exemplo, meu relatório de palavras-chave orgânicas no Ahrefs é muito mais preciso do que o Serpstat:

Ahrefs – Três principais palavras-chave orgânicas

Ambos têm tecnicamente o mesmo recurso. Mas um é muito melhor que o outro.

O único recurso do Serpstat comparável ao Ahrefs é a ferramenta de análise de backlinks. Tem um índice enorme. Além disso, é muito fácil de usar.

O que eu perdi?

Essa é minha lista de 7 alternativas de Ahrefs.

Agora gostaria de ouvir de você:

Existe alguma ferramenta semelhante ao Ahrefs que você usa?

Deixe-me saber na seção de comentários abaixo.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodiasavila

Sobre Mim

Desde 2015 atuamento no Marketing Digital oferecendo serviços e consultorias para empresas que buscam atrair clientes e vender mais pela internet.

Acompanhe nossos Vídeos

CONSULTORIA INDIVIDUAL

Estruture o seu negócio para gerar vendas e atrair clientes pela internet com o mínimo de esforço e investimento.